DICAS P/ TURBINAR MPFI 1.6 8V

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
andre pirituba
:: Moderador ::
Mensagens: 1391
Registrado em: Quarta-feira 23 2006f Agosto 2006 09:45:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

edney meu velho só te digo uma coisa,não faça economia na hora de fazer a troca de oleo do carango,pois todos sempre pensão na hora de curtir mais vale apena se lembrar que o motor vai ter um componente a mais para lubrificar e não é um mero componente , se trata de uma TURBINA que é principal causadora de altas temperaturas internas de um motor assim esquentando o oleo juntamente e deixando ele mais fino do que de costume . Com relação a funcionamento se pretende andar com ele no alcool na faze aspidada vale apena se lembrar que carros a alcool se consome 30% a mais que o agasolina e o ponto tbm se muda por conta do alcool ter menor poder de explozão
eu ando com o meu no turbo tem quatro anos , o meu é um 1.0 MPFI de inicio eu não entendia nada e fui fazendo ele bem aos poucos reprogramei a injeção e etc mais teve algumas coisas que me chamarão a quanto a beneficio foi quando eu me questionei quando via o sensor de temperatura do ar admitido jogado resolvi instalar ele na pressurização ,subistitui ele por um da linha fiat ,pois os gm´s não são de metal . cara deu uma baita diferença mais afinal uma sugestão ( NÃO DE ATENÇÃO A MECANICOS QUE FALÃO EM COLOCAR PEÇA DAQUELE CARRO OU DE OUTRO ,MAIS SIM AQUELES QUE ANTES PEGÃO A CALCULADORA E FALÃO DOQUE VÃO PRECISAR) :wink:


Van®
:: Millennium ::
Mensagens: 121
Registrado em: Quarta-feira 14 2007f Fevereiro 2007 04:26:49 PM
Localização: Mauá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Van® »

JotaMarcelo escreveu:
GSI T, você não sabe o que encontrei: um HPI Beep das antigas... vou instalar e acertar no carnaval.

Abraço aos dois

JMarcelo
Sem querer disvirtuar o tópico...

Ae Jota... arruma mais um ae ...rsrsrs..

Abraços.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

so disse q pressao nao quebra pq ja cansei de ver enho tantos kilos de pressao, e qnd vai se ver nao tem acerto, nao gera potencia q deveria, e nao anda....agora se somado pressao com acerto, vier algo perto de algumas proporcoes de tipo 1Kl vir 100% a mais de potencia, pode ter certeza q pressao nesse caso quebra tudo :D

qnt a suplementar, ja se foi visto cada montagem, a q mais me chamou atencao nesse tempo q acompanho preparacao, foi um suplementar, antes da turbina.....a mistura chega bem emulsificada, porem acredito q tenha alguma boa demora.....o GSi deve saber algo sobre isso....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T »

Bom, vou que nem o Jack, por partes...

Primeiro: EdneyPimenta, qual é seu carro? Qual motor? Tem ar, direção? Que ano? Que potência voce prentede tirar dele?
Me responda tudo isso que vamos ver o que é melhor e mais em conta pro seu projeto, antes de voce comprar mais alguma coisa.
No meu GSI eu uso uma Fueltech RacePro 1Fi, porem pra usar ela no corsa por exemplo (a não ser na pick-up EFI) voce iria precisar tambem de um módulo vendido pela própria Fueltech que se chama FirePro pra poder ter controle de ignição, que como o corsa (MPFI) não tem distribuidor isso é obrigatório, porque sem isso o carro nem liga. A... e esse módulo custa R$ 530,00.
Por isso vamos começar do zero... me respoda o que te perguntei acima pra vermos o que exatamente voce vai precisar pra atingir seu objetivo.

Corsomóvel (vulgo SemControle)
Exite a opção de voce mandar o combustível pra dentro do motor fazendo ele entrar pela admissão de ar na boca da turbina, mas isso só é utilizado em carro com potências absurdas ou quando não se tinha opção de injetores com vazões maiores, pois dessa maneira o combustível não é 100% aproveitado (em relação a um injetor bem dimensionado e retrabalhado).
Se quiser posso postar algo mais "técnico" a respeito disso.

Jota, provavelmente estarei "Light" nesse fim de semana que não costumo viajar em feriados, mande um mail pra mim que te encontro quando voce for afinar a preta. Porem não poderei ir com o GSI que está nos boxes, vou com a funerária.
Qualquer coisa me avise.
Abraços.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!


Avatar do usuário
LucasRP
:: Piquet ::
Mensagens: 211
Registrado em: Domingo 03 2006f Setembro 2006 12:19:14 PM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LucasRP »

ó os caras ai...

Só porque esse fim de semana + feriado tenho que ir para Piracicaba, pois estarei de mudança...

Só porque eu também tenho que acertar meu carro...

Com a nova bomba de combustível, estou tendo um pouco de excesso em médias e médias altas rotações com 100% de carga (WOT).
Para acelerar meu carro estou precisando ir progressivamente com o pedal do acelerador, se cravar o pé, ela falha muito...
Acredito que o excesso está acontecendo, porque a pressão do combustível está subindo muito rápido.

Bom, foi só a demonstração da minha tristeza por não poder participar do acerto dos motores...
Auahuahauahauha!!!

