Motor VHC: decepçaoXalegria.Onde a GM errou?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
sedanturboce
:: Wind ::
Mensagens: 41
Registrado em: Quinta-feira 12 2006f Outubro 2006 06:36:55 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Motor VHC: decepçaoXalegria.Onde a GM errou?

Mensagem por sedanturboce »

Galera, comprei meu segundo corsa sedan, antes 1 MPFI 99, agora um 2004 VHC, pensem num motor pra aguentar pé...O carrim ta com 29.900 rodados, novim, nao bate nada, qr dizer quase nada, ai veio minha decepçao, o motor VHC e mto barulhento, e barulho de batida de pino, meu mecanico disse q nao e problema, mas caracteristica do VHC, mas falou q compensa pelo q o motor vai proporcionar em termos de retomada, torque... Realmente o bicho é um foguete, nem parece um 1.0, isso me deixa satisfeito, mas to achando q ele consome mais tb devido a isso, sera?Mas eu pergunto: da pra rodar tranquilo com o carro assim ou pode haver quebras maiores q em 1 mpfi? A batida so incomoda ou é previa de 1 desgraça maior?Ajudem ai pq e 1 pena 1 motor tao potente com 1 falha dessas.Tem gente q ta vendendo o carrim com poucas semanas de uso devido a esse probleminha da GM... Esse topico deveria ser permanente como referencia a todos q pensam em comprar 1 VHC
Pesquisei e encontrei algumas coisas sobre o VHC:

OS MOTORES VHC SÃO MOTORES DE ALTA COMPRESSÃO NÃO ACEITAM COMBUSTIVEL ADULTERADOS OU DE MÁ QUALIDADE IDEAL SERIA DESCARBONIZAR LOGO;
Esse motor tem uma taxa de compressão altíssima, incompatível com a octanagem da nossa gasolina. Ele precisa de gasolina Podium, a gasolina de mais alta octanagem do mundo. Octanagem é a capacidade da gasolina resistir à detonação, mais conhecida por batida de pino.


lememarchi
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Sábado 16 2006f Setembro 2006 03:11:02 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lememarchi »

Amigo.. interessante o topico..

Tenho um VHC 2006.. só q flex.. a unica vez que abasteci com gasolina aditivada, nao gostei nao.. achei fraco demais.. agora.. como ando só com alcool.. nao tenho o que reclamar.. nao é um 2.0 pra aceleração.. mas.. da pau facil em qq 1.0 e 1.4...

qt a economia.. andando de boa.. entre 80-100 por hora.. faço media de 10km/l com alcool.. andando a 160km/h (6000 giros) algo perto de 7km/l

No mais.. nao tenho muita reclamação nao.. lembrando q o meu é flex.. nunca testei o VHC sem ser flex...
André

MEMBROS DO INTERIOR DE SP LEIAM ESTE TÓPICO:
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... hp?t=22895
_____________________________________________


Lucídio Serves
:: Piquet ::
Mensagens: 254
Registrado em: Sexta-feira 10 2004f Setembro 2004 02:21:55 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucídio Serves »

Temos na família um Celta VHC só a gasolina, já esta com 55.000 km, e é só alegria, no final do ano passado foi de Curitiba até a Bahia e viajou 5.500 km, é não bateu pino (pré-ignição) em momento algum.
Como foi dito acima, a alta compressão do motor não é adequada para nossa gasolina, mas os sensores de detonação corrige dentro do possível, portanto se o seu carro esta com pré-ignição constantemente é sinal que a gasolina que esta usando é "batizada" com um monte de porcarias, troque de posto urgentemente.
Caso a carbonização já estiver alta, procure usar um pouco mais de álcool em cada abastecida, provavelmente vai ajudar muito.
Outro recurso muito bom também é usar gasolina pódium, mas o preço é assustador.
Em caso de viagens, pode usar até 60 % de álcool sem problemas.
O motor vai agradecer.
_____________________
Lucídio-Curitiba-Pr.


sedanturboce
:: Wind ::
Mensagens: 41
Registrado em: Quinta-feira 12 2006f Outubro 2006 06:36:55 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sedanturboce »

[quote="Lucídio Serves"]Temos na família um Celta VHC só a gasolina, já esta com 55.000 km, e é só alegria, no final do ano passado foi de Curitiba até a Bahia e viajou 5.500 km, é não bateu pino (pré-ignição) em momento algum.
Como foi dito acima, a alta compressão do motor não é adequada para nossa gasolina, mas os sensores de detonação corrige dentro do possível, portanto se o seu carro esta com pré-ignição constantemente é sinal que a gasolina que esta usando é "batizada" com um monte de porcarias, troque de posto urgentemente.
Caso a carbonização já estiver alta, procure usar um pouco mais de álcool em cada abastecida, provavelmente vai ajudar muito.
Outro recurso muito bom também é usar gasolina pódium, mas o preço é assustador.
Em caso de viagens, pode usar até 60 % de álcool sem problemas.
O motor vai agradecer.[/quote]
Coloque no Google motor VHC problemas, motor VHC batendo pino q vc se assustara com a quantidade de sites... O meu é 2004 e nem ta com 30.000 inteiros e ja apresenta o prob, ha relatos de donos com 15.000 e o carro com problemas, a GM deveria ter visto melhor, é um senhor motor em termos de torque, gostoso mesmo,mas esse problema é serio...


