AJUDA - Problema nos freios!

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
rmoliveira
:: Rodeio ::
Mensagens: 790
Registrado em: Quinta-feira 22 2004f Abril 2004 09:22:48 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rmoliveira »

AÊ!

Se não me engano as válvulas equalizadoras é integrada ao cilindro mestre! OU seja, só trocando o conjunto inteiro!


VALEU!!

Rodrigo
Ex.Corsa 1.0L EFI 95 (Agora de "Corsão"!): http://www.corsaclube.com.br/forum/prof ... file&u=726#
Corsa Clube Bahia
Acfborges
:: Wind ::
Mensagens: 40
Registrado em: Domingo 14 2007f Janeiro 2007 02:19:08 PM
Localização: Quatis - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Acfborges »

Pois eh amigos, jah troquei o cilindro mestre e o problema permaneceu...

Ontem voltei a oficina e foram trocados os reparos das diuas pinças e o cilindro de roda(burrinho) do lado esquerdo(lado para o qual o carro puxa) e me parece que deu uma melhorada, mas o problema permanece...

Agora me tirem uma dúvida, o corsa freia mais a traseira que a dianteira mesmo? Ou seja, as rodas traseiras travam antes das dianteiras em freadas fortes???? No meu carro acontece isso e o mecânico jura que eh normal.. eu nao me lembro de carro nenhum em q isso aconteça nao...

Detalhe, fiz a vistoria do inmetro por causa do gás outro dia e o carro passou.. vai entender..rs..

Bom, agradeço a ajuda ateh agora e aguardo mais alguma idéia!
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Eu sei que isso parece ser loucura da minha cabeça, mas alguma das rodas está com os canos entupidos, tortos ou isolados?
Acfborges escreveu:Pois eh amigos, jah troquei o cilindro mestre e o problema permaneceu...

Ontem voltei a oficina e foram trocados os reparos das diuas pinças e o cilindro de roda(burrinho) do lado esquerdo(lado para o qual o carro puxa) e me parece que deu uma melhorada, mas o problema permanece...

Agora me tirem uma dúvida, o corsa freia mais a traseira que a dianteira mesmo? Ou seja, as rodas traseiras travam antes das dianteiras em freadas fortes???? No meu carro acontece isso e o mecânico jura que eh normal.. eu nao me lembro de carro nenhum em q isso aconteça nao...

Detalhe, fiz a vistoria do inmetro por causa do gás outro dia e o carro passou.. vai entender..rs..

Bom, agradeço a ajuda ateh agora e aguardo mais alguma idéia!
Numa Parati que eu tive o antigo dono isolou uma das rodas e só freiava três, ao invés das 4 rodas na mesma sintonia.

Outro detalhe, geralmente a força dos freios está mais para a frente do carro não para traseira, pelo peso que o carro "joga" pra frente no momento da freada.

Estranha essa tese do seu mecânico.

Para ver se o sistema está entupido, vc terá que "sangrar" o sistema, mas acredito que vc já tenha feito isso.

É mais uma idéia....

Veja lá!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Ariete

Mensagem por Ariete »

não me lembro aonde eu vi isso, mais eu vi q os carros freia 70 % dianteira e 30 % trazeira
rmoliveira
:: Rodeio ::
Mensagens: 790
Registrado em: Quinta-feira 22 2004f Abril 2004 09:22:48 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rmoliveira »

AÊ!

Mas a primeira "pegada" e no freio de trás p/ o carro não perder o "equilíbrio"!

VALEU!!

Rodrigo
Ex.Corsa 1.0L EFI 95 (Agora de "Corsão"!): http://www.corsaclube.com.br/forum/prof ... file&u=726#
Corsa Clube Bahia
Acfborges
:: Wind ::
Mensagens: 40
Registrado em: Domingo 14 2007f Janeiro 2007 02:19:08 PM
Localização: Quatis - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Acfborges »

Eh, o lance de freiar traseira ou dianteira eu jah esclareci, acho q eu q tava viajando..rs..

Mas a pergunta persiste: continuo com o carro puxando pra esquerda quando freio.. será q pode ser alguma coisa na suspa traseira? Pq a dianteira jah foi verificada uma por*&äda de vezes...

Qq vcs acham??
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Outra dica!
Acfborges escreveu:Eh, o lance de freiar traseira ou dianteira eu jah esclareci, acho q eu q tava viajando..rs..

Mas a pergunta persiste: continuo com o carro puxando pra esquerda quando freio.. será q pode ser alguma coisa na suspa traseira? Pq a dianteira jah foi verificada uma por*&äda de vezes...

Qq vcs acham??
No sábado mandei alinhar meu carro, os mecânicos inverteram os pneus dianteiros (direto para esquerda e vice-versa) e o carro parou de puxar para esquerda.

Outra sugestão:

Que tal fazer uma medição computadorizada?

Veja este site e procure alguém na sua região para fazer o alinhamento.

http://www.balancercar.com.br/base.asp? ... Noticia=14

Eu fiz esse alinhamento num carro meu e valeu a pena.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Gontijo
:: Classic ::
Mensagens: 1428
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 08:35:42 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gontijo »

olha so cara...
meu amigo que tem um corsa recentemente caiu num buroco... e empeno uma roda.. ai ele levou pra desempenar e blz.... voltou ao normal.. porem o carro tava puxando pro lado dessa roda... ai ele pensou q o problema fosse a roda.. depois de varios testes e trocas e talz... chegoua conclusao que era o pneu.... o mecanico dele explicou o seguinte.... ele tinha um toyo proxes aro 15... e ele falou que os pneus importados nao possuem as mesmas malhas que os pneus "nacionais" tipo michelin e pirelli, pois por eles serem fabricados aqui no brasil eles possuem uma malha diferente... e no caso dele o que acontedeu é que o pneu deformou internamente na malha... saco?! entao.. da uma olhada no seu pneu cara... pode ser ele....

abraços!
Gontijo
Moderador Corsa Clube MG
Belo Horizonte!


Fotos ?! : Clica no link aí : viewtopic.php?t=37150
Avatar do usuário
DJCRD
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 01:50:16 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DJCRD »

Pessoal, vou deixar minhas experiências, talvez ajude, mas vai ficar um texto bem grande.

Eu tinha um Chevette e sofri durante muito tempo com isso, troquei quase tudo.
O que eu menos esperava é que o freio traseiro pudesse fazer todo essa bagunça, MAS FAZ SIM, ao contrário do que muitos mecânicos dizem, que freio traseiro ruim não faz puxar.
Depois de trocar o cilindro-mestre, pinças, tubos, discos, resolvi partir pro freio traseiro, afinal eu já não acreditava mais nos mecânicos dizendo que não.

O teste que resolveu meu problema foi:
Isolar o freio traseiro soltando o tubo do freio traseiro no clindro-mestre e tampar o local com um parafuso curto.
Saí pra dar uma volta com MUITO CUIDADO, pois qualquer freada faz com que a frente bata no chão, já que não tem freio traseiro.
BINGO! PAROU DE PUXAR!
Só que o problema não era hidráulico, pois eu já tinha trocado os cilindros de roda.
O problema era no conjunto das lonas, os chamados patins. Todas aquelas peças estavam muito gastas e davam uma regulagem de lona diferente, com ângulo de ação do cilindro de roda diferente em cada lado.
Como eu sempre detestei o freio à tambor (aquele tinha 11 molas de cada lado) e para comprar um conjunto novo igual ao que estava lá ficaria em mais de R$300,00 , optei por adaptar o freio à disco do Kadett GSI na traseira do Chevette.
Problema solucionado pelo mesmo preço do sistema à tambor e com um freio muiiiito melhor!

Para tirar da dúvida vc pode fazer esse teste. Mas cuidado!!!!! Qualquer freada ele afunda a frente no chão, falando assim não parece, mas afunda!


Mas vamos a outras possibidades para o seu caso.

Bom, essa válvula a qual vcs se referem que fica instalada no cilindro mestre é uma "válvula equalizadora". Ela tem a função de diminuir a pressão do fluido de freio que vai para as rodas traseiras e consequentemente fazer com que elas freiem menos que as dianteiras, afinal a traseira é muito mais leve, e como um amigo já mencionou, numa freada o peso é cerca de 70% na frente mesmo. Essas válvulas tbm tem a função de deixar as rodas traseiras travarem somente em uma freada muiiiiiito forte, pq se o freio traseiro for forte d+ e travar antes que a dianteira seria como puxar o freio-de-mão.

O cilindro-mestre é duplo, como dois circuitos de fluido separados, mas numa mesma peça.
O sistema de freio é cruzado, para exemplo (não sei se essa é a ordem) , a parte dianteira do cilindro-mestre freia a roda dianteira esquerda e traseira direita e a outra parte do cilindro freia a roda dianteira direita e esquerda traseira.
Esse cruzamento na linha de freio é para que no caso de falha em uma linha do freio (tubo, pinça, cilindro, etc...) vc ainda tenha uma roda dianteira e uma traseira freando em posições inversas.

Portanto aí fica outra dica:
No meu Corsa existem duas válvulas próximas ao eixo traseiro, em alguns elas ficam na parte de baixo do clindro-mestre, entre o tubo das rodas traseira e o cilindro.
Inverta elas de posição e sangre o freio novamente. Se a puxada mudar de lado vc já sabe o que é. Essas válvulas não custam muito caro.

Durante a sangria verifique se de um dos lados sai menos fluido, se isso acontecer pode ser que o cilindro-mestre esteja vazando ou a tubulação entupida/amassada.
Seria bom verificar todas as tubulações pra ver se não há amassados.
No caso do meu Chevette eu cheguei a soltar as tubulações da roda e clilindro-mestre e assoprar pra ver se estavam entupidas, e ainda por desencargo da consciência, acabei trocando elas antes de mexer no freio traseiro.

Uma outra dica muito importante:
Já vi carros puxando pq o caster estava fora. Pra quem não conhece, caster é o alinhamento entre os dois lados do mesmo eixo, ou seja, verifica se uma roda não está mais pra frente do que a outra. Isso não dá pra ver a olho e não é nem um pouco confiável medir a distância das rodas à carroceria. Só na máquina mesmo. Normalmente dá pra ajustar sem gastar com peças.
Verifique isso tbm.

Outro caso que já vi, foi um em que uma mola+amortecedor de um lado estavam com menos pressão, apesar do carro ficar na mesma altura dos dois lados quando parado, numa freada ele baixava mais um lado que o outro. Isso mudava muito o caster/cambagem e fazia puxar.
Por isso que molas e amortecedore devem ser trocados ao parres.
Se der pra inverter eles tbm seria bom.

Se nada disso resolver, desmonte as duas pinças e verifique se um lado não está entupido ou com muita sujeira.
Vc pode fazer isso tbm nos cilindros das rodas traseiras, nesse ponto tudo é válido!

Espero ter ajudado em algo e desculpem pelo tamanho do post, meus textos sempre são longos! :-)~ É que tento passar o máximo do pouco que vou aprendendo pra galera, afinal a idéia é se ajudar!
Não esqueça de nos atualizar sobre o caso!
Abraços...
No momento com um Kadett GSI 94/95, mas sonhando com uma MONTANA!!!!
Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW »

se não ajudar com essa explicação......
.......não sei mais o que pode ajudar!!!

FALOU TUDO E MAIS UM POUCO!!!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”