[Verdade?] Comando do 1.6 no 1.0 VHC, melhora desempenho?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Bom, EU não trocaria...

Masss...

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

dudu_araujo escreveu:certo, e se eu trocasse, quais seriam as outras alterações necessárias nesse motor?

ECU? Bicos? Bomba?... será que vai dar falta em alta? o que sugerem...?

Abraços!
De cara o que vc vai precisar mesmo é de uma polia regulável para fazer o enquadramento do comando, isso é indispensável para tirar o maior proveito. Quanto a necessidade de se fazer um remapemamento, é provável que não seja preciso pois a permanência do "1.6b" não é tão distante do seu original, se vc quizer vc pode instalar um hallmeter para fazer essa verificação. O que costuma casar bem qdo se coloca um comando mais agressivo é um escape com menor restrição, tz no seu caso, a retirada do catalizador já sirva.
Caso queira saber a respeito de alguém que já fez isso no motor VHC, entre no tópico abaixo.

http://www.celtaclub.com/index.php?showtopic=32000

É isso ai. Falou.


Avatar do usuário
dudu_araujo
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Quarta-feira 13 2006f Dezembro 2006 01:37:38 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dudu_araujo »

JotaMarcelo escreveu:Bom, EU não trocaria...

Masss...

JMarcelo
OPA !! obrigado pela opinião Jota!

Abraços!
wevertonvb escreveu:
dudu_araujo escreveu:certo, e se eu trocasse, quais seriam as outras alterações necessárias nesse motor?

ECU? Bicos? Bomba?... será que vai dar falta em alta? o que sugerem...?

Abraços!
De cara o que vc vai precisar mesmo é de uma polia regulável para fazer o enquadramento do comando, isso é indispensável para tirar o maior proveito. Quanto a necessidade de se fazer um remapemamento, é provável que não seja preciso pois a permanência do "1.6b" não é tão distante do seu original, se vc quizer vc pode instalar um hallmeter para fazer essa verificação. O que costuma casar bem qdo se coloca um comando mais agressivo é um escape com menor restrição, tz no seu caso, a retirada do catalizador já sirva.
Caso queira saber a respeito de alguém que já fez isso no motor VHC, entre no tópico abaixo.

http://www.celtaclub.com/index.php?showtopic=32000

É isso ai. Falou.
Opa !! obrigado ae pela ajuda meu camarada... o que eu mais temia, era quanto a possivel falta de combustivel em alta, já que o pessoal já disse que o carro melhoraria bem em alta, e como todos sabem > cavalo anda, cavalo bebe. Nem tinha pensado no enquadramento do comando... Vou dar uma olhada nesse tópico...

Agora, me tirem uma dúvida... meu Classic é 2006/2007, faturado em 'dez/2006' e pelo que a galera ta me dizendo, há uma nova geração ae de VHC, e falaram que tem 79 cv. O meu, é Flex e modelo 2007, mas consta no documento como 72 hp (no alcool). Fui enganado?

enfim, obrigado mais uma vez a todos que responderam, grande Abraço!


Twincept
:: Sport ::
Mensagens: 1030
Registrado em: Terça-feira 14 2004f Dezembro 2004 01:44:51 PM
Localização: Olinda - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Twincept »

dudu_araujo escreveu:
JotaMarcelo escreveu:Bom, EU não trocaria...

Masss...

JMarcelo
OPA !! obrigado pela opinião Jota!

Abraços!
wevertonvb escreveu:
dudu_araujo escreveu:certo, e se eu trocasse, quais seriam as outras alterações necessárias nesse motor?

ECU? Bicos? Bomba?... será que vai dar falta em alta? o que sugerem...?

Abraços!
De cara o que vc vai precisar mesmo é de uma polia regulável para fazer o enquadramento do comando, isso é indispensável para tirar o maior proveito. Quanto a necessidade de se fazer um remapemamento, é provável que não seja preciso pois a permanência do "1.6b" não é tão distante do seu original, se vc quizer vc pode instalar um hallmeter para fazer essa verificação. O que costuma casar bem qdo se coloca um comando mais agressivo é um escape com menor restrição, tz no seu caso, a retirada do catalizador já sirva.
Caso queira saber a respeito de alguém que já fez isso no motor VHC, entre no tópico abaixo.

http://www.celtaclub.com/index.php?showtopic=32000

É isso ai. Falou.
Opa !! obrigado ae pela ajuda meu camarada... o que eu mais temia, era quanto a possivel falta de combustivel em alta, já que o pessoal já disse que o carro melhoraria bem em alta, e como todos sabem > cavalo anda, cavalo bebe. Nem tinha pensado no enquadramento do comando... Vou dar uma olhada nesse tópico...

