Desabafo sobre Preparação

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Desabafo sobre Preparação

Mensagem por wevertonvb »

Olhando as tentativas de bloquearem assuntos sobre preparação, gostaria de deixar um pequeno manifesto a favor do Corsaclube. Faz muito tempo, pra não dizer meses, que não vejo um tópico sequer de preparação legal, não sei o que anda acontecendo aqui, simplesmente não rende mais nada neste assunto. Qdo vc procura nos tópicos anteriores o que vc acha aqui de bom realmente vc vai notar que eh de 2005 mais ou menos, a galera que manja mesmo simplesmente sumiu. É uma pena, pois preparação se faz mais ou menos por meio de testes e a experiência da galera valeria muito pra evitar erros e desperdícios, por exemplo, qdo se fala de comando de válvulas, procura ai nos tópicos quem realmente expos sua experiência, que eu me lembro tem só do JMarcelo que uso um JPF 276, e cade o resto?? Até mesmo qdo se vai escolher turbinas, que é um assunto onde se encontra mais exemplos, vc não vê a galera expor novas turbinas, modelos diferentes, etc, só se ouve as mais básicas, e eu sei que tem muita gente por ai testando vários tipos de preparações aspiradas e turbinadas, só que estes nem participam do corsaclube, pq? Pq nós estamos perdemos muita gente para Xpeed, Carros de Rua, etc, lá mesmo vc vê muita gente com corsas citando suas preparações e estes poderiam estar aqui tb enriquecendo o clube! Eu sou eng. mecânico e sou fanático em preparação, estudo muito a respeito e se vcs olharem em tópicos anteriores vcs vão ver que muito ajudei a galera aqui, e vou continuar ajudando sempre, mas sinto muita falta de experiências pessoais. Com certeza querer ficar bloqueando tópicos qdo se toca neste assunto nào é a melhor forma de incentivar a galera a participar, mesmo pq muitos tópicos bons já estão altamente ultrapassados e muitas coisas novas que podem ser discutidas aqui, não são por causa disso. Qdo aparece escrito preparação nos tópicos já querem bloquea-lo, isto acontece pq eh um termo muito generalizado, se for reparar bem a maioria dos tópicos seriam bloqueados, pois 95% dos assuntos já foram repetidos, reparem ai se não falo a verdade!
Bom, quero deixar este desabafo pq não quero ver o fórum continuar morrendo qdo se trata de preparação!
Um abraço pessoal.


Thiago Turci
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quarta-feira 12 2007f Setembro 2007 05:13:00 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Thiago Turci »

Pois é cara, sou novo aqui andei procurando algumas coisas e não achei muito, sei que esse é um tópico somente de desabafo que você postou, mas será que podia tirar algumas duvidas minhas???


Primeiro: ainda não tenho, porém até o fim do mês que vem vou estar comprando um carro novo, e me interessei por comprar um Corsa Hatch 1.8 2006. Mas logo com algumas pesquisadinhas já vi alguns comentário de que pra turbo estaria entrando em uma furada com esse carro.


Deixa eu dizer como EU sou, vou turbinar um carro, e vou ser sincero minha idéia é andar com 0,8 no começo pra pegar o esquema do turbo e tal, e depois subir pressão para pelo menos 1,5. sei que vão MUITOS gastos nisso, porém quero pegar um carro que se adapte bem a isso, tem a linha AP, mas não quero pegar Gol, saveiro e parati seguro é caro, então como acho lindo o Corsa Hatch pensei em pegar um 1.8

Então se puder me confirme ai, é verdade que me falara que esse modelo de corsa o MÁXIMO que seria bom usar é 0,7 de pressão, mais que isso já é muito perigoso.

Liguei na Nascarchips(só pra ir me preparando já) que é um dos lugares que confio e onde vou fazer meu carro quando for montar, o cara me disse que da pra colocar sim 0,8 no corsa porém vou gastar uns 8mil reais, achei loucura, apesar do serviço deles ser de primeira. Ele disse que mais pressão que isso já tem que forjar pistão e biela.

Ai liguei na Esther Turbo, o cara cobrou 5mil reais, me oferecendo apenas 0,6, e disse que forjando o motor eu poderia subir a pressão par no máximo 1kg.


Então ai vem, é verdade isso mesmo???Por que???Se for verdade mesmo seria melhor eu pegar outro carro no lugar desse(um ap por exemplo)???


