Termotape no coletor original...ajuda dos moderadores

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
MarcãoSP
:: Piquet ::
Mensagens: 332
Registrado em: Sexta-feira 22 2006f Setembro 2006 11:14:18 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Termotape no coletor original...ajuda dos moderadores

Mensagem por MarcãoSP »

Galera,

Teria algum beneficio de colocar termotape no coletor original? Tenho turbo com flange. Teria algum beneficio de usar termotape no cano de admissão sendo que não tenho intercooler mais coloquei uma mangueira sanfonada que pega o ar de baixo do carro para entrar na turbina. Meu sensor de temperatura do ar eu liguei nessa mangueira sanfonada instalando num mangote de borracha, porque antes ficava jogado dentro do motor e por ser de plastico e não ter vedação suficiente para ser instalado no cano de admissão.

Abraços.


Andre - Maionese
:: Rodeio ::
Mensagens: 714
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Dezembro 2006 04:59:48 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Andre - Maionese »

Existem testes no site da turbocar, em que a temperatura do ar fica muito mais baixa com termotape...

É interessante colocar no seu coletor sim, mas nao acredito que colocar na pressurização vai fazer diferença...

Procure tambem se informar sobre dar um banho de ceramica no coletor de escapamento, é um pouco mais caro, mas fica ótimo!
- > 1.8 GTE
- > 16"


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

em geral se usa o termotape pra q o calor noa saia dos dutos....
seu carro ja tem intercooler, se bem dimensionado deve fazer seu papel muito bem....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Lngg
:: Sport ::
Mensagens: 1129
Registrado em: Sexta-feira 30 2007f Março 2007 05:17:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lngg »

entao no coletor original por ser ferro fundido creio naum dar muitos resultado mas melhoraria sim.

coloque tb no cano dedescarga da turbina (escapamento) até a metade do motor para deixar o ar quente mais pra baixo.


Se quizer colocar na turbina tb pode mas é treta enrolar ali na turbina quente.

melhorar melhora sim.


bolachaABC
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Sexta-feira 27 2007f Julho 2007 10:50:12 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por bolachaABC »

Se melhora ou nao ainda tenho minhas duvidas....
Eu nao colocaria pelo seguinte motivo: CUSTO-BENEFICIO.

Não acho q va lhe trazer ganhos de rendimento significativos com a utilização de termotape, mas enfim, cada um cada um.

Posso até acreditar em 'testes' que sao feitos, mas para nós, que temos um carro de RUA (transito...media de velocidade baixa, etc), nao acho q valeria a pena. Usar termotape em carro turbo, pelo menos pra mim nao senti diferença em nada! (antigo Astra turbo).

Na minha opiniao, termotape...intercooler...comando muito forte (embaralhando) é pra carro de PISTA e nao de RUA.

Concordo que ver e ter um carro montado com coletor de ceramica...termotape em todo escape...intercooler é mto legal e eu tb gosto, mas para uso diario em cidade nao vale a pena.

'resumo do resumo do resumo':

- termotape/coletor de ceramica: mais estetica e ganho de rendimento 'psicologico' para uso em RUA
- intercooler: ganho real de potencia em ALTA velocida e LAG (até a turbina estar em plena carga - experiencia propria)
- comando mto forte: ganho de rendimento, mas existe o desconforto de ter um motor 'embaralhando' em baixa. (experiencia propria tb...já tive comando no Astra e deu diferença perceptivel sim, mas teria q trabalhar a ECU para q a marcha lenta se estabilizasse - $$$)

Se eu fosse vc, pegaria esta grana do termotape e investiria em um comando com graduaçao mais forte para o seu 1.0T (nao mto 'bravo'). Em relaçao à temperatura, nem se preocupe, pois 2 corsas, um com termotape/coletor de ceramica/intercooler/etc e outro sem nada disso, numa situaçao de transito URBANO, praticamente a diferença de temperatura seria ridicula. Me arriscaria até a dizer q o corsa 1.0T de intercooler 'tomaria pau' numa situação de 'farol a farol' (alias os 1.0T sao bons nisso - 'cambio curto + uma T2).

Bom, desculpe se 'desvirtuei' o topico, mas como disse antes, essa é MINHA OPINIAO. não kero criar caso nem nada, apenas dizer que existem coisas no mercado q nos oferecem e q nao servem para o nosso proposito de uso e muitas outras coisas q nao servem para nada! (ML é classico disso...hehehe)

Abraço!!
NO Tuning!!


bolachaABC
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Sexta-feira 27 2007f Julho 2007 10:50:12 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por bolachaABC »

Puts!! moderaçao....por favor edite o topico, pois minha MSG saiu algumas 'copias' a mais...heheheh

Valeu!!
NO Tuning!!


Avatar do usuário
MarcãoSP
:: Piquet ::
Mensagens: 332
Registrado em: Sexta-feira 22 2006f Setembro 2006 11:14:18 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MarcãoSP »

Agradeço a opiniãlo de todos!

Achei a termotape 3mm por 30,00 reais 5 metros com 2 braçadeiras zip-tie e luvas para aplicação. achei legal o preço. Comprei dois kits desse para testar.

Não acho que seja um investimento muito alto, mais pelo que dizem por ai e pelos teste que vi, termotape nunca é demais em peças quentes. Vou instala-lá no fim de semana e posto os resultados.

Abs.


Andre - Maionese
:: Rodeio ::
Mensagens: 714
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Dezembro 2006 04:59:48 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Andre - Maionese »

bolachaABC, nao acredito que a instalação da termotape ira dar mais potencia ao carro! mas, se for pensar em tempo de vida de peças como plasticos, borrachas e afins que possam ressecar é bom!
eu sei que essas peças sao feitas pra aguantar temperatura, pressão e outros tipos de situações que ocorrem dentro do cofre do motor, mas acredito sim que possa ajudar a manter esses materiais em uso por mais tempo.

sobre o intercooler, acho que o que voce disse nao é a realidade!
Nao é somente em alta velocidade que o intercooler atua, concordo que em baixar velocidades nao vai ter ganho significativo de potencia, mas a partir de uma certa velocidade média, ja é o suficiente pra ganhar um pouco de potencia. eu penso sim em colocar um intercooler, mas nao tanto pela potencia, mas pela segurança de voce colocar um ar mais frio/denso no seu motor, ajudando contra quebras, pré detonação e altas temperaturas!

Quando citei o banho de ceramica, nao foi pensando em aumentar potencia, acho que o que a termotape faz, a ceramica tbm faz, mas fica com uma aparência bem melhor....


Igual a voce, essa é a MINHA OPINIAO!

Abraços!
- > 1.8 GTE
- > 16"


bolachaABC
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Sexta-feira 27 2007f Julho 2007 10:50:12 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por bolachaABC »

Andre - Maionese escreveu:bolachaABC, nao acredito que a instalação da termotape ira dar mais potencia ao carro! mas, se for pensar em tempo de vida de peças como plasticos, borrachas e afins que possam ressecar é bom!
eu sei que essas peças sao feitas pra aguantar temperatura, pressão e outros tipos de situações que ocorrem dentro do cofre do motor, mas acredito sim que possa ajudar a manter esses materiais em uso por mais tempo.

Bom, tem até uma certa logica nakilo q vc disse em relaçao à durabilidade de alguns dos componentes do cofre do motor, sobretudo qdo se diz respeito em relaçao à temperatura.

Mas vamos lá: Onde existe a maior concentraçao de temperatura no cofre do motor? No coletor de exaustao certo? Quais componentes estariam bem proximos desse coletor? Sonda lambda (diretamente ligada)...cabos de vela...duto do A/C (qdo tiver)...OK. (se estiver faltando algo, me corrija)

- sonda lambda: em nossos Corsas, de 1 só fio, elas trabalham 'quentes' mesmo...portanto este componente ja seria preparado para funcionar em alta temperatura(salvo seu fio, claro, mas é só nao deixar ele encostar no coletor)

- cabos de vela: como ja sao usados há anos, os bons fabricantes utilizam materias de qualidade, resistindo bem à temperaturas e interpéries. Se durariam mais operando numa temperatura mais baixa? Nao sei, mas com certeza poucos graus nao trariam um tempo de vida significativamente maior...

- duto de A/C: ja vem de fabrica com a proteção de aluminio, que tem o papel de 'repelir' a temperatura do cofre do motor.

Mesmo componentes eletronicos, sensores, pekenos motores eletricos, etc sao preparados para suportar tal temperatura do cofre. Tanto é q não existe nenhum componente destes no coletor de exaustao.
Sobre as mangueiras, se forem de qualidade, nao irao sofrer risco algum em relaçao à temperatura 'ambiente' do cofre do motor. Plasticos como PP,ABS, etc sao extremamente resistentes tb a essa temperatura.Veja o exemplo da tampa do comando de valvulas de plastico dos ultimos Corsa B.

O que temos de pensar é o seguinte: a caloria, como sabemos é resultado de parte da energia da queima de cobustivel, portanto ela é transmitida, no caso do turbo, atraves de q peças? cabeçote...coletor...turbina (principalmente a parte kente,claro)...pressurizaçao e por fim o coletor de admissao (sem contar com a saida de escapamento, outros pontos como coxins, etc). Perceba q esta caloria é facilmente dissipada, principalmente entre os metais FERROSOS-(coletor de admissao é aluminio, portanto é um metal NAO FERROSO, resiste mais à temperatura).

