[DUVIDA] - ESTOU TIRANDO O CHIP ALCOOL E VONTANDO PARA GASOL

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
angelforce
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Quarta-feira 30 2007f Maio 2007 12:25:48 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DUVIDA] - ESTOU TIRANDO O CHIP ALCOOL E VONTANDO PARA GASOL

Mensagem por angelforce »

Pessoal,

estou escrevendo pq emjaneiro coloquei aquele chip do Leo para converter para álcool no meu corsa sedan GLS 8V 2001... coloquei pq ouvi dizer que a minha central é a que melhor se adapta ao álcool...

pois bem... desde que pus, criei uma planilha complexa para acompanhar a economia, sinceramente não tem como ser mais real do que o controle que faço... tenho até informações de quanto meu carro faria se estivesse na gasolina, visto que possuo histórico de informações de quando ele era movido a gasolina....

o fato é que em 2,5mil KM percorridos eu economizei $150 sinceramente achei pouco... isso pq ainda não baixei para planilha um controle de 800km que tenho ainda para lançar....

enfim... estou querendo voltar para a gasolina... meu carro tem baixa kilometragem 60k original, sempre fiz todas as manutenções em dia e meu carro é impecável... coloquei o chip e no começo meu carro ficou uma nhaca... andei uns bons kilometros usando o Proal da Bardal e um pouco de gasolina (pq sem esses dois "aditivos" o carro ficava horrível)... andei dois tanques... fiz limpeza de bicos (que tinha feito 1 mês antes de por o chip) troquei bomba, troquei filtro, vi ponto de correia, limpei TBI, limpei dutos, mangueiras, etc....

o carro ficou melhorzinho, mas mesmo assim o carro ficou chato de dirigir... fazer redução em marcha já ficou ruim (chega em 1500rpm o carro da tranco)... a 3º em baixa rpm sem chance... ou vou ter uma cabra e não um corsa...
e detalhe: só uso álcool petrobrás, com um pouquinho de gasolina aditivada petrobrás e as vezes proal (que melhora bastante o rendimento, é perceptível)...

há uns 500km meu carro ficou ruim pra caramba... ruim mesmo... o consumo tinha caído de 6,5km/l para 5km/l mandei ver o que era e os bicos estava sujos de novo...

limpei e o carro ficou melhor... mas como pode o carro ter ficado com o bico sujo com tão pouca KM?

agora o carro está melhor... mas estou pensando em voltar para a gasolina, por alguns motivos.:
andei pesquisando e vi muita gente em outros clubes (celta por exemplo) que tem problema de sujeira no bico recorrente...
vi algumas que perderam os bicos e gastaram uma graninha boa...
e outras que perderam a bomba flex por entupimento do filtro de combústivel...

diante disso e da pequena encomina que tenho feito apenas... acho que o álcool no final das contas não vai compensar pq meu carro sempre fez 10km/l e fazer 6,5 e no máximo chorando 7,5 não está sendo tão vantajoso....

será que compensa mesmo ter um carro menos gostoso de andar pra andar no álcool... e se depois eu tiver manutenção pesada...

até agora o álcool não pagou o custo do chip, bomba, limpeza de bico, filtro e mão de obra...

gostaria de saber o que vocês acham ou já passaram, se passaram por isto.

abraços,

Leonardo
Sedan GLS 8V 2001
Se liga!!! 92,5ºC!!!
kinder
:: Super ::
Mensagens: 67
Registrado em: Domingo 17 2007f Junho 2007 12:14:24 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kinder »

Opre...

Amigo compartilho da mema opinião!!Pois no meu caso o chip não deu certo (corsa 1.0 MPFI)carro falhando acendendo luz de injeção..muito chato mesmo de andar o carro..oscilando morrendo. (tava até pensando em abandonar o GNV! ocupa muito espaço no mala )fiz tudo bomba flex,sensores map,borboleta,atuador e lambda TODOS NOVOS mais limpesa de bicos e filtros de ar/combustivel partida frio ,ais memo assim não ficou bom..mesmo sabendo que carro convertido nunca vai ficar igual oo original de fabrica!
Resumo:
Depois de ter envestido entorno de 370reais fora o valor do chip do mesmo fornecedor seu,VOLTEI PRA GASOLINA E NÃO TIVE MAIS PROBLEMA COM OSCILAÇÕES E NEM COM LUZ DE INJEÇÃO ELETRONICA!!!!
To fazendo 10kms com litro de gasolina..melhoer que fazer 8 com carro ruim de andar!!!

OBS:ESSE FOI MEU RELATO DA MINHA CONVERSÃO!RESPEITO TODOS OS QUE CONVERTERAM E DEU CERTO!!

