consumo e desempenho

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Trancado
opel16v
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 13 2008f Fevereiro 2008 11:33:44 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

consumo e desempenho

Mensagem por opel16v »

Dae pessoal, comprei semana passada um corsa gl 1.6 mpfi 98/98 completaco.. ar, dh, trio eletrico,etc..

peguei o carro de uma amiga.. com 108.000km.. ela era unica dona.


fiz a revisao basica, troquei esticadores, correias, limpei bicos, troquei filtros e velas... e peguei estrada.. fui de porto alegre a melo no uruguay, que da pouco mais de 500km.. estrada sem movimento nenhum, poucas ultrapassagens..


me assustei com o consumo.. o carro nao fez nem 10 por litro em todas as medias.. durante o percurso.. enchendo ate a boca... ando na media de 120 a 140km;h... ficando praticamente o tempo inteiro a 130 km/h.. ficou 9,8 km/l de media....

isso e consumo dos outros carros meus... vectra 2.2 16v automatco e marea 2.0 20v manual..
oque nao tem nexo..


minhas duvidas e oque pode ser???


tudo revisado e compressao do motor 100% e identica em todos os cilindros...


tb achei o carro bem manquinho..., viajei junto com um primo de gol 1.6 mi, e nas ultrapassagens ele SUMIA na minha frente.. em baixo giro ia bem proximo.., mas acima de 4500 meu carro morria.. Tb consegui dar apenas 165 km/h de final no gps numa descida muuuito grande de 2 km..e nao passou disso...

oque pode ta amarrando o carro em alto giro?? pq como ja falei parece que em baixa o carro esta 100%.. catalizador entupido pode ser???


o carro ta 100% original..


i


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem q ver q esse 165 no gps é velocidade real, precisa ver qnt marcava no painel

o gol no caso é melhor em alta, nao é pq tem mesma cilindrada q tem q se comportar igual, sao universos diferentes no caso.....

limpeza de bicos, troca dos cabos de vela, verificar o catalizador, calibragem dos pneus, alinhamento

a ex dona cuidava da manutencao desse carro?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


opel16v
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 13 2008f Fevereiro 2008 11:33:44 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por opel16v »

o carro era bem cuidado sim, inclusive fiz a revisao no hugo almeida em porto alegre na zona sul.. onde a ex dona fazia desde zero..


nao queria que anda-se igual ao gol..., mas a diferenca e absurda.. ele some na frente nas ultrapassagens.. e muuuita difernca


deu 165 no gps... velocidade real.. esse carro era para chegar facil a mais de 175 km/h..

e outra neh.. sempre vi que corsinha anda bem mais que gol 1.6... pelo menos dos meus amigos andaram..


Gato Mijado
:: Champ ::
Mensagens: 428
Registrado em: Segunda-feira 30 2007f Julho 2007 02:26:22 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gato Mijado »

cara mt sinistro, agora vai uma dica, vc sabe como a antiga dona andava nele, se era pé pesado, ou se andava so em baixa, isso interfere bastante, como ela amaciou o motorzinho dele, com certeza um corsa anda bem mais q um gol, basta vc olhar o diferencial deles, a gm possui diferencial longo, por isso dxa os seus carros mais andadores, ja a VW possui bons motores, mais nao sao de andar mt, sem comparação gosto dos dois carros, mais o corsa pra mim nao tem comparação, sem dizer q nunca tve a oportunidade de ter um 1.6, mais tenho 1.0 e nao troco ele por nenhum gol 1.6, sou mt feliz com meu amiguinho, gosto mt de corsa, ja pilotei um classic 1.0 vhc, e concerteza gostei bastante, carro mt bom para andar, rapido e bom desempenho, ja pilotei um GSI 96, sem comparação um dia ainda terei um de brinde na minha caragem, agora um 1.6 da apenas 165, o meu 1.0 8V da 190 a 6000 rpm no alcool.


GABRIEL-ZAGO
:: Sport ::
Mensagens: 1016
Registrado em: Sexta-feira 08 2006f Setembro 2006 04:59:33 PM
Localização: Bagé - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GABRIEL-ZAGO »

Pode ser vários fatores, o 1.6 com certeza anda bem mais do que isso, digo por experiência própria... :twisted:

- Bicos com excesso de vazão, tornando muito rica a mistura e consequentemente produzindo fumaça preta

- Catalisador entupido

- Sonda lambda

- Sensor MAP

- Bobina com falha de faísca em 2 ou mais cilindros

- Filtro de ar ou combustível entupido

Cara, acho que revisando esses itens provavelmente seu carro irá melhorar bastante...