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Thiago Turci escreveu: Primeiro: ainda não tenho, porém até o fim do mês que vem vou estar comprando um carro novo, e me interessei por comprar um Corsa Hatch 1.8 2006. Mas logo com algumas pesquisadinhas já vi alguns comentário de que pra turbo estaria entrando em uma furada com esse carro.


Deixa eu dizer como EU sou, vou turbinar um carro, e vou ser sincero minha idéia é andar com 0,8 no começo pra pegar o esquema do turbo e tal, e depois subir pressão para pelo menos 1,5. sei que vão MUITOS gastos nisso, porém quero pegar um carro que se adapte bem a isso, tem a linha AP, mas não quero pegar Gol, saveiro e parati seguro é caro, então como acho lindo o Corsa Hatch pensei em pegar um 1.8

Então se puder me confirme ai, é verdade que me falara que esse modelo de corsa o MÁXIMO que seria bom usar é 0,7 de pressão, mais que isso já é muito perigoso.

Liguei na Nascarchips(só pra ir me preparando já) que é um dos lugares que confio e onde vou fazer meu carro quando for montar, o cara me disse que da pra colocar sim 0,8 no corsa porém vou gastar uns 8mil reais, achei loucura, apesar do serviço deles ser de primeira. Ele disse que mais pressão que isso já tem que forjar pistão e biela.

Ai liguei na Esther Turbo, o cara cobrou 5mil reais, me oferecendo apenas 0,6, e disse que forjando o motor eu poderia subir a pressão par no máximo 1kg.


Então ai vem, é verdade isso mesmo???Por que???Se for verdade mesmo seria melhor eu pegar outro carro no lugar desse(um ap por exemplo)???
E ai, Thiago, blz?
Não tive tempo de olhar o fórum antes, mas vamos lá.

Primeiramente, vc tem que saber de duas coisas muito importantes, uma é que pressão não é tudo, existem várias maneiras de se obter potência, seja através do aumento de eficiência do sistema seja através da mudança de outros componentes do motor, como comando de válvulas por exemplo. A outra coisa é que não há praticamente nada que o dinheiro não possa fazer em termos de preparaçào (dentro dos limites da realidade logicamente).

Não conheço a fundo este motor, mas ele possui alguns itens que costumam limitar o uso de pressões mais elevadas, são o coletor de admissão de plástico, bielas um pouco mais finas (não tenho certeza absoluta deste item), a tx de compressão. Coletor de plástico deve ser o que os preparadores estão analisando, realmente usar pressões acima de 0,8 é bastante arriscado que ele estoure, trinque, etc. Bielas mais finas, apesar de serem mais prejudiciais em preparações aspiradas onde se usam altas rotações, tem a possibilidade de elas empenarem com uso de altas pressões. Outro detalhe, a tx de compressão deste motor é de 10,5:1, não é algo extraordinário mas usar 1,5 bar de pressão mais essa tx, elevaria muito tx dinamica levando a quebras. Tem outro detalhe que é o r/L ser muito alto, em torno de 0,33 (nao lembro certinho), o que torna o motor muito aspero em altas rotações, isso seria mais prejudicial mesmo em preparações aspiradas, mas tb limita o uso de comando de válvulas com maior permanência junto com o turbo.

Bom, é mais ou menos isso ai. Utilizar 1,5 de pressão vai ser necessário um bom investimento ai, pistões e bielas forjadas e um novo coletor de admissão feito por encomenda, já é bem desanimador hein!! Mas fica ai as dicas!

Grande abraço.


Thiago Turci
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quarta-feira 12 2007f Setembro 2007 05:13:00 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Thiago Turci »

[quote="wevertonvb"][quote="Thiago Turci"]
Primeiro: ainda não tenho, porém até o fim do mês que vem vou estar comprando um carro novo, e me interessei por comprar um Corsa Hatch 1.8 2006. Mas logo com algumas pesquisadinhas já vi alguns comentário de que pra turbo estaria entrando em uma furada com esse carro.


Deixa eu dizer como EU sou, vou turbinar um carro, e vou ser sincero minha idéia é andar com 0,8 no começo pra pegar o esquema do turbo e tal, e depois subir pressão para pelo menos 1,5. sei que vão MUITOS gastos nisso, porém quero pegar um carro que se adapte bem a isso, tem a linha AP, mas não quero pegar Gol, saveiro e parati seguro é caro, então como acho lindo o Corsa Hatch pensei em pegar um 1.8

Então se puder me confirme ai, é verdade que me falara que esse modelo de corsa o MÁXIMO que seria bom usar é 0,7 de pressão, mais que isso já é muito perigoso.