Se formos pensar desta forma, teriamos que banhar de ceramica (ou enrolar termotape) praticamente tudo, e nao somente o coletor e/ou a carcaça kente da turbina....só deixando o motor exposto, para que haja troca de calor com o meio externo.

Quer preservar borrachas e guarniçoes? Use ARMORALL (USA)...q inclusive se aplica nos pneus tb. Testes feitos em autoclave comprovam (sem kerer fazer propaganda de nada aki...)


sobre o intercooler, acho que o que voce disse nao é a realidade!
Nao é somente em alta velocidade que o intercooler atua, concordo que em baixar velocidades nao vai ter ganho significativo de potencia, mas a partir de uma certa velocidade média, ja é o suficiente pra ganhar um pouco de potencia. eu penso sim em colocar um intercooler, mas nao tanto pela potencia, mas pela segurança de voce colocar um ar mais frio/denso no seu motor, ajudando contra quebras, pré detonação e altas temperaturas!

Realmente....o intercooler atua em todas as velocidades e rotaçoes. Inclusive em baixa que vc percebe o LAG que dá! Só melhora mesmo qdo a turbina esta 'empurrando' com força o ar admitido. Como o intercooler funciona de fato? SÓ com velocidade! É como um radiador mesmo...o veiculo parado ou em baixa velocidade, sua utilidade é praticamente nula, pois nao há fluxo de ar suficiente passando atraves das aletas para que haja o efeito de resfriamento do ar, ou seja, no perimetro urbano ou em baixa velocidade o ar admitido será quente mesmo...(para isso q existe, NO CASO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR, a famosa 'ventoinha', que nada mais é do q a 'simulaçao' essa passagem de ar, resfriando a agua contida no sistema e consequentemente o motor em si.

Agora em alta velocidade, ai sim, o intercooler cumpre seu papel, resfriando o ar admitido e aumentando sua DENSIDADE devido à temperatura mais baixa(nao confunda com volume), otimizando a combustao (qdo devidamente acertado - relaçao de estequiometria).

Com relaçao à segurança, esqueça o intercooler. Se for pra furar pistão devido à alta temperatura, não há intercooler q vá lhe salvar disto. Faltou combustivel, sobreaqueceu a camara de combustao, nao tem jeito...vai zuar mesmo.

- em alta+ intercooler+ mistura pobre com pé no fundo = kebra
- em alta+ intercooler+ bico travado fechado = kebra
- em alta+ intercooler+ WOT por longo tempo = reza pra nada dar errado (rsrsrs)
- em alta+ intercooler+ mangueira de combustivel escapou = kebra (se pá um incendio..hahaha)

E por ai vai...isso com ou sem intercooler.


Quando citei o banho de ceramica, nao foi pensando em aumentar potencia, acho que o que a termotape faz, a ceramica tbm faz, mas fica com uma aparência bem melhor....

Com certeza....um bom banho de ceramica bem feitinho, fica LINDO!! heheheh...isso eu concordo!!


Igual a voce, essa é a MINHA OPINIAO!

Idem!! heheheh

Abraços!
Abraço!!
NO Tuning!!


Andre - Maionese
:: Rodeio ::
Mensagens: 714
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Dezembro 2006 04:59:48 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Andre - Maionese »

bolacha, quando voce se refere a perimetro urbano, voca esta referenciando a uma velocidade media de quantos km/h?

Se formos comparar um intercooler com um radiador, a 50 km/h o radiador ja troca bastante calor com o ar! Portanto, a 50 km/h a temperatura trocada do intercooler com o ar nao é a mesma que a trocada a 120 km/h...

Se for pra andar na cidade e ter o ar frio desde baixas rotações, tbm pode ser feito um nitro pro intercooler, antes de voce arrancar com o carro, um botao injeta nitrogenio das aletas do intercooler e voce vai puxar com uma velocidade baixissima...(Eu vi na net um sistema desses, porem nao sei o site que vi, tinha até um video!)

No site da xppedclub, tem um cara que tem um corsa sedan turbo com intercooler, ele adaptou no intercooler uma ventoinha que gira a a 10 mil rpm... outra opção pra andar com ar frio com velocidades baixas...

Eu pretendo instalar um ic no meu carro, mas o preço é meio alto (350,00) + pressurizacao (+- 300,00) + paciencia pra instalar... hauahua

abraço!
- > 1.8 GTE
- > 16"


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”