[AJUDA] Motor 1.6 16v batendo pino. O que fazer?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

continuando.....

procure verificar também o estado da compressão do motor...

quando deixamos o carro bater tucho por muito tempo (motivo do barulho), pode ocorrer das valvulas não fecharem corretamente (motivo que pode estar causando os trancos), nesse caso, pode ocorrer das valvulas carbonizarem nas bordas, dificultando a vedação até mesmo depois de trocados os tuchos.

Muita coisa pode causar "batida de tucho": tuchos defeituosos, cabonização, borra de óleo, bomba de oléo perdendo pressão...
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem


luciano vermelho
:: GSI ::
Mensagens: 2383
Registrado em: Quinta-feira 24 2007f Maio 2007 09:06:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luciano vermelho »

Clovisbn SE/SP escreveu:
luciano vermelho escreveu:antes de mais nada, acabe com a gasolina dele e coloque uma gasolina mais forte, tipo podium ou V-power, pois no meu, quando uso uma gasosa ruim ele bate tb, mas faço isso e para as batidas.....
Só retificando: até onde eu sei a Podium realmente tem uma octanagem maior (e o preço tb, hehe), mas a Shell V-Power é apenas gasolina aditivada........eu tb uso ela!
Abs

fala mano, entao, a V power tem uma octanagem um pouco maior que as gasolinas comuns e aditivadas comuns, perdendo apenas pra podium, que eu uso, porem de vez em quando coloco a comum, pois pagar 3,20 no litro tambrm judia do bolso...


Leonardo Gonçalves Secco
:: Rodeio ::
Mensagens: 788
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:11:14 AM
Localização: Feira de Santana - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

Fabricio... ele falou que tava batendo pino...
eu acreditei nele e achei que ele tinha certeza oq era bater pino...
segundo você, é os tuchos... eu não pensei nisso porque eu achei que era pino mesmo assim como ele disse...
e mais...
tem carros que batem pino quando ta quente e quando ta frio não bate pino.. hehehe


FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

Leonardo Gonçalves Secco escreveu:Fabricio... ele falou que tava batendo pino...
eu acreditei nele e achei que ele tinha certeza oq era bater pino...
segundo você, é os tuchos... eu não pensei nisso porque eu achei que era pino mesmo assim como ele disse...
e mais...
tem carros que batem pino quando ta quente e quando ta frio não bate pino.. hehehe
Pois é, bater pino frio e brabo....

que taxa mega enorme é essa desse motor??? hehehe
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem


Rok
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Domingo 19 2007f Agosto 2007 08:47:00 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rok »

Ola galera blz,
galera falei q era pino pois ja chamei dois mecanicos em minha casa pra avaliar o problema pois as batidas so acontecem com o motor frio, e os dois falaram q era pino, um deles falou q tem q retificar inteiro, valor 3500 outro disse q é so troca pistão 1300, ai q preciso de ajuda pois gostaria de saber se fica bom fazendo so a parte de cima.
Ha ontem fiz o seguinte, puxei o freio de mão engatei a 1ª e foi soltando a embeagem e notei q bate tambem com o motor quente mas so nesse caso, fora isso ele trabalha liso.

Obrigado galera pela ajuda, e vou postando aqui o desenrolar e espero q me digam se fica bom fazendo so troca de pistões etc.


Leonardo Gonçalves Secco
:: Rodeio ::
Mensagens: 788
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:11:14 AM
Localização: Feira de Santana - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

Rok escreveu:Ola galera blz,
galera falei q era pino pois ja chamei dois mecanicos em minha casa pra avaliar o problema pois as batidas so acontecem com o motor frio, e os dois falaram q era pino, um deles falou q tem q retificar inteiro, valor 3500 outro disse q é so troca pistão 1300, ai q preciso de ajuda pois gostaria de saber se fica bom fazendo so a parte de cima.
Ha ontem fiz o seguinte, puxei o freio de mão engatei a 1ª e foi soltando a embeagem e notei q bate tambem com o motor quente mas so nesse caso, fora isso ele trabalha liso.

