Corsa 1.0 EFI Motor + Duvidas...

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
leongalera
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Sexta-feira 25 2006f Agosto 2006 08:36:15 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Corsa 1.0 EFI Motor + Duvidas...

Mensagem por leongalera »

Fala galera do CC...

Bom vamos lá que assunto é extenso...

Tenho um corsinha 1.0 EFI 94 que já ta com 140.000 KM :? ... ele anda muito fraquinho!! até em algumas rampas como a do predio em que eu morro ele chora para subir!! sinto que tah chegando a hora de uma retifica, e ai começa minhas duvidas... vamos lah:

:?: 1º - É viavel fazer a retifica e quais são os resultados?

:?: 2º - É possivel a converção de 1.0 para 1.4? O que é necessario para essa mudança?

:?: 3º - Vale a pena converter ele para ÁLCOOL quais as vatagem e desvantagem necessarias para essa converção! e as mudanças necessarias?

4º - Em questão de custo/benecifio/consumo essa trez mudaças valem a pena?

Desculpa ai pelo tanto de perguntas!! agradeço desde já todas as repostas!!! :wink:


Cleiton Gomes
:: Super ::
Mensagens: 73
Registrado em: Domingo 24 2006f Setembro 2006 02:50:41 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cleiton Gomes »

Boa pergunta... tb gostaria de saber, no meu caso o carro esta com 86.000 mas desde já é bom ficar sabendo.

Postem ai
"Vindos de todas as partes, mas indo a lugar algum, assim caminha a raça humana se devorando um a um"
Perdi duas peças valiosas para minha vida - Meu irmão e meu carro!!!!!!!
CENSURADO é CRIME e pode MATAR!!!!!


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

leongalera escreveu:Fala galera do CC...

Bom vamos lá que assunto é extenso...

Tenho um corsinha 1.0 EFI 94 que já ta com 140.000 KM :? ... ele anda muito fraquinho!! até em algumas rampas como a do predio em que eu morro ele chora para subir!! sinto que tah chegando a hora de uma retifica, e ai começa minhas duvidas... vamos lah:

:?: 1º - É viavel fazer a retifica e quais são os resultados?
Viável sim, muito aconselhável por sinal. Resultado de uma retífica bem feita é um motor 0km, silencioso e econômico, qualquer resultado fora disso indica serviço mal feito, portanto procure uma retífica boa com procedência e não prime tanto pelo preço (o preço das peças do EFI já é muiiitttooo em conta, então vale a pena investir em serviço).
leongalera escreveu: :?: 2º - É possivel a converção de 1.0 para 1.4? O que é necessario para essa mudança?
É possível para o 1.4 EFI. Preciso mexer no bloco, cabeçote, trocar peças substituindo-as pelo do 1.4 e o mais prático seria adotar a TBI do 1.4 e central também, que são relativamente baratas (depende do referencial, claro!!! ehehehe). O resultado é a transformação de um carro de 50cv em um de 60cv, só que apesar da baixa potência tem um torque excelente (o 1.4 EFI é maravilhoso).
leongalera escreveu: :?: 3º - Vale a pena converter ele para ÁLCOOL quais as vatagem e desvantagem necessarias para essa converção! e as mudanças necessarias?
Se você já vai mexer no carro, é viável a conversão. Peça para aumentar a taxa de compressão para o álcool, se você for manter o 1.0, pode assumir um bico maior, como o do 1.4, e no caso do 1.4, o bico do 1.6 EFI claro. Acho (tem que confirmar!!!) que são compatíveis em impedância. Além de mexer na taxa de compressão e bico, vale a pena trocar a bomba de combustível para uma própria para álcool, e se vc morar em lugar mto frio, uma partida à frio cai bem.
leongalera escreveu: 4º - Em questão de custo/benecifio/consumo essa trez mudaças valem a pena?
Melhora um pouco a potência, pois dá uns cvs a mais. O consumo fica pior, pois o álcool consome mais. Depende do preço da gasolina e álcool e o custo da manutenção, mas no caso, como você já está mexendo no motor mesmo... veja também a disponibilidade de álcool na sua região, evitando que vc fique sem o carro por falta de combustível para comprar.
leongalera escreveu: Desculpa ai pelo tanto de perguntas!! agradeço desde já todas as repostas!!! :wink:
À vontade. Tenho alguma experiência em motores EFI 1.4 já, pois já reformei um (sou mecânico amador), se souber ajudar, posso tentar!

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


Avatar do usuário
leongalera
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Sexta-feira 25 2006f Agosto 2006 08:36:15 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leongalera »

Vlw pelo esclerecimento!!! muito bem detalhado!!!


[quote]Melhora um pouco a potência, pois dá uns cvs a mais. O consumo fica pior, pois o álcool consome mais. Depende do preço da gasolina e álcool e o custo da manutenção, mas no caso, como você já está mexendo no motor mesmo... veja também a disponibilidade de álcool na sua região, evitando que vc fique sem o carro por falta de combustível para comprar. [/quote]

moro em curitiba.... a difereça emtre o preço do alcool para a gasolina é de 1 real ! será que vale a pena?

mais uma duvida para mudar de combustivel vou ter que mecher na central da IE? e vc tem aguma noção de custo de quanto pode cheagr essa brincadeira?

vlw pela ajuda!!!


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

leongalera escreveu:Vlw pelo esclerecimento!!! muito bem detalhado!!!

moro em curitiba.... a difereça emtre o preço do alcool para a gasolina é de 1 real ! será que vale a pena?
Aparentemente vale a pena pois vc já vai mexer mesmo no motor, então não vai pagar mão de obra a mais, nem nada, só a bomba de combustível que vai precisar (apenas o refil dela, deve custar uns 180 reais mais ou menos um novo pra álcool). Cuidado também com o seu tanque de combustível, se ele estiver meio ruim já, ele pode corroer, pois é de metal ainda. Tipo, o bom é analisar certinho o seu carro antes de fazer, mas se fizer, o custo adicional vai ser mínimo, e vai compensar no dia-a-dia.
leongalera escreveu: mais uma duvida para mudar de combustivel vou ter que mecher na central da IE? e vc tem aguma noção de custo de quanto pode cheagr essa brincadeira?

vlw pela ajuda!!!
Depende de como for feito.... às vezes só colocar um bico de maior vazão ou abrir o seu, e mexer no ponto do carro (como é EFI, faz-se pelo distribuidor), já resolve. Depende de como for converter. O importante é que você pode legalizar a conversão depois, o que dá desconto no IPVA, o mesmo desconto que o GNV dá, informe-se no seu Detran local a documentação necessária.

Na dúvida ou na falta de alguém competente pra levar seu serviço, apenas retifique e mantenha original, evitando maiores dores de cabeça. Se eu morasse por aí eu fazia o serviço pra vc ;)

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”