Sedan 1.0: Econimia é iiusão?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Avatar do usuário
dudu_araujo
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Quarta-feira 13 2006f Dezembro 2006 01:37:38 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dudu_araujo »

Bigtomas escreveu:Cara vou te dizer a verdade,eu acho ate engraçado,mas nunca vi reclamaçao aki no forum quanto ao consumo dos 1.6..todos que reclamam tem 1.0

Eu antes do corsa tive 2 carros 1.0 e nao quero nunca mais.
Na minha cidade,e do meu jeito de dirigir eu fazia 9,5 na cidade e 13,5 na estrada com o 1.0,isso que eles nem tinham ar..com ar entao a media cairia ainda mais.
Agora ando de corsa 1.6 fazendo 8,5 na cidade e 12,5 na estrada com muito..mas muito mais potencia e torque..pra mim seu corsa é mais pesado que o hatc..e se vc usa o ar a media fica baixa mesmo...quando vc trocar de carro tente um 1.6 vc nao vai se arrepender.

Tenho amigos que dizem fazer 17km/l na estrada com carro 1.0..ate hoje nenhum aceitou meu desafio de encher o tanque,viajar 200km.e se o carro fizer 17 ou mais eu encho o tanque pra ele..se fizer menos ele enche o tanque do meu.
Falar é facil

falar é fácil, eu quero ver fazer...

é como o BigTomas disse... nego vive dizendo isso e aquilo, mas eu quero ver fazer..

estou c/ Classic VHC 1.0 e até agora to achando economico na medida do possível... coloquei 50 reais de ALCOOL que deu 3/4 de tanque e rodei 170 km até agora, e tem 1/3 de tanque agora...

pelos meus cálculos ta fazendo 8,09 km/L com A/C ligado e eu ando esticando... digo, todas as marchas entre 3 e 4 mil rpm... sempre ando com 4 cabeças no carro... acho que tá aceitável... mas nada ESPLÊNDIDO... espero que quando amacie eu chegue à 10 km/l PELO MENOS com alcool, ja que com a Xsara Picasso eu fazia 10,5 com Gasolina no tanque...

é isso, Abraços!!


Gabarreto
:: Super ::
Mensagens: 95
Registrado em: Sexta-feira 10 2006f Novembro 2006 11:53:10 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gabarreto »

O que eu notei de estranho é que commo ar ligado ou não, percurso misto ou só na cidade, ele não altera muito o consumo.

Retirei as velas ontem e vi que todas tinham uma crista preta, não era borra, tipo uma casca. Isto é misrura ruca, não?

Obrigado
Gustavo


Bigtomas
:: Champ ::
Mensagens: 465
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 10:31:32 PM
Localização: Guaporé - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Bigtomas »

Nao sei se vc ja revisou seu corsa,mas eu revisei o meu quando comprei,posso te passar tudo que foi feito nele pra vc fazer no seu..o meu ficou novo muito bom mesmo..
Troquei oleo e filtro,valvula termostatica,limpeza no radiador e adicionei aditivo,troquei as correias do motor(bem baratas por sinal) e o rolamento tensionador da correia(esse é mais caro que as 2 correias juntas),ainda mandei fazer limpeza do TBI e dos bicos,ja troquei as velas e os filtros do ar e combustivel.
Claro que tambem passei o scanner na injeçao e esta tudo ok

Consideo isso o minimo a ser feito quando vc compra um usado,gastei algo em torno de R$600,00 entre peças e mao de obra,mas tenho certeza de que posso ir pra qualquer lugar sem ficar na estrada.


FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

Na minha opinão, carro 1.0 deixou de ser econônico faz tempo....

Atualmente as montadores tentam tirar todos os cavalos possiveis dos motores 1.0 sem investir em tecnologia.

Lá pra 97/98, os 1.0 tinham 60 cv e faziam até 17 km/L se a mecânica estivesse em dia, eu sei disso, pq eu fiquei 1 ano com um Corsa Wind 97 que vendi em 2000. Esse carro fazia 16,5 km/l Na estrada.

Hj tem uns 1.0 de 79 Cv fazendo 9Km/l, parece brincadeira.....

Até o Vectra CD 2.0 16V do meu pai chega a fazer 12 km/L comigo dirigindo, da pra rodar mais de 700 km com um tanque, ele consegue tirar 13 km/L do carro.

O meu chegava a bater 15 km/l quando era original e o hj, mexido e no alcool ta fazendo 10 km/l, aferidos essa semana.

