[SOLUÇÃO] - 1.8 RATEANDO - Troquei o básico - O q pode ser?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Sekiya
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Mensagem por Sekiya »

Cantabi,

Eu tive um problema semelhante no meu Corsa 2005/2006 1.8 em que o mesmo falhava (pequenas falhas) em momentos de aceleração constante (p.ex. 70km/h em 5ª marcha).

Foi trocado o cabo de velas, pois pensei que fosse algo ligado a ignição. O resto era tudo novo (velas, filtro, etc.). Pensei que fosse o álcool, mas na gasolina também era igual.
Como no seu caso as falhas eram intermitentes - nenhum mecânico encontrou o problema.

O que eu fiz foi simplesmente desmontar no corpo de borboleta os componentes envolvidos no acionamento do acelerador eletrônico, que fica na parte lateral à direita. Imaginei o seguinte: como o carro dava leves trancos poderia ser algo relacionado ao fechamento abrupto da borboleta.

Provavelmente era. Desmontei tudo e nada vi de anormal. A única coisa que reparei é que poderia haver um mal contato entre o sensor de abertura e o motor acionador - que você verá caso retirar este componente. Remontei tudo novamente sem sequer alterar qualquer coisa e para minha surpresa a falha acabou e não voltou mais. Tente fazer o mesmo.


Zamai
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Mensagem por Zamai »

Sekiya escreveu:Cantabi,

Eu tive um problema semelhante no meu Corsa 2005/2006 1.8 em que o mesmo falhava (pequenas falhas) em momentos de aceleração constante (p.ex. 70km/h em 5ª marcha).

Foi trocado o cabo de velas, pois pensei que fosse algo ligado a ignição. O resto era tudo novo (velas, filtro, etc.). Pensei que fosse o álcool, mas na gasolina também era igual.
Como no seu caso as falhas eram intermitentes - nenhum mecânico encontrou o problema.

O que eu fiz foi simplesmente desmontar no corpo de borboleta os componentes envolvidos no acionamento do acelerador eletrônico, que fica na parte lateral à direita. Imaginei o seguinte: como o carro dava leves trancos poderia ser algo relacionado ao fechamento abrupto da borboleta.

Provavelmente era. Desmontei tudo e nada vi de anormal. A única coisa que reparei é que poderia haver um mal contato entre o sensor de abertura e o motor acionador - que você verá caso retirar este componente. Remontei tudo novamente sem sequer alterar qualquer coisa e para minha surpresa a falha acabou e não voltou mais. Tente fazer o mesmo.
TPS Sujo!
Aquele respiro de óleo do cabeçote fóde com a TBI. Encrosta tudo.
Desmonta ela, tira o TPS e limpa com descarbonizante, limpa o IAC (atuador de lenta) tambem com descarbonizante. A TBI ou limpa com o descarbonizante ou com um querosene. Acho legal aproveitar e trocar as juntas dos componentes 'mexidos'.
Descarbonizante tu usa o Car80.

Ps: corsa novo tem acelerador eletronico???


Sekiya
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Mensagem por Sekiya »

Zamai, na verdade eu tinha o mesmo problema, mas já foi solucionado de forma inusitada...
Inclusive desmontei para ver se era sujeira, mas não estava sujo. Por isso acredito que seja fruto de um mal contato ou uma montagem mal feita - pois existe um conector que é como se fosse uma "tomada". Se não for bem posicionada na hora da montagem pode ficar fora e causar mal contato.

Os Novos Corsas a partir de 2005/2006 todos tem acelerador eletrônico.


Zamai
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Mensagem por Zamai »

Sekiya escreveu:Zamai, na verdade eu tinha o mesmo problema, mas já foi solucionado de forma inusitada...
Inclusive desmontei para ver se era sujeira, mas não estava sujo. Por isso acredito que seja fruto de um mal contato ou uma montagem mal feita - pois existe um conector que é como se fosse uma "tomada". Se não for bem posicionada na hora da montagem pode ficar fora e causar mal contato.

Os Novos Corsas a partir de 2005/2006 todos tem acelerador eletrônico.
Nos Zetec fazia a mesma coisa. Muita gente passava até saliva no TPS e nao limpava. Jogava descarbonizante ou limpa contatos, saia aqueeele caldo. É interessante tambem passar o limpa contatos nas conexões dos sensores, que como falou o Sekiya, podem vir a dar mal contatos.

Sobre o acelerador eletronico eu nao sei. Nunca tive problemas com o mesmo, apesar de nao ser adepto do sistema.


cantabi
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Mensagem por cantabi »

Estou dando um retorno para registrar no Forum e agradecer a todos que deram opinião a respeito.

