Que Óleo Lubrificante usar no Motor OHC 1.0 8v ?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Trancado
Charonga
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 25 2007f Julho 2007 08:23:38 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Que Óleo Lubrificante usar no Motor OHC 1.0 8v ?

Mensagem por Charonga »

Em todos os meus carros sempre usei óleo mineral Lubrax SJ 20W50 (troca com 4.000 sempre trocando o filtro) e nunca tive problemas, sem falar que os motores estavam sempre limpos (sem borra) e nunca baixaram o nível de óleo. Tive que fazer o motor completo Corsa 00/01 1.0 8v, motor OHC (válvual termóstatica travou e o motor aqueceu) alguém teria outro óleo para recomendar ? qual a vantagem em relação ao que uso atualmente ?


Eduloner
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Fevereiro 2007 09:57:31 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eduloner »

Bom dia Charonga,

Suponho que vc tenha feito o motor inteiro do seu carro e o mesmo agora está novinho, primeiramente aconselho um óleo API SL (mais moderno).

Quanto a viscosidade vc pode seguir o indicado pelo fabricante 15w40, 20w50. Na minha umilde opnião o 15w40 seria o ideal neste momento.


silvaldb
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 13 2009f Outubro 2009 11:45:42 AM
Localização: Santos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por silvaldb »

Gozado.
Meu Corsa 2007 1.0 Maxx com Ar,Dh, Ve e Te e Rack originais de fábrica, comprei Zero e fazia um consumo de 7 a 7,5 na cidade e na estrada 1ª viagem chegou a fazer 16 Km/l não passando de 90 Km - tudo isso com o óleo e fábrica que é o 5W 30.
Na 1ª troca na concessionária colocaram o 20W 50 e na próxima troca também e na 3ª também permaneceu esse 20W 50.
Achei o carro preso, gastão no consumo e com barulhos com o motor frio e as vezes não pegava de 1ª.
Lógico que na 4ª troca que foi em Abril deste ano 2009 resolvi desobedecer o manual da GM que insiste em não recomendar óleos 100% sintéticos nem para os carro top de linha da GM.
Coloquei um 100% sintético Lubrax 5W 40.
Cheguei nessa especificação por dedução com um engenheiro mecânico que tem uma empresa de autopeças e de troca de óleo.
Ele tinha outras marcas com a especificação 100% sintético com 10W 40 15W 40 e 20W 50.Porém se a própria GM usa o 5W e no próximo índice ele tem um maior ponto de ebulição em 40 e não 30 recomendado pela GM, essa especificação estaria até melhor dimensionada do que a da montadora, inclusive por ser 100% sintético.
Conclusão: troquei filtros de combustível e de óleo e coloquei esse BR 5W 40.
1- o Carro ficou mais solto e mais rápido nas acelerações e retomadas
2- ficou muito mais econômico chegou a fazer na estrada logo após a troca 18,0 Km/l a 100 Km/l
3- Não falhou nunca pela manhã por pior que fosse o frio
4- a média da cidade também foi excelente com ar 7 a 9 Km/l sem ar 8 a 10 Km/l.
5- Nenhum barulho embora antes também não houvesse.
Pergunto: será que estou errado ou a Gm força a barra para dar manutenção dos motores e até passaram a incluir sistematicamente nas revisões a limpeza do motor com produtos específicos para isso.
Vou agora, fazer a 5ª troca pois faço de 6 em 6 meses por usar o carro em maior parte na cidade.
Existem algum fator técnico que diga se estou errado se os fatos comprovaram a melhoria num todo do conjunto motor-economia-rendimento?
Existe algum melhor que o Lubrax para meu Corsa Hatch Maxx 1.0 07/07?
Grato,
Paz e Luz,
Ney
Corsa Maxx 1.0 2007


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

bloqueando, assunto muito discutido e temos um topico dentro de materias tecnicas aki dentro de motor e preparacao mesmo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”