Antes de bloquear o tópico, pelo menos leia! GNA?

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abastos
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Antes de bloquear o tópico, pelo menos leia! GNA?

Mensagem por abastos »

Prezado Sr. JMarcelo
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Antes de bloquear um conteúdo, atente ao fato de pelo menos ler a materia! Se existe democrácia comece a pratica-la.

Caso não interesse o conteúdo, favor exclua meu perfil deste clube imediatamente, pois isso é sensura ao direito de comunicação!

Pessoal,

Tenho GNV no meu Classic, e estou tentado em refazer uma experiencia que foi desenvolvida por uma equipe do RN. Fisicamente é possível, colocar Carvão Ativado dentro do Cilindro para aumentar a autonômia.. caber mais Gás, ocorre que o Carvão reoganiza as particulas de gás, fazendo com que no interior do cilindro "crie um espaço a mais" para acomodar o GNV.


MUDANÇAS NO PORTA-MALAS

Agosto de 2003 - Veículos adaptados para gás natural ganham reservatórios mais leves e com formatos diferentes

Uma nova etapa na história do gás natural para veículos automotores está começando em Natal, no Rio Grande do Norte. A promessa é dos pesquisadores do Centro de Tecnologia do Gás (CTGás), instituição formada em parceria entre a Petrobras e o Serviço Nacional da Indústria (Senai). Um projeto promete eliminar uma das dores de cabeça dos donos de carro com esse tipo de combustível: o enorme e pesado cilindro instalado no porta-malas dos veículos para acondicionamento do gás natural veicular (GNV).

São cerca de 350 mil automóveis ou caminhonetes no Brasil com o problema, ainda um número pequeno, representando 1% do total de 34 milhões da frota. Esses carros possuem o tanque normal para armazenamento do combustível líquido (gasolina ou álcool) e mais um cilindro para o gás. Se depender do CTGás, esse incômodo deixará de existir em breve. Os cilindros deverão ser menores e mais leves e, melhor, vão se adaptar ao formato dos espaços vazios existentes embaixo do veículo, em volta do estepe ou no teto. Por enquanto, muitos desses formatos ainda são mantidos em sigilo porque até o final do ano a instituição vai depositar patentes das novas geometrias dos tanques no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Os pesquisadores acreditam que no máximo em dois anos esses novos produtos estejam no mercado a um preço competitivo. Os novos desenhos serão possíveis com uma drástica redução na pressão usada para armazenar o GNV. Os atuais cilindros possuem paredes de 2 a 3 centímetros em aço, para suportar a alta pressão do gás acondicionado a 200 bars (basta lembrar que, ao nível do mar, a pressão está em média a 1 bar). Nessa pressão, as moléculas de gás ficam "espremidas" dentro do cilindro.

No posto de abastecimento, o gás natural atinge pressão que varia de 6 a 10 bars. Com essas pressões menores e a alta dispersão das moléculas não se poderia empurrar para dentro do cilindro os 17 metros cúbicos de gás, suficientes para autonomia de 200 quilômetros do veículo. Diminuir a pressão do gás sem baixar o número de quilômetros rodados é o desafio dos engenheiros do CTGáS, que integram a Rede Nacional de Núcleos de Tecnologias do Gás Natural (Regás), formada por unidades do Senai, que pretende contribuir para uma maior participação do gás natural na indústria e em outros ramos da atividade econômica.

As pesquisas, que começaram há três anos, são financiadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Rede Gás Energia, composta pela Petrobras e Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil. Os estudos se baseiam no fenômeno chamado adsorção, em que moléculas se fixam na superfície de substâncias sólidas. "Preenchemos os reservatórios com uma substância adsorvente, de alta porosidade, como o carvão ativado, proveniente de materiais orgânicos.

Assim, as moléculas do gás, naturalmente dispersas, entram nos poros das partículas de carvão. Elas se agrupam e diminuem o espaço existente entre elas", diz José Roberto de Souza, responsável pelo Laboratório de Processamento de Gás. É como se o carvão aumentasse a área interna dos reservatórios fazendo as moléculas encontrarem mais lugar para se acomodar. Com isso, é possível incrementar a quantidade de gás dentro do cilindro ou de outro recipiente em até 70 vezes. A nova tecnologia, batizada de GNA, Gás Natural Adsorvido, permite que a pressão caia de 200 para 40 bars.

Assim, quando o trabalho estiver concluído, os tanques receberão praticamente os mesmos 17 metros cúbicos, sem comprometer a autonomia do veículo, e poderão ser bem menos resistentes por causa da baixa pressão. O aço usado nos cilindros dará lugar à fibra de carbono, alumínio ou outros materiais mais leves. O peso cairá em 30%. Os tanques de metal poderão ter pontos de solda - impossível nos cilindros de hoje - e serão fabricados em formatos que se adaptem à engenharia do veículo para favorecer a distribuição de peso.

Fonte: Revista Pesquisa Fapesp Online

CTGÁS ESTUDA ADSORÇÃO DE GÁS EM CARVÃO


Novembro de 2002 - O Centro de Tecnologias do Gás - CTGÀS vem pesquisando o armazenamento de Gás Natural dentro das estruturas do carvão mineral.

