Pessoal, afinal, porque o pessoal fala que se aumenta o diametro externo ou diminui ele da medida original afeta na velocidade real em Km/h aferido pelo Painel/Velocimetro....
Até pelo oque eu sei isso afetava nos fuscas/brasilia, onde era aferido velocidade nas rodas praticamente..... Mas o corsa mesmo é no diferencial!
Ou seja, não afetaria correto? ou estou errado?
Era isso, valews pessoal
Relação RodaXpneu VS Velocidade Km/h
- afmsys
- :: Millennium ::
- Mensagens: 111
- Registrado em: Domingo 18 2004f Janeiro 2004 12:55:44 AM
- Localização: Não Informado
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
afeta sim...
bem simples, supondo que 1 rotação do motor seja igual a 1 rotação do cambio e 1 rotação do diferencial, supondo uma relação de marcha totalmente 1:1 (só imaginando!!!)
se a roda original do corsa tem um perímetro de 1,76m (pneus 165/70/13) e você passa para um perímetro de 1,81m (195/50/15) voce estará andando 3cm a mais a cada rotação... 2,7% a mais...
mesmo a leitura sendo no diferencial, voce está mudando a relação do carro quando altera o diametro da roda...
é por isso que esses carros como a palio weekend ou o crossfox possuem um diferencial "encurtado" que é para poder compensar pelo diametro maior dos pneus...
Abraços!
bem simples, supondo que 1 rotação do motor seja igual a 1 rotação do cambio e 1 rotação do diferencial, supondo uma relação de marcha totalmente 1:1 (só imaginando!!!)
se a roda original do corsa tem um perímetro de 1,76m (pneus 165/70/13) e você passa para um perímetro de 1,81m (195/50/15) voce estará andando 3cm a mais a cada rotação... 2,7% a mais...
mesmo a leitura sendo no diferencial, voce está mudando a relação do carro quando altera o diametro da roda...
é por isso que esses carros como a palio weekend ou o crossfox possuem um diferencial "encurtado" que é para poder compensar pelo diametro maior dos pneus...
Abraços!
Sedan 01 Azul motor SFI 16V
Foi bom enquanto durou CORSÃO!!!
afmeng@yahoo.com.br
-
- :: Champ ::
- Mensagens: 406
- Registrado em: Sábado 21 2005f Maio 2005 10:05:57 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Complementando a ótima explicação do afmsys, o máximo que se pode alterar no perímetro do conjunto roda/pneu é + - 3% em relação ao perímetro original.
- Adriano (Pescador)
- :: Millennium ::
- Mensagens: 127
- Registrado em: Quarta-feira 12 2003f Novembro 2003 11:07:54 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Vale lembrar tambem que, qto maior a medida do pneu, mais terá velocidade final porem, irá perder na arrancada.... (torque)
Segue dois links que fazem o Calculo, se caso vc for alterar as medidas das rodas x pneus, para não ultrapassar os 3%
http://www.miata.net/garage/tirecalcold.html
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm
Um Abraço
Segue dois links que fazem o Calculo, se caso vc for alterar as medidas das rodas x pneus, para não ultrapassar os 3%
http://www.miata.net/garage/tirecalcold.html
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm
Um Abraço
Adriano (Pescador)
CorsaClube.com.br - O maior Portal de Corsas do Brasil
http://www.corsaclube.com.br
CorsaClube.com.br - O maior Portal de Corsas do Brasil
http://www.corsaclube.com.br
-
- :: Sport ::
- Mensagens: 1165
- Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 02:20:19 PM
- Localização: Passo Fundo - RS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
bom tópico...
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 17 Respostas
- 3016 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 1 Respostas
- 735 Exibições
-
Última mensagem por sousaman