Velas Iridium

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Comprei as velas iridium, e acabei de receber aqui no escritório.

Fiz pedido pela net, paguei com cartão e recebi a domicílio. Custaram 105 reais. Agora verei se são boas ou não.

Rogério.


GennerPriaro
:: GLS ::
Mensagens: 1989
Registrado em: Terça-feira 28 2006f Novembro 2006 03:41:12 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GennerPriaro »

Cara então depois posta aqui os resultados; caso vc note alguma diferença!


jmvieira
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Terça-feira 11 2008f Março 2008 01:09:32 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jmvieira »

[quote="GennerPriaro"]Alguem explica para o "ignorante" aqui .......

Qual a diferença entre velas Iridiun; Platinun e a normal???

Pelo pouco que conheço; acredito que sejam diferenças nas ligas metálicas do eletrodo; ai pergunto tambem o eletrodo da normal do que é feito? - Cobre; ferro; etc?

E no final das contas o que a pessoa "ganharia" com a troca das velas por estes modelos mais "sofisticados" - melhor queima? Menos gasto de energia? Ou outra qualidade ou conjunto de qualidades?

No aguardo....[/quote]

Vamos lá... as velas comuns tem o eletrodo com nucleo de cobre. Esse metal é um excelente condutor, melhor ate q a platina, porem nao tem a mesma resistencia mecanica da platina, nem do iridium. Como o cobre é um metal mais "mole" (menos resistente) o eletrodo central tem que ser grosso, pra que tenha durabilidade.

Nas velas feitas de platina e iridium, como o metal é mais resistente, a fabrica pode tornar a ponta do eletrodo central mais fina, pontiaguda, como numa agulha. Isso facilita MUITO o centelhamento, pela "teoria das pontas" e pela "concentração do campo elétrico".... enfim, alguem conhece um pára-ráios? Pronto.

Como a dificuldade de saltar a centelha é menor, pode-se abrir mais o gap pra se obter menor consumo especifico de combustivel, e esse é "O GANHO". Num motor original onde se usa as velas comuns com 0,9mm pode se usar 1,3mm com as iridium sem problemas, desde q os cabos de vela não estejam muito no fim da vida util.

Com relação a ser pior condutor eletrico ou termico, isso nao representa problema, pois eletricamente já exite um resistor de 5KOhms na vela, e esse valor já é infinitamente maior q a resistividade de qualquer um dos metais q se use. No q concerne a estabilidade termica, o fabricante precisa adequar o tamanho da porcelana para compensar a maior dificuldade de troca de calor do eletrodo central.


GennerPriaro
:: GLS ::
Mensagens: 1989
Registrado em: Terça-feira 28 2006f Novembro 2006 03:41:12 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GennerPriaro »

jmvieira escreveu:Vamos lá... as velas comuns tem o eletrodo com nucleo de cobre. Esse metal é um excelente condutor, melhor ate q a platina, porem nao tem a mesma resistencia mecanica da platina, nem do iridium. Como o cobre é um metal mais "mole" (menos resistente) o eletrodo central tem que ser grosso, pra que tenha durabilidade.

Nas velas feitas de platina e iridium, como o metal é mais resistente, a fabrica pode tornar a ponta do eletrodo central mais fina, pontiaguda, como numa agulha. Isso facilita MUITO o centelhamento, pela "teoria das pontas" e pela "concentração do campo elétrico".... enfim, alguem conhece um pára-ráios? Pronto.

Como a dificuldade de saltar a centelha é menor, pode-se abrir mais o gap pra se obter menor consumo especifico de combustivel, e esse é "O GANHO". Num motor original onde se usa as velas comuns com 0,9mm pode se usar 1,3mm com as iridium sem problemas, desde q os cabos de vela não estejam muito no fim da vida util.

Com relação a ser pior condutor eletrico ou termico, isso nao representa problema, pois eletricamente já exite um resistor de 5KOhms na vela, e esse valor já é infinitamente maior q a resistividade de qualquer um dos metais q se use. No q concerne a estabilidade termica, o fabricante precisa adequar o tamanho da porcelana para compensar a maior dificuldade de troca de calor do eletrodo central.
Agora SIM!!!!!!

Minha dúvida foi sanada.....

Gostei da explicação e entendi perfeitamente....

Teoria das pontas..... cara me lembrou meu curso de elétrica..... como sofríamos pra fazer calculo de SPDA...... rsrsrs


jmvieira
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Terça-feira 11 2008f Março 2008 01:09:32 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jmvieira »

Isso, SPDA, pra esclarecer pros colegas, significa "sistema de proteção descargas atmosféricas" e os captores franklin (tb chamado terminal aereo) q fica apontado pro ceu no topo dos predios tem hastes pontiagudas como lanças, q ficam contentrando o campo elétrico nestas pontas. Ao passar uma nuvem carregada em cima do predio, As cargas eletricas sobem pelo fio terra indo ate a ponta do captor. Se a isolação do ar não suportar esse campo formado entre a nuvem e o captor, ocorre uma descarga piloto, pode ser uma lider escalonada... etc. etc...

