[DÚVIDA] - CORSA 1.6 16V - PQ ENGASGA EM BAIXA ROTAÇÃO?

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cassiomt
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[DÚVIDA] - CORSA 1.6 16V - PQ ENGASGA EM BAIXA ROTAÇÃO?

Mensagem por cassiomt »

Bom dia pessoal !

Acabei de me cadastrar no site, pois vi que tem muita informação importante e as pessoas se ajudam aqui. Estou com um problema sério no meu corsa 1.6 16V MPFI, há mais de seis meses venho lutando para resolvê-lo e a única coisa que consegui foi gastar muito dinheiro e passar raiva com alguns mecânicos trocadores de peças. Preciso da ajuda de vocês, por favor ! Bom, aí vai:

Sintomas: o carro engasga em baixa rotação (como se fosse carro à álcool frio), não tem potência, parece que estou pisando no freio; se eu acelerar com tudo ele engasga mais ainda, parece que está só com três cilindros, fica dando trancos; quando ele começa a engasgar, eu tiro um pouco o pé do acelerador e ele retoma e afirma um pouco, parece que vai deslanchar, mas é só enquanto eu não acelerar, depois disso volta a engasgar. Percebi tb que isso ocorre até mais ou menos 2300 RPM e se eu for acelerando devagar até uns 3000RPM aí ele afirma um pouco e ganha mais potêcia, mas mesmo assim não era como antes (não fica 100%). Outra coisa, nesses dias frios (até 18º) pela manhã ele funciona bem, quase sem defeito algum e fica um canhão, já quando esquenta fica uma droga, dá vontade de abandonar o carro na rua e ir a pé !!! Além disso, meu carro funciona perfeitamente com GNV, parece mágica quando saio da gasolina, vira um canhão. Outra coisa, a marcha em gasolina está irregular, o motor fica instável, trepidando.

Pessoal, os mecânicos já verificaram tudo isso:
- trocaram velas e cabos de vela
- injeção eletrônica foi mapeada, não apresentou nenhum problema.
- checaram pressão da bomba de combustível - ok
- limparam o TBI
- o motor está no ponto, pois na troca da correia dentada isso foi checado
- só uso gasolina aditivada, BR

A única irregularidade detectada foi com relação ao bico de injeção. Foi feita a limpeza e apenas um dos bicos não está com a vazão total, está com 90%. Aí o mecânico falou que eu tinha que trocar o bico (depois de ter feito isso tudo que contei), só que o lugar mais barato que achei foi 250 pilas, e demora um mês para a peça chegar. Além disso estou cansado de ficar trocando peça, para ser mecênico assim é fácil !

Agora pensem comigo: se o problema fosse relamente no bico de injeção, o carro ficaria ruim TODOS os dias, tanto faz de estivesse frio ou quente, não acham ??

Não sei mais o que fazer, o que pode ser ? me ajudem por favor .

Obrigado !

Cássio.


Gabriel SW
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Mensagem por Gabriel SW »

Seja bem-vindo ao clube!!!!!

Verifica mais dois itens:
> Bobina
> Algum componente do kit gás interferindo no funcionamento do motor quando o mesmo está funcionando com gasolina.

Só para lembrar, hoje em dia, marca de combustível não é garantia de qualidade!

abraços e boa sorte na solução do problema

P.S.: Não esquece de postar a solução do mesmo em questão!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

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Leonardo Gonçalves Secco
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Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

Rpz... faz um reset na central, pega a bateria tira o polo positivo e liga os 2 fios no negativo da bateria por 10 segundos, assim ficará zerada todos os ci da placa da central, dai será zerado todos os sistemas auto-adaptativo, depois liga e veja se melhora.
Se não melhorar vc volta aqui que agente te da outras dicas.

PS: daki a pouco vem alguem e bloqueia teu tópico.


Trevor
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Mensagem por Trevor »

cara, o meu carro(1.6 16v)apresenta sintomas parecidos, ele engasga em baixa rotacao, por volta de 1700-2200 giros e acima disso fica normal, ja troquei cabos de vela, vela, limpei tbi, verifiquei o ponto, limpei bicos, limpei EGR, troquei de posto de gasolina, de mecanico e nada, ta assim a mais de 1 ano, so me falta verificar a bobina e o sensor de rotacao. o pior e que de uns tempos pra ca comecou a acender a luz da injecao com um codigo que ninguem sabe identificar pois e de 4 digitos e diferente dos outros corsas... e quando a luz acende e eu desligo o carro ele nao pega mais enquanto nao esfriar o motor...
Sedan GLS 1.6 16v


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Cara, procura uma autorizada. Se vc já foi a tudo que é mecânico e ninguém resolve, resta ir na autorizada. É mais caro e a gente foge ao máximo delas, mas tem vezes que a experiência e treinamento que eles tem fazem diferença.
Caso vc não consiga uma dica que resolva, te sugiro procurar uma autorizada.


Trevor
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Mensagem por Trevor »

pessoal, ontem fui ao mecanico e pedi pra passar o scaner no veiculo pois o codigo de erro que sempre dava era 1405 e ninguem sabia me informar o que era. quando colocou o scaner acusou a EGR, nos testes de variacao do scaner a EGR nao variava, ela deve estar travada aberta pois meu carro apresenta sintomas parecidos aos relatados pelo cassiomt contudo com bem menos intensidade. cassiomt, faca o teste do codigo lampejante e veja o resultado parece q o seu sintoma e o mesmo.
Sedan GLS 1.6 16v


Cleber Belmiro
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Mensagem por Cleber Belmiro »

Brother, isso aconteceu comigo também, quer um conselho: troque a bomba de combustível, pois a minha estava zuada, e mesmo assim marcava pressão normal na ignição, poirém quando começava a andar, ela não mantinha a pressão constante, ai o carro engasga, falah e perde potência.
Abraço


cassiomt
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Mensagem por cassiomt »

Pessoal, desculpem a demora em responder, mas eu estava com a internet zuada e depois fui a um "especialista" em injeção para testar as dicas dos camaradas. Obrigado pelas dicas.

Fiz mais alguns testes que o Gabriel sugeriu, mas ainda nada:
- medi bobina - perfeita
- dei uma geral nos componentes do GNV, tudo beleza - ainda assim desliguei o sistema (puxando o cabo atrás da chave seletora) mas o problema continuou.

Olhando o post do Trevor, pedi para verificar a EGR, o cara passou o aparelho e acusou que ela está funcionando perfeitamente (UFA !!!), porém nesse mesmo teste ele pegou uma falha em um sensor de temperatura. Ele zerou a memória da ECU e perguntou se a luz da injeção estava acendendo, eu respondi que muito raramente, quando o mudo do GNV para a GAS (na estrada). Me explicou o sensor pode ter falhado e "sujou" a memória da ECU, que passou a enviar comandos para o sistema de combustível trabalhar com valores "padrão" para a temperatura, o que pode explicar o comportamento diferente do carro conforme a temperatura do dia. Sai com o carro da oficina que parecia um foguete, ficou bala ! mas minha alegria só durou dois dias, pois o carro voltou a falhar. Foi estranho, pois a luz da injeção acendeu e apagou logo, quando mudei de combustível, mas o carro comtinuou bom na gasolina e só voltou a falhar no dia seguinte.

Outra coisa: verifiquei a bomba de comb. e está perfeita

Continuo acentando sugestões, ajudem !!

Cássio.


Leonardo Gonçalves Secco
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Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

cassiomt escreveu:Pessoal, desculpem a demora em responder, mas eu estava com a internet zuada e depois fui a um "especialista" em injeção para testar as dicas dos camaradas. Obrigado pelas dicas.

Fiz mais alguns testes que o Gabriel sugeriu, mas ainda nada:
- medi bobina - perfeita
- dei uma geral nos componentes do GNV, tudo beleza - ainda assim desliguei o sistema (puxando o cabo atrás da chave seletora) mas o problema continuou.

Olhando o post do Trevor, pedi para verificar a EGR, o cara passou o aparelho e acusou que ela está funcionando perfeitamente (UFA !!!), porém nesse mesmo teste ele pegou uma falha em um sensor de temperatura. Ele zerou a memória da ECU e perguntou se a luz da injeção estava acendendo, eu respondi que muito raramente, quando o mudo do GNV para a GAS (na estrada). Me explicou o sensor pode ter falhado e "sujou" a memória da ECU, que passou a enviar comandos para o sistema de combustível trabalhar com valores "padrão" para a temperatura, o que pode explicar o comportamento diferente do carro conforme a temperatura do dia. Sai com o carro da oficina que parecia um foguete, ficou bala ! mas minha alegria só durou dois dias, pois o carro voltou a falhar. Foi estranho, pois a luz da injeção acendeu e apagou logo, quando mudei de combustível, mas o carro comtinuou bom na gasolina e só voltou a falhar no dia seguinte.
Outra coisa: verifiquei a bomba de comb. e está perfeita
Continuo acentando sugestões, ajudem !!
Cássio.
Cara eu te avisei para fazer o reset de central, dai o carro voltou ao normal e depois de uns dias ficou ruim de novo... isso eh sinonimo de que o sensor esta sujo ou com defeito.
Verifique o tal sensor.
Além do mais esse sensor não tem influencia nenhuma no GNV, pois a variação desse sensor apenas muda a quantidade de injeção. Já que no GNV na "injeção" do combustivel não tem nada haver com a central então o carro não falha no gnv.
ATENCIOSAMENTE, LEONARDO - FEIRA TUNING RACE CHIPS.


cassiomt
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Mensagem por cassiomt »

Pessoal, o meu problema está resolvido. Era a bomba de combustível, que o primeiro mecânico testou muito porcamente e não achou o problema. Levei em outro lá em Smapa e o cara detectou que a pressão da bomba estava em menos de 2 bar e quando acelerava caia mais ainda. O certo é 3 bar em marcha lente e quando acelere tem que responder com mais pressão ainda. Colocou uma nova e o carro agora tá um avião !

Obrigado pela ajuda !
Cássio


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