*****ESSA É MINHA OPINIÃO*****
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o alcool gera um gel q entope tudo filtro e bico
o surgimento vai muito de qnt se usa o carro tmb, mas a formacao desse gel é constante
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T »

O injetor do seu carro (GLS 8v) é de ferro e não pode rodar com alcool, daí a corrosão e consequentemente a sujeira que entope filtros, etc...
O correto em carros que tem bicos originais de ferro é a substituição dos injetores por outros que sejam niquelados ou de inox que suportam o alcool.
É que vc já gastou, mas o correto agora seria colocar de volta o chip original, substiuir os injetores originais por outros com a vazão correta e niquelados e acertar o ponto pela polia da corrêia dentada. Já fiz isso em muitos corsas e o carro sai da oficina andando exatamente como original, o consumo vai aumentar sim, se seu carro faz 10 km/l na gasolina vai passar a fazer 7 no alcool.
Tenho um GSI que ando á alcool a mais de 3 anos (mas esse não vale muito pois não tem mais nada de original, só o bloco e cabeçote), mas tenho tambem outros carro que andam a alcool com conversão á alcool via substituição dos injetores e nunca tive problemas.
Qualquer coisa entre em contato comigo direto no meu mail: rodolfo@mdmperformance.com.br
Abraços e boa sorte.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!
angelforce
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Quarta-feira 30 2007f Maio 2007 12:25:48 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por angelforce »

Também respeito todos os que colocaram e deu certo, mas no meu caso e no caso de muita gente, se for por na ponta do lápis mesmo o álcool não compensou para mim...

se vc for considerar custo, manutenção, a autonomia do carro em gasolina, a ordem de economia é baixa e isso pq eu ando pelo menos uns 1000km por mês....

fora o fato do carro ficar chato de dirigir... vc perde o prazer em dirigir o carro... é estranho isso mas é verdade.

Rodolfo, obrigado pela sua dica... acho que seu tivesse tido essa assistência no começo, com essas informações reais do que realmente eu ia ter que trocar acho que teria feito numa boa... a questão agora é que depois de tanto desgosto e manutenção, e kilometros e kilometros de carro amarrado, travado, dando tranco com 3º e 4º marcha ruins, pra ligar no sufoco de manhã e sempre andar com medo de lá no futuro se dar mal com o carro, resolvi de uma vez por todas voltar para a gasolina e ser feliz de novo... rsrsrs
Sedan GLS 8V 2001
Se liga!!! 92,5ºC!!!
Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

[quote="angelforce"]Também respeito todos os que colocaram e deu certo, mas no meu caso e no caso de muita gente, se for por na ponta do lápis mesmo o álcool não compensou para mim...

se vc for considerar custo, manutenção, a autonomia do carro em gasolina, a ordem de economia é baixa e isso pq eu ando pelo menos uns 1000km por mês....

fora o fato do carro ficar chato de dirigir... vc perde o prazer em dirigir o carro... é estranho isso mas é verdade.

Rodolfo, obrigado pela sua dica... acho que seu tivesse tido essa assistência no começo, com essas informações reais do que realmente eu ia ter que trocar acho que teria feito numa boa... a questão agora é que depois de tanto desgosto e manutenção, e kilometros e kilometros de carro amarrado, travado, dando tranco com 3º e 4º marcha ruins, pra ligar no sufoco de manhã e sempre andar com medo de lá no futuro se dar mal com o carro, resolvi de uma vez por todas voltar para a gasolina e ser feliz de novo... rsrsrs[/quote]

Angelforce, legal vc ter aberto esse tópico. O que eu posso te dizer é que tive o mesmo problema mas não desisti de achar um acerto pois os corsas antigos são uns dos carros mais fáceis de converter a alcool a baixa custo que o nosso caso.

Quanto as suas observações quanto a:

1°) Economia combustível: depende- do conjunto do carro (se tem rodas maiores, aerofóilios/spoilers, rebaixado,completo com ar+dir e etc) + estado do motor + manutenção em dia e não feita de forma porca do tipo vai empurrando com a barriga a troca de peças inclusive as mais caras+ forma de condução do motorista + qualidade do combustível+ forma de utilização (estrada, cidade, curtos percursos, etc) e outras mais que não lembro.
Ou seja, existem várias variáveis que contribuem para seu carro especificamente ser econômico ou não em relação a outro. Analise se já não analisou desse ponto de vista.
Meu carro chegou a fazer com aro 15" mangels 10,5 km/l na estrada no álcool, tendo depois médias entre 9 e 10 km/l - uso misto 80% estrada e 20% cidade. Hoje coloquei aro 16" e o consumo aumentou, tá entre 8 a 9 km/l mas mesmo assim estou achando estranho, tenho que ver se não é defeito ou filtro de combustével ou ar já querendo saturar. Sabe que temos que troca filtro de combustível a cada 5000 km após covertido, certo?
Outro detalhe que sabemos é que o álcool fica com preços mais baixo em períodos de safra.

