[DÚVIDA] -Pra q serve o sensor na mangueira do filtro de ar?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
kleberdamiao
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Quinta-feira 21 2006f Dezembro 2006 12:07:12 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] -Pra q serve o sensor na mangueira do filtro de ar?

Mensagem por kleberdamiao »

pessoal tenho uma duvida, fui dar uma mexida no meu carro, eu descobri uma peça de borracha que fica depois do filtro de ar estava rasgada, achei estranho, eu mesmo consegui tirar e troquei, essa peça de borracha chama mangueira, a minha duvida é, ela tem um sensor, para que serve esse sensor??? se eu não trocar essa peça, qual o problema que pode ocorrer?? mesmo ela estando rasagada o meu carro funcionou normamente, fico grato se alguém me responder.


_Jorge_
:: Rodeio ::
Mensagens: 718
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 03:31:26 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por _Jorge_ »

Este é o sensor de temperatura do ar de entrada, é um componente importante da injeção que mantem o motor acelerado quando se liga pela manhã, principalmente em tempo frio....Tem neguinh que troca a mangueira do filtro por outra sem este sensor , só porque é mais barato.


ZERO.PQ
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Domingo 21 2009f Junho 2009 11:20:19 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ZERO.PQ »

Isso mesmo que nosso amigo disse, estava com essa dúvida e procurei no Wikipedia e achei:
"Sensor temperatura ar - Este informa à central a temperatura do ar que entra no motor. Junto com o sensor de pressão, a central consegue calcular a massa de ar admitida pelo motor e assim determinar a quantidade de combustível adequada para uma combustão completa."


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Tem coisa pior... há quem tire tudo e simplesmente faz um "CAI" pra filtro esportivo pegar ar mais frio achando que vai ganhar alguma coisa. Fica complicado.

Seu carro funcionava bem porque quando o sensor está trabalhando com números totalmente fora do padrão, caso da mangueira rasgada ou sensor estragado, a injeção passa a usar um valor padrão pré definido. Funciona, mas sem a mesma eficiência.


Ednoxx
:: Piquet ::
Mensagens: 241
Registrado em: Quinta-feira 02 2008f Outubro 2008 10:41:03 AM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ednoxx »

Esse sistema tem nos EFI?


waltermend
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Terça-feira 04 2013f Junho 2013 12:21:39 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por waltermend »

Meu corsa é um Sedan 2001. A mangueira estava trincada há tempos e eu percebendo duas coisa:
1º - Por ser um motor 1.0, dentro da cidade estava bebendo demais.
2º - O carro não tem força. No Celta que temos aqui, a diferença de potência para subir uma ladeira, por exemplo era muito grande.

Pois bem, hoje comprei a mangueira com sensor e estou colocando. Pelo que eu entendi, o carro estaria bebendo mais exatamente porque com o motor quente e tendo muita entrada de ar, o sensor passa a informação de que precisa de mais combustível para misturar ao oxigênio. Espero que, com a colocação da mangueira, eu possa ganhar mais força e gastar um poucio menos dentro da cidade. Na estrada ele faz 17,4 km por litro de gasolina.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

waltermend, a princípio é só um sensor de temperatura, não massa de ar.
O sensor pode informar errado pra central.

O rasgo faz a tbi aspirar sujeira, é perigoso, ele pode estar bebendo devido a sujeira. Vale a pena verificar velas. Outro fator determinante no consumo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”