Conversãoa alcool ? 1.0 mpfi

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Qw3
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Segunda-feira 18 2006f Dezembro 2006 01:23:56 AM
Localização: Bragança Paulista - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Conversãoa alcool ? 1.0 mpfi

Mensagem por Qw3 »

Fala ia galera


Estava querendo converter o corsinha pra alcool ... que fez isso ? fiocu bom ? fui em varias mecanicas e a informação divergem muito desde 100% garatindo... como o não faça que vc vai ferrar com o motor ...meu corsinha é um hacth 98 1.0 mpfi o motor ta com uns 25.000 rodados pois tive que fazer por cauza de uma quedbra de correia dentada ... na epoca ia montar um motor a alcool mais a grana não dava ai deixei original mesmo a gasolina

O que vcs aconselham ???


Valewww


lsavassi
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Terça-feira 12 2006f Dezembro 2006 09:50:57 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lsavassi »

Qw3 escreveu:Fala ia galera


Estava querendo converter o corsinha pra alcool ... que fez isso ? fiocu bom ? fui em varias mecanicas e a informação divergem muito desde 100% garatindo... como o não faça que vc vai ferrar com o motor ...meu corsinha é um hacth 98 1.0 mpfi o motor ta com uns 25.000 rodados pois tive que fazer por cauza de uma quedbra de correia dentada ... na epoca ia montar um motor a alcool mais a grana não dava ai deixei original mesmo a gasolina

O que vcs aconselham ???


Valewww
Pena que o site perdeu o guia completo, mas, em sintese: No MPFI é só colocar um kit partida a frio; um T de tempra com valvula termostatica independente para armar a ventuinha e um potenciometri (de 10 é mais que o suficiente) em um dos fios do sensor de água, onde vc vai poder regular o avanço e a ingestão de combustivel (vai de 0 a 40%, para o alcool é 33%); pode por tb um filtro esportivo e se quiser diminuir o barulho e só colocar uma ponteita inoxidavel curva p/ baixo. OBS IMPORTANTE: Se na hora de retificar o motor o cara não colocou junta metalica (o que é provavel pois ele custa 4x o valor da outra), a junta vai pro @#$#%^ rapidinho, rapidinho.

Se achar que vale a pena pode rebaixar o cabeçote uns 0,5 0,6 e obrigatoriamente aliviar o escapamento, chip e coisas do tipo. OBS: Fiz tudo isso, NÃO VALE A PENA!

Espero ter ajudado,
Duvidas me lig, pois eu não sou do ramo, mas, passi por tudo isso : (31) 8878-5915 Leonardo
Depois de muito relutar, volto ao grupo depois do servidor ter perdido centenas das minhas contribuições.

"Dinheiro é um bicho carente, só sabe andar em bando!" (Leonardo Savassi 2005)


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Pena que o site perdeu o guia completo, mas, em sintese: No MPFI é só colocar um kit partida a frio; um T de tempra com valvula termostatica independente para armar a ventuinha e um potenciometri (de 10 é mais que o suficiente) em um dos fios do sensor de água, onde vc vai poder regular o avanço e a ingestão de combustivel (vai de 0 a 40%, para o alcool é 33%)
Sinceramente, não entendi muita coisa aqui não. Do jeito que está escrito me pareceu uma gambiarra das boas, ou é sobre aqueles módulos de conversão?? Sem dúvida nenhuma o melhor método de correção de ponto e tempo de injeção é por remapeamento da injeção, favorece a economia e o desempenho devido ao acerto fino, além de outros aspectos.
Se achar que vale a pena pode rebaixar o cabeçote uns 0,5 0,6 e obrigatoriamente aliviar o escapamento, chip e coisas do tipo.
0,5 ou 0,6 mm de cabeçote rebaixado vai elevar a taxa de compressão para próximo de 10:1 a 10,2:1, isso não vai fazer nem cosquinha para o álcool. Pode elevar a taxa para 12,5 a 13:1 para fazer valer o custo do rebaixamento. Para chegar nessa taxa deve-se rebaixar algo próximo de 2,2 mm, se minhas contas aqui não estiverem erradas.

Falou.


lsavassi
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Terça-feira 12 2006f Dezembro 2006 09:50:57 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lsavassi »

wevertonvb escreveu:
Pena que o site perdeu o guia completo, mas, em sintese: No MPFI é só colocar um kit partida a frio; um T de tempra com valvula termostatica independente para armar a ventuinha e um potenciometri (de 10 é mais que o suficiente) em um dos fios do sensor de água, onde vc vai poder regular o avanço e a ingestão de combustivel (vai de 0 a 40%, para o alcool é 33%)
Sinceramente, não entendi muita coisa aqui não. Do jeito que está escrito me pareceu uma gambiarra das boas, ou é sobre aqueles módulos de conversão?? Sem dúvida nenhuma o melhor método de correção de ponto e tempo de injeção é por remapeamento da injeção, favorece a economia e o desempenho devido ao acerto fino, além de outros aspectos.
Se achar que vale a pena pode rebaixar o cabeçote uns 0,5 0,6 e obrigatoriamente aliviar o escapamento, chip e coisas do tipo.
0,5 ou 0,6 mm de cabeçote rebaixado vai elevar a taxa de compressão para próximo de 10:1 a 10,2:1, isso não vai fazer nem cosquinha para o álcool. Pode elevar a taxa para 12,5 a 13:1 para fazer valer o custo do rebaixamento. Para chegar nessa taxa deve-se rebaixar algo próximo de 2,2 mm, se minhas contas aqui não estiverem erradas.

