TROCA DE MOTOR 1.0 MPFI PELO 1.8 2004

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
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Aem
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TROCA DE MOTOR 1.0 MPFI PELO 1.8 2004

Mensagem por Aem »

[b]Nunca postei nada aqui no fórum, mas já tem anos que entro e utilizo muita coisa aqui para resolver meus problemas e admirar ainda mais o corsa, o carro que aprendi a gostar depois que adquiri um. Tenho um corsa com a modificação q o criador do tópico deseja fazer, não sei qual o ano do motor em questão que ele deseja adaptar, mas posso somente passar a experiência pessoal de como fiz no meu carro de adaptar o motor 1.8 2004 flex 105 cv gasolina, e 109 cv álcool que no meu não é utilizado. O meu corsa era mpfi 1.0, utilizo a injeção original do 1.0 apenas com chip remapeado. Utilizei a injeção original por causa da parte da injeção eletrônica do motor 1.8 ser por demais complicada, com coisas tais como CODE e chave com chip que custaria uma grana para poder adaptar, sem se falar na questão do remapeamento da injeção com chip selado do 1.8. Para tornar menos complicado dou a dica de como fiz, as peças que utilizei e a seqüência das modificações. Espero ajudar a todos que tem em mente fazer a modificação, são elas:


PEÇAS
Motor, Caixa de Câmbio e Outros.

1 - Motor 1.8 2004 flex completo, no caso o motor flex não influiu pq uso somente gasolina.
2 - Cambio do motor 1.8 para poder ficar com velocidade final boa e consumo tb.
3 - Coletor primário de escape do motor 1.8 até depois do catalizador para poder emendar no restante do escape intermediário do 1.0.
4 - Pinças e discos de freio do 1.6, já que o conjunto do 1.8 não é compatível com o do corsa antigo
5 - Outros pormenores vc adapta na modificação, são coisas simples, tais como cabo de acelerador e outras besteiras.


MODIFICAÇÕES

Motor

1 - No motor 1.8 2004 para vc utilizar a injeção do corsa mpfi 1.0 vc poderá utilizar o coletor de admissão do motor 1.0, basta trocar um pelo outro, já que são iguais, pq no motor 1.8 2004 existe um sensor na cabeça do coletor de admissão que não tem função quando se usa a injeção do 1.0, e está troca será necessária para utilizar uma parafernália de vácuo da injeção do mpfi 1.0. Se vc não quiser trocar o coletor de admissão deverá fazer uma adaptação com conexões T e mangueiras de ar que também funciona. Trocar somente o coletor, a borboleta de aceleração será a do 1.8.
IMPORTANTE – Se for trocar o coletor do 1.8 não se esqueça de trocar também o termo-interruptor que fica no lado esquerdo dele, é uma peça pequeninha que faz a leitura da temperatura do painel e também auxilia no acionamento da ventoinha do radiador com o outro sensor que fica no bloco, esta peça ajuda na leitura correta no painel do corsa antigo, deverá ser usado necessariamente o termo-interruptor do 1.0.


Acessórios

2 – Outros pormenores são fáceis adaptar, tais como cabo do acelerador, suportes e outras peças menores, é só desmontar de um e colocar o do outro fazendo assim as trocas necessárias. Caixa e filtro de ar vc usa o do 1.0, eu uso no meu e não tem nenhuma restrição no consumo e nem no desempenho. Radiador é o mesmo já que o motor é da mesma família. O escapamento vc pode utilizar o conjunto original do 1.8 até depois um pouco do catalizador, daí em diante vc corta e emenda no restante do intermediário do 1.0, não sinto restrição no meu carro com esta adaptação.


Coxins

3 – Vc pode utilizar os suportes e coxins do 1.0, são 100% compatíveis, basta retirar todos os suportes do motor 1.8 que não serão usados e colocar os do 1.0. São 3 coxins no total, 2 no motor sendo 1 dianteiro no lado esquerdo e outro traseiro q fica na parte de trás do motor antes do catalizador e o terceiro que fica na parte da frente direita no câmbio. No meu uso desde quando fiz a adaptação e nunca quebrou nem deu nenhum problema sendo que o carro de vez em quando é bem solicitado.

