[PROBLEMA] Quebra do sensor de velocidade...

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
GennerPriaro
:: GLS ::
Mensagens: 1989
Registrado em: Terça-feira 28 2006f Novembro 2006 03:41:12 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[PROBLEMA] Quebra do sensor de velocidade...

Mensagem por GennerPriaro »

Pessoal; vou citar a vcs um problema ocorrido comigo; já pela "terceira" vez; assim caso ocorra com alguem ficará mais fácil ter uma noção do problema.

(obs.: pesquisei e não achei nda parecido nesta seção; portanto Jota; caso tenha algo parecido; desculpe-me e pode bloquear).

É a terceira vez que tenho problemas no velocimetro do meu carro;

Na primeira; voltava de viagem e o velocimetro foi a zero KM.

Diagnóstico - problema era com o chamado "Pião" ou "Pinhão"; pra quem não conhece é uma peça (engrenagem) que mede a velocidade do carro (se não me engano direto do câmbio) e através de cabo de aço (no meu caso MPFI); e envia a informação ao velocimetro.

Gasto = R$ + ou - 25,00 (mais de um ano; já não lembro direito quanto $ gastei).

Na segunda vez - carro andando normal; do nada velocimetro foi a zero KM.

Diagnóstico - Cabo do velocimetro quebrou.

Gasto R$ 30,00 trocado.

Voltou a funcionar; porem no dia seguinte parou novamente durante uma viagem.

Diagnóstico (pensei que era o cabo novamente) era o "pião" que quebrou depois de 1 ano e meio novamente.

Infelizmente desta vez ele quebrou de tal forma; que o cara que dá manuteção no velocimetro; não conseguiu retirar a engrenagem que quebrou do compartimento que vai lá no cambio.

Resultado - terei que procurar um mecânico e torcer para que ele consiga "pescar" o resto da peça (que infelizmente é de plástico - dai o fato de quebrar novamente); se ele não conseguir fazer isto; terei que abrir o cambio; ou então ficar sem velocimetro o resto da vida......

Bom a dica pra todos é que caso isto ocorra com voce que está a ler este relato; não se assuste se após a parada de funcionamento do velocimetro e vc continuar rodando com seu carro; a luz de injeção ascender e vc começar a perceber que o carro está "morrendo".

Com as 3 experiencias que tive (inclusive estou rodando assim agora) posso dizer que o carro é "inteligente"; explico - ele percebe que há rotação; troca de marchas; mas que o velocimetro está a zero Km; então o comportamento do carro "muda" e ele começa a morrer; engasgar; etc....

Pra resolver isto; é somente consertar o problema do velocimetro; que tudo volta ao normal.

Espero que possa ter sido de ajuda a qualquer corseiro necessitado.....

PS.: como o carro fica morrendo; vc gasta mais gasolina; porque fica mantendo o motor acelerado; mais que o necessário; para que o bendito não pare...... nada que depois não volte ao normal....

PS. 2: Citei acima que a peça do "pião; ou pinhão" é de plástico; é um eixo com uma engrenagem no final do mesmo; este eixo que transmite ao cabo a rotação e por consequencia o cabo ao velocimetro. Pesquisei na minha cidade; e só achei esta peça em plástico; inclusive na concessionária. Quebra muito facilmente.... Alguem tem idéia se existe; ou já colocou essa peça em metal no carro? Acho que assim não quebraria tão facilmente......l


GennerPriaro
:: GLS ::
Mensagens: 1989
Registrado em: Terça-feira 28 2006f Novembro 2006 03:41:12 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GennerPriaro »

Pessoal; o banana aqui; nunca tinha lido o tópico:

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=16043

Agora que leu; descobriu o nome técnico do possivel defeito; a saber:

24 Sem sinal do sensor de velocidade (VSS)

Se no final de semana (feriadão) esse banana não tiver que trabalhar (vejam essa vão me colocar os 4 dias pra ralar.....) irei fazer o teste da injeção em casa; pra ver se o erro que irá apresentar é este citado acima.......

Mas a dica continua valendo; e a pergunta sobre a peça de metal tambem.....


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

GennerPriaro escreveu:Pessoal; o banana aqui; nunca tinha lido o tópico:

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=16043

Agora que leu; descobriu o nome técnico do possivel defeito; a saber:

24 Sem sinal do sensor de velocidade (VSS)

Se no final de semana (feriadão) esse banana não tiver que trabalhar (vejam essa vão me colocar os 4 dias pra ralar.....) irei fazer o teste da injeção em casa; pra ver se o erro que irá apresentar é este citado acima.......