Falou.
Quanto à gambiarra, pode até ser, mas; funciona, é mais econômico que o original (modelo álcool), e mais rápido. :)

Obs: Não vale a pena rebaixar, muito menos 2.2, mas, se mesmo assim você quiser, boa sorte com a batessão de pino e a mistura pobre... ::?
Depois de muito relutar, volto ao grupo depois do servidor ter perdido centenas das minhas contribuições.

"Dinheiro é um bicho carente, só sabe andar em bando!" (Leonardo Savassi 2005)


ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Melhor maneira de converssão seria através da troca do chip e instalação de um kit de partida a frio!

Não é necessário rebaixar o cabeçote, mas como seu motor está "novo", provavelmente deve ter sido retificado o cabeçote tb, assim, não compensa abrir de novo só p/ rebaixar mais um poco...

Do jeito que está vc já vai andar tranquilo no alcool!
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem


Qw3
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Segunda-feira 18 2006f Dezembro 2006 01:23:56 AM
Localização: Bragança Paulista - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Qw3 »

valew pela dica galera ...pelo menos já da trocar ideia com o MEXANICO...do que fazer eo que não fazer...


Avatar do usuário
Fazeoque
:: Millennium ::
Mensagens: 184
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:50:20 AM
Localização: Guaratinguetá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fazeoque »

coloquei o chip do leo aki do clube, remapeado para alcool e comprei um kit de partida a frio ...
issu eh simples, barato e funciona normal ...
meu carro jah tah assim faz uns 20 mil km a unica coisa foi a bomba que queimou e eu troquei por uma do celta flex e pronto ...
o carro anda mesma coisa que a gasolina ... nao pipoca ... duas injetadas de gasosa de manha ele jah pega e pronto eh soh sair andando ...

gastei 100 do chip e 9 do reservatorio, 11 da bombinha de limpador de parabrisa, 1,5 do botao pra acionamento e 25 da valvula pra coloca a partida junto com a mangueira do vacuo e um T e 1 m de mangueira e um poco de fio pra instalacao ... hehhehe
resumindo 150,00 reais tudo ... em um mes jah recuperei issu com o valor menos do alcool

agora faco 8 a 9 na city e 12 a 13 na estrada com o alcool ... to feliz da vida ...
antes fazia 10 a 11 na ciity e 14 a 15 na estrada com gasolina ...


fontana
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Sábado 06 2007f Janeiro 2007 02:49:30 PM
Localização: Sarandi - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fontana »

[quote="Qw3"]Fala ia galera


Estava querendo converter o corsinha pra alcool ... que fez isso ? fiocu bom ? fui em varias mecanicas e a informação divergem muito desde 100% garatindo... como o não faça que vc vai ferrar com o motor ...meu corsinha é um hacth 98 1.0 mpfi o motor ta com uns 25.000 rodados pois tive que fazer por cauza de uma quedbra de correia dentada ... na epoca ia montar um motor a alcool mais a grana não dava ai deixei original mesmo a gasolina

O que vcs aconselham ???


Valewww[/quote]

coloca 4 bicos 35% maiores dq os originais.....
adianta na roda fonica 6º o ponto do motor.....
coloca partida a frio....
a bomba vai queimar....
Mecânica Fontana
Sarandi-RS


lsavassi
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Terça-feira 12 2006f Dezembro 2006 09:50:57 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lsavassi »

ValterJunior escreveu:Melhor maneira de converssão seria através da troca do chip e instalação de um kit de partida a frio!

Não é necessário rebaixar o cabeçote, mas como seu motor está "novo", provavelmente deve ter sido retificado o cabeçote tb, assim, não compensa abrir de novo só p/ rebaixar mais um poco...

Do jeito que está vc já vai andar tranquilo no alcool!
Creio que se colocar o potenciômetro no sensor de temperatura da água o chip se torna dispensável (OBS: Ele custa uns R$10, o chip mais de R$150), é legal usar uma chave liga e desliga para poder usar álcool e gasosa. Caso vc ainda queira colocar o chip, cuidado com os picaretas que vendem porcarias por ai ...
Depois de muito relutar, volto ao grupo depois do servidor ter perdido centenas das minhas contribuições.

"Dinheiro é um bicho carente, só sabe andar em bando!" (Leonardo Savassi 2005)


congruente
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quarta-feira 16 2006f Agosto 2006 09:40:24 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por congruente »

Os kabiçudos ai do forum poderiam fazer um tutorial sobre partida a frio com reservatorio de gasolina.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”