leancorsanitro escreveu:no meu carro eu costumo colocar 40% de alcool e 60% de gasolina pra amenizar as batidas de pino .. e por enquanto ta dando certo ... meu mecanico me informou q o unico problema que vou ter com isso é o desgaste prematuro da bomba de combustivel
Olá MR, blz, cara to fazendo a mesma coisa 40% alcool e 60% gasolina, coloquei as velas do flex (BR8) ficou bem melhor, mas na gasolina pura o desenpenho fica um pouco melhor, vou adotar um óleo mais fino então, quando for fazer a conversão me diga o que vai fazer (trocar) que futuramente quero passar a alcool também, valeu pelas dicas
CUSTO APROXIMADO PARA CONVERSÃO:
JOGO DE VELAS DO VHC FLEX: R$ 50,00
REMAPEAMENTO DA CENTRAL: R$ 250,00
BOMBA DE COMBUSTÍVEL DO VHC FLEX: R$ 150,00
KIT PARTIDA FRIO: R$ 100,00
o óleo 5w40 é muito fino e pode causar descarregamento do tucho, pois quando frio ele escorre para o fundo do carter mais facilmente, deixando a película de óleo muito comprometida e até a bomba pressurizar e carregar os tucho normalmente, vai ocorrer um certo desgaste.
Eu particularmente uso o 15w40 semi sintético, nem muito fino, nem muito grosso e com alguns aditivos que melhoram a redução de atrito interna do motor. Uso o BR tecno, mais em conta.
Quanto a misturar alcool na gasolina, veja bem, a gasolina atual já possui 22% de alcool como anti-detonante (substituiiu o chumbo) e com mais 40% de alcool em cada tanque, vc deve estar colocando cerca de 50% de alcool e 50 % de gasolina.
Se seu carro não encrancar muito coma mistura, afinal a sonda lambda vai ler os gases e tentar adequar o ponto de ignição para corrigir a batida de pino, lembre-se dos outros comonentes.
Só remapear e trocar as velas não resolve. O alcool é bastante corrosivo, teste numa lata pintada. e esse alcool vai corroer primeiramente a bomba, já que seus mancais internos são lubrificados pelo combustível e depois toda a sua linha de distribuição de combustível, principalmente os bicos injetores.
Os bicos injetores de um carro movido a alcool são cerca de 20% maiores (maior vazão) que o mesmo carro a gasolina, então, fatalmente o tempo de injeção corrigido pelo remapeamento da curva de injeção não compensará, o que pode ocasionar falta de combustível na alta, justamente o que vc gosta de fazer.
O motor flex vai muito além de um simples remapeamento ou kit de conversão.
Outra coisa, o uso do álcool não libera as borras criadas pela combustão da gasolina, antes de colocar o óleo novo (se tiver comprado o carro usado) é prudente abrir a tampa do comando de valvulase retirar o carter para fazer uma raspagem e evitar o entupimento das galerias ou do pescador com pedaços (borra) de óleo.
Para evitar a batida de tucho, use um Militec (ótimo condicionador de metais) ou quanquer aditivo a base de PTFE (Teflon) que reduzirá bastante.
Eu particularmente uso o 15w40 semi sintético, nem muito fino, nem muito grosso e com alguns aditivos que melhoram a redução de atrito interna do motor. Uso o BR tecno, mais em conta.
Olá Everton, bom eu estou usando o mesmo óleo (BR techno) e acho que melhorou bastante (antes o ex-dono usava 20w50), mas vou experimentar um militec.
Procuro andar só no alcool..para evitar as batidas de pino..
Uso o óleo acdelco mesmo, o que a gm recomenda..quando troca o óleo ele bate um pouco se forçar mais depois nem bate mais...