Mas a dica continua valendo; e a pergunta sobre a peça de metal tambem.....
Pois é, já aconteceu isso com minha picape também, arrebentou o pinhão na rodovia, os sintomas são esses mesmos, quando vc tira o pé do acelerador o carro chega a morrer de tão inconstante que fica a rotação. Isso acontece porque o sensor de velocidade (VSS), fica no painel do carro, no próprio velocímetro, o resto vc já disse. Mas depois que troquei a peça, nunca mais quebrou, isso tem um ano já, devo ter rodado uns 15 mil km, inclusive em altíssimas velocidades, 220 km/h, e não deu mais nenhum problema.
Mas como essa minha peça também foi pescada, a outra parte da peça, onde o pinhão fica ligado está com folga e continuou, já que só abrindo o cambio poderia consertá-lo, isso causa aquela variação do ponteiro na faixa dos 40 a 60 km/h, já bem conhecida nos corsas, e que também pode levar ao rompimento dos dentes do pinhão, mas fazer o quê né? Não vou abrir o câmbio só por este motivo.
Quanto a esta peça de metal também nunca ouvi falar.

Abs.


GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T »

No meu GSI (que é turbo) já quebrou 2 vezes o pinhão e 3 vezes o cabo (isso sempre que eu passava dos 220 no ponteiro), tambem procurei por pinhão de metal mas não existe.
Abraços.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

GSI T escreveu:No meu GSI (que é turbo) já quebrou 2 vezes o pinhão e 3 vezes o cabo (isso sempre que eu passava dos 220 no ponteiro), tambem procurei por pinhão de metal mas não existe.
Abraços.
E Rodolfo, mas também né! Andei vendo uns videos seus no Youtube, na RS2, que delícia aquilo hein!! Tá faltando agora um mais puxado do gsi lá!!


GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T »

[quote="wevertonvb"][quote="GSI T"]No meu GSI (que é turbo) já quebrou 2 vezes o pinhão e 3 vezes o cabo (isso sempre que eu passava dos 220 no ponteiro), tambem procurei por pinhão de metal mas não existe.
Abraços.[/quote]

E Rodolfo, mas também né! Andei vendo uns videos seus no Youtube, na RS2, que delícia aquilo hein!! Tá faltando agora um mais puxado do gsi lá!![/quote]



É verdade... mas é que o GSI eu estou fazendo uma mudança radical nele... Arranquei o ar-condicionado e estou instalando um intercooler, mudei os injetores, bomba de combustível, escape agora de 3", Fueltech e mais algumas coisas... Vai vir agora uns 350cv, e provavelmente vai quebrar o câmbio tambem, mas a hora que acontecer isso eu resolvo. Aí assim que ficar pronto faço mais uns vídeos e ponho n Youtuba.
Abraços.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!


FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

Pois é, no meu caso, quebrou 2 vezes, só que foi em 7 anos....

Por incrível que pareça o melhor cabo é o que parece mais vagabundo. Um todo de metal ( o primeiro que botei) durou 1 ano. Um com as pontas de plastico (que foi recomendado pelo mecânico) estava no carro a uns 2 anos, e está ate hj.... inclusive nesse último, nem havia aquela coisa do velocímetro ficar trepidando... acho que ainda vai durar muitos anos, apesar de eu ja ter vendido o carro

Abraço!
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem


Avatar do usuário
Rodrigo_PR
:: Champ ::
Mensagens: 543
Registrado em: Quarta-feira 25 2004f Agosto 2004 01:13:32 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo_PR »

Tem sim de metal, da uma olhada nesse tópico que tem até o código da peça na concessionaria.

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0


GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T »

[quote="R2C"]Tem sim de metal, da uma olhada nesse tópico que tem até o código da peça na concessionaria.

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0[/quote]


R2C, obrigado pela dica, mas não consegui ver a foto da engrenagem de metal. Pelo que lí no tópico essa engrenagem de metal não é pra outro tipo de sensor?
Será que funciona com o sistema de cabo convencional dos corsas antigos?
Abraços.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!


GennerPriaro
:: GLS ::
Mensagens: 1989
Registrado em: Terça-feira 28 2006f Novembro 2006 03:41:12 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GennerPriaro »

R2C escreveu:Tem sim de metal, da uma olhada nesse tópico que tem até o código da peça na concessionaria.

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0
Li o tópico; e vi a peça de metal; porem esta engrenagem de metal; pelo que entendi é a que vai dentro do cambio. A engrenagem (peça) a que me refiro se existe de metal; é a peça do "pião" propriamente dita; pois só achei de plástico.

Mas mesmo assim já agradeço a todos que colaboram neste tópico.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”