2°) Sensibilidade de condução após conversão: cara, vc é um dos meus. Também sinto o carro, como ele se comporta na mínima falha já acende no meu cérebro uma luz amarela. Opa! isso não ocorria antes!!!! Ássim que converti percebi que o carro ficou ruim na dirigibilidade, áspero após 3000 RPM (que é normal no álcool até certo ponto) e entre 1100 a 1250 RPM o carro dava uns coices horrível (na prática, saindo de um quebra-mola e jogando uma segunda o carro dav uns trancos e depois ia). Meu carro foi revisado e re-revisado pois eu queria o resultado de ficar bom convertido e várias pessoas daqui e de outros fóruns comentam que o corsa é dos melhore carros para converter. E eu tenho em mente que essa conversão é de baixo custo e não sou de exigir a perfeição. Mas hj o carro tá 95% igual a gasolina na dirigibilidade. Mas deixa eu continuar o relato:

Nada resolveu. Cheguei a pensar nisso que vc pensa hj, desisto, não deu certo e tal. No meu caso não analisei muito economia, pois queria o carro mais solto na qual falaram q no álcool ficaria.
Sabe o que resolveu? Remapeamento. Não sou entendido mas falam que vc pode mexer em vários mapas em diversas situações de carga, marcha lenta, etc, ou seja avançando mais ou menos ponto, aumentando tempo de abertura dos bicos, etc
Conversando nesses fóruns troquei idéia com alguns preparadores.
Teve um preparador que pelos diagnósticos que passei (e passei de forma minuciosa) disse que quase certo resolveria. Fiquei cabreiro mas o cara me passou confiança pois percebi que sacava não só de eletrônica mas de mecânica (termodinâmica, etc) e sabia como as coisas aconteciam nos vários momentos da mistura e razão estequiométrica de um motor ciclo otto.
O cara me enviou o chip e o carro ficou perfeito. Não precisei nem fazer revisão no carro antes de colocar o chip pois já tinha feito tudo anteriormente. Foi colocar e abrir aquele sorriso de alegria, pois o dinheiro que vc investiu comprando bomba álcool, kit partida a frio, velas, cabos,etc... não foi jogado fora.

Hoje tenho meu carro convertido a álcool e estou satisfeito sabendo que fiz uma conversão de baixo custo e não a perfeita e que dirijo o carro sem os trancos e aspereza violenta que tinha. Está 95% igual a gasolina em questão de dirigibilidade e 105% melhor em esperteza e resposta.
simoes-78
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Quinta-feira 20 2007f Setembro 2007 12:21:45 AM
Localização: Cuiabá - MT
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por simoes-78 »

Opa GSI T ou outros membros, me corrijam se estou enganado. Tenho um corsa 99 4 portas sem ar e coloquei pra fazer um teste um chip da CHIPS CAR que na época paguei uns R$ 60,00 reais, sinceramente achei que não daria certo porém coloquei pra testar pq era época da safra do álcool e onde moro o álcool estava em torno de R$ 1,05 o litro. Ai um amigo tem dois corsas na casa dele um sedan 2002 e um corsa igual ao meu 99 4 portas. Ele viiu meu carro e gostou do desempenho e da autonomia pq fazia com pneus 165/70/13 9,5 Km/l isso pisando um pouco, porém quando fui pedir o chip para os dois carros dele o corsa que era fabricado no mesmo ano e mesmo modelo tinham especificações na central da injeção bem diferentes, e o rapaz da empresa fabricante pegou todas essas informações para poder reprogramar o chip que até hj rodo com ele sem nenhum problema, nem o do meu amigo apresentou falha nenhuma, o pai dele tem uma oficina e já passamos os corsas no scanner várias vezes e não apresenta nenhuma anomalia. Meu carro já rodou 38.000 km com essa alteração.
Será que derrepente algum detalhe na hora da programação veio a acarretar esses problemas? Desde quando instalei troquei somente a bomba e as velas pq já estavam na hora de trocá-las e recentemente coloquei uns cabos accel de silicone 8 m.m, eu viajava com meu carro e quando eu tinha a paciencia de andar mais ou menos em 110 km / h meu carro fez perto de 12km / l, mas se apertasse o pé já era, fazia 8km/l, ele até hj só acende quando passo dos 160 km / h creio que seja falta de combustivel pois não troquei nem mandei abrir os bicos, ainda são originais.
Será que até quando eu consigo rodar somente no álccol sem dar problemas no carro pq no meu caso compensou e muito a mudança tendo em vista que em umas cidades do interior de Mato Grosso onde fui a gasolina chega aos patamares de R$ 3,20 por litro de comum.
Abração a todos...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

reza a lenda q enquanto o valor do litro for 50% mais em conta q o da gasolina acaba sendo lucro.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
ducacs
:: Wind ::
Mensagens: 32
Registrado em: Terça-feira 10 2007f Abril 2007 10:34:42 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ducacs »

Rorion, onde vc comprou seu chip? pagou quanto?
Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

fiz com uma cara de Sampa
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”