Liguei na Nascarchips(só pra ir me preparando já) que é um dos lugares que confio e onde vou fazer meu carro quando for montar, o cara me disse que da pra colocar sim 0,8 no corsa porém vou gastar uns 8mil reais, achei loucura, apesar do serviço deles ser de primeira. Ele disse que mais pressão que isso já tem que forjar pistão e biela.

Ai liguei na Esther Turbo, o cara cobrou 5mil reais, me oferecendo apenas 0,6, e disse que forjando o motor eu poderia subir a pressão par no máximo 1kg.


Então ai vem, é verdade isso mesmo???Por que???Se for verdade mesmo seria melhor eu pegar outro carro no lugar desse(um ap por exemplo)???[/quote]

E ai, Thiago, blz?
Não tive tempo de olhar o fórum antes, mas vamos lá.

Primeiramente, vc tem que saber de duas coisas muito importantes, uma é que pressão não é tudo, existem várias maneiras de se obter potência, seja através do aumento de eficiência do sistema seja através da mudança de outros componentes do motor, como comando de válvulas por exemplo. A outra coisa é que não há praticamente nada que o dinheiro não possa fazer em termos de preparaçào (dentro dos limites da realidade logicamente).

Não conheço a fundo este motor, mas ele possui alguns itens que costumam limitar o uso de pressões mais elevadas, são o coletor de admissão de plástico, bielas um pouco mais finas (não tenho certeza absoluta deste item), a tx de compressão. Coletor de plástico deve ser o que os preparadores estão analisando, realmente usar pressões acima de 0,8 é bastante arriscado que ele estoure, trinque, etc. Bielas mais finas, apesar de serem mais prejudiciais em preparações aspiradas onde se usam altas rotações, tem a possibilidade de elas empenarem com uso de altas pressões. Outro detalhe, a tx de compressão deste motor é de 10,5:1, não é algo extraordinário mas usar 1,5 bar de pressão mais essa tx, elevaria muito tx dinamica levando a quebras. Tem outro detalhe que é o r/L ser muito alto, em torno de 0,33 (nao lembro certinho), o que torna o motor muito aspero em altas rotações, isso seria mais prejudicial mesmo em preparações aspiradas, mas tb limita o uso de comando de válvulas com maior permanência junto com o turbo.

Bom, é mais ou menos isso ai. Utilizar 1,5 de pressão vai ser necessário um bom investimento ai, pistões e bielas forjadas e um novo coletor de admissão feito por encomenda, já é bem desanimador hein!! Mas fica ai as dicas!

Grande abraço.[/quote]

Valew cara, foram muito uteis, porém estou realmente decidido a pegar este carro, acho ele muito lindo. No entanto já tirei da cabeça essa idéia de turbina-lo, vou comprar esse e somente colocar rodas e suspensão a ar, ai mais pra frente compro um gol bola 1.8 mi, ai sim sei que é bem mais fácil, rsssss....

mesmo assim, valew pelas informações....


Leonardo Gonçalves Secco
:: Rodeio ::
Mensagens: 788
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:11:14 AM
Localização: Feira de Santana - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

Thiago.
Seja sincero, você já turbinou um carro ou andou em 1.8 turbo com 1,5kg de pressão?
Cara, você tem noção da potencia do carro com 1,5kg de pressão?
É UMA COISA BRUTAL
cara, um 1.8 com 0,6 de pressão ja chega perto da faixa de 200cv e MUITO torcudo.
Agente turbinou um astra aqui na oficina com 0,6 de pressão e da até medo de andar no carro.
Se quiser andar na rua use essa pressão de 0,6 mesmo.
Se for competir ai pode até pensar nos 1,5k de pressão.

Voltando ao assunto do tópico, concordo com o wevertonvb, la no xpeed ta cheio de gente de corsa contando as experiencias.


Rodrigo Nitta
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Sábado 28 2004f Fevereiro 2004 02:48:41 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nitta »

Amigo, eu tinha um corsa 1.0 mpfi com uma turbina T1 e motor original com 0,7 de pressão.

Deu 121cv no dinamômetro.

Agora quanto a potência está diretamente relacionada ao investimento, no caso da GM o custo é um pouco maior que VW.

Vc precisa ver o que vc quer, se quiser muita potência terá que gastar mais $$$ não tem jeito.

Mas se tiver dúvidas posta aí que com certeza a galera vai te ajudar.


[]'s
Saudades do TT !!!
Voltando a ativa, agora com meu terceiro Corsa !!!


