[DÚVIDA] - Correias novas "cantando" muito! O q fazer?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

re

Mensagem por alcineu »

é fds...mal de GM, ta loco...já vi caso de ter que trocar as duas polias, não de algum GM, mas, outra marca...alguem já teve que trocar as polias para eliminar esse ruido?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


micheski
:: Super ::
Mensagens: 53
Registrado em: Segunda-feira 05 2007f Fevereiro 2007 03:29:21 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por micheski »

pode trocar o esticador que ele ta c/ problema...
vc vai ver como vai parar o barulho
Rafael Micheski
corsa gl 1.6 4p


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

é fácil distinguir de onde vem o ruido schec shec, tipo, se passar vela/grafite nos dentes da correia e parar é dela ou alguma polia do comando, vira brequim ou da bomba dagua.
Se for um ruido metálico constante, pode ser bomba dagua ou o esticadir, como se estivese com areia chiando, como o rolamento da embreagem...todas a s opinióes são válidas...tambem ando a cata de uma solução...ai fico lembrando do motor do UNO, que silencio...mas o interessante é que no meu antes de trocar a correia, não tinha nada diiso....o duvida cruel...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


José Augusto [Guto]
:: Piquet ::
Mensagens: 302
Registrado em: Sexta-feira 05 2007f Janeiro 2007 01:51:41 PM
Localização: Americana - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Augusto [Guto] »

engracado
pois qdo comprei o carro
tive q mandar fazer o alternador, tava chiando, teh ae sem problemas
ae pa tira a cisma da kbca, mandei troca a correia dentada tbm
td certinho, sem erro, ae entao eu comecei a escutar esse ruido
ae eu pergunto : sera q o barulho vem da correia do alternador, que nao eh nova
ou sera q vem da correia dentada, q eh nova, ou pd ser bomba d'agua ou otra coisa ?

mas uma vez digo : o barulho soh aparece qdo acelero o carro, marcha lenta nao se escuta nada

Abraços


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

ola gutoblame! No meu caso o chiado se percebe mais em Marcha Lenta. O ruido fica alternado. Para voce ter certeza se o chiado é da correia dentada, borrife pó de grafite nos dentes dela. Se parar, é ela.

Agora, como voce citou que o barulho soh aparece qdo acelera o carro, tem que checar melhor....
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Rodrigo Coimbra
:: Millennium ::
Mensagens: 161
Registrado em: Quarta-feira 16 2006f Agosto 2006 06:40:15 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo Coimbra »

O interesante é que o barulho da minha não é aquele snek snek snek, é como se fosse um assobio constante que aumenta com a rotação da correia, mas do dia que eu troquei pra ca eu ja notei que o barulho diminuiu um pouco, não sei se meus ouvidos ja se acostumaram ou diminuiu mesmo, vou esperar mais um pouco, se não parar eu troco o esticador...
abraço a todos....
" Loucuras são feitas quando o limite ja não é mais o suficiente para vencer "
Ayrton Senna


José Augusto [Guto]
:: Piquet ::
Mensagens: 302
Registrado em: Sexta-feira 05 2007f Janeiro 2007 01:51:41 PM
Localização: Americana - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Augusto [Guto] »

entao galeraaa
eu passei a parafina (vela) na correia com o carro ligado - correia do alternador

qdo comecei a passar fiko um barulho mais fino ainda, pensei, F****
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ae continuei, passei na lateral, e diminuiu consideravelmente
soh nao consegui passa na lateral da correia q fika pa dentro, perto do motor, pois nao tem como colocar a mao ali, nem dexar a vela na posicao correta pa encosta

sera q a correia estah velha ? ou digamos q qdo o eletricista estava fazeno manutencao no alternador, ele tenha derrubado, ou passado a mao ou algo com um produto na polia, q ocasiona esse ruido xato ?