Semi-eixos e Homocinéticas

4 – Quando fiz a troca utilizei os semi-eixos e homocinéticas do 1.8, mas coloquei os dois lado a lado e não vi diferença entre eles e os do 1.0, somente em um dos semi-eixos do 1.8 existe um calço de borracha (não me recordo o lado) que parece servir de contrapeso, sei lá. Escolhi usar estas peças do 1.8 que vieram junto com a compra do motor pq eram ano 2004 e os do meu carro eram originais 1999 sem nunca terem sido trocados, uma peça mais nova esta menos desgastada, a lógica é esta.

Câmbio

5 – A parte do cambio é a parte um pouco mais trabalhosa, mas não impossível de realizar, vc terá q desmontar os dois câmbios, 1.0 e 1.8, já que utilizará a carcaça do câmbio 1.0 com as engrenagens do 1.8. Isto é necessário pq o cambio 1.8 utiliza óleo do freio para o acionamento da embreagem, sendo que no cambio 1.0 isso é feito por cabo. Vc utilizará a carcaça do cambio 1.0 com as engrenagens internas do 1.8, descartando a carcaça do cambio 1.8. Vc usará o conjunto de embreagem do 1.8, sendo disco e platô do 1.8 e rolamento do 1.0. No 1.8 o rolamento é uma peça que utiliza para seu acionamento o óleo de freio do carro, sendo diferente do 1.0.
No câmbio do 1.0 existe uma “engrenagem de plástico” (uma roda dentada) que é usada para fazer a medição da velocidade no painel do 1.0, leitura esta analógica no painel tendo acionamento mecânico no câmbio, é necessária a troca desta peça, já que qd fiz a desmontagem do cambio do 1.0 o mecânico disse q quase sempre esta peça quebra qd se desmonta o cambio, ela custou na época por volta de 60 reais na autorizada e na embalagem estava escrito que é produzida na Alemanha, talvez o motivo do preço salgado. No motor 1.8 esta roda é diferente, sendo uma roda com vários buracos, já que no corsa 1.8 a medição de velocidade do carro que aparece no painel é feita de modo digital, sendo que no cambio é feita por um sensor salvo engano do tipo “Hall” que utiliza esta roda furada para a leitura.
Esta modificação é vital pq nos corsas antigos a leitura da velocidade do painel influencia a injeção eletrônica para o consumo do carro, salvo engano.
OBS – Já tive noticias da utilização do câmbio do 1.6 nesta modificação, o carro fica com uma arrancada ignorante mas acredito que tenha alguma perda na velocidade final por causa da cx. mais curta.

Bomba de gasolina e Bicos

5 – Utilize a bomba do 1.0 que supre a vazão de combustível necessária para alimentar o motor 1.8, no meu eu utilizo os bicos do 1.6 já que quando comprei o motor não veio os bicos do 1.8 que tive dificuldade de encontrar, os bicos são os do modelo de plástico amarelo, o carro anda bem e não até hoje não senti necessidade de colocar os do 1.8.
O cara que remapeou o meu chip afirmou q a injeção do 1.0 aceita de boa os bicos do 1.8, é só trocar.

Conjunto de Freios

6 – Aqui vc utiliza o q mais lhe convier, já fio dito no CC utilização de discos e pinças do Vectra entre outros, optei pelo conjunto do 1.6 pela facilidade e pelo custo, mas sinto que estão um pouco sub-dimensionados para o carro para quem é mais exigente, mas estão dando conta do recado com segurança até hoje, tanto no uso urbano ou em viagens.



IMPRESSÕES PESSOAIS

Chip

1 – Está foi a parte que mais me deu canseira, não achei de primeira um bom profissional para remapear o chip, o carro saiu da oficina andando menos que quando era 1.0, esquentava demais, não tinha retomada, arrancada etc., etc. ... , enfim um lixo. Nesta fase sabia que se achasse um bom profissional resolveria meu problema, sabia que o problema era somente o chip, e por ter uma boa noção teórica de mecânica e injeção não esquentei demais a minha cabeça. O chip foi refeito e o carro virou um foguete para um carro 1.8, em nada lembra o que era anteriormente, uma blz!

