[DÚVIDA] - Motor E.F.I. 1.0, tec, tec, tec é NORMAL?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Lexotan6mg
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 10 2007f Abril 2007 08:07:26 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Motor E.F.I. 1.0, tec, tec, tec é NORMAL?

Mensagem por Lexotan6mg »

Comprei um corsa 94 1.0 a algumas semanas, o carro está otimo, o motor ta firminho e esperto
para mizeros 50cv, porem tem um barulhinho chato que diminue e almenta indiferente da
temperatura do motor, é um tec, tec, tec insistente, mas parece que com o motor quente piora,
para todos que pergunto dizem que no motor efi 1.0 é normal....... será?! as vezes fico na duvida se não comprei uma brasilia na carcaça do corsa.
por favor, se possivel alguem me explique pq isso ocorre, e se for normal, por favor me convença. muito obrigado.[size=18][/size][size=12][/size]


Brother
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quarta-feira 17 2004f Novembro 2004 09:48:27 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Brother »

Rapaz, o meu já tem esse problema a + ou - 1 ano e meio. Ele tbm é 94 e tá com 182.000 Km. Já ouvi a história de que é um problema dos motores chevrolet, por ter dificuldades na lubrificação..mas quando eu comprei o carro, esse barulho não existia. Olha que eu já fiz descabornização e o escambau e o tec tec não sumiu....acho que só trocando os tuchos mesmo. Se bem que eu devo retificar o motor ainda até o meio do ano, então não estou muito preocupado, mas que dá raiva de ficar ouvindo o tec tec dá!!!! :evil:

Já coloquei óleo mais grosso tbm e não deu jeito....antes de descabornizar eu usava até óleo Ursa Sae 40...tava muito pau da vida com o barulho. O carro não tem muita força, mas tbm pela kilometragem não há compressão que se mantenha né....acho que depois que eu retificá-lo, ele deve melhorar um pouco....


Nielsen
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Terça-feira 22 2006f Agosto 2006 05:23:23 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Nielsen »

O meu é um Wind MPFI 2001 e tb está com esse mesmo barulho. Já me disseram que é tucho, gasolina adulterada, problema nos cilindros...etc..etc...Já fiz de tudo e o barulho não some. Ele é mais presente quando o carro está bem quente ou mesmo nas subidas em 2ª marcha. Detalhe, meu carro só tem 46.000 Kilômetros originais. Não sei mais o que fazer.


aeps
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Setembro 2006 10:14:12 AM
Localização: Santos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aeps »

Também estava com este problema, mas o motor estava fora do ponto, regulou e ficou bom, o meu corsa é 1996 1.0 E.F.I.


Brother
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quarta-feira 17 2004f Novembro 2004 09:48:27 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Brother »

Nielsen escreveu:O meu é um Wind MPFI 2001 e tb está com esse mesmo barulho. Já me disseram que é tucho, gasolina adulterada, problema nos cilindros...etc..etc...Já fiz de tudo e o barulho não some. Ele é mais presente quando o carro está bem quente ou mesmo nas subidas em 2ª marcha. Detalhe, meu carro só tem 46.000 Kilômetros originais. Não sei mais o que fazer.
46.000!!! :shock: Karamba, então eu estou no lucro....lembro que quando peguei o meu ele tinha 120.000 e não fazia nenhum barulho....antes o meu fazia só quando estava frio e agora faz frio, quente, morno, o que for. Mas andando, eu não escuto o barulho não....somente em ponto morto.


Adriano CP
:: GLS ::
Mensagens: 1848
Registrado em: Quarta-feira 10 2004f Novembro 2004 10:33:24 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Adriano CP »

O meu ta com quase 170 mil e tive que trocar o comando para solucionar este problema.
Bomba Flex & Chip Potencia/Alcool - adrianonano@ig.com.br


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

Isso tudo é problema clássico dos chevrolet... se a gente com Corsa fica pê da vida com isso, imagina um cara comprar um vectra e ouvir esse barulho ao ligar ele!!! O cara pira...

Em geral é falha no enchimento de tuchos, depende de caso a caso, desde óleo muito grosso pra temperatura local até borra ou desgaste de peças.... pode ser folga de comando, pode ser uma infinidade de coisas. A única coisa que sei é que já ouvi Celta 0km batendo tucho (tucho mesmo), quando frio...

Uma boa solução pra carros com pouca km é adotar um óleo sintético 5w30. Pra carros com maior km, uma retífica para garantir folgas nos limites aceitáveis e um óleo bom como o Castrol Magnatec também ajuda... mas não fiquem na esperança... um dia o barulho volta e não sai mais.

Só não confundam esses sons com batida de pino (pré-detonação). Os barulhos são bem distintos e as causas, diferentes.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


Lexotan6mg
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 10 2007f Abril 2007 08:07:26 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lexotan6mg »

Bater pino? isso é ruim? pergunto pq um colega disse que era isto mas eu não devia me preoculpar, mas com essa historia de pre-detonação fiquei bem preoculpado.


Brother
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quarta-feira 17 2004f Novembro 2004 09:48:27 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Brother »

Lexotan6mg escreveu:Bater pino? isso é ruim? pergunto pq um colega disse que era isto mas eu não devia me preoculpar, mas com essa historia de pre-detonação fiquei bem preoculpado.
Pino acredito que uma boa regulada no ponto do motor já ajuda bastante. Agora, essa bateção de tucho ou comando, qual os estragos a longo prazo que isso pode causar?


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

Brother escreveu:
Lexotan6mg escreveu:Bater pino? isso é ruim? pergunto pq um colega disse que era isto mas eu não devia me preoculpar, mas com essa historia de pre-detonação fiquei bem preoculpado.
Pino acredito que uma boa regulada no ponto do motor já ajuda bastante. Agora, essa bateção de tucho ou comando, qual os estragos a longo prazo que isso pode causar?
Bom, bater pino ou pré detonação exige uma regulagem de ponto se o carro for EFI... no MPFI o ponto é regulado pela ECU, porém se o caboclo que montou a correia dentada não soube sincronizar direito pode bater pino tbem. Existem outras causas de bater pino, desde gasolina de péssima qualidade, carbonização em excesso, etc... cada caso é um caso. Se essa pré-detonação for constante a temperatura da câmara de combustão sobe descontroladamente e pode fundir o motor.

Quanto ao tucho ou comando, os efeitos imediatos são o barulho chato principalmente e talvez uma pequena perda de compressão, além do desgaste acentuado do próprio tucho. A longo prazo a perda de compressão pode acentuar levando à dificuldades de partida ou o carro ficar instável, chegando a morrer de vez em quando. Isso vai se agravando e causando efeitos colaterais, como estragar catalisador, etc.... claro que estou falando de um defeito mecânico mesmo, pois como já disse o Corsa e outros GMs batem tucho enquanto frios mesmo, só que páram depois de algum tempo quentes... se continuam é sinal de algum problema, ou mecânico, ou com o lubrificante utilizado.

Lembrem-se que o tucho é uma peça e como tal sofre desgaste natural, portanto um tucho com mais de 160.000kms dificilmente não baterá, mesmo que limpo e com lubrificante de boa qualidade.

Para tomar ações conclusivas quanto aos tuchos, o mecânico vai no mínimo medir a compressão nos cilindros, em várias situações de funcionamento do motor. Se a compressão estiver ok no regime normal de funcionamento, então pode-se levar a vida sossegado, apesar do barulho irritante.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”