COMANDO QUEBROU!! TROCAR MOTOR OU RETIFICAR??

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

COMANDO QUEBROU!! TROCAR MOTOR OU RETIFICAR??

Mensagem por DML »

Tava andando com meu corsinha normalmente,de repende o mesmo ficou fraco e parou.

Não diagnostiquei o problema de primeira, pensava que era parte elétrica. Enfim, depois de muito tempo testando os cabos, percebi que ao dar partida no motor com o distribuidor fora, o rotor não girava. Ai veio meu "pesadelo". Coloquei a mão dou outro lado, mandei darem partida e o comendo do lado da correia estava girando.

Fiquei muito preocupado com relação ao cabeçote. Chamei o reboque e o mesmo ao chegar na oficina, abriu a tampa da "gaiola" do comando e lá estava o mesmo quebrado.

O mecânico tinha um comando igual na oficina, porém, muito arranhado mas que dava para testar para ver o motor virava. Ele colocou o comando usado e funcionou. Aparentemente não empenaram válvulas, pois, aparentemente não tem batida no cabeçote. O motor trabalha "normal", andei com ele hoje uns 20kms após a troca e ele só não está no "ponto" certo. Não deu tempo do mecânico colocar no ponto correto devido a precisar fechar a oficina. Ele pediu que voltasse amanhã para acertar o ponto mas, estou decidido a tirar o comando usado fora, comprar um novo e levar o cabeçote na retífica para dar uma olhada, pois, eu estava precisando trocar os guias de válvula também. Tenho mesmo é que fazer o motor completo.

Será que dá para fazer o cabeçote primeiro e depois fazer o bloco? Não tou com grana completa para gastar uns R$1200,00 a R$1500,00 com pistões, bomba de óleo, juntas, retifica, etc., retificar o motor completo.

Queria opiniões de vocês. Ajudem mais nessa com meu corsinha. Ele já vai com 220.000kms e não pretendo me desfazer do mesmo. Só falta para ele mesmo é um AC e DH. Do resto é completinhno.


Outra questão que pensei:

Valeria mais a pena trocar o motor por um VHC Flex? Como que ficaria as ligações do chicote da injeção, bomba de combustível, encaixe do módulo, passagem dos chicotes e as ligações com o painel de fusíveis? Será que é tão complicado fazer essa mudança? Penso nessa possibilidade da troca do motor também mas, para gastar no máximo uns R$800,00 a mais que uma retifica do meu. Pagando até 2300,00 valeria a pena trocar meu motor um pouco mais para frente.

Minha preocupação nesse tipo de mudança é:

Ligação dos chicotes
Passagem dos chicotes
Painel de fusíveis
Entrada do plug do computador para leitura do sistema de injeção que fica no painel de fusíveis
Ligação da bomba de combustível flex com o painel de fusiveis e injeção

Como seria esses tipos de ligações? Alguém que já tenha feito ou sabe quem fez e conhece, ajude por favor.

Agradeço a atenção de todos.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vc precisa realmente fazer a parte de baixo? se precisa nao adianta fazer a de cima, vai acelerar a destruicao da parte de baixo podendo ainda comprometer a de cima......
espera e faz as 2 juntas.....

se a grana ta curta pra fazer tudo junto, quem dira trocar o motor
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

SemControle escreveu:vc precisa realmente fazer a parte de baixo? se precisa nao adianta fazer a de cima, vai acelerar a destruicao da parte de baixo podendo ainda comprometer a de cima......
espera e faz as 2 juntas.....

se a grana ta curta pra fazer tudo junto, quem dira trocar o motor
A grana no momento está curta mesmo!!

Mas, no caso eu vou ter que gastar daqui um tempo e não muito. Precisarei fazer meu motor dentro de 2 ou 3 meses. Não posso ficar rodando com o motor do jeito que está.

Eu preciso realmente fazer a parte de baixo também, resumindo, preciso retificar o motor por completo.

Só que pensei em outra possibilidade. Se vou gastar entre R$1200,00 e R$1500,00 para fazer meu motor completo, será que não valeria a pena financiar o valor restante para pegar um motor completo de corsa ou celta flex com injeção, completo de tudo?

Minha preocupação ficaria somente com relação as ligações do chicote da injeção com o painel de fusíveis, visto que a entrada do computador para leitura da injeção é feita ali no painel de fusíveis.

Será que alguém pode dar uma ajuda?

Vou pensar e analisar todas as possibiliadades no momento de faezr o motor ou de troca-lo.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pode ser q tenha q trocar a caixa de fuziveis

a troca do motor é um assunto interessante e estigante, so q muito tem q se levar em conta....
vc nunca sabe o real estado do motor q vai pegar, vc podera ter problemas com fiscalizacao, com legalizacao entre outros

seguro nenhum aceitara seu carro, por mais q seja um motor de mesma cilindrada e de procedencia e estando no documento.....

tem q ver q tudo isso sendo de procedencia é um tanto caro no minimo vc gastaria uns 3000 em pecas, fora mao de obra, contando q venha perfeito tudo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

SemControle escreveu:pode ser q tenha q trocar a caixa de fuziveis

a troca do motor é um assunto interessante e estigante, so q muito tem q se levar em conta....
vc nunca sabe o real estado do motor q vai pegar, vc podera ter problemas com fiscalizacao, com legalizacao entre outros

seguro nenhum aceitara seu carro, por mais q seja um motor de mesma cilindrada e de procedencia e estando no documento.....

tem q ver q tudo isso sendo de procedencia é um tanto caro no minimo vc gastaria uns 3000 em pecas, fora mao de obra, contando q venha perfeito tudo

Eu desde que comprei meu corsa (6 anos), nunca fui atrás de seguro para colocar nele. Eu já troquei o bloco do motor por um de celta depois do original ter estourado. O meu bloco atual (que tem outro número no motor) está legalizado junto ao detran. Está no documento do veículo o número do novo motor.