Abraços


Cabiludo
:: Piquet ::
Mensagens: 271
Registrado em: Sábado 06 2007f Janeiro 2007 11:53:44 AM
Localização: Colorado - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cabiludo »

Dae Rodrigo Coimbra, Seu problema foi exatamente igual ao meu. Tanto na Lenta qto acelerando.

dá uma olhada nesse tópico aki,,, é o mesmo assunto!
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... ht=correia
Wind 1.0


GennerPriaro
:: GLS ::
Mensagens: 1989
Registrado em: Terça-feira 28 2006f Novembro 2006 03:41:12 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GennerPriaro »

Opa o caso do Guto Blame - é o mesmo que o meu - depois da troca da correia do alternador ela fica assobiando quando eu aumento a rotação - (quando acelero).

São dois os motivos -

Primeiro - a correia "cede" com o tempo o que provoca uma folga na mesma....

O segundo é que ela quando nova não está acomodada como a antiga na polia - tendo que "gastar" o metal para deixar de assobiar....


ASouzaA
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 19 2022f Janeiro 2022 05:50:59 PM
Localização: Boituva - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI MILLENIUM 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por ASouzaA »

Rodrigo Coimbra escreveu: Quarta-feira 15 2007f Agosto 2007 11:24:58 AM Fala galera do CC eu estou com um baita problema, quer dizer, pelo menos nunca passei por isso. Segunda feira (13/08/2007) parei o carro para trocar as correias porque eu tinha percebido que uma delas ja estava muito gasta, pois bem, meu carro é corsa 97 1.0 mpfi com ar adaptado.
Após trocar as correias quando viramos o carro as correias começaram a cantar, um barulho parecido com um assovio, como se elas tivessem encostando uma na outra ( mas não estão ) então o mecânico disse que poderia ser os rolamentos do alternador, pronto, fui lá e coloquei dois novinhos da SKF, e o baruilho continuou, resumindo, fiquei segunda e terça o dia todo la e não conseguimos estamcar o barulho, ai levei o carro no meu mecânico de origem, é um coroa aposentado que era chefe da mecânica da GM, ele me disse que ar cond. instalado é uma m... só da problema e que esse barulho iria passar com o tempo porque as correias vão ceder um pouco.
Só que eu ja estou mto nervoso com isso ja pensei até em vender o carro, se alguém ja estiver passado por isso por favor me de uma dica urgente, ja passei lubrificante pra correias , e quando eu passo vela o barulho para mas logo depois volta...
Por gentileza quem ja tiver passdo por isso com corsa com ar cond. instalado me ajude;...

abraços a todos...
___________________

Sou novo aqui no CC, e estava incomodado com esse barulho relatado em vários tópicos que já vi.

Estou com meu corsa 2001 1.0 Millenium faz uns 7 anos, e sempre ouvi esse assobio que tanto na lenta como em qualquer rotação ele é irritante!

Mês passado fiz uma viagem de alta km, o carro está em dia, mas nunca havia feito manutenção no alternador, que ainda estava carregando.

Por precaução fui até o auto elétrico, e quando foi aberto o alternador, quase não havia escova e "pista" do rotor, ou seja, eu ficaria na mão.. Aí troquei rotor, regulador, rolamentos, e Correia tbm, pq sabe lá quando foi a última troca... Pois bem, o assobio continuou, aliás ficou até pior!

Fui viajar, voltei (2000km), tudo normal, mas o maldito assobio continuou ali... Voltei no auto elétrico e eles disseram que TODO CORSA TEM ESSE ASSOBIO...

Como sou um pouco "mexânico" não engoli, e fui embora pra casa. Chegando em casa tive a ideia de comprar uma Correia em V lisa A36 (ou 35), aquelas industriais.

Acreditem se quiser... O barulho sumiu!
O problema é que os próprios dentes da Correia causam atrito na polia (que é em V liso, sem estrias).

Caso alguém queira fazer o teste também, acredito que, se não todos, mas a maioria vai resolver!
Se puderem dar feedback depois da troca, vai ser bom pra termos certeza!

Como não gosto de fazer vídeos, se quiserem, façam aí um vídeo de "antes e depois" e postem aqui o link!
Tenho certeza que também vai contribuir bastante!

Forte abraço!

Alex Souza Eletricista.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”