Carburador está com falta/excesso?

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alcineu
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Carburador está com falta/excesso?

Mensagempor alcineu » Sexta-feira 10th 2007f Agosto 2007 05:28:54 PM

Como descobrir se seu carburado está com falta/excesso

Pessoal nesses 2 anos e pouco que tenho meu carro aspirado já passei por MUITOS quebra-cabeça para resolver
problemas de acerto no meu carro. Nesse tópico eu queria mostrar como fazer para saber se o carro carburado
está com excesso ou falta de combustível (relação estequiométrica) e até +- em que faixas de rotações...
Isto que vou descrever abaixo foram todas situações que aconteceram COMIGO, não posso garantir que sirva para
todo mundo nem que seja exatamente do mesmo modo que eu descreverei mas pelo menos pro meu AP 1.8 Aspro aconteceu
isso!
Aproveitem!!

Bom primeiro vou abordar a FALTA de combustível. Se o seu carro apresentar um ou vários dos aspéctos abaixo
ele provavelmente estará com falta de combustível:

1 - Ao ligar o carro de manhã cedo com o afogador puxado e rotação alta vc dá umas 'bombadas' no acelerador e o carro parece que 'afoga' (o giro não sobe). A medida que o carro esquenta essa afogada dele diminui.
Em casos extremos o carro morrerá mesmo com o afogador puxado se vc não ficar acelerando (e geralmente bastante!)
2 - Com o carro quente engate uma terceira marcha a 40Km/h em um lugar plano e pise no fundo! Espere ele chegar até 60Km/h. Nessa hora coloque o carro no ponto morto e NÃO pise no acelerador. Se o carro morrer tem uma falta grande de combustível, se o carro ficar morre-não-morre está bom, se não morrer está bom também porém com ligeiro excesso (mas claro NUNCA é possível uma regulagem 100% pra TUDO num carburador...)
3 - Você está andando 'na boa' com seu carro, está na segunda marcha, passa a terceira solta a empreagem e pisa no acelerador para ir ligeiramente mais rápido. Nessa hora o carro não acelera mas sim fica 'se amarrando' por 1 ou 2 segundos e então continua a acelerar.
4 - Coloque uma terceira, e acelere até uns 90Km/h e solte o pé do acelerador deixando a terceira engatada. Se você ouvir estouros no escapamento o carro estará com falta.
5 - Acelere o carro em uma terceira até 90Km/h, vá soltando o acelerador até a velocidade não subir nem descer abaixo de 90Km/h então pise no fundo de uma vez só - se o carro se amarrar por 1 ou 2 segundos (o que eu chamo de Aspro lag hehehheheh) então está com falta.

Agora os sintomas de excesso de combustível

1 - O carro a álcool liga bem fácil de manhã cedo.
2 - Você está subindo um morro alto na terceira, conforme vai subindo vai tendo que pôr o pé no acelerador para o carro continuar subindo, ao chegar bem em cima do morro vc tira bastante o pé do acelerador para continuar indo na mesma velocidade. Se nesta hora o carro der alguns pequenos 'soquinhos' está com excesso.
3 - Se for difícil andar em baixa rotação e seu comando não é assim TÃO forte (tipo 49G ou um de 272 ou 276 graus) é sinal de excesso. Exemplo: Você está em uma terceira a 40Km/h e pisa bem devagar no acelerador para ir indo lentamente mais rápido se nessa hora o carro dar socos como se quisesse dizer 'vamo mais rápido!!' é excesso. Se vc pensa 'tô andando na boa e vou botar uma segunda agora pq não quero botar o pé no acelerador na terceira pra não sentir os socos' vc tem um BOM problema de excesso.
4 - Essa é clássica: Você freia para passar uma lombada, passa ela, puxa uma segunda e sai NA BOA. Se o carro ficar 'brabo' (soqueando rapidamente e forte) querendo que vc pise mais pra andar mais e quando vc pisa e o giro sobre um pouco isso desaparece também é excesso.
5 - Acelere o carro na terceira até um bom giro (uns 4500, 5000 tá bom) e tire o pé derrepente do acelerador. Se o carro 'freiar' até parecendo como se alguém segurasse o carro então vc tem um GRANDE excesso.
6 - Velocidade máxima baixa! Se vc tem uma boa preparação o carro é um foguetinho pra acelerar mas não passa de 160 vc tem um GRANDE excesso de 2o estágio ou econostado (ou ambos!). Quanto mais diminuir a giclagem mais vai andar de final porém com uma ligeirinha demora no 0 a 80Km/h mas vale MUITO a pena - a menos que vc dispute provas de arrancada em pista de 50 metros

Para resolver o problema de falta é necessário apenas ir aumentando a giclagem do primeiro estágio. Quanto ao excesso comece diminuindo o primeiro estágio. Nota: Se você tem sonda lambda tente deixar o primeiro estágio ligeiramente pobre. Com isto caso vc viaje para fora na estrada direto na 5a a mistura ficará abaixo de 100mv e vc terá um ótimo consumo (cheguei a fazer 9.2Km/l algumas vezes e raramente abaixo de 8,5Km/l assim ;))

fabianok
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