GSI T escreveu:nos casos do efi, o bico suplementar eh perfeito! o coletor do efi é reto. se o bico começa a pulsar, ele faz o spray e manda combustivel pra todos os cilindros. agora, olha o coletor dos corsas mpfi. pra colocar bico suplementar em mpfi, só fazendo outra linha de bicos um pouco mais acima dos bicos originais com 1 bico por cilindro. mas isso se seu mpfi tiver mais de 600cv!!! os motores da fiat, os fiasa (acho), o coletor deles tb eh "reto" o suficiente pra colocar um bico suplementar na ponta e o bico espirrar combustivel pra todos os cilindros. lembrando, o ar faz curva, mas o combustivel nao. se o combustivel for mto spray, pode haver pré detonação pq ele está mto volatil, o q nao eh o caso. alias, pro bico fazer um spray pra chegar ao ponto de misturar com o ar q vem da turbina, tem q ser um microfuro feito por eletroerosao e uns 15 bar de pressao. tipo uma VAP de limpar calçada e bloco de motor. impossivel um bico trabalhar nessa pressao. resumindo. impossivel o bico suplementar em coletor cotolevo (os do mpfi) fazer o combustivel se misturar no ar a ponto do mesmo se distribuir igualmente em todos os cilindros. só se vc tivesse um turbo a vácuo pra aumentar o vácuo do motor e nao empurrar pressao positiva. mas isso tb eh impossivel.
Na verdade o que acontece é muito mais complexo do que isso, existem vários outros detalhes que devem ser observados, não basta só imaginar que na curva o combustível devido sua maior densidade será prejudicado da maneira que vc cita, antes de mais nada, deve ser analisado qual é o tipo do escoamento formado pela mistura no coletor, se é um escoamento laminar ou se é um escoamento turbulento, caso seja este último e que acredito que seja, isto que vc citou não aconteceria, mas isto para ser comprovado seria necessários testes específicos.
Outra consideração que vc está fazendo que acho que não deveria ser feita é assumir um coletor que foi projetado para motores aspirados originais e desconsiderar vários aspectos qdo o mesmo for utilizado em uma preparação turbinada, acredito que muito pouco possa ser usado para tais explicações, tudo lá dentro do coletor muda, pressão, temperatura, densidade, velocidade, etc. O que quero dizer eh que não se pode afirmar que o que vc disse está correto, deveria-se analisar vários outro detalhes se possíveis de forma prática.
Outro detalhe que não concordo tb, é a respeito do spray. Primeiro, a respeito da volatibilidade que vc citou, pois vc desconsiderou que com aumento da pressão o combustível se torna menos volátil, e é o que acontece dentro do coletor neste caso, qdo aspirado a pressão é negativa e neste caso a volatibilidade é muito maior e mesmo assim não existe esta pré-detonação que vc disse, então nos turbinados com pressão positiva, a volatibilidade é muito menor, podendo, assim, descartar esta hipótese. Segundo é a questão da pulverização, acredito que a pressão diferencial seja suficiente para que isto ocorra, e não é necessário 15 bar, os bicos do monoponto trabalham com 0,8 bar e já é suficiente.
É mais ou menos por ai que penso. Falou.