Obrigado galera pela ajuda, e vou postando aqui o desenrolar e espero q me digam se fica bom fazendo so troca de pistões etc.
rpz... sinceramente esse mecanico não entende de NADA mesmo...
o cara dizer que trocar o pistão resolve...
O corsa 1.6 16v só tem 1 modelo de pistão... a não ser que o pistão tenha engordado para cima com o tempo... afff.
se fosse o 1.0 eu poderia até aceitar que tivessem trocado os pistões com o do vhc que é diferente, dai tinha ficado assim...
isso ta parecendo tucho mesmo... pois o motor começa a bater pino quando ta quente... nunca vi motor bater pino (pré-ignição) quando ta frio e não bater quando ta quente...
Faz oq eu disse, troque de combustivel pelo PODIUM... se não melhorar olhe os tuchos..
OBS: por 3000 vc traz teu carro aqui, agente faz uma retifica, descarbonização o escabal todo e ainda turbina ele...


Rok
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Domingo 19 2007f Agosto 2007 08:47:00 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rok »

O mecanico é o mesmo q me fez vender meu antigo carro, dizendo q não tinha como encontrar o problema, uma entrada de ar falsa q fazia o carro falhar, o outro proprietario resolveu na hora.
Valeu amigo, é q so tem uns mecanico de quintal, mas vou fazer o q me sugeriu e em seguida vamos conversando abraço.


FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

Rok escreveu:O mecanico é o mesmo q me fez vender meu antigo carro, dizendo q não tinha como encontrar o problema, uma entrada de ar falsa q fazia o carro falhar, o outro proprietario resolveu na hora.
Valeu amigo, é q so tem uns mecanico de quintal, mas vou fazer o q me sugeriu e em seguida vamos conversando abraço.
Pô, e tu ainda esta levando o carro nele? Que diabo de mecânico é esse que diz que não tem como achar o problema. Se um mecânico falasse isso pra mim acho que eu daria muita risada.

Vai na onde dele que tu vai acacar colocando 3000 paus na mão dele, e ser for tucho, quando terminar o serviço, vai continuar a mesma coisa...

Ai tu vende o carro denovo....

Presta atenção.....

Os tuchos funcionam com a pressão do óleo, esse teste da embreagem é coisa da época do meu pai....

Quando vc faz esse teste, o giro do motor cai baixo do ideal, e consequentemente a pressão do óleo cai também. Sem pressão de óleo, os tuchos descarregam e batem mesmo....

Quer um conselho bom...... muda de mecânico urgente.....

abraço
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem


Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW »

Rok escreveu:Ola galera blz,
galera falei q era pino pois ja chamei dois mecanicos em minha casa pra avaliar o problema pois as batidas so acontecem com o motor frio, e os dois falaram q era pino, um deles falou q tem q retificar inteiro, valor 3500 outro disse q é so troca pistão 1300, ai q preciso de ajuda pois gostaria de saber se fica bom fazendo so a parte de cima.
Ha ontem fiz o seguinte, puxei o freio de mão engatei a 1ª e foi soltando a embeagem e notei q bate tambem com o motor quente mas so nesse caso, fora isso ele trabalha liso.

Obrigado galera pela ajuda, e vou postando aqui o desenrolar e espero q me digam se fica bom fazendo so troca de pistões etc.
Cara, procura outros mecânicos urgente!!!!! Pois não saber diferenciar batida de PINO e batida de TUCHO é dose!

Se não achar um mecânico decente, que saiba identificar o problema, vai numa concessionária mesmo! é mais caro mas pelo menos os caras tem algum conhecimento!

abraços
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Barulho metálico, quando se liga o carro (quando quente, some) É TUCHO HIDRÁULICO DESGASTADO - TRAVADO e, talvez, comando de válvulas desgastado (pelos problemas nos tuchos...).

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”