COMO GANHAR UNS CAVALOS A MAIS NO SEDAN 1.6 8V.

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
itanium
:: Champ ::
Mensagens: 446
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 06:43:03 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por itanium »

JotaMarcelo escreveu: ...
- custo x benefício de turbo-adapatado é insuperável.
...
+1
Corsa Sedan Super 1.0 8v


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

wevertonvb escreveu:Minha picape é remapeada e tem filtro esportivo. Como disse noutro tópico, não tem como ganhar próx 15 km/h de velocidade final com só 4 ou 6 cv. Como nessa preparação que vc citou tem a retirada do catalizador e a passagem do sensor de temperatura para a grade frontal, deve dar 10 cv a mais tranquilo.
Falow.
Bom, acredito que se você ganhou algo além de deslocamento de torque, foi relacionado a ampliação do corte de giro....

...e tem sim como "ganhar" mais velocidade final com 4 cv: só não acredito em ganhos reais, olhando no painel.

Basta fazer uma regra de três, bem simples.

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

JotaMarcelo escreveu: Bom, acredito que se você ganhou algo além de deslocamento de torque, foi relacionado a ampliação do corte de giro....

...e tem sim como "ganhar" mais velocidade final com 4 cv: só não acredito em ganhos reais, olhando no painel.

Basta fazer uma regra de três, bem simples.

JMarcelo
Não é bem assim , qdo se trata de velocidade final não dá para trabalhar com regra três simples não. A velocidade final é função exponencial do arrasto e regra de três só se aplicaria se fosse linear. Qdo digo arrasto é a força de arrasto aerodinâmico.

Imagem

Ou seja, em um determinado ponto, um aumento de velocidade causa um aumento maior ainda no arrasto que requer então mais potência ainda. Exemplificando, em baixas velocidades 4 cv daria um bom aumento de velocidade, já em velocidades maiores, dependendo do ponto que não é o nosso caso, 4 cv não daria sequer 0,5 km/h de velocidade.

Voltando ao meu caso, antes das alterações que fiz no meu carro, ele marcou no max 195 km/h, hj atinge 210 km/h no painel. Então o ganho foi de 15 né. Pelo que entendi vc diz que este ganho no painel não é real, então considere um erro de 10% que já é estupidamente grande a respeito de variação de velocidade, então daria 13,5 de aumento. É muito ganho para só 4 cv, ainda mais pelo péssimo coeficiente de aerodinamica da picape Cx=0,46 o que aumenta muito aquele arrasto que citei lá em cima.

Portanto se teve aumento de velocidade teve aumento de potência que foi dado pelo remapeamento e filtro esportivo. Não foi só deslocamento de torque, mesmo pq torque não influencia em velocidade final e aumento no limite de corte não influenciaria se não fosse acompanhado de aumento de potência.

Abração.


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

wevertonvb escreveu:Não é bem assim , qdo se trata de velocidade final não dá para trabalhar com regra três simples não. A velocidade final é função exponencial do arrasto e regra de três só se aplicaria se fosse linear. Qdo digo arrasto é a força de arrasto aerodinâmico.

Imagem

Ou seja, em um determinado ponto, um aumento de velocidade causa um aumento maior ainda no arrasto que requer então mais potência ainda. Exemplificando, em baixas velocidades 4 cv daria um bom aumento de velocidade, já em velocidades maiores, dependendo do ponto que não é o nosso caso, 4 cv não daria sequer 0,5 km/h de velocidade.

Voltando ao meu caso, antes das alterações que fiz no meu carro, ele marcou no max 195 km/h, hj atinge 210 km/h no painel. Então o ganho foi de 15 né. Pelo que entendi vc diz que este ganho no painel não é real, então considere um erro de 10% que já é estupidamente grande a respeito de variação de velocidade, então daria 13,5 de aumento. É muito ganho para só 4 cv, ainda mais pelo péssimo coeficiente de aerodinamica da picape Cx=0,46 o que aumenta muito aquele arrasto que citei lá em cima.

