Pessoal; vou citar a vcs um problema ocorrido comigo; já pela "terceira" vez; assim caso ocorra com alguem ficará mais fácil ter uma noção do problema.
(obs.: pesquisei e não achei nda parecido nesta seção; portanto Jota; caso tenha algo parecido; desculpe-me e pode bloquear).
É a terceira vez que tenho problemas no velocimetro do meu carro;
Na primeira; voltava de viagem e o velocimetro foi a zero KM.
Diagnóstico - problema era com o chamado "Pião" ou "Pinhão"; pra quem não conhece é uma peça (engrenagem) que mede a velocidade do carro (se não me engano direto do câmbio) e através de cabo de aço (no meu caso MPFI); e envia a informação ao velocimetro.
Gasto = R$ + ou - 25,00 (mais de um ano; já não lembro direito quanto $ gastei).
Na segunda vez - carro andando normal; do nada velocimetro foi a zero KM.
Diagnóstico - Cabo do velocimetro quebrou.
Gasto R$ 30,00 trocado.
Voltou a funcionar; porem no dia seguinte parou novamente durante uma viagem.
Diagnóstico (pensei que era o cabo novamente) era o "pião" que quebrou depois de 1 ano e meio novamente.
Infelizmente desta vez ele quebrou de tal forma; que o cara que dá manuteção no velocimetro; não conseguiu retirar a engrenagem que quebrou do compartimento que vai lá no cambio.
Resultado - terei que procurar um mecânico e torcer para que ele consiga "pescar" o resto da peça (que infelizmente é de plástico - dai o fato de quebrar novamente); se ele não conseguir fazer isto; terei que abrir o cambio; ou então ficar sem velocimetro o resto da vida......
Bom a dica pra todos é que caso isto ocorra com voce que está a ler este relato; não se assuste se após a parada de funcionamento do velocimetro e vc continuar rodando com seu carro; a luz de injeção ascender e vc começar a perceber que o carro está "morrendo".
Com as 3 experiencias que tive (inclusive estou rodando assim agora) posso dizer que o carro é "inteligente"; explico - ele percebe que há rotação; troca de marchas; mas que o velocimetro está a zero Km; então o comportamento do carro "muda" e ele começa a morrer; engasgar; etc....
Pra resolver isto; é somente consertar o problema do velocimetro; que tudo volta ao normal.
Espero que possa ter sido de ajuda a qualquer corseiro necessitado.....
PS.: como o carro fica morrendo; vc gasta mais gasolina; porque fica mantendo o motor acelerado; mais que o necessário; para que o bendito não pare...... nada que depois não volte ao normal....
PS. 2: Citei acima que a peça do "pião; ou pinhão" é de plástico; é um eixo com uma engrenagem no final do mesmo; este eixo que transmite ao cabo a rotação e por consequencia o cabo ao velocimetro. Pesquisei na minha cidade; e só achei esta peça em plástico; inclusive na concessionária. Quebra muito facilmente.... Alguem tem idéia se existe; ou já colocou essa peça em metal no carro? Acho que assim não quebraria tão facilmente......l
[PROBLEMA] Quebra do sensor de velocidade...
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Pessoal; o banana aqui; nunca tinha lido o tópico:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=16043
Agora que leu; descobriu o nome técnico do possivel defeito; a saber:
24 Sem sinal do sensor de velocidade (VSS)
Se no final de semana (feriadão) esse banana não tiver que trabalhar (vejam essa vão me colocar os 4 dias pra ralar.....) irei fazer o teste da injeção em casa; pra ver se o erro que irá apresentar é este citado acima.......
Mas a dica continua valendo; e a pergunta sobre a peça de metal tambem.....
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=16043
Agora que leu; descobriu o nome técnico do possivel defeito; a saber:
24 Sem sinal do sensor de velocidade (VSS)
Se no final de semana (feriadão) esse banana não tiver que trabalhar (vejam essa vão me colocar os 4 dias pra ralar.....) irei fazer o teste da injeção em casa; pra ver se o erro que irá apresentar é este citado acima.......
Mas a dica continua valendo; e a pergunta sobre a peça de metal tambem.....
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Pois é, já aconteceu isso com minha picape também, arrebentou o pinhão na rodovia, os sintomas são esses mesmos, quando vc tira o pé do acelerador o carro chega a morrer de tão inconstante que fica a rotação. Isso acontece porque o sensor de velocidade (VSS), fica no painel do carro, no próprio velocímetro, o resto vc já disse. Mas depois que troquei a peça, nunca mais quebrou, isso tem um ano já, devo ter rodado uns 15 mil km, inclusive em altíssimas velocidades, 220 km/h, e não deu mais nenhum problema.GennerPriaro escreveu:Pessoal; o banana aqui; nunca tinha lido o tópico:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=16043
Agora que leu; descobriu o nome técnico do possivel defeito; a saber:
24 Sem sinal do sensor de velocidade (VSS)
Se no final de semana (feriadão) esse banana não tiver que trabalhar (vejam essa vão me colocar os 4 dias pra ralar.....) irei fazer o teste da injeção em casa; pra ver se o erro que irá apresentar é este citado acima.......