Agora, me tirem uma dúvida... meu Classic é 2006/2007, faturado em 'dez/2006' e pelo que a galera ta me dizendo, há uma nova geração ae de VHC, e falaram que tem 79 cv. O meu, é Flex e modelo 2007, mas consta no documento como 72 hp (no alcool). Fui enganado?

enfim, obrigado mais uma vez a todos que responderam, grande Abraço!
Qto a isso n Cara. n Sei o que Mudaram por dentro.. Mais VHC Flex de 79Cv só tem no Corsa C... Nem o Classic.. Nem o Celta VHC Flex São de 79Cv.. N Sei Pq a GM fez isso. Mas.. Fazer o que né...

Abraços
Atual:
Novo Voyage Trend Imotion 2012
Antigos:
Corsa Hatch 1.4 Econoflex 2010
Corsa Hatch Maxx 1.0 VHC Flex 2006
Corsa Hatch 1.0 VHC 2004
Celta 1.0 MPFI 2000
Corsa Wagon GL 1.6 MPFI 1998
Corsa Hatch GL 1.4 EFI 1996


Avatar do usuário
dudu_araujo
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Quarta-feira 13 2006f Dezembro 2006 01:37:38 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dudu_araujo »

Twincept escreveu:
dudu_araujo escreveu:
JotaMarcelo escreveu:Bom, EU não trocaria...

Masss...

JMarcelo
OPA !! obrigado pela opinião Jota!

Abraços!
wevertonvb escreveu: De cara o que vc vai precisar mesmo é de uma polia regulável para fazer o enquadramento do comando, isso é indispensável para tirar o maior proveito. Quanto a necessidade de se fazer um remapemamento, é provável que não seja preciso pois a permanência do "1.6b" não é tão distante do seu original, se vc quizer vc pode instalar um hallmeter para fazer essa verificação. O que costuma casar bem qdo se coloca um comando mais agressivo é um escape com menor restrição, tz no seu caso, a retirada do catalizador já sirva.
Caso queira saber a respeito de alguém que já fez isso no motor VHC, entre no tópico abaixo.

http://www.celtaclub.com/index.php?showtopic=32000

É isso ai. Falou.
Opa !! obrigado ae pela ajuda meu camarada... o que eu mais temia, era quanto a possivel falta de combustivel em alta, já que o pessoal já disse que o carro melhoraria bem em alta, e como todos sabem > cavalo anda, cavalo bebe. Nem tinha pensado no enquadramento do comando... Vou dar uma olhada nesse tópico...

Agora, me tirem uma dúvida... meu Classic é 2006/2007, faturado em 'dez/2006' e pelo que a galera ta me dizendo, há uma nova geração ae de VHC, e falaram que tem 79 cv. O meu, é Flex e modelo 2007, mas consta no documento como 72 hp (no alcool). Fui enganado?

enfim, obrigado mais uma vez a todos que responderam, grande Abraço!
Qto a isso n Cara. n Sei o que Mudaram por dentro.. Mais VHC Flex de 79Cv só tem no Corsa C... Nem o Classic.. Nem o Celta VHC Flex São de 79Cv.. N Sei Pq a GM fez isso. Mas.. Fazer o que né...

Abraços

ahh, entendi ! então o meu OUTRO corsa, um sedan VHC 2006/2007 virá com esse motor ?

digo virá porque ainda nem fui pegar o carro... acho que só semana que vem :)

Abraços!


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

dudu_araujo escreveu:Agora, me tirem uma dúvida... meu Classic é 2006/2007, faturado em 'dez/2006' e pelo que a galera ta me dizendo, há uma nova geração ae de VHC, e falaram que tem 79 cv. O meu, é Flex e modelo 2007, mas consta no documento como 72 hp (no alcool). Fui enganado?

enfim, obrigado mais uma vez a todos que responderam, grande Abraço!
Não como o amigo acima disse somente o motor 1.0 VHC Flexpower dos Corsa modelo novo são de 79 cv (álcool), o seu é de 72 cv (álcool) mesmo. A diferença entre os dois é que o seu só foi utilizado o novo sistema de injeção flexível, enquanto no Corsa C, foram coletor de admissão de plástico, coletor de escape tubular, cabeçote novo com tuchos menores e mais leves, balancins roletados, válvulas com hastes de menor diametro e comando novo p/ adequar a esse sistema roletado. Ainda tem sitema de injeção sequencial, mas no seu eu não sei dizer se tem tb. É dai que vem a diferença de potência.
ahh, entendi ! então o meu OUTRO corsa, um sedan VHC 2006/2007 virá com esse motor ?

digo virá porque ainda nem fui pegar o carro... acho que só semana que vem Smile
Se for o flexpower vai ser sim.

