Caros.
Tenho um Corsa Sedan 1.4 Econoflex 2008 (23000Km). De uns tempos para cá ele começou a apresentar dois problemas: trepidação no motor frio (só com álcool) e engasgo com o motor quente (tanto no álcool como na gasolina) quando você acelera, ele meio que "corta a injeção".
Fiz algumas trocas básicas: cabo de velas, velas, coloquei óleo 5W30 petrobrás e filtro de combustível. Não houve melhoras. Fiquei preocupado e comecei a investigar nos fóruns do corsa-clube, e vi algumas alternativas.
Uma delas foi a limpeza do bico injetor. Como o carro só roda no álcool (a menos de uma vez na gasolina para teste), pensei na limpeza. Mas antes, vi que existe um produto chamado "fuel injection", que é um tipo de "detergente" que limpa os bicos e descarboniza as partes onde passam combustível. Melhorou 50%. Fiz o seguinte. Zerei paraticamente o álcool, coloquei o produto, e enchi 1/2 tanque de gasolina aditivada. Ou seja, o carro estava todo "aditivado". Rodei até acabar a gasolina. Coloquei álcool, e como disse, melhorou 50%.
Mas, como sou exigente com o carro, 50% não são 100%. Ele ainda dava solavancos e tudo mais.
Parti para uma fase mais drástica. Procurei um mecânico especializado aqui na minha cidade (São Carlos) em injeção, pois percebi que o problema não era bem "mecânico".
Fiz com ele a reprogramação do módulo de injeção. Não acusou erro, mas mesmo assim zeramos o módulo e colocamos as configurações originais de fábrica.
Melhorou uns 10%, mas mesmo assim não é 100%.
Voltei lá e discute aqui, olha ali... e bem, ele me disse que VÁRIOS carros 1.4 econoflex apresentaram um problema no corpo de borboleta do acelerador. Mas, não troca-se de cara pois é bastante cara (cerca de R$580,00 original). Como eu havia tentado várias coisas, partimos para essa solução.... bem cara por sinal... mas fácil de ser trocada.
Feita a troca... o carro está 110%. Não deu mais problemas. Ele me disse que, como o acelerador é eletrônico, além de mais sensível a defeitos (no caso da borboleta), existe uma defeito de fábrica neste carro. Agora o defeito não é na parte "metálica" da peça, mas existe um tal de "dente" que quebra ou desgasta, o que tira a linearidade da aceleração, causando "gaps" (buracos) na aceleração.
Isso mesmo !!! O duro é que na concessionária ninguém nos conta isso. Esperam você sair da garantia e ir atrás da peça.
Enfim. Tomara que eu não precise trocá-la novamente daqui mais 20.000km.
Jean
Foto da peça.
[url=http://www.postimage.org/][img]http://www.postimage.org/gxwSWOJ.jpg[/img][/url]
Corsa engasgando/morrendo
- jeb
- :: Wind ::
- Mensagens: 7
- Registrado em: Sexta-feira 03 2009f Abril 2009 11:23:53 AM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Trepidação do Corsa 1.4 Econoflex - Resolvido
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- :: GSI ::
- Mensagens: 2415
- Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
- Localização: Vila Velha - ES
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Ola jean. Olha pode ser que eu esteja enganado, mas, pela sua descricao, esses gaps na aceleracao e falha do sensor da borboleta - TPS.
Esse sensor nada mais e que um resistor variavel ou potenciometro acoplado no eixo da borboleta, que, ao ser acionado manda tensoes variaveis para a central ECU.
Naturalmente, quando acontece essas falhas Gaps, a pista de carvao do sensor esta com desgaste e causa falhas. Esse dente citado pelo mecanico e a pista de carvao danificada ou falhas.
Mas, com esses corpos da borboleta com tudo acoplado (valvula de marcha lenta - IAC e sensor da borboleta - TPS), como o do seu caso, pode ser que so trocando mesmo.
De repente essa peca possa ter recuperacao, heim!
Esse sensor nada mais e que um resistor variavel ou potenciometro acoplado no eixo da borboleta, que, ao ser acionado manda tensoes variaveis para a central ECU.
Naturalmente, quando acontece essas falhas Gaps, a pista de carvao do sensor esta com desgaste e causa falhas. Esse dente citado pelo mecanico e a pista de carvao danificada ou falhas.
