Bom dia pessoal !
Acabei de me cadastrar no site, pois vi que tem muita informação importante e as pessoas se ajudam aqui. Estou com um problema sério no meu corsa 1.6 16V MPFI, há mais de seis meses venho lutando para resolvê-lo e a única coisa que consegui foi gastar muito dinheiro e passar raiva com alguns mecânicos trocadores de peças. Preciso da ajuda de vocês, por favor ! Bom, aí vai:
Sintomas: o carro engasga em baixa rotação (como se fosse carro à álcool frio), não tem potência, parece que estou pisando no freio; se eu acelerar com tudo ele engasga mais ainda, parece que está só com três cilindros, fica dando trancos; quando ele começa a engasgar, eu tiro um pouco o pé do acelerador e ele retoma e afirma um pouco, parece que vai deslanchar, mas é só enquanto eu não acelerar, depois disso volta a engasgar. Percebi tb que isso ocorre até mais ou menos 2300 RPM e se eu for acelerando devagar até uns 3000RPM aí ele afirma um pouco e ganha mais potêcia, mas mesmo assim não era como antes (não fica 100%). Outra coisa, nesses dias frios (até 18º) pela manhã ele funciona bem, quase sem defeito algum e fica um canhão, já quando esquenta fica uma droga, dá vontade de abandonar o carro na rua e ir a pé !!! Além disso, meu carro funciona perfeitamente com GNV, parece mágica quando saio da gasolina, vira um canhão. Outra coisa, a marcha em gasolina está irregular, o motor fica instável, trepidando.
Pessoal, os mecânicos já verificaram tudo isso:
- trocaram velas e cabos de vela
- injeção eletrônica foi mapeada, não apresentou nenhum problema.
- checaram pressão da bomba de combustível - ok
- limparam o TBI
- o motor está no ponto, pois na troca da correia dentada isso foi checado
- só uso gasolina aditivada, BR
A única irregularidade detectada foi com relação ao bico de injeção. Foi feita a limpeza e apenas um dos bicos não está com a vazão total, está com 90%. Aí o mecânico falou que eu tinha que trocar o bico (depois de ter feito isso tudo que contei), só que o lugar mais barato que achei foi 250 pilas, e demora um mês para a peça chegar. Além disso estou cansado de ficar trocando peça, para ser mecênico assim é fácil !
Agora pensem comigo: se o problema fosse relamente no bico de injeção, o carro ficaria ruim TODOS os dias, tanto faz de estivesse frio ou quente, não acham ??
Não sei mais o que fazer, o que pode ser ? me ajudem por favor .
Obrigado !
Cássio.
[DÚVIDA] - CORSA 1.6 16V - PQ ENGASGA EM BAIXA ROTAÇÃO?
-
- :: GSI ::
- Mensagens: 2282
- Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
- Localização: Farroupilha - RS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Seja bem-vindo ao clube!!!!!
Verifica mais dois itens:
> Bobina
> Algum componente do kit gás interferindo no funcionamento do motor quando o mesmo está funcionando com gasolina.
Só para lembrar, hoje em dia, marca de combustível não é garantia de qualidade!
abraços e boa sorte na solução do problema
P.S.: Não esquece de postar a solução do mesmo em questão!
Verifica mais dois itens:
> Bobina
> Algum componente do kit gás interferindo no funcionamento do motor quando o mesmo está funcionando com gasolina.
Só para lembrar, hoje em dia, marca de combustível não é garantia de qualidade!
abraços e boa sorte na solução do problema
P.S.: Não esquece de postar a solução do mesmo em questão!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!
Km atualizada!
Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!
Km atualizada!
Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com
-
- :: Rodeio ::
- Mensagens: 788
- Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:11:14 AM
- Localização: Feira de Santana - BA
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Rpz... faz um reset na central, pega a bateria tira o polo positivo e liga os 2 fios no negativo da bateria por 10 segundos, assim ficará zerada todos os ci da placa da central, dai será zerado todos os sistemas auto-adaptativo, depois liga e veja se melhora.
Se não melhorar vc volta aqui que agente te da outras dicas.
PS: daki a pouco vem alguem e bloqueia teu tópico.
Se não melhorar vc volta aqui que agente te da outras dicas.