Consumo

2 – O consumo do meu carro é excelente, quando estava com o chip ruim fazia 7,5 Km/l, quase pirei nesta época mas sabia q o problema tinha solução, depois do chip remapeado meu carro passou a fazer entre 10 e 11km/l, encho o tanque (46 litros, corsa antigo) e meu carro sempre roda na faixa de 500 km na cidade, com algumas esticadas de marcha de vez em quando. O consumo varia entre 480 km e 520 km (a melhor marca que já fiz andando na calma), o que considero muito bom para um carro 1.8.

Desempenho

3 - Já na questão desempenho estou muito satisfeito, o carro tem uma arrancada bem forte, quando vc afunda o pé no acelerador dependendo do tipo e condição do asfalto (meio molhado ou com pouca aderência) o carro destraciona fácil em 1ª ou 2ª marchas, sem ter que queimar embreagem, queimando embreagem ele canta pneu em asfalto seco. Em qualquer marcha vc acelera e o carro responde, tem muito torque, ando de 5ª a 40 km/h no painel e o carro não reclama quando exijo o motor respondendo de boa. Já na velocidade final coloquei 200 km/h marcados no painel, no plano e com asfalto bom sem subida, corrigindo o erro que todos os painéis tem acredito com certeza que ele deu 180 e poucos km/h reais. Já tive oportunidade de andar no corsa 1.6 e no corsa 1.8 modelo novo, sobre o 1.6 acho que anda muito bem também, só que quando tive a oportunidade de andar no 1.8 modelo novo me apaixonei pela força “TORQUE” do seu motor, sempre gostei de motores fortes, daí a razão da modificação. Não me arrependo em nada das dificuldades que tive na adaptação e se fosse pra fazer novamente, EU FARIA. Posso afirmar q já dei muita canseira em diversos carros, sejam eles mais novos ou antigos.





Espero ter ajudado a todos, as citações aqui são de minha experiência pessoal e a minha única intenção foi ajudar a quem tem vontade de ter um corsa diferente, que não denuncia o que realmente é. Talvez a satisfação de investir uma grana em um carro mais antigo seja esta, ter um carro que ninguém acredite no que ele possa fazer e depois ver a cara de espanto dos outros. Isso satisfaz a qualquer um, abraços![/b]
Aem
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[quote="Aem"][b]Nunca postei nada aqui no fórum, mas já tem anos que entro e utilizo muita coisa aqui para resolver meus problemas e admirar ainda mais o corsa, o carro que aprendi a gostar depois que adquiri um. Tenho um corsa com esta modificação na qual posso somente relatar a experiência de como fiz para adaptar no meu carro o motor 1.8 2004 flex 105 cv gasolina, e 109 cv álcool que no meu não é utilizado. O meu corsa era mpfi 1.0, utilizo a injeção original do 1.0 apenas com chip remapeado. Utilizei a injeção original por causa da parte da injeção eletrônica do motor 1.8 ser por demais complicada, com coisas tais como CODE e chave com chip que custaria uma grana para poder adaptar, sem se falar na questão do remapeamento da injeção com chip selado do 1.8. Para tornar menos complicado dou a dica de como fiz, as peças que utilizei e a seqüência das modificações. Espero ajudar a todos que tem em mente fazer a modificação, são elas:


PEÇAS
Motor, Caixa de Câmbio e Outros.

1 - Motor 1.8 2004 flex completo, no caso o motor flex não influiu pq uso somente gasolina.
2 - Cambio do motor 1.8 para poder ficar com velocidade final boa e consumo tb.
3 - Coletor primário de escape do motor 1.8 até depois do catalizador para poder emendar no restante do escape intermediário do 1.0.
4 - Pinças e discos de freio do 1.6, já que o conjunto do 1.8 não é compatível com o do corsa antigo
5 - Outros pormenores vc adapta na modificação, são coisas simples, tais como cabo de acelerador e outras besteiras.