Abraço!!!!
Ex-Corsa GLS 1.6 (92cv) Hatchback 4P 1999
Ex-Montana 1.4 (105cv) Econo.Flex 2008
Ex-Ford Focus GLX 2.0 16V Duratec (147cv) Hatchback 4P 2006
Atual Ford Ranger Sport (150cv) CS 4X2 2008


Gato Mijado
:: Champ ::
Mensagens: 428
Registrado em: Segunda-feira 30 2007f Julho 2007 02:26:22 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gato Mijado »

e amigo vale lembrar q o filtro de ar interfere bastante nesse probleminha, digo isso de experiencia própria, o meu tava meio chulé para andar, perdia desempenho, nao fazia media, e sem contar q nao tinha presença em alta, troquei o filtro de ar, e agora renasceu um novo carro, nao perde mais desempenho em alta nem em baixa, ele tava de um jeito q dependesse da velocidade ele nao qria aceitar a 5, agora se o giro cai abaixo de 2000 se ele tiver de 5 ele nem da diferença, ta bem mas melhor q antes, nao engasga, nao bebe q nem cachaceiro em festa de alambique, e anda mt mas melhor, troca o filtro de ar, e uma coisa barata, mais q ajuda mt no desempenho


opel16v
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 13 2008f Fevereiro 2008 11:33:44 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por opel16v »

filtro de ar e combustivel sao novos... catalizxador e original vou arrancar..

me chamou atencao esse negocio de vazao dos bicos..., meu amigo disse que viu saindo fumaca preta do meu carro quando eu to no fundo..

e normal acontecer isso nesses bicos do corsa??


GABRIEL-ZAGO
:: Sport ::
Mensagens: 1016
Registrado em: Sexta-feira 08 2006f Setembro 2006 04:59:33 PM
Localização: Bagé - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GABRIEL-ZAGO »

opel16v escreveu:É normal acontecer isso nesses bicos do corsa??
Não é normal, mas pode acontecer.

Cara a fumaça preta é por causa do excesso de gasolina, mas nem sempre o problema está nos bicos.

Revise os seguintes itens:

- Vazão dos bicos e pressão na linha de combustível
- Regulador de pressão dos bicos e flauta
- Sonda lambda (que analisa os gases resultantes da combustão)
- Sensor MAP (que faz a leitura da pressão do ar na TBI)
- Bobina (uma bobina defeituosa ou até mesmo desgastada pode provocar uma faísca fraca ou não produzí-la, e como consequencia disso há queima incorreta ou nula em 1 ou mais cilindros)

Sugiro também uma troca de cabos de vela.

Outra coisa: Caso haja necessidade de substituição de algum desses itens, procure instalar peças originais... Principalmente o sensor MAP e sonda lambda.

e SEMPRE mecânico de confiança. :D

Abraço!!!!
Ex-Corsa GLS 1.6 (92cv) Hatchback 4P 1999
Ex-Montana 1.4 (105cv) Econo.Flex 2008
Ex-Ford Focus GLX 2.0 16V Duratec (147cv) Hatchback 4P 2006
Atual Ford Ranger Sport (150cv) CS 4X2 2008


GABRIEL-ZAGO
:: Sport ::
Mensagens: 1016
Registrado em: Sexta-feira 08 2006f Setembro 2006 04:59:33 PM
Localização: Bagé - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GABRIEL-ZAGO »

opel16v escreveu:É normal acontecer isso nesses bicos do corsa??
Não é normal, mas pode acontecer.

Cara a fumaça preta é por causa do excesso de gasolina, mas nem sempre o problema está nos bicos.

Revise os seguintes itens:

- Sistema de escapamento (silenciosos ou catalisador entupidos)
- Vazão dos bicos e pressão na linha de combustível
- Regulador de pressão dos bicos e flauta
- Sonda lambda (que analisa os gases resultantes da combustão)
- Sensor MAP (que faz a leitura da pressão do ar na TBI)
- Bobina (uma bobina defeituosa ou até mesmo desgastada pode provocar uma faísca fraca ou não produzí-la, e como consequencia disso há queima incorreta ou nula em 1 ou mais cilindros)

Sugiro também uma troca de cabos de vela.

Outra coisa: Caso haja necessidade de substituição de algum desses itens, procure instalar peças originais... Principalmente o sensor MAP e sonda lambda.

e SEMPRE mecânico de confiança. :D

Abraço!!!!
Ex-Corsa GLS 1.6 (92cv) Hatchback 4P 1999
Ex-Montana 1.4 (105cv) Econo.Flex 2008
Ex-Ford Focus GLX 2.0 16V Duratec (147cv) Hatchback 4P 2006
Atual Ford Ranger Sport (150cv) CS 4X2 2008


opel16v
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 13 2008f Fevereiro 2008 11:33:44 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por opel16v »

dae, vou dar uma olhada nisso

vc e de bage neh? estive ai esse final de semana..


Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”