Bicos Injetores = muito sujos com álcool = ????

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
maxcwb
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Terça-feira 19 2006f Setembro 2006 07:03:10 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Bicos Injetores = muito sujos com álcool = ????

Mensagem por maxcwb »

Bicos Injetores = muito sujos com álcool = ????

Pessoal, rodei 43mil km (60% estrada 40% cidade) no celta vhc com gasolina, 70% do tempo era premium, o resto era comum aditivada.

Quando convertemos para álcool (bico 32% mais vazão - eletroerosão), o bico original estava limpo, tenho foto deles... enfim, não havia nenhuma crosta nada, nenhum pretinho, bla bla bla, estava pouquíssima coisa marrom.

Legal, rodei mais 20mil Km no mesmo esquema de 60% estrada e 40% cidade = porém o bico já ficou sujo, tinha uma crosta preta em volta.

Detalhe: em alguns tanques de álcool usei algo em torno de 4L de pódium, para ele ficar mais esperto no inverno de Curitiba =P. Usei também uns 10 frascos de aditivo bardhal proal durante os 20mil km- normalmente quando não tinha gasolina no tanque, só 100% álcool.

Aí nos ultimos 10mil km estou rodando 95% na cidade (percursos normalmente superiores a 6km), batizando raramente (quando regulo a polia pra alta) com 4L de pódium no tanque cheio, usando pelo menos 1x por mês bardhal proal.

Jóia, mandei limpar os bicos na ultima segunda porque estava falhando a aceleração com 30% da carga do acelerador (velas ok, óleo sintético ok, cabos de vela ok, MAP ok, TPS ok, TBI limpa, etc). Para meu espanto, quanto tiramos a flauta tinha uma p*t* crosta preta nos bicos, é uma pena q esqueci a câmera fotográfica, mas olhe... juntando a sujeira dos 4 bicos dava pra encher BEM umas 2 colheres de cafezinho!

Aí pergunto para o pessoal mais entendido: PQP, de onde veio essa sujeira??? Pensei q iria ter um sistema mais limpo rodando com álcool, mas pelo visto suja BEM mais q na gasolina!

Será que é óleo que entrou pela TBI?
Será que é sujeira - pó?
Será que é sujeira do combustível? troco o filtro de combs. de 5 em 5 mil km.
Será aquela goma que o álcool forma?
Seria a gasolina da partida à frio (sermpre uso pódium) + óleo da tbi?

O carro está com +/- 72000Km, não baixa 1 gota de óleo, nenhum sinal de fumaça no escape, virando (raramente) a 7200 RPM sem descarregar tucho, bla bla bla - tá perfeito.

Segundo o catálogo de peças GM, para o motor de alta compressão álcool muda flauta, bicos e bomba... o resto é tudo o mesmo da versão de alta compressão à gasolina. A flauta do meu é injetada, não é de metal.

Se não tivesse usado tanto bardhal, até entenderia... mas pootz... to tentando entender de onde saiu tanta sujeira, ficou +/- uns 5 ciclos no ultrasom pra poder desprender tudo =P.

Coisa de doido!

Algum entendido sugere uma possível causa pela sujeira demasiada??

Valeu! Fui!


FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

Complicado cara, meu motor tem 5000 km rodados, não fuma, filtros novos, enfim, tudo novo.

Uso bicos de vectra 2.2 16V e Bomba de blazer V6 com 4,5 bar.....

E assim como vc, sujam que é uma beleza.....

acho que é do alcool mesmo, capaz de estar vindo com muito impureza, seí lá

eu coloco STP fuel injection cleaner 1 vez por mês, adianta um pouco, mais to vendo que vou ter que partir pro ultrassom agora



::?
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem


Secco_Poa
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quarta-feira 07 2007f Fevereiro 2007 08:05:52 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Secco_Poa »

Galera tenho o meu corsinha 1.alguma coisa com um bico de monza azul e andando no alcool e simplismente naum uso nem um aditivo so coloco a cada tanque 2 litros de querosene hidratada q eh vendida em alguns postos aqui de poa tp na primeira semana o bico véio fico cheio de sujeira e tp tava limpando o sistema desde o tamque ate o bico ate pq a gasosa deixa nas paredes do tanque e das mangueiras uma espécie de gordura q com o tempo o alcool vai tirando e levando pro motor talvez seja isso q esteja sujando a flauta de vcs tp usa querosene hidratada q o bixo faz vira uma coisa so e vai tudo pro motor sem galho e sem entupimento ate pq aqui no sul a gente naum confia em aditivo.. até pq naum funciona


Lucídio Serves
:: Piquet ::
Mensagens: 254
Registrado em: Sexta-feira 10 2004f Setembro 2004 02:21:55 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucídio Serves »

Não entendi a sujeira preta, de onde estaria vindo ?? tenho um Corsa 1.8 Flex, já rodei 45.000 km, a maior parte com álcool, mas sempre que a gasolina tem no preço uma diferença acima de R$ 1,00 a favor da gasolina, eu abasteço com gasolina.
Todos os bicos se mantém sempre limpos.
Quando uso aditivos, só compro na GM, que geralmente é mais barato que nos postos e uso somente a quantidade recomendada, ou seja, um frasco a cada 4 tanques.
Eu não recomendaria o uso de querosena, porque a temperatura de explosão é bem maior que a do álcool, e se não queimar totalmente pode prejudicar o catalizador e sujar as velas.
_____________________
Lucídio-Curitiba-Pr.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sujeira preta nunca ouvi falar....

conheco o gel q forma, essa sujeira preta pode ser rancando sujeiras deixadas pela gasolina
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”