Abraços

LucasRP
tryna catch me ridin dirty

My car => http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... highlight=


Avatar do usuário
edneypimenta
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Quinta-feira 18 2007f Outubro 2007 01:53:02 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edneypimenta »

JotaMarcelo,

Como já comprei a RacePRO-1 Fi vou instalar pois ela ajuda bastante na hora de fazer um acerto. Pois posso modificar a qualquer momento os mapas de injeção sem contar que ela mostra em tempo real o funcionamento do motor. Pressão de ar, temp. de ar na admissão, carga da bateria, abertura de bicos, pressões máximas e mínimas, etc. Por exemplo. Se eu tiver trabalhando com pressão de 0,5 e de repente resolver mudar para 0,8 basta fazer os ajustes nos mapas e pronto.


Avatar do usuário
edneypimenta
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Quinta-feira 18 2007f Outubro 2007 01:53:02 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edneypimenta »

andrepirituba

Concordo plenamente com você e tenho conciência disso. É por isso que meu projeto contempla um intercooler para que a temperatura do ar na fase aspirada não seja muito alta para protejer mais o motor e sem contar que o carro ficará mais potente. Eu sei que estou fazendo muitas modificações para o carro ficar na cas dos 200cv. A idéia é de preservar mais o motor pois prefiro gastar R$ 1.000,00 agora do que ter que gastar R$ 3.000,00 para fazer o motor inteiro devido a um pistão que fundiu e detonou uma biela que consequentemente vai abrir um "pequenino" orifício no bloco e podendo empenar ainda o virabrequim que aqui na minha cidade custa R$ 950,00 sem contar o tempo que o carro vai ficar numa oficina e eu andando a pé bem feliz da vida.
A Fueltech foi comprada para que eu pudesse ter um monitoramento em tempo real do motor e para facilitar os acertos do carro. Pois como todo mundo fala:
"...instalar kit turbo é fácil. Difícil é acertar..."
A RacePRO tem um sensor que você instala na pressurização que lê a temperatura do ar e corrige imediatamente a mistura para controlar a temperatura e evitar as quebras. Por exemplo. Quando você anda de dia o ar na sua pressurização tem uma temperatura. Quando anda a noite esta temperatura está mais baixa. Como teu carro vai ter desempenho trabalhando com toda essa diferença de temperatura e sempre mandando a mesma quantidade de combustível
A idéia de comprar a RacePRO partiu de mim. Quando falei com o preparador ela já estava embaixo do meu colchão.


Avatar do usuário
edneypimenta
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Quinta-feira 18 2007f Outubro 2007 01:53:02 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edneypimenta »

SemControle

Cada um deve ter idéia das limitações de seus motores.


Eu estava pensando em instalar um suplementar na minha pressurização. Mas acabei descobrindo aqui com os colegas do fórum que não é bom negócio não. Como você não injeta diretamente no bico essa mistura pode não chegar homogênea. Tudo bem. Você instala na saída da turbina para ficar mais homogênea. Acontece que o caminho que essa mistura percorre sempre vai ser diferente para cada cilindro e aí cada um vai gerar uma potência diferente e no motor não tem sensor pra corrigir excesso ou falta de combustível por cilíndro. Pode acontecer de calço em um cilindro ou dar falta em outro.


Avatar do usuário
edneypimenta
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Quinta-feira 18 2007f Outubro 2007 01:53:02 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edneypimenta »

GSI T

Ok! Vamos aos dados:

CORSA SEDAN GL IMP
MOTOR MPFI 1.6 8V A GASOLINA 92cv
TEM AR-CONDICIONADO E DIREÇÃO HIDRÁULICA
ANO 98 / MODELO 99
NO INÍCIO QUERO DEIXAR COM 130cv EM TORNO DE 40% A MAIS. DEPOIS PASSAR PARA 200cv E CHEGA SE NÃO VAI QUEBRAR ALÉM DO MOTOR OUTROS COMPONENTES COMO CAIXA E HOMOCINÉTICA.

Eu estive conversando diretamente com o pessoal da Fueltech pois estou passando uma temporada no Rio Grande do Sul executando duas usinas de biodiesel. Fui bem recebido por eles e na conversa eles me indicaram instalar uma TurboPRO pois seria uma opção mais econômica. A decisão de comprar a Race foi minha. Isso me deixou mais tranquilo pois se eles realmente tivessem a intenção de enfiar a mão no meu bolso e levar meu tão suado dinheirinho tinham feito eu comprar todos os produtos deles e me disseram que eu teria que comprar também a FirePRO pois meu motor é família II e tem roda fônica.

Como não vou colocar meu motor ao extremo, ou seja, não quero quebrá-lo apenas mudança dos bicos por outros co maior vazão já irão resolver e também evitarei o desequiíbrio de potência por cilindro que o suplementar instalado em qualquer outro ponto que não seja no cabeçote e diretamente na válvula de admissão. Com certeza se você puder me enviar algo mais técnico ou vou agredecer.


[RafaeL]
:: Piquet ::
Mensagens: 263
Registrado em: Quarta-feira 23 2006f Agosto 2006 08:44:30 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por [RafaeL] »

Galera, desculpe me intrometer mais eu tenho um Corsa 97 mpfi 1.0 8v pelado, está com 120.000 km rodados. Gostaria de saber quanto eu iria gastar para turba ele e o que eu precisaria. Gostaria de um kit não muito forte e não muito caro, estou pretendendo rodar com 0,6.

Ou então esperar até o ano que vem e pegar um outro corsa 4p 2001 ou 2002 1.0 tb e então turbinar ele. Pois o motor estaria menos rodado !!!

Abraços e Obrigado galera.
Rafael.
Corsa em Obras !!!!!!!

Fotos do corsa - http://corsaclube.com.br/forum/viewtopic.php?t=31062


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”