Nas velas acontece o mesmo, ao se ter um eletrodo pontudo, se a voltagem da bobina conseguia centelhar antes com eletrodos comuns e com 0,9mm, certamente essa centelha saltará num pontiagudo de mesmo gap 0,9mm do comum, mas com a vantagem de permitir uma voltagem necessária mais baixa para este centelhamento. Se a voltagem necessária para centelhar diminuiu com o mesmo gap, por analogia podemos abrir mais o gap ate termos o mesmo valor de voltagem do sistema original.

Já usei muitos tipos de velas diferentes e fiz testes em alguns motores diferentes, como VW AP e EA111, GM familia 1, fiat fire... de fato percebe-se que, ao usar eletrodo pontiagudo, permite q a folga da vela seja aberta. Hoje estou com um corsa 1.8 2006 e uso os cabos originais DELPHI com algumas melhorias de isolação nas chupetas, e velas BPR6ES com o eletrodo massa apontado. Estou com gap de 1,6mm e ignição original, sem absolutamente nenhuma fuga de corrente.

Os ganhos em consumo são perceptiveis, se complementada a abertura do gap com uma ignição mais forte, a economia fica na casa dos 15%, podendo chegar a 20% em alguns casos, se não ocorrerem falhas de ignição (fugas de corrente e centelhamentos laterais). Até um gap cerca de 1,4 a 1,6mm os ganhos são perceptíveis. Acima destes valores, já não se percebem ganhos e as chances de fuga e falhas são ENORMES.


LethalMan
:: Piquet ::
Mensagens: 395
Registrado em: Quinta-feira 23 2007f Agosto 2007 03:02:16 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por LethalMan »

jmvieira escreveu:
Já usei muitos tipos de velas diferentes e fiz testes em alguns motores diferentes, como VW AP e EA111, GM familia 1, fiat fire... de fato percebe-se que, ao usar eletrodo pontiagudo, permite q a folga da vela seja aberta. Hoje estou com um corsa 1.8 2006 e uso os cabos originais DELPHI com algumas melhorias de isolação nas chupetas, e velas BPR6ES com o eletrodo massa apontado. Estou com gap de 1,6mm e ignição original, sem absolutamente nenhuma fuga de corrente.

Os ganhos em consumo são perceptiveis, se complementada a abertura do gap com uma ignição mais forte, a economia fica na casa dos 15%, podendo chegar a 20% em alguns casos, se não ocorrerem falhas de ignição (fugas de corrente e centelhamentos laterais). Até um gap cerca de 1,4 a 1,6mm os ganhos são perceptíveis. Acima destes valores, já não se percebem ganhos e as chances de fuga e falhas são ENORMES.
Opa, aproveitando a explicação:
Tenho um Corsa 2005 1.8 Flex; Se eu trocar somente as velas, e aumentar o GAP, vou conseguir ter economia? Se sim, qual vela comprar? E em quanto posso aumentar o GAP em relação à esta vela que posso usar?

Gostei da explicação, e queria ver se vale a pena!


T+
"Participe da campanha Eu Sei Escrever"
www.euseiescrever.com.br


C ya!


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Bom, informo q após a instalação das velas iridium no meu Corsinha movido a suco de cana, as partidas a frio melhoraram. Nos últimos dias ele ligou de primeira de manhã.

Rogério.


Branco de Neve
:: Champ ::
Mensagens: 484
Registrado em: Quarta-feira 28 2007f Março 2007 12:32:52 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Branco de Neve »

GennerPriaro escreveu:Alguem explica para o "ignorante" aqui .......

Qual a diferença entre velas Iridiun; Platinun e a normal???

Pelo pouco que conheço; acredito que sejam diferenças nas ligas metálicas do eletrodo; ai pergunto tambem o eletrodo da normal do que é feito? - Cobre; ferro; etc?

E no final das contas o que a pessoa "ganharia" com a troca das velas por estes modelos mais "sofisticados" - melhor queima? Menos gasto de energia? Ou outra qualidade ou conjunto de qualidades?

No aguardo....
+1
Rick - Branco de Neve
-----------------------------------------
Rodas '14 de ferro pretas
Molas Cangoorun
Bazooca com Sub de '12 da Hurricane
Fechado no G5 + G35 no parabrisa


Branco de Neve
:: Champ ::
Mensagens: 484
Registrado em: Quarta-feira 28 2007f Março 2007 12:32:52 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Branco de Neve »

Bferreira escreveu:Rogerio obrigado pela ajuda...Mais eu vou importa-la sai bem mais em conta mesmo!

Eu gostaria de saber o modelo, para nao comprar um tipo de vela que nao vá servir...Essa que é a minha duvida!

[]'s Bruno
Amigo você comprou as velas de iridium???
Rick - Branco de Neve
-----------------------------------------
Rodas '14 de ferro pretas
Molas Cangoorun
Bazooca com Sub de '12 da Hurricane
Fechado no G5 + G35 no parabrisa


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”