A tecnologia, conhecida como gás natural adsorvido, consiste em utilizar carvão mineral para adsorver as moléculas de gás natural - o que pode dobrar o volume de gás em um mesmo tanque, com a mesma pressão.

"As moléculas de gás se repelem naturalmente, por isso a necessidade do carvão para adsorção", explica José Alcides Martins, Coordenador da Unidade de Negócios de Pesquisa do CTGÁS.

A tecnologia também vem sendo estudada nos EUA e no Japão - o grande gargalo, no entanto, é a vida útil do material, devido ao aquecimento do gás

(Fonte: Revista Petro&Química - Novembro de 2003)





Estou bolando um jeitinho brasilero, com segurança para que não exploda em minha cara
Alfredo Bastos

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Gabriel SW
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Mensagem por Gabriel SW »

mais uma daquelas idéias mirabolantes, mas dessa vez não é pra economizar $$$ e aumentar a potência do motor!

Mas....

Será que vale a pena ter que trocar o reservatório do GNV (ou GNA como citado na matéria) a cada 6 meses ou 1 ano ??

abraços
Gabriel Pires
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Mensagem por GennerPriaro »

Prezado Abastos.

Idéia boa; prática e que pode render bons dividendos.

Já havia lido seu post anterior; porem entendo o Jota ter bloqueado seu tópico.

Conforme o link que ele deixou no aviso de bloqueio do tópico - cujo inicio diz:
Este Tópico por ter assunto amplo e extremamente interessante, será fixado e TODAS as informações sobre conversão GNV, dúvidas de funcionamento, problemas e idéias relacionados ao tema.
Ou seja; dai ele ter bloqueado seu tópico....

Quer uma solução simples; coloque esta matéria lá no tópico:

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=26175

Melhor - consulte o tópico eu mesmo já o fiz lá.

O motivo de termos os tópicos de assuntos especificos - vide FILTRO de AR; Conversão; etc e etc; é concentrar a maior parte de informações em um único local facilitando a consulta e acesso de todos.

Imagine se não o fosse - quantos tópicos teriamos por exemplo envolvendo o tema principal que é Gás Natural usado como combustível de veículos; independente de seu reservatório?

Tenho certeza que você me compreendeu e valeu por fazer parte de nosso clube e trazer novas e interessantes informações...


abastos
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Mensagem por abastos »

GennerPriaro escreveu:Prezado Abastos.

Idéia boa; prática e que pode render bons dividendos.

Já havia lido seu post anterior; porem entendo o Jota ter bloqueado seu tópico.

Conforme o link que ele deixou no aviso de bloqueio do tópico - cujo inicio diz:
Este Tópico por ter assunto amplo e extremamente interessante, será fixado e TODAS as informações sobre conversão GNV, dúvidas de funcionamento, problemas e idéias relacionados ao tema.
Ou seja; dai ele ter bloqueado seu tópico....

Quer uma solução simples; coloque esta matéria lá no tópico:

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=26175

Melhor - consulte o tópico eu mesmo já o fiz lá.

O motivo de termos os tópicos de assuntos especificos - vide FILTRO de AR; Conversão; etc e etc; é concentrar a maior parte de informações em um único local facilitando a consulta e acesso de todos.

Imagine se não o fosse - quantos tópicos teriamos por exemplo envolvendo o tema principal que é Gás Natural usado como combustível de veículos; independente de seu reservatório?

Tenho certeza que você me compreendeu e valeu por fazer parte de nosso clube e trazer novas e interessantes informações...
:) Prentendo trazer ao Clube Corsa, minhas idéias e experiencias de vida. Certamente me coloco a disposição de melhorias a respeito de melhor organizar os tópicos dos fóruns, sem dúvida... Vc foi aberto a um diálogo, e isso primo nas pessoas, sem que fosse em momento algum ditatório.

Compreendo o que disse, e quero reparar quelquer tipo de afronta ou mal estar..

Bom, estou comprando 10 Kg de Carvão Ativado para dar início as experiencias... isso vai dar certo, uma vez que o carvão ativado e de alta porosidade é capaz de reorganizar as moleculas dispersas do GÁS. Sendo assim, é exatamente como se no interior de um cilindro tradicionalmente de aço cria-se um espaço extra... calculo que em um cilindro de 7,5m³ exposto a uma pressão de 200Bar eu tenha um aumento de volume dito na ordem de 70 vezes ... se conseguir 1/3 disto estou satisfeito!

Por que essa tecnologia ainda não andou como deveria? O maior impedimento ainda são os interesses das grandes indústrias do Aço, dos fabricantes de Cilindro e da patente que ronda o conceito do GNA... nos ensaios laboratóriais a uma pressão de 40 Bar é capaz de se armazenar 17m³ com cilindro contendo Carvão Ativado...

Estou interessado nesta pesquisa e convido a todos a exporem idéias, projetos e lados positivos e negativos desta história toda...

Valeu
Alfredo Bastos

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