Thiago Turci
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quarta-feira 12 2007f Setembro 2007 05:13:00 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Thiago Turci »

Não galera, em momento algum eu quis dizer que já tive carro turbo ou que acho 0,8 fraco. vamos esclarecer:


NUNCA tive carro turbo, porém é um sonho que pretendo realizar logo, e eu me conheço, sei que 0,8 no começo vai parecer absurdo, e sim um 1.8 com 0,8 acredito que chegue no 200cv sim, e já é muita coisa SIM. porém eu nunca fico feliz e tenho certeza que com o passar do tempo eu irei querer aumentar a pressão, por isso que queria pegar um carro que já aguentasse de boa 0,8.

já andei em um Gol 1.8 com 1kg de pressão e achei um absurdo andava MUITO, mas eu me conheço tenho certeza que com o tempo iria querer aumentar....



Consegui ser mais claro agora leonardosecco??? não que eu ache fraco ou pouco, mas com o tempo iria querer aumentar por isso, fiz a pergunta...


barriga
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Quinta-feira 11 2007f Janeiro 2007 05:51:14 PM
Localização: Aracaju - SE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por barriga »

Fala galeraaaaaaaaaaaaaaaaa blz?
Bom primeiro eu concordo plenamente com o Weverton.
Segundo vou contaruma experiencia no qual estou passando.
Thiago eu tenho um Corsa Sedan 1,8Flex 2006 e esta parado turbinando. acabo ele segunda-feira. Vou usar 0,5kg de pressão, pretendendo chegar assim à 160cv. se você passar dos 0,6kg o risco de quebra eh muito alto pois as bielas de motor GM são muito frageis.
Bom cara mais uma outra dica importante é: compre seu kit completinho, pois o meu comprei por partes mas esta completo, e outra o corsa é muito chato de turbinar, o cofre do motor é muito apertado, peças dificeis de fazer adaptações, etc. Mas como ai em sampa é tudo mais facil do que aqui em Aracaju, acho que fique bem legal. Vocês são os primeiros a saber que o rojeto está em andamento, eu postarei fotos.
Qualquer duvida é so falar.
Flw


william furlan
:: Champ ::
Mensagens: 436
Registrado em: Terça-feira 12 2006f Setembro 2006 12:47:20 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por william furlan »

pois é quando entrei nesse clube era mais agitado... porem depois das duas vezes que o site ficou fora do ar muita gente largo de mão... quando saiu a segunda fiquei puto da cara quase estragou um evento beneficiente que organizamos.... e tb acho q o pessoal que entra muitos não entendem o site como eu no inicio e acabam não entrando mais..


vlw


stroker
:: ST ::
Mensagens: 890
Registrado em: Sábado 23 2004f Outubro 2004 11:40:18 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por stroker »

bom tenho meu corsa 1.8 e esta turbo intercooler a 1 ano e 5 meses (8000 km rodados com o turbo)e uso 0.7 gr de pressao picos de 0.8 gr.......nunca tive um problema se quer........tenho um amigo q tem esse motor dos corsas novo 1.8 turbinado em um corsa antigo desde 2005 ele sempre usou 1kg de pressao .Ele é da daqui do interior de sao paulo viajou com o carro 2 vezes pro Rio grande sul ou melhor vai pra todo lado com o carro e tem o pé pesado heim rsss... em fevereiro desse ano começou a fazer um barulho no motor e ele desmontou no preparador q montei meu carro e constatou q 1 biela havia impenado ...fomos atras de 1 uma biela pra esse motor 1.8 das auto peças daqui da cidade e naum achavamos entaum pegamos um jogo do corsa 1.6 pra efeito de comparaçao e constatamos q a biela do corsa 1.8 é mais fina do q a do 1.6 ...o diametro delas em si é igual a diferença ta naquelas cavas dela ...... nós nos imformamos em um mecanico na concessionaria de ribeirao preto e ele nos informou q nos corsas 1.8 a biela foi aliviada (menos material) e q a biela do 1.6 realmente é um pouco mais grossa(mais material) naquelas cavas ou seja sao mais fortes.......acredito q é esse o problema do corsa 1.8 naum aguentar muita pressao por serem finas(ossinho de frango hehe) entaum meu amigo acabou colocando as do 1.6 mesmo e ta até agora rodando sem problemas.......quem poderia dar um up sobre preparaçao é o GSI T q conhece muito bem os motores GM dos corsas

espero ter ajudado

abraço
corsa 1.4 flex turbo
S-10 LTZ
corsa wind 1.8(transformando em GSI)
gol g6 1.6


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”