Agora ainda inevtaram o carro Flex, que no final das contas acaba ficando ineficiente e bebendo ainda mais.
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem


Gabarreto
:: Super ::
Mensagens: 95
Registrado em: Sexta-feira 10 2006f Novembro 2006 11:53:10 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gabarreto »

[quote="Bigtomas"]
Troquei oleo e filtro,valvula termostatica,limpeza no radiador e adicionei aditivo,troquei as correias do motor(bem baratas por sinal) e o rolamento tensionador da correia(esse é mais caro que as 2 correias juntas),ainda mandei fazer limpeza do TBI e dos bicos,ja troquei as velas e os filtros do ar e combustivel.
Claro que tambem passei o scanner na injeçao e esta tudo ok
[/quote]

Caro bigtomas.

Eu já fiz nesse carro:
1- Troca do tensionador da correia,
2- Limpeza de injetores,
3- Retifica de cabeçote com troca de comando e tuchos (ex-dono)
4- Descarbonização mecanica (ex-dono)
5- Troca de óleo e filtro
6- Limpeza de velas,
7- Troca de bases do motor,
8- Verificação de pressao de bomba, compressão dos cilindros,
9- Troca de cabos de vela,


Só não troquei o filtro de ar, que acho que não precisa, e o filtro da bomba.

Como saber se o carro tem a termostática, sem ter que desmontar?
Valeu
Gustavo


Weco
:: Rodeio ::
Mensagens: 616
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 04:21:00 PM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Weco »

Fabrício Packness escreveu:Na minha opinão, carro 1.0 deixou de ser econônico faz tempo....

Atualmente as montadores tentam tirar todos os cavalos possiveis dos motores 1.0 sem investir em tecnologia.

Lá pra 97/98, os 1.0 tinham 60 cv e faziam até 17 km/L se a mecânica estivesse em dia, eu sei disso, pq eu fiquei 1 ano com um Corsa Wind 97 que vendi em 2000. Esse carro fazia 16,5 km/l Na estrada.

Hj tem uns 1.0 de 79 Cv fazendo 9Km/l, parece brincadeira.....

Até o Vectra CD 2.0 16V do meu pai chega a fazer 12 km/L comigo dirigindo, da pra rodar mais de 700 km com um tanque, ele consegue tirar 13 km/L do carro.

O meu chegava a bater 15 km/l quando era original e o hj, mexido e no alcool ta fazendo 10 km/l, aferidos essa semana.

Agora ainda inevtaram o carro Flex, que no final das contas acaba ficando ineficiente e bebendo ainda mais.
Concordo cara, hj em dia eles vendem 1.0 dizendo ser economico pela imagem formada anteriormente...economico só Uno mesmo, q tem 55 cv e é bem leve...


Bigtomas
:: Champ ::
Mensagens: 465
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 10:31:32 PM
Localização: Guaporé - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Bigtomas »

[quote="Gabarreto"][quote="Bigtomas"]
Troquei oleo e filtro,valvula termostatica,limpeza no radiador e adicionei aditivo,troquei as correias do motor(bem baratas por sinal) e o rolamento tensionador da correia(esse é mais caro que as 2 correias juntas),ainda mandei fazer limpeza do TBI e dos bicos,ja troquei as velas e os filtros do ar e combustivel.
Claro que tambem passei o scanner na injeçao e esta tudo ok
[/quote]

Caro bigtomas.

Eu já fiz nesse carro:
1- Troca do tensionador da correia,
2- Limpeza de injetores,
3- Retifica de cabeçote com troca de comando e tuchos (ex-dono)
4- Descarbonização mecanica (ex-dono)
5- Troca de óleo e filtro
6- Limpeza de velas,
7- Troca de bases do motor,
8- Verificação de pressao de bomba, compressão dos cilindros,
9- Troca de cabos de vela,


Só não troquei o filtro de ar, que acho que não precisa, e o filtro da bomba.

[quote]Como saber se o carro tem a termostática, sem ter que desmontar?
Valeu[/quote]Gustavo[/quote]

Cara,vc mesmo disse que a temperatura esta baixa e o ventilador quase nao dispara,acredito que seu carro esta sem a valvula,ou ela travou aberta.
Eu vi na valvula nova tem gravado nela 92 graus +-2..isso quer dizer que ela varia de 90 a 94 graus pra ligar o ventilador.
Nao sei se recolocando a valvula o consumo vai melhorar da forma que vc espera,vai melhorar mas acredito que pouca coisa.
se a media continuar baixa assim,eu trocava ele por um corsa 1.6


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”