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alcineu
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Mensagempor alcineu » Sexta-feira 10th 2007f Agosto 2007 11:05:52 PM

Modelos flexíveis devem usar só um combustível


Os carros bicombustíveis devem rodar apenas com um combustível. Segundo mecânicos ouvidos, os flexíveis que usam só álcool ou só gasolina têm menos problemas que os abastecidos com a mistura. Lançado há dois anos, o sistema é usado por seis montadoras e representa 32,8% do mercado. Os carros estão se adaptando a como cada motorista dirige e às misturas de combustíveis. Já o consumidor ainda não sabe como evitar gastos prematuros com peças.
A antecipação da troca do filtro de combustível é o fato mais comum. Para fugir das conseqüências que um filtro entupido pode acarretar, como a queima da bomba de combustível, a Volkswagen, por exemplo, baixou a troca de 15.000 km para 10.000 km. “É uma questão de marketing. Uma fábrica não pode indicar a troca a cada 5.000 km se a concorrente fala em 20.000 km. O uso define a quilometragem ideal”, diz o mecânico Rafael Carmine Cecere.
Para o preparador de motores Gilberto Perrella, o grave é que as fábricas não avisam que o carro com os dois combustíveis não pode ficar parado mais de quatro dias, já que a mistura se separa. “O álcool é hidratado, e a mistura tende a se separar. Quando se dá partida, a água sai primeiro.” Engordurada, a água entope os filtros, obstrui os bicos injetores e deixa “maluco” o módulo que lê o combustível.
CUSTO

A diferença de preço dos combustíveis tira qualquer dúvida: o motorista enche o tanque com “cana-de-açúcar”, principalmente em Maceió. O álcool custa nos postos mais em conta R$ 1,49; a gasolina, R$ 2,55. Márcio Ferreira diz que é preciso cautela. “Vários postos compram diretamente do usineiro com o pó do bagaço da cana.” Trata-se de um pó fino, parecido com talco, que impregna o pré-filtro da bomba de combustível e o próprio filtro.

Mecânicos indica, a trocar o filtro a cada 5.000 km, em especial no uso de álcool. A obstrução é prematura, e, para evitar formar borra, recomenda-se um tanque de gasolina a cada 5.000 km rodados com álcool. Quando a gasolina acabar, volte para o álcool. A borra tende a diluir e o filtro dura mais.

CONSUMO

Além disso, o álcool consome mais -- e essa é outra reclamação comum. A historiadora Joelza Rodrigues não aceita o quanto seu Volkswagen Fox 1.6 “bebe”. Segundo seus cálculos, roda 6 km/l com álcool e 9,2 km/l com gasolina. Teste mostra que o Fox faz, na cidade, 7,5 km/l e 10,2 km/l, respectivamente.

O engenheiro Fábio Ribeiro Conceição tampouco está satisfeito com seu Fox. Na retirada da revenda, o veículo teve dificuldades para dar a partida. “Um funcionário justificou que é desaconselhável usar 100% de álcool.”

Conceição reclama de que o motor oscila em marcha lenta, além da dificuldade de partida em dias frios. “A desculpa da VW é que isso é característico do carro e que tenho de me acostumar”. O problema é que um carro flexível não consegue manter a média de um monocombustível. Para queimar os dois, as montadoras criaram uma taxa de combustão intermediária. Mas elas estão aprendendo: a Peugeot, a última a entrar no segmento, manteve o valor usado no motor a gasolina.

Outra orientação é fazer a limpeza dos bicos injetores a cada 15 mil quilômetros. “O respiro do motor arrasta óleo, contaminando o corpo da borboleta e o coletor de admissão.” Conseqüência: os cilindros falham, há perda de potência, e o motor hesita a dar partida quando frio.

Os injetores só receberam tratamento químico para suportar o álcool, mas oxidam por causa da água. As fábricas mantiveram o tratamento anticorrosivo nos injetores, mas a ponta deles fica exposta no duto de admissão.

Falsas promessas

Também é preciso cuidado com os produtos que prometem acabar com esses problemas. O administrador Nelson Garbujo usou um aditivo em seu Chevrolet Corsa 1.8. Depois de cerca 5 km, ouviu estouros e sentiu falhas na marcha lenta, o que travou as válvulas.

Marco Aurélio Froes, analista de assistência técnica da VW, admite que a troca do filtro de combustível e a limpeza dos bicos injetores devem ser feitas mais cedo. “Recomendo limpar os bicos duas vezes antes de 40.000 km”.

Antecipação

Segundo Marcelo Brandão, chefe da engenharia da Bosch, o filtro de combustível dos veículos abastecidos com álcool tem freqüência de manutenção antecipada, principalmente quando o combustível é adulterado.

Ronaldo Berg, gerente de relações com clientes da General Motors, reconhece que os compradores de bicombustíveis não são corretamente instruídos. “Muitos nem sabem que precisam colocar gasolina no depósito de partida a frio”, comenta.

Ele afirma que dificilmente a separação do combustível causa problemas no carro, já que sai primeiro o que estiver acumulado no duto de combustível do motor.



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Mensagempor alcineu » Sexta-feira 10th 2007f Agosto 2007 11:07:10 PM



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Mensagempor A Marcos » Sexta-feira 10th 2007f Agosto 2007 11:31:55 PM

hmmm.... não concordo com tudo que tá ae não....
tu disse alcool de maceio vem com po
mas acho que em sampa nao tem disso nao
e acho q alcool vai sujar menos o motor do que gasoline

bunes,,,, ando 99.9% no arco
carro com 7.500
ate agora, tudo ok





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Mensagempor rogdigue » Sábado 11th 2007f Agosto 2007 06:29:48 AM

Eu já substitiu o filtro do meu corsinha convertido pra alcool e o combustivel q tinha dentro dele deixei numa vasilha descoberta, e no outro dia parece q tinha um pó nele que se separou do líquido fazendo um tipo de uma névoa na vasilha.

Rogério.







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