PS: daki a pouco vem alguem e bloqueia teu tópico.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 30
- Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 10:43:38 AM
- Localização: Belo Horizonte - MG
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
cara, o meu carro(1.6 16v)apresenta sintomas parecidos, ele engasga em baixa rotacao, por volta de 1700-2200 giros e acima disso fica normal, ja troquei cabos de vela, vela, limpei tbi, verifiquei o ponto, limpei bicos, limpei EGR, troquei de posto de gasolina, de mecanico e nada, ta assim a mais de 1 ano, so me falta verificar a bobina e o sensor de rotacao. o pior e que de uns tempos pra ca comecou a acender a luz da injecao com um codigo que ninguem sabe identificar pois e de 4 digitos e diferente dos outros corsas... e quando a luz acende e eu desligo o carro ele nao pega mais enquanto nao esfriar o motor...
Sedan GLS 1.6 16v
-
- :: Sport ::
- Mensagens: 1010
- Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 2002
Cara, procura uma autorizada. Se vc já foi a tudo que é mecânico e ninguém resolve, resta ir na autorizada. É mais caro e a gente foge ao máximo delas, mas tem vezes que a experiência e treinamento que eles tem fazem diferença.
Caso vc não consiga uma dica que resolva, te sugiro procurar uma autorizada.
Caso vc não consiga uma dica que resolva, te sugiro procurar uma autorizada.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 30
- Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 10:43:38 AM
- Localização: Belo Horizonte - MG
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
pessoal, ontem fui ao mecanico e pedi pra passar o scaner no veiculo pois o codigo de erro que sempre dava era 1405 e ninguem sabia me informar o que era. quando colocou o scaner acusou a EGR, nos testes de variacao do scaner a EGR nao variava, ela deve estar travada aberta pois meu carro apresenta sintomas parecidos aos relatados pelo cassiomt contudo com bem menos intensidade. cassiomt, faca o teste do codigo lampejante e veja o resultado parece q o seu sintoma e o mesmo.
Sedan GLS 1.6 16v
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 45
- Registrado em: Terça-feira 15 2004f Junho 2004 03:27:15 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Brother, isso aconteceu comigo também, quer um conselho: troque a bomba de combustível, pois a minha estava zuada, e mesmo assim marcava pressão normal na ignição, poirém quando começava a andar, ela não mantinha a pressão constante, ai o carro engasga, falah e perde potência.
Abraço
Abraço
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 6
- Registrado em: Domingo 01 2007f Julho 2007 11:46:07 AM
- Localização: São José dos Campos - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Pessoal, desculpem a demora em responder, mas eu estava com a internet zuada e depois fui a um "especialista" em injeção para testar as dicas dos camaradas. Obrigado pelas dicas.
Fiz mais alguns testes que o Gabriel sugeriu, mas ainda nada:
- medi bobina - perfeita
- dei uma geral nos componentes do GNV, tudo beleza - ainda assim desliguei o sistema (puxando o cabo atrás da chave seletora) mas o problema continuou.
Olhando o post do Trevor, pedi para verificar a EGR, o cara passou o aparelho e acusou que ela está funcionando perfeitamente (UFA !!!), porém nesse mesmo teste ele pegou uma falha em um sensor de temperatura. Ele zerou a memória da ECU e perguntou se a luz da injeção estava acendendo, eu respondi que muito raramente, quando o mudo do GNV para a GAS (na estrada). Me explicou o sensor pode ter falhado e "sujou" a memória da ECU, que passou a enviar comandos para o sistema de combustível trabalhar com valores "padrão" para a temperatura, o que pode explicar o comportamento diferente do carro conforme a temperatura do dia. Sai com o carro da oficina que parecia um foguete, ficou bala ! mas minha alegria só durou dois dias, pois o carro voltou a falhar. Foi estranho, pois a luz da injeção acendeu e apagou logo, quando mudei de combustível, mas o carro comtinuou bom na gasolina e só voltou a falhar no dia seguinte.
Outra coisa: verifiquei a bomba de comb. e está perfeita
Continuo acentando sugestões, ajudem !!
Cássio.
Fiz mais alguns testes que o Gabriel sugeriu, mas ainda nada:
- medi bobina - perfeita
- dei uma geral nos componentes do GNV, tudo beleza - ainda assim desliguei o sistema (puxando o cabo atrás da chave seletora) mas o problema continuou.
