Dicas Carro Turbo.

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Lngg
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Dicas Carro Turbo.

Mensagem por Lngg »

Galera dorando pela NET encontrei em um Blog algumas dicas legais sobre carro turbo segue....



Um carro turbo com certeza é mais prazeroso que um carro convencional (aspirado), porém durante a sua preparação muitos pecam em alguns detalhes, talvez por desconhecimento, talvez de propósito, garantindo assim a manutenção (volta à oficina) e lucro. Para evitar esse tipo de problema, alguns donos de automóveis acabam montando seus próprios “kit turbo” e fazem o serviço em casa, utilizando-se de oficinas especializadas apenas no momento da regulagem final, onde alguns equipamentos ajudam a fazer um serviço melhor. Para auxiliar nesse processo, estou listando abaixo alguns dos problemas e dúvidas mais comuns que pode-se enfrentar e sua provável resolução.

O manômetro do turbo oscila muito
Provavelmente foi utilizada uma mangueira de diâmetro muito maior do que o aceitável. A solução correta é a troca a mangueira, porém ninguém quer arcar com o custo, então pode-se adotar um giclê pequeno ou mesmo uma daquelas torneirinhas de aquário (aquelas de tubulação de água da bomba do aquário), esta última é a minha preferida: instala-se essa “torneirinha” na mangueira do manômetro, bem distante do motor e abre-a completamente, aí acelera-se o carro e vai fechando ela devagar, até que a oscilação do relógio pare ou reduza ao gosto do proprietário, com isso consegue-se um ajuste fino. Não há perigo de derreter a torneirinha, pois ela vai ficar distante do motor, a cerca de no máx. 50 graus de temperatura. Ao contrário do que alguns dizem, não se deve estrangular a mangueira, sob pena de danificá-la permanentemente.
Instalei turbo, onde coloco o sensor de temperatura do ar admitido?
Basta fazer uma “extensão” do fio do sensor e instalar ele atrás da grade frontal do veículo, antes do radiador. A idéia é que ele pegue “ar puro e frio”. Não instale-o na pressurização, principalmente se seu veículo não for dotado de intercooler, o ar vai chegar muito quente, e a leitura do sensor estará defasada. Não “clipe” o sensor também, sob pena de aumentar demais o consumo do veículo, pela mistura excessivamente rica e dificuldade no acerto.
E a sonda lâmbda, onde vai?
Muitos erram, ela deve ir depois da turbina. Antes a leitura será imprecisa e você terá dificuldades no acerto também. Faça um furo adequado com rosca para a sonda após a turbina.
Tá, eu usei flange no coletor, quais as desvantagens?
São muitas, mas as principais são perda de rendimento da turbina (pois a pressão não é repassada do escape para o rotor da forma ideal), problemas de espaço (pois a turbina não cabe no vão existente), funcionamento incorreto da lubrificação causando fumaça (a turbina “fuma”), entre outros. Compre um coletor adequado para o seu caso ou mesmo mande fabricar um, é uma economia não justificável pelo benefício que traz.
Minha turbina tá fumando… retífica?
Nem sempre, normalmente a linha de óleo está com alguma barriga ou restrição. Qualquer restrição vai causar problemas na turbina e o principal sintoma é a fumaça! Verifique tudo e pense em trocar sua flange por um coletor próprio (ahã!!! você ainda está com a flange eim!).
Vou turbinar meu carro com 1.2k de pressão, só que me disseram que meu motor é forte e aguenta até mais. É verdade?
Não. Você vai se emocionar com o ganho de desempenho e vai ficar acelerando o tempo todo, reduzindo a vida útil do seu motor e causando uma retífica prematura (e bem prematura por sinal). Rodar com motor original sem ao menos uma revisão (interna, medida de folgas, etc.) e colocar uma pressão dessas é jogá-lo no lixo. Alguns dizem rodar durante anos sem problemas, porém para garantir que você não passe a frequentar a oficina todo fim de semana, ficam as dicas: desmonte o motor, meça folgas, corrija-as (retífica) caso necessário, utilize um bom óleo lubrificante trocado sempre em par com o filtro de óleo em intervalos curtos de tempo ou quilometragem, revise ou mesmo troque a bomba de óleo, assente as válvulas, troque correias e tensores e se possível use peças forjadas. Meu conselho é usar uma pressão baixa (em torno de no máximo 0.8k em um motor 1.0 comum) se o motor não for forjado. Cuide muito bem da alimentação também, com troca de bomba, limpeza de bicos, etc., e use sempre um hallmeter. Assim você reduzirá as quebras a praticamente zero, e terá um carro potente e bem conservado.
Não uso junta metálica, tem problema?
Cada caso é um caso, porém se puder usar a junta metálica será bom. Vai que o motor dá aquela esquentada a mais na subida da serra e com a junta metálica nada acontecerá. Por sinal, até carro original deveria usar uma… (o GM Família 1 VHC usa, por exemplo).
Intercooler vale a pena?
Para se rodar com pequenas pressões e motores pequenos, não há necessidade, porém se seu dinheiro comportar esse investimento, com certeza os benefícios são interessantes. O intercooler vai refrigerar o ar e melhorar o rendimento do veículo. Para motores grandes ou pressões elevadas ele se torna indispensável.
O que mais devo mexer no carro além do motor?
Sistema de freios, diâmetro e largura de pneus, sistema de suspensão, escape dimensionado, cintos de segurança, entre outros. Da mesma forma que o carro acelera ele tem que conseguir frear. Não esqueça de uma boa embreagem calibrada e ainda um câmbio com relações próprias para a nova potência do seu motor, aumentando o desempenho e reduzindo o consumo de combustível.
Não existem receitas prontas, e os kits turbo vendidos normalmente precisam de ajustes mesmo que seja específico pro seu veículo. Com calma e sabedoria você conseguirá resolver os problemas. Lembre-se também que ficar esticando o tempo todo só pra ouvir o tchii do turbo vai causar apenas consumo excessivo, problemas com polícia e quebra do motor.

Fonte http://willedu.wordpress.com/2007/04/13 ... bo-oscila/


Só uma pergnta referente a caso "E a sonda lâmbda, onde vai?"

ele informa que vai depois da turbina então teoricamente no escapamento após a turbina certo? ou seria na linha para o motor (pressurização) ? está correto essa afirmação


lsavassi
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Mensagem por lsavassi »

Quanto a sua pergunta:
"Não uso junta metálica, tem problema?"
Se vc rodar legal por uns 3 meses no alcool, a pergunta vai virar: - Onde foi parar o resto da junta novinha que estava aqui?
É isso ai, um barato que sai caro. Espero ter ajudado t+.
Depois de muito relutar, volto ao grupo depois do servidor ter perdido centenas das minhas contribuições.

"Dinheiro é um bicho carente, só sabe andar em bando!" (Leonardo Savassi 2005)


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LucasRP
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Mensagem por LucasRP »

discordo de certas coisas...
tryna catch me ridin dirty

My car => http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... highlight=


Pardal-DRIFT
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Mensagem por Pardal-DRIFT »

é... eu concordo com o Lucas... discordo de certas coisas......

da uma abrangencia boa da coisa mas algumas falhas leves;.......
Corsinha Sleeper 16v.....
Como muitos dizem: "rebaixar é coisa de muleke"...acho q naum vo crescer tão cedo!!!!!!


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