Mas a dica continua valendo; e a pergunta sobre a peça de metal tambem.....
Mas como essa minha peça também foi pescada, a outra parte da peça, onde o pinhão fica ligado está com folga e continuou, já que só abrindo o cambio poderia consertá-lo, isso causa aquela variação do ponteiro na faixa dos 40 a 60 km/h, já bem conhecida nos corsas, e que também pode levar ao rompimento dos dentes do pinhão, mas fazer o quê né? Não vou abrir o câmbio só por este motivo.
Quanto a esta peça de metal também nunca ouvi falar.
Abs.
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No meu GSI (que é turbo) já quebrou 2 vezes o pinhão e 3 vezes o cabo (isso sempre que eu passava dos 220 no ponteiro), tambem procurei por pinhão de metal mas não existe.
Abraços.
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E Rodolfo, mas também né! Andei vendo uns videos seus no Youtube, na RS2, que delícia aquilo hein!! Tá faltando agora um mais puxado do gsi lá!!GSI T escreveu:No meu GSI (que é turbo) já quebrou 2 vezes o pinhão e 3 vezes o cabo (isso sempre que eu passava dos 220 no ponteiro), tambem procurei por pinhão de metal mas não existe.
Abraços.
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[quote="wevertonvb"][quote="GSI T"]No meu GSI (que é turbo) já quebrou 2 vezes o pinhão e 3 vezes o cabo (isso sempre que eu passava dos 220 no ponteiro), tambem procurei por pinhão de metal mas não existe.
Abraços.[/quote]
E Rodolfo, mas também né! Andei vendo uns videos seus no Youtube, na RS2, que delícia aquilo hein!! Tá faltando agora um mais puxado do gsi lá!![/quote]
É verdade... mas é que o GSI eu estou fazendo uma mudança radical nele... Arranquei o ar-condicionado e estou instalando um intercooler, mudei os injetores, bomba de combustível, escape agora de 3", Fueltech e mais algumas coisas... Vai vir agora uns 350cv, e provavelmente vai quebrar o câmbio tambem, mas a hora que acontecer isso eu resolvo. Aí assim que ficar pronto faço mais uns vídeos e ponho n Youtuba.
Abraços.
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E Rodolfo, mas também né! Andei vendo uns videos seus no Youtube, na RS2, que delícia aquilo hein!! Tá faltando agora um mais puxado do gsi lá!![/quote]
É verdade... mas é que o GSI eu estou fazendo uma mudança radical nele... Arranquei o ar-condicionado e estou instalando um intercooler, mudei os injetores, bomba de combustível, escape agora de 3", Fueltech e mais algumas coisas... Vai vir agora uns 350cv, e provavelmente vai quebrar o câmbio tambem, mas a hora que acontecer isso eu resolvo. Aí assim que ficar pronto faço mais uns vídeos e ponho n Youtuba.
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Pois é, no meu caso, quebrou 2 vezes, só que foi em 7 anos....
Por incrível que pareça o melhor cabo é o que parece mais vagabundo. Um todo de metal ( o primeiro que botei) durou 1 ano. Um com as pontas de plastico (que foi recomendado pelo mecânico) estava no carro a uns 2 anos, e está ate hj.... inclusive nesse último, nem havia aquela coisa do velocímetro ficar trepidando... acho que ainda vai durar muitos anos, apesar de eu ja ter vendido o carro
Abraço!
Por incrível que pareça o melhor cabo é o que parece mais vagabundo. Um todo de metal ( o primeiro que botei) durou 1 ano. Um com as pontas de plastico (que foi recomendado pelo mecânico) estava no carro a uns 2 anos, e está ate hj.... inclusive nesse último, nem havia aquela coisa do velocímetro ficar trepidando... acho que ainda vai durar muitos anos, apesar de eu ja ter vendido o carro
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Tem sim de metal, da uma olhada nesse tópico que tem até o código da peça na concessionaria.
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0
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[quote="R2C"]Tem sim de metal, da uma olhada nesse tópico que tem até o código da peça na concessionaria.
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0[/quote]
R2C, obrigado pela dica, mas não consegui ver a foto da engrenagem de metal. Pelo que lí no tópico essa engrenagem de metal não é pra outro tipo de sensor?
Será que funciona com o sistema de cabo convencional dos corsas antigos?
Abraços.
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0[/quote]
R2C, obrigado pela dica, mas não consegui ver a foto da engrenagem de metal. Pelo que lí no tópico essa engrenagem de metal não é pra outro tipo de sensor?
Será que funciona com o sistema de cabo convencional dos corsas antigos?
Abraços.
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Li o tópico; e vi a peça de metal; porem esta engrenagem de metal; pelo que entendi é a que vai dentro do cambio. A engrenagem (peça) a que me refiro se existe de metal; é a peça do "pião" propriamente dita; pois só achei de plástico.R2C escreveu:Tem sim de metal, da uma olhada nesse tópico que tem até o código da peça na concessionaria.
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0
Mas mesmo assim já agradeço a todos que colaboram neste tópico.
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