Olhando o post do Trevor, pedi para verificar a EGR, o cara passou o aparelho e acusou que ela está funcionando perfeitamente (UFA !!!), porém nesse mesmo teste ele pegou uma falha em um sensor de temperatura. Ele zerou a memória da ECU e perguntou se a luz da injeção estava acendendo, eu respondi que muito raramente, quando o mudo do GNV para a GAS (na estrada). Me explicou o sensor pode ter falhado e "sujou" a memória da ECU, que passou a enviar comandos para o sistema de combustível trabalhar com valores "padrão" para a temperatura, o que pode explicar o comportamento diferente do carro conforme a temperatura do dia. Sai com o carro da oficina que parecia um foguete, ficou bala ! mas minha alegria só durou dois dias, pois o carro voltou a falhar. Foi estranho, pois a luz da injeção acendeu e apagou logo, quando mudei de combustível, mas o carro comtinuou bom na gasolina e só voltou a falhar no dia seguinte.
Outra coisa: verifiquei a bomba de comb. e está perfeita
Continuo acentando sugestões, ajudem !!
Cássio.
-
- :: Rodeio ::
- Mensagens: 788
- Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:11:14 AM
- Localização: Feira de Santana - BA
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Cara eu te avisei para fazer o reset de central, dai o carro voltou ao normal e depois de uns dias ficou ruim de novo... isso eh sinonimo de que o sensor esta sujo ou com defeito.cassiomt escreveu:Pessoal, desculpem a demora em responder, mas eu estava com a internet zuada e depois fui a um "especialista" em injeção para testar as dicas dos camaradas. Obrigado pelas dicas.
Fiz mais alguns testes que o Gabriel sugeriu, mas ainda nada:
- medi bobina - perfeita
- dei uma geral nos componentes do GNV, tudo beleza - ainda assim desliguei o sistema (puxando o cabo atrás da chave seletora) mas o problema continuou.
Olhando o post do Trevor, pedi para verificar a EGR, o cara passou o aparelho e acusou que ela está funcionando perfeitamente (UFA !!!), porém nesse mesmo teste ele pegou uma falha em um sensor de temperatura. Ele zerou a memória da ECU e perguntou se a luz da injeção estava acendendo, eu respondi que muito raramente, quando o mudo do GNV para a GAS (na estrada). Me explicou o sensor pode ter falhado e "sujou" a memória da ECU, que passou a enviar comandos para o sistema de combustível trabalhar com valores "padrão" para a temperatura, o que pode explicar o comportamento diferente do carro conforme a temperatura do dia. Sai com o carro da oficina que parecia um foguete, ficou bala ! mas minha alegria só durou dois dias, pois o carro voltou a falhar. Foi estranho, pois a luz da injeção acendeu e apagou logo, quando mudei de combustível, mas o carro comtinuou bom na gasolina e só voltou a falhar no dia seguinte.
Outra coisa: verifiquei a bomba de comb. e está perfeita
Continuo acentando sugestões, ajudem !!
Cássio.
Verifique o tal sensor.
Além do mais esse sensor não tem influencia nenhuma no GNV, pois a variação desse sensor apenas muda a quantidade de injeção. Já que no GNV na "injeção" do combustivel não tem nada haver com a central então o carro não falha no gnv.
ATENCIOSAMENTE, LEONARDO - FEIRA TUNING RACE CHIPS.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 6
- Registrado em: Domingo 01 2007f Julho 2007 11:46:07 AM
- Localização: São José dos Campos - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Pessoal, o meu problema está resolvido. Era a bomba de combustível, que o primeiro mecânico testou muito porcamente e não achou o problema. Levei em outro lá em Smapa e o cara detectou que a pressão da bomba estava em menos de 2 bar e quando acelerava caia mais ainda. O certo é 3 bar em marcha lente e quando acelere tem que responder com mais pressão ainda. Colocou uma nova e o carro agora tá um avião !
Obrigado pela ajuda !
Cássio
Obrigado pela ajuda !
Cássio
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 0 Respostas
- 1555 Exibições
-
Última mensagem por Jorge-Fiel
-
- 1 Respostas
- 634 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 3040 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 2 Respostas
- 648 Exibições
-
Última mensagem por Horácio
-
- 1 Respostas
- 973 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 8 Respostas
- 5193 Exibições
-
Última mensagem por caio1996
-
- 1 Respostas
- 11041 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 4244 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 1 Respostas
- 1721 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 2 Respostas
- 3727 Exibições
-
Última mensagem por Denilsonf87