MODIFICAÇÕES

Motor

1 - No motor 1.8 2004 para vc utilizar a injeção do corsa mpfi 1.0 vc poderá utilizar o coletor de admissão do motor 1.0, basta trocar um pelo outro, já que são iguais, pq no motor 1.8 2004 existe um sensor na cabeça do coletor de admissão que não tem função quando se usa a injeção do 1.0, e está troca será necessária para utilizar uma parafernália de vácuo da injeção do mpfi 1.0. Se vc não quiser trocar o coletor de admissão deverá fazer uma adaptação com conexões T e mangueiras de ar que também funciona. Trocar somente o coletor, a borboleta de aceleração será a do 1.8.
IMPORTANTE – Se for trocar o coletor do 1.8 não se esqueça de trocar também o termo-interruptor que fica no lado esquerdo dele, é uma peça pequeninha que faz a leitura da temperatura do painel e também auxilia no acionamento da ventoinha do radiador com o outro sensor que fica no bloco, esta peça ajuda na leitura correta no painel do corsa antigo, deverá ser usado necessariamente o termo-interruptor do 1.0.


Acessórios

2 – Outros pormenores são fáceis adaptar, tais como cabo do acelerador, suportes e outras peças menores, é só desmontar de um e colocar o do outro fazendo assim as trocas necessárias. Caixa e filtro de ar vc usa o do 1.0, eu uso no meu e não tem nenhuma restrição no consumo e nem no desempenho. Radiador é o mesmo já que o motor é da mesma família. O escapamento vc pode utilizar o conjunto original do 1.8 até depois um pouco do catalizador, daí em diante vc corta e emenda no restante do intermediário do 1.0, não sinto restrição no meu carro com esta adaptação.


Coxins

3 – Vc pode utilizar os suportes e coxins do 1.0, são 100% compatíveis, basta retirar todos os suportes do motor 1.8 que não serão usados e colocar os do 1.0. São 3 coxins no total, 2 no motor sendo 1 dianteiro no lado esquerdo e outro traseiro q fica na parte de trás do motor antes do catalizador e o terceiro que fica na parte da frente direita no câmbio. No meu uso desde quando fiz a adaptação e nunca quebrou nem deu nenhum problema sendo que o carro de vez em quando é bem solicitado.

Semi-eixos e Homocinéticas

4 – Quando fiz a troca utilizei os semi-eixos e homocinéticas do 1.8, mas coloquei os dois lado a lado e não vi diferença entre eles e os do 1.0, somente em um dos semi-eixos do 1.8 existe um calço de borracha (não me recordo o lado) que parece servir de contrapeso, sei lá. Escolhi usar estas peças do 1.8 que vieram junto com a compra do motor pq eram ano 2004 e os do meu carro eram originais 1999 sem nunca terem sido trocados, uma peça mais nova esta menos desgastada, a lógica é esta.

Câmbio

5 – A parte do cambio é a parte um pouco mais trabalhosa, mas não impossível de realizar, vc terá q desmontar os dois câmbios, 1.0 e 1.8, já que utilizará a carcaça do câmbio 1.0 com as engrenagens do 1.8. Isto é necessário pq o cambio 1.8 utiliza óleo do freio para o acionamento da embreagem, sendo que no cambio 1.0 isso é feito por cabo. Vc utilizará a carcaça do cambio 1.0 com as engrenagens internas do 1.8, descartando a carcaça do cambio 1.8. Vc usará o conjunto de embreagem do 1.8, sendo disco e platô do 1.8 e rolamento do 1.0. No 1.8 o rolamento é uma peça que utiliza para seu acionamento o óleo de freio do carro, sendo diferente do 1.0.
No câmbio do 1.0 existe uma “engrenagem de plástico” (uma roda dentada) que é usada para fazer a medição da velocidade no painel do 1.0, leitura esta analógica no painel tendo acionamento mecânico no câmbio, é necessária a troca desta peça, já que qd fiz a desmontagem do cambio do 1.0 o mecânico disse q quase sempre esta peça quebra qd se desmonta o cambio, ela custou na época por volta de 60 reais na autorizada e na embalagem estava escrito que é produzida na Alemanha, talvez o motivo do preço salgado. No motor 1.8 esta roda é diferente, sendo uma roda com vários buracos, já que no corsa 1.8 a medição de velocidade do carro que aparece no painel é feita de modo digital, sendo que no cambio é feita por um sensor salvo engano do tipo “Hall” que utiliza esta roda furada para a leitura.
Esta modificação é vital pq nos corsas antigos a leitura da velocidade do painel influencia a injeção eletrônica para o consumo do carro, salvo engano.
OBS – Já tive noticias da utilização do câmbio do 1.6 nesta modificação, o carro fica com uma arrancada ignorante mas acredito que tenha alguma perda na velocidade final por causa da cx. mais curta.

Bomba de gasolina e Bicos

5 – Utilize a bomba do 1.0 que supre a vazão de combustível necessária para alimentar o motor 1.8, no meu eu utilizo os bicos do 1.6 já que quando comprei o motor não veio os bicos do 1.8 que tive dificuldade de encontrar, os bicos são os do modelo de plástico amarelo, o carro anda bem e não até hoje não senti necessidade de colocar os do 1.8.
O cara que remapeou o meu chip afirmou q a injeção do 1.0 aceita de boa os bicos do 1.8, é só trocar.

Conjunto de Freios

6 – Aqui vc utiliza o q mais lhe convier, já fio dito no CC utilização de discos e pinças do Vectra entre outros, optei pelo conjunto do 1.6 pela facilidade e pelo custo, mas sinto que estão um pouco sub-dimensionados para o carro para quem é mais exigente, mas estão dando conta do recado com segurança até hoje, tanto no uso urbano ou em viagens.



IMPRESSÕES PESSOAIS

Chip

1 – Está foi a parte que mais me deu canseira, não achei de primeira um bom profissional para remapear o chip, o carro saiu da oficina andando menos que quando era 1.0, esquentava demais, não tinha retomada, arrancada etc., etc. ... , enfim um lixo. Nesta fase sabia que se achasse um bom profissional resolveria meu problema, sabia que o problema era somente o chip, e por ter uma boa noção teórica de mecânica e injeção não esquentei demais a minha cabeça. O chip foi refeito e o carro virou um foguete para um carro 1.8, em nada lembra o que era anteriormente, uma blz!

Consumo

2 – O consumo do meu carro é excelente, quando estava com o chip ruim fazia 7,5 Km/l, quase pirei nesta época mas sabia q o problema tinha solução, depois do chip remapeado meu carro passou a fazer entre 10 e 11km/l, encho o tanque (46 litros, corsa antigo) e meu carro sempre roda na faixa de 500 km na cidade, com algumas esticadas de marcha de vez em quando. O consumo varia entre 480 km e 520 km (a melhor marca que já fiz andando na calma), o que considero muito bom para um carro 1.8.

Desempenho

3 - Já na questão desempenho estou muito satisfeito, o carro tem uma arrancada bem forte, quando vc afunda o pé no acelerador dependendo do tipo e condição do asfalto (meio molhado ou com pouca aderência) o carro destraciona fácil em 1ª ou 2ª marchas, sem ter que queimar embreagem, queimando embreagem ele canta pneu em asfalto seco. Em qualquer marcha vc acelera e o carro responde, tem muito torque, ando de 5ª a 40 km/h no painel e o carro não reclama quando exijo o motor respondendo de boa. Já na velocidade final coloquei 200 km/h marcados no painel, no plano e com asfalto bom sem subida, corrigindo o erro que todos os painéis tem acredito com certeza que ele deu 180 e poucos km/h reais. Já tive oportunidade de andar no corsa 1.6 e no corsa 1.8 modelo novo, sobre o 1.6 acho que anda muito bem também, só que quando tive a oportunidade de andar no 1.8 modelo novo me apaixonei pela força “TORQUE” do seu motor, sempre gostei de motores fortes, daí a razão da modificação. Não me arrependo em nada das dificuldades que tive na adaptação e se fosse pra fazer novamente, EU FARIA. Posso afirmar q já dei muita canseira em diversos carros, sejam eles mais novos ou antigos.





Espero ter ajudado a todos, as citações aqui são de minha experiência pessoal e a minha única intenção foi ajudar a quem tem vontade de ter um corsa diferente, que não denuncia o que realmente é. Talvez a satisfação de investir uma grana em um carro mais antigo seja esta, ter um carro que ninguém acredite no que ele possa fazer e depois ver a cara de espanto dos outros. Isso satisfaz a qualquer um, abraços![/b][/quote]
SemControle
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Mensagem por SemControle »

vc criou um novo topico ao inves de responder......

qnd vc esta lendo o topico e deseja acrescentar algo, use a opcao responder topico

qnd se quer criar um novo topico vc usa criar topico
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

opa esquece, vi agora q vc postou no lugar certo....depois o J apaga esse topico
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callinhos
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Mensagem por callinhos »

Cara, muito legal o que voce fez, acho que é o sonho de qualquer corseiro que tem os 1.0 antigos, como eu.... Tive a oportunidade de andar num 1.8 flex Maxx, maravilhoso, mas, num dá né, nao por enquanto!

Mas vem ká, o maior problema de todos é o "tempo" $$$ se nao for muita cara de pau, mas quanto voce investiu nisso tudo? qual foi o valor final?

Valew e parabens!
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Mensagem por D2 Vida Loka »

Fala pepessual...

Meu velho, sempre fui contra esse lance de troca de motor, não por nada, é que acho mais viavel, trocar logo de carro, pelo gasto e dorde cabeça, mas depois do que vi vc fazer... nossa to começando a mudar de idéia, parabéns, imagino que vc deve estar muito mais do que satisfeito rsrsrs

Boa sorte com o carango parceiro
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Mensagem por EdU_____ »

Opa, que legal! Mais um hehehe
Então, faz 1 mês mais ou menos que peguei minha Pickup da oficina depois de ter transplantado um motor 1.8 pra ela. No meu caso foi um pouco mais simples pois não precisei trocar coletor de admissão, e ainda não troquei o cambio.

Mas estou passando pela fase de acerto ainda e digo.. realmente muita dor de cabeça, consumo la em cima, desempenho ainda um pouco a desejar, e quebrando a cabeça com probleminhas que aparecem a gente fica sem saber se é problema com mapa de injeção ou defeito com sensores e talz. Mas aos poucos espero poder deixar meu carro liso como o seu parece estar e com um consumo razoavelmente bom.

No meu caso estou rodando com alcool, pois acho bem melhor, e rende uns pocotós a mais.
Me adicione no MSN teria interesse em trocar figurinhas contigo pra ver se resolvo alguns probleminhas.

E pra quem ta com essa idéia eu digo... só vale a pena pra quem tem o bloco antigo arrebentado como fiz com o meu, ou então quem tem mto amor pelo carro, porque senão com o custo disso tudo vale mais a pena trocar por um carro mais novo. Quem tem 1.0... investe 4k e pega um Corsa 1.6 que não deixa muito a desejar em relaçao ao 1.8, tem menos torque mas no final das contas gira mto mais e anda junto, e não tem essa incomodação toda da adaptação.

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Guilherme Soares Bomfim
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Mensagem por Guilherme Soares Bomfim »

Olá! "Aem",
Adaptei o motor 1.8 + câmbio, chicote e gerenciador de injeção do Astra 99 no meu corsa 1995. Ficou muito bom, porém a dificuldade está em adaptar o painel de instrumentos. Não queria abrir o câmbio, prefiro deixá-lo standart. A questão é (deveras ignorante a pergunta...): Os Velocímetros dos Corsa Classic (2005 para cima) captam a velocidade por sensor ou por cabo analógico? Há alguma diferença de voltagem ou algo do tipo?

Agradeço a resposta.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

tem como fazer a adaptação sem abrir o cambio, so ver os tópicos de adaptação dos painéis mais novos nos corsas antigos....
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