Se hoje eu for tentar colocar seguro eles não aceitam? Não sabia desse detalhe, pois, já está tudo regularizado junto ao detran.

Outra dúvida fica com relação a troca do motor. Nunca se diz por completo o que precisa, principalmente da parte elétrica que modifica as ligações do módulo da injeção e do painel de fusíveis.

Queria muito que alguém explicasse essa parte do painel de fusíveis se precisaria retirar a caixa completa do carro que eu fosse comprar para levar junto para na hora de fazer as ligações está tudo certinho.

Trocar de carro agora é prejuízo para mim!! Acabei de fazer a funilaria dele completa e gastei muito na pintura. As outras partes mecânicas estão boas. O que falta mesmo é ajeitar o motor agora.

Será que se eu pegasse um cabeçote completo de um corsa MPFI com toda chicotagem da injeção, será que daria para aproveitar meu bloco e colocar esse novo cabeçote sendo MPFI? Meu carro passaria a ter 60cv e não mais 50cv.

Dessa forma eu retificaria o meu bloco e compraria um cabeçote num desmanche com os coletores, chicotes de injeção, módulo, painel de fusíveis, etc., tudo que fosse necessário para conversão. Acho que dessa maneira talvez gastasse menos.

Espero que possam me ajudar mais uma vez nessa questão.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!
Henrique Barbosa
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Segunda-feira 10 2008f Março 2008 10:21:43 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Henrique Barbosa »

Talvez eu tenha que fazer o do meu tambem. Se for fazer o do teu e tiver um mecânico de comfiaça tu me diz. Gosto muito do Corsa, aí vou ter que adiar o AC
DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

Henrique Barbosa escreveu:Talvez eu tenha que fazer o do meu tambem. Se for fazer o do teu e tiver um mecânico de comfiaça tu me diz. Gosto muito do Corsa, aí vou ter que adiar o AC
Eu vou fazer o meu motor. Só não sei ainda se retifico ele por completo ou se troco por outro mais novo tipo um VHC Flex. Eu gosto de corsa e o meu está todo diretinho, só falta AC e DH e trocar as peças internas dele para colocar umas mais novas (forro das portas, molduras laterais do porta-malas, moldura das colunas, etc.

Eu queria era saber mais sobre conversão de sistema de injeção. Como que são as ligações da ECU central de injeção com o painel de fusíveis e a passagem dos fios para o cofre do motor e suas ligações com a ventuinha, sensor de temperatura, painel de instrumentos, painel de fusíveis, etc.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

seu bloco ja é do celta? na troca manteve seus pistoes?

se for isso mesmo, parte esta resolvida, o cabecote do EFI é igual ao do MPFI na questao de troca, ok entao.....
acredito q o fluxo seja diferente entre o cabecote do MPFI e do EFI
se vc partir pra adaptar um coletor MPFI pra por os 4 bicos, ou vc parte pra uma injecao stand alone, tipo fueltech ou outras do genero ou entao ja tem q providenciar a troca da central por uma de MPFI

um bom auto eletrico é capaz de adaptar na sua caixa de fuziveis, a ligacao da central nova, a nao ser q o formato do conector seja diferente (corsa possui 2 tipos de conectores) q nao sao compativeis eletricamente, ai nao tem como mesmo, tem q providenciar a troca da caixa de fuziveis tmb
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

SemControle escreveu:seu bloco ja é do celta? na troca manteve seus pistoes?

se for isso mesmo, parte esta resolvida, o cabecote do EFI é igual ao do MPFI na questao de troca, ok entao.....
acredito q o fluxo seja diferente entre o cabecote do MPFI e do EFI
se vc partir pra adaptar um coletor MPFI pra por os 4 bicos, ou vc parte pra uma injecao stand alone, tipo fueltech ou outras do genero ou entao ja tem q providenciar a troca da central por uma de MPFI

um bom auto eletrico é capaz de adaptar na sua caixa de fuziveis, a ligacao da central nova, a nao ser q o formato do conector seja diferente (corsa possui 2 tipos de conectores) q nao sao compativeis eletricamente, ai nao tem como mesmo, tem q providenciar a troca da caixa de fuziveis tmb

Quando meu bloco original estourou, eu comprei um de celta para colocar no lugar.

Comprei um bloco completo do celta com pistões e tudo mais. Na documentração do carro já consta até o número do novo motor.

O cabeçote continua do EFI que é diferente do MPFI. Os coletores são diferentes.

Na época eu queria pegar o motor completo mas, como o sistema de injeção era diferente, eu precisaria de mais grana para trocar tudo e eu não tinha naquele momento.

A minha maior preocupação é com relação as ligações da ECU central de injeção e dos chicotes da mesma no novo motor, ventuniha, painel de instrumentos e caixa de fusíveis.

Será que consigo mudar somente o sistsma de injeção numa boa? Nesse caso eu só compraria num desmanche o cabeçote completo do MPFI e a ECU com todos os chicotes.

Eu tava querendo saber de mais detalhes antes de falar com um auto-elétrico. Tenho que ter idéia do que vai ser feito e saber mesmo se ele entende. Questionando como que é feita as ligações, poderei saber se ele é bom mesmo ou não.

Gostaria da ajuda dos colegas corseiros nessa troca.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sim, pegando o cabecote, coletor, tbi, central e chicotes, vc liga facilmente, possivelmente até os plugs sejam padroes de um chicote pro outro.....

quase certeza de ter q trocar a caixa de fuziveis por conta do conector de diagnostico, mas um eletricista com esquema faz essa ligacao tranquilo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”