Pois bem, quando recebí o post para desmontar o TBI e limpar tudo, o carro estava na oficina. O mecânico não encontrou nada de errado (como sempre) mas resolveu limpar com um tal de "limpa contato" todos os sensores.

Não digo que o problema foi 100% resolvido, mas depois que tirei o carro da oficina, os "tranquinhos" diminuíram sensivelmente.

Bem... se já era difícil reproduzir o problema, agora mais ainda.

Vou viajar e não vou mais mexer no carro. Se me incomodar de novo, faço o sugerido: Desmonto o corpo do TBI e limpo tudo !

Se eu resolver fazer isso, deixarei registrado aqui...

Abraços !!!!!


jfranquis
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Mensagem por jfranquis »

Boa Tarde! Galera.
Bom to precisando de uma ajudinha.
Tenho um Corsa Sedan (Milenium) 1.0 - 8v - 2001/2002 - 60250 km rodados.

Ah 7 meses atrás levei no mecanico de confiança e foi colocado o chip de corversão para alcool e já troquei a bomba, filtro, velas, cabos de vela, filtro de ar . Um mês após a troca e conversão levei para fazer a limpeza nos bicos.
Recentemente Nov/2008 percebi que o carro tinha uma barulho além do normal e meu tio disse que era os tuchos, beleza comprei um kit de comando original GM direto da concessionária, ah e tmb acabei trocando o conjunto de valvula do ar quente que deu problema e levei no mecanico pra fazer a troca.
Na semana do dia 01/Dez fiz mais uma limpeza nos bicos, por desencargo de conciência, no dia 06/dez fiz uma viagem de 90 km, em 100 ou 120 km/h e tdo lindo... o carro tranquilo. Neste ultimo sábado, fiz outra viagem mas de 160 km e ai começou a tortura e durmo e acordo preocupada, após 120 km rodado a 120 por hora o carro deu umas rateadas e meu coração quase saiu pela boca... parei num posto.. completei o tanque, foi verificado água... óleo e segui minha viagem e o problema persitiu então não me senti mais segura e andei na direita a 80km/h até o final do meu percurso e na volta a mesma coisa.
Hoje 16/12 deixei meu carro com o mecânico que nem sei mais se é de confiança, ele me ligou 14:45 informando que o carro esta normal, e que vez scaneamento, remapeamento e não encontrou problema nenhum. Em breve vou fazer uma viagem de 800 km e to com medo. Alguem conhece algum mecanico na região do abc paulista ou na capital que possa tentar achar o problema e me tranquilizar???

Bjos,
Janaina


cantabi
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Mensagem por cantabi »

Janaina,

Sou o criador deste tópico.
Fiz a tão sonhada viagem do Rio de Janeiro até Montevideo, no Uruguay.

Ninguém deu jeito no carro até a data da viagem e decidí ir assim mesmo.

Rodei 6.000Km e de vez em quando ele dava os tranquinhos. Mas desistí da rotina de deixar carro na oficina, ir pro trabalho, pegar de volta na oficina, voltar pra casa.

Agora convivo com meus tranquinhos. Estou quase colocando um adesivo I LOVE TRANQUINHOS.

Seria leviandade minha te dizer para viajar. Mas eu já me acostumei. Como troquei tudo e o problema persiste, agora eu ando mesmo na esperança de pifar de vez e finalmente eu pegar o defeito. Mas isso nunca acontece...

Hoje em dia vou pra qq lugar e levo meus tranquinhos junto comigo !!!

Boa sorte !


belera2002
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Mensagem por belera2002 »

O meu está com mau contato no conector do módulo de injeção no compartimento do motor, quando pega vibração ele da uns soquinhos na aceleração.


cantabi
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Mensagem por cantabi »

************************
SOLUCIONADO !!!
************************

Depois de 1 ano e meio de tranquinhos, e 4 oficinas que não se interessaram em nada pelo problema, levei na oficina do GENTIL, aqui no Rio de Janeiro.

O cara é bom. Gente boa e agiu como um pesquisador, investigando todoas as possibilidades.

O problema era simples... REGULADOR DE PRESSÃO bichado.

Pronto ! O carro tá macio novamente... tranquinhos, never more !


SemControle
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Mensagem por SemControle »

triste é o tempo gastando dinheiro sem melhorar nada
q bom q esta resolvido agora, é uma boa indicacao de oficina pro pessoal do RJ
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


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