Abraços.


Twincept
:: Sport ::
Mensagens: 1030
Registrado em: Terça-feira 14 2004f Dezembro 2004 01:44:51 PM
Localização: Olinda - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Twincept »

Só complementando.. Se For do MODELO NOVO.. e Flexpower.. Será o VHC de 79cv mesmo...
Agora se for Classic (Sedan Antigo).. Dai é de 71cv (Mesmo que seja Flex)...

Abraços
Atual:
Novo Voyage Trend Imotion 2012
Antigos:
Corsa Hatch 1.4 Econoflex 2010
Corsa Hatch Maxx 1.0 VHC Flex 2006
Corsa Hatch 1.0 VHC 2004
Celta 1.0 MPFI 2000
Corsa Wagon GL 1.6 MPFI 1998
Corsa Hatch GL 1.4 EFI 1996


Avatar do usuário
dudu_araujo
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Quarta-feira 13 2006f Dezembro 2006 01:37:38 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dudu_araujo »

Twincept escreveu:Só complementando.. Se For do MODELO NOVO.. e Flexpower.. Será o VHC de 79cv mesmo...
Agora se for Classic (Sedan Antigo).. Dai é de 71cv (Mesmo que seja Flex)...

Abraços
é o New Corsa sim... Sedan VHC FlexPower


fcm
:: Millennium ::
Mensagens: 191
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 12:03:08 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fcm »

Olá pessoal do Corsa Club,

Vou contar minha experiência como o comando de 1.6b no VHC.
Tenho um VHC 1.0 Turbo (já foram 35000 km com a turbina).
Na semana passada parei para uma manutenção de rotina: filtro de combustivel, filtro de oleo e oleo, etc.
Depois de tudo montado, na primeira acelerada na oficina, "pulou fora" um prisioneiro do coletor de escape.
Em consequencia disto, desmontamos a parte de cima do motor.
Aí aproveitei para fazer algumas coisas que eu estava adiando:
a) Troca do corpo de borboleta pela do 1.8 (Meriva). Ok, sem problemas.
b) Troca do comando por 1.6.

Amigos, o carro não vai. Fica fraco, mais muito fraco mesmo em baixa. Não dá para contornar uma esquina em 3a. ou 2a. Tem que reduzir. Somente começa a melhorar a partir dos 3500 a 4000 rpm, quando a turbina também entra.

Pode ser que com uma polia regulável se possa enquadrar melhor o comando, mas não é coloque e ande como dissem por aí.

Desmontei o comando e voltei ao do VHC.

Gostaria mesmo de ouvir opnião de outros que fizeram esta troca. Fiz porque vi em vários lugares: sites e revistas falando que funciona....

Uma observação é que na concessionária não tinha o comando do 1.6 e peguei um no "paralelo". Mas pelo comportamento do carro parece que não é só isso.

Agradeço outras opniões.....


[]s
Fernando.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

fcm escreveu:Olá pessoal do Corsa Club,

Vou contar minha experiência como o comando de 1.6b no VHC.
Tenho um VHC 1.0 Turbo (já foram 35000 km com a turbina).
Na semana passada parei para uma manutenção de rotina: filtro de combustivel, filtro de oleo e oleo, etc.
Depois de tudo montado, na primeira acelerada na oficina, "pulou fora" um prisioneiro do coletor de escape.
Em consequencia disto, desmontamos a parte de cima do motor.
Aí aproveitei para fazer algumas coisas que eu estava adiando:
a) Troca do corpo de borboleta pela do 1.8 (Meriva). Ok, sem problemas.
b) Troca do comando por 1.6.

Amigos, o carro não vai. Fica fraco, mais muito fraco mesmo em baixa. Não dá para contornar uma esquina em 3a. ou 2a. Tem que reduzir. Somente começa a melhorar a partir dos 3500 a 4000 rpm, quando a turbina também entra.

Pode ser que com uma polia regulável se possa enquadrar melhor o comando, mas não é coloque e ande como dissem por aí.

Desmontei o comando e voltei ao do VHC.

Gostaria mesmo de ouvir opnião de outros que fizeram esta troca. Fiz porque vi em vários lugares: sites e revistas falando que funciona....

Uma observação é que na concessionária não tinha o comando do 1.6 e peguei um no "paralelo". Mas pelo comportamento do carro parece que não é só isso.

Agradeço outras opniões.....


[]s
Fernando.
Sem dúvida nenhuma que falta enquadrar o comando com a polia regulável, em todos casos que já vi, foi necessário o uso desta.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”