Relação RodaXpneu VS Velocidade Km/h

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Relação RodaXpneu VS Velocidade Km/h

Mensagem por leonardo »

Pessoal, afinal, porque o pessoal fala que se aumenta o diametro externo ou diminui ele da medida original afeta na velocidade real em Km/h aferido pelo Painel/Velocimetro....
Até pelo oque eu sei isso afetava nos fuscas/brasilia, onde era aferido velocidade nas rodas praticamente..... Mas o corsa mesmo é no diferencial!
Ou seja, não afetaria correto? ou estou errado?
Era isso, valews pessoal


Avatar do usuário
afmsys
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Domingo 18 2004f Janeiro 2004 12:55:44 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por afmsys »

afeta sim...

bem simples, supondo que 1 rotação do motor seja igual a 1 rotação do cambio e 1 rotação do diferencial, supondo uma relação de marcha totalmente 1:1 (só imaginando!!!)

se a roda original do corsa tem um perímetro de 1,76m (pneus 165/70/13) e você passa para um perímetro de 1,81m (195/50/15) voce estará andando 3cm a mais a cada rotação... 2,7% a mais...

mesmo a leitura sendo no diferencial, voce está mudando a relação do carro quando altera o diametro da roda...
é por isso que esses carros como a palio weekend ou o crossfox possuem um diferencial "encurtado" que é para poder compensar pelo diametro maior dos pneus...

Abraços!


Sedan 01 Azul motor SFI 16V
Foi bom enquanto durou CORSÃO!!!
afmeng@yahoo.com.br

Imagem


Corsa_Rula
:: Champ ::
Mensagens: 406
Registrado em: Sábado 21 2005f Maio 2005 10:05:57 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Corsa_Rula »

Complementando a ótima explicação do afmsys, o máximo que se pode alterar no perímetro do conjunto roda/pneu é + - 3% em relação ao perímetro original.


Avatar do usuário
Adriano (Pescador)
:: Millennium ::
Mensagens: 127
Registrado em: Quarta-feira 12 2003f Novembro 2003 11:07:54 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Adriano (Pescador) »

Vale lembrar tambem que, qto maior a medida do pneu, mais terá velocidade final porem, irá perder na arrancada.... (torque)

Segue dois links que fazem o Calculo, se caso vc for alterar as medidas das rodas x pneus, para não ultrapassar os 3%

http://www.miata.net/garage/tirecalcold.html

http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm

Um Abraço
Adriano (Pescador)
CorsaClube.com.br - O maior Portal de Corsas do Brasil
http://www.corsaclube.com.br


FRECHA_pick-up
:: Sport ::
Mensagens: 1165
Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 02:20:19 PM
Localização: Passo Fundo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por FRECHA_pick-up »

bom tópico...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”