Mas, com esses corpos da borboleta com tudo acoplado (valvula de marcha lenta - IAC e sensor da borboleta - TPS), como o do seu caso, pode ser que so trocando mesmo.
De repente essa peca possa ter recuperacao, heim!
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
- jeb
- :: Wind ::
- Mensagens: 7
- Registrado em: Sexta-feira 03 2009f Abril 2009 11:23:53 AM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
De fato. Você descreu melhor do que meu mecânico. Eu já vi esta peça recondicionada no mercado livre. Mas sabe como é, o carro é novo, não quero arriscar.
A peça está guardada, e também acredito que tenha recuperação. Mas, não tenho muito tempo para esperar. E como dizem, tempo é dinheiro.
Realmente o problema foi resolvido. O carro está perfeito. Hoje por exemplo, os termômetros marcam 15 graus. Liguei hoje de manhã e certinho. Nada, nem engasgos, nem aceleração oscilando.
Claro que esta foi a solução no meu carro, e não necessariamente seja a mesma para outros.
[]
Jean
A peça está guardada, e também acredito que tenha recuperação. Mas, não tenho muito tempo para esperar. E como dizem, tempo é dinheiro.
Realmente o problema foi resolvido. O carro está perfeito. Hoje por exemplo, os termômetros marcam 15 graus. Liguei hoje de manhã e certinho. Nada, nem engasgos, nem aceleração oscilando.
Claro que esta foi a solução no meu carro, e não necessariamente seja a mesma para outros.
[]
Jean
- jeb
- :: Wind ::
- Mensagens: 7
- Registrado em: Sexta-feira 03 2009f Abril 2009 11:23:53 AM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Alcineu.
Percebi também que o carro ficou com uma performance melhor no ar, ou seja, antes ligava o ar e influenciava na aceleração e na oscilação.
Agora voltei a ficar feliz com o carro, embora antes eu gostasse mais do acelerador via cabo do meu Classic.
ps: Conheço Vila Velha-Vitória, é uma cidade grande e bonita, principalmente aquela igreja que fica no alto da cidade (não lembro o nome) !!!
[]
Jean
Percebi também que o carro ficou com uma performance melhor no ar, ou seja, antes ligava o ar e influenciava na aceleração e na oscilação.
Agora voltei a ficar feliz com o carro, embora antes eu gostasse mais do acelerador via cabo do meu Classic.
ps: Conheço Vila Velha-Vitória, é uma cidade grande e bonita, principalmente aquela igreja que fica no alto da cidade (não lembro o nome) !!!
[]
Jean
-
- :: GSI ::
- Mensagens: 2415
- Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
- Localização: Vila Velha - ES
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Ola jean.
Realmente, tempo é dinheiro da nem para pensar direito nessa hora.
Parabens ai pelo retorno da funcionalidade do possante.
Realmente é gratificante ver o possante voltar ao mormal. É só alegria.
Estive pesquisando esse problema dessa peça e ela é problematica mesmo, ou seja, tem vida curta. Salvo recuperação, claro.
Essa igreja no alto da cidade de Vitória é a Catedral Metropolitana.
Realmente, tempo é dinheiro da nem para pensar direito nessa hora.
Parabens ai pelo retorno da funcionalidade do possante.
Realmente é gratificante ver o possante voltar ao mormal. É só alegria.
Estive pesquisando esse problema dessa peça e ela é problematica mesmo, ou seja, tem vida curta. Salvo recuperação, claro.
Essa igreja no alto da cidade de Vitória é a Catedral Metropolitana.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 3 Respostas
- 2341 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 4 Respostas
- 1481 Exibições
-
Última mensagem por williamdsd
-
- 1 Respostas
- 1387 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 2 Respostas
- 18509 Exibições
-
Última mensagem por Edwarfilho
-
- 6 Respostas
- 2094 Exibições
-
Última mensagem por EdgarSantos
-
- 1 Respostas
- 833 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 3 Respostas
- 968 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 2 Respostas
- 2244 Exibições
-
Última mensagem por Gabriel Lasneau
-
- 7 Respostas
- 2503 Exibições
-
Última mensagem por thiagohsm25
-
- 12 Respostas
- 3627 Exibições
-
Última mensagem por Guilherme1