Cambio do VHC - quebrou por falta de óleo.

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
srspinho
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Segunda-feira 16 2004f Agosto 2004 08:35:51 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Cambio do VHC - quebrou por falta de óleo.

Mensagem por srspinho »

Olá pessoal,

eu tenho um corsa 2003 VHC com 65000 Km.

Pois bem... ha duas semanas, eu viajei de são paulo para o Guarujá numa boa, sem problemas... viajem curta... 120 Km sem forçar, andando a 110 Km / h

Quando cheguei em casa, entrei com o carro na garagem e fui manobrar. Quando engatei a ré, o carro simplismente não andava, parecia que estava com o freio de mão puxado.
Tentei desengatar e nada... o câmbio não desengatava, o carro não ia para trás e nem para frente.

Depois de muito tentar, consegui, com o pé na embreagem, retirar o carro da garagem e deixar na rua.

O guincho levou para o mecânico que abriu o câmbio e viu que tinha apena meio litro de fluido no câmbio e não havia vazamentos.

Depois de aberto, verificamos que um rolamento havia quebrado por excesso de atrito, deixando uma engrnagem primária solta que raspava em uma arrulea bem grande, que, por causa do atrito, também quebrou.

O resultado foi : 2 dias de mecânica e R$ 900,00 para arrumar tudo.

Meu cunhado tem um corsa MPFI ano 2000 com 50.000 Km. Ele aproveitou para verificar o fluido e constatou que o carro dele tinha apenas 1 litro de fluido. Completou rapidinho antes que quebrasse.

Fiquei muito decepcionado com o câmbio da GM ... sempre tive carro GM e nunca havia acontecido isso. Já tive um outro corsa que eu comprei zero e rodei mais 120.000 km sem que isso acontecesse.

Bem, vale aí o aviso : Verifiquem o nível do fluido (a GM não usa mais óleo de câmbio) !

Abraço a todos.


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

O problema do óleo do cambio do corsa é que tem um retentor no comando do trambulador que sempre estoura, e vaza bem pouco óleo por lá. Após muito tempo pingando, ele baixa bastante o nível do óleo. No manual fala que é óleo pra toda a vida, só que eu aconselho a abrir de 50k em 50k pra poder verificar o nível e aproveitar e trocar os retentores e juntas.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


srspinho
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Segunda-feira 16 2004f Agosto 2004 08:35:51 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por srspinho »

Olá amigo...

pois é... o manual diz que é para a vida toda, mas veja no que deu.

Esse retentor de borracha é realmente problemático, ainda mais que o óleo foi substituído por fluido hidráulico. Fica muito mais fácil de vazar pelo retentor. A viscosidade do óleo de câmbio dos carros mais antigos é 90. A viscosidade do fluido do Corsa é apenas 10 ! vaza que é uma beleza

Olha, eu reforço aqui o que o meu mecânico disse : Melhor verificar a cada 20.000 km....

abraços


mraporto
:: Millennium ::
Mensagens: 127
Registrado em: Sexta-feira 04 2005f Março 2005 01:47:43 PM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mraporto »

Taí, como faz para verificar o nível do óleo da caixa de câmbio? Fotinhas eh bem vindo...


congruente
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quarta-feira 16 2006f Agosto 2006 09:40:24 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por congruente »

mraporto escreveu:Taí, como faz para verificar o nível do óleo da caixa de câmbio? Fotinhas eh bem vindo...
Concordo em gênero, númerpo e grau!!!


diego_l88
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Domingo 10 2006f Setembro 2006 03:11:01 PM
Localização: Itajaí - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por diego_l88 »

congruente escreveu:
mraporto escreveu:Taí, como faz para verificar o nível do óleo da caixa de câmbio? Fotinhas eh bem vindo...
Concordo em gênero, númerpo e grau!!!
realmente, 900 reais deixa qualquer um asustado :shock:


:lol: Abraços


srspinho
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Segunda-feira 16 2004f Agosto 2004 08:35:51 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por srspinho »

Olá Pesoal,

Eu não sei bem como verifica, mas tem que levantar o carro, retirar um parafuso na lateral da caixa de câmbio e "enfiar o dedo" no buraco para "sentir" o óleo.
Bem, foi isso que eu vi o mecânico fazer no corsa do meu cunhado.

Infelismente não tenho fotos disso ...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”