Lucídio Serves
:: Piquet ::
Mensagens: 254
Registrado em: Sexta-feira 10 2004f Setembro 2004 02:21:55 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucídio Serves »

Sandanturboce, é isso mesmo que vc falou, pelo Brasil inteiro tem gente reclamando das pré-ignição nos motores VHC, mas nas constantes fiscalizações nos postos de combustíveis, são encontrado muitos postos com gasolina adulteradas.
Em são Paulo já chegou em alguns meses de 2006 a ter 25 % dos postos com combustíveis fora dos padrões da Petrobrás.
Aqui em Curitiba-Pr, já tivemos 10 % com esse mesmo problema.
esse motor não funciona com esse combustível adulterado.
Por esse motívo é que é aconselhável, quando estiver batendo muito, adicionar um pouco mais de álcool.
O combustível adulterado carboniza rapidamente o motor, e quando isso acontece, fica difícil o funcionamento correto.
Outro detalhe importante a verificar, é se os sensores de detonação estão funcionando corretamente, porque sem eles, é impossível o correto funcionamento do motor.
_____________________
Lucídio-Curitiba-Pr.


DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

Por esse motivo caso um dia venha a comprar um motor VHC só comprarei Flex.

Já vi muitos falarem que a batida de pino pode ser melhorada adicionando um pouco de alcool no tanque mas, não sei a melhor proporção.

Eu andei uma vez num VHC e o motor tem uma boa potência para ser 1.0. Para quem anda sempre de 1.0 EFI é que dá para sentir mesmo muita diferença.

Eu já sei que vou trocar meu motor por outro mais potente mas, não sei ainda por qual. Tenho pensado muito e pedido ajuda aqui dos corseiros e de mecânicos. Eu acredito que optarei por um VHC Flex. Precisarei comprar o motor completo + injeção e talvez câmbio, Vai depender muito do dinheiro na hora e se valerá mais a pena trocar o motor logo por um 1.6 MPFI do que um VHC. Tudo tem que ser bem pensado para não haver decepções principalmente depois de um grande investimento.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!


hcviana
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Quarta-feira 31 2007f Janeiro 2007 04:45:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por hcviana »

Amigo, tenho um Classic VHC 2005 a gasolina, peguei ele 0KM. Nunca tive problemas com ele, até agora(está com 27.000KM) não precisei fazer nada no carro, apenas trocar o óleo e, porque sou chato, limpei a injeção...hehehe
O carro anda muito bem, já viajei diversar vezes com ele, inclusive na última, fomos em 4 pessoas mais bagagem... O carro foi entupido, e mesmo assim teve um ótimo desempenho na estrada... e ainda fez uma média de 14km/l(só estrada, andando a 120...130).
Enfim, não tenho do que reclamar, o carro só me dá alegria....
Agora, quando ao barulho, não tem jeito. Para amenizar, coloquei a ponteira JK e o filtro esportivo. Pelo menos ouço um ronco gostoso...hehehe

Abraço!
Henrique Silva
Corsa Classic 2005 - JK,Pedaleira, Filtro Esportivo, Mala elétrica


Avatar do usuário
cchagas
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 10:20:13 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cchagas »

BOM GALERA EU TENHU UM BROTHER Q COMPROL UM CELTINHA VHC FLEX NESSE FIMDE SEMANA ELE TAVA COM MEU CORSINHA E EU FIQUEI COM CELTINHA O MOTOR É FILÉ MSMO CANTA DE SEGUNDA SEM QUERER..HEHEHEH...MAS EU REPAREI Q TEM MSMO ESSE BARRULHO NO MOTOR MAS FUI OLHAR DIREITIN O DELE ERA O MOTOR DE PASSO Q ESTAVA ESTALANDO TACTACTAC QUANDO ACELERAVA ELE DIMINUIA BOM EU ACHEI A PEÇA Q TAVA FAZENDO O SOM TAVA DE NOITE ACHO Q ERA O MOTOR DE PAÇO.... MAS O MOTOR DELE TA COM MENOS DE 1000KM RODADOS ACHEI ESTRANHO.....PO Q ISSU CHEVROLET.....
corsinha agora com suspenção de rosca socado q ta ate raspando en OLHO DE GATO.....

REBAIXAR É ARTE RASPAR FAZ PARTE......


rgcarv
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 05:32:27 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rgcarv »

olá gente,

olha só, até onde eu sei, o motor VHC é praticamente igual ao do modelo MPFI, aliás o VHC é MPFI pois é injeção multiponto. Até onde eu sei, até o bloco do motor é o mesmo, parece que o que muda mesmo são os cilindros. Inclusive o comando de válvulas se não me engano é o mesmo. O termo VHC significa very high compression e o que pode acontecer é que o carro seja mais sensível à pre detonação com combustível de má qualidade do que o antigo não VHC, porém qualquer carro bate pino com gasolina batizada, até minha uno 91 47cv.

VHC (70cv) e o antigo MPFI (60cv).

valeu.


150cv
:: Millennium ::
Mensagens: 128
Registrado em: Quarta-feira 05 2005f Janeiro 2005 12:51:46 PM
Localização: São Sebastião - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por 150cv »

gasolina podium brasileira nao chega entra as 10 primeiras gasolinas de maior octanagem e melhor qualidade no mundo


mesmo sendo podium , ainda tem 22% de alcool na mistura o que ja empobrece demais a gasolina
disparador de alarmes ambulante!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”