Portanto se teve aumento de velocidade teve aumento de potência que foi dado pelo remapeamento e filtro esportivo. Não foi só deslocamento de torque, mesmo pq torque não influencia em velocidade final e aumento no limite de corte não influenciaria se não fosse acompanhado de aumento de potência.

Abração.
Veja wever

Duvido muito que com um investimento tão baixo e sem alteração no câmbio, esse suposto ganho de velocidade real seja tão otimista...

O correto, para se medir velocidade final, é colocar o GPS no carro original, fazer 03 medições com triangulação correta e depois o mesmo trajeto com as alterações de chip.

Quanto ao exemplo da regra de três, é colocar assim:

92 cv = 195km/h
"x" cv = 210km/h

99cv - 92cv = 7cv (de 4 a 6cv, o seu ainda ganhou um ponei extra!)

...tão mais simples, não? E, sinceramente, só com o aumento de corte já dá para alcançar velocidades superiores, mesmo com o já citado CX tosco das Picapes. Esses carros, quando muito, atingem 175/180 km/h reais...

Estranho que meu carro (com as alterações que fiz), rendeu 101,3cv no dinamômetro, que não chegam a 10cv... por isso prefiro uma perspectiva realista de ganhos do que uma otimista.

Abraço

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

JotaMarcelo escreveu: Veja wever

Duvido muito que com um investimento tão baixo e sem alteração no câmbio, esse suposto ganho de velocidade real seja tão otimista...

O correto, para se medir velocidade final, é colocar o GPS no carro original, fazer 03 medições com triangulação correta e depois o mesmo trajeto com as alterações de chip.

Quanto ao exemplo da regra de três, é colocar assim:

92 cv = 195km/h
"x" cv = 210km/h

99cv - 92cv = 7cv (de 4 a 6cv, o seu ainda ganhou um ponei extra!)

...tão mais simples, não? E, sinceramente, só com o aumento de corte já dá para alcançar velocidades superiores, mesmo com o já citado CX tosco das Picapes. Esses carros, quando muito, atingem 175/180 km/h reais...

Estranho que meu carro (com as alterações que fiz), rendeu 101,3cv no dinamômetro, que não chegam a 10cv... por isso prefiro uma perspectiva realista de ganhos do que uma otimista.

Abraço

JMarcelo
Cara eu acabei de explicar pra vc da regra de três que não dá para ser usada e vc até cita um exemplo. Então no seu caso (220 cv) , SE TIVESSE CAMBIO PARA ISSO:
92 - 195
220 - V
V = 466Km/h, viu que não da para usar essa regra de tres!

Aumento no limite de corte não dá aumento de velocidade final se não tiver aumento de potência, mesmo pq meu carro dava 195 e não ia mais por falta de potencia e não pq cortava injeção, já que esta não acontece a essa velocidade, entendeu amigo.

Abraço.


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

...é, realmente eu sou um cabeça dura.

Você tem razão absoluta na regra de três: não dá para utilizar como exemplo confiável, mesmo que no meu caso ela não poderia ser simples, já que a potência gerada é pela duplicação de ATM...

Porém, acho que pelos ganhos astronômicos de potência com baixíssimo investimento, tacarei fogo :o em minha picape e comprarei esse "Xip + Fitru" e andarei a mais de 195km/h com meu próximo 1.6 8v! :)

Ou talvez o meu remapeamento (mesmo tendo sido onboard - real time) anterior tenho ficado um lixão, afinal tive só 9cv de ganho com todas as alterações que fiz...

Vivendo e aprendendo. :D

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

JotaMarcelo escreveu:...é, realmente eu sou um cabeça dura.

Você tem razão absoluta na regra de três: não dá para utilizar como exemplo confiável, mesmo que no meu caso ela não poderia ser simples, já que a potência gerada é pela duplicação de ATM...

Porém, acho que pelos ganhos astronômicos de potência com baixíssimo investimento, tacarei fