[DÚVIDA] - Motor "assoviando" acima de 4.000 rpm. O que fazer?

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Bange
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Mensagem por Bange »

Correia dentada (sincronizadora), normalmente não dá assovio...isso é característico da correia do alternador "V" ou "Poli V" (depende se tem AC, DH, etc...).

Se a retífica é recente, retorna no reparador e questiona sobre isso, que pode ser a correia do alternador (se assovio), ou algum rolamento (alternador, tensionador, da DH ou do AC...bomba d'água é difícil fazer isso), que as vezes se confunde com assovio.

Pra ver se é a correia use a dica de raspar uma vela...se parar é ela, mas se não parar é algum rolamento...aí a dica é usar uma chave de fenda/philips longa, encostar ela no componente e encostar o cabo na orelha...se o barulho é suave e liso, tá bom, mas se parecer alto e moendo areia, taí o problema.

Os rolamentos do virabrequim e do comando, também podem apresentar problemas, mas por estarem em contato com o óleo o barulho fica suavizado e só a dica da chave é que descobre.


monteirojonathas
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Mensagem por monteirojonathas »

Cara eu tenho um corsinha wind 2p 1.0 . Ele faz esse assovio deis de que eu o comprei no caso 1 ano... Quando eu o comprei mandei trocar tudo filtros e correiras.. So que eu acho que o mecanico deixou a do altenador frouxa, quando eu ligava o carro ele patinava a correia então eu fui la e dei uma apertada nela, e ai meu corsinha começou a assoviar um pouco mais alto, talvez seja o aperto da correia


monteirojonathas
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Mensagem por monteirojonathas »

Cara eu tenho um corsinha wind 2p 1.0 . Ele faz esse assovio deis de que eu o comprei no caso 1 ano... Quando eu o comprei mandei trocar tudo filtros e correiras.. So que eu acho que o mecanico deixou a do altenador frouxa, quando eu ligava o carro ele patinava a correia então eu fui la e dei uma apertada nela, e ai meu corsinha começou a assoviar um pouco mais alto, talvez seja o aperto da correia


Bange
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Mensagem por Bange »

Se vc. teve condição de apertar é por que seu motor não tem o elemento tensor (ou esticador) da correia...parou de patinar, mas está assoviando...

Use a dica da vela, se o assovio alterar, é devido ao aperto...mas se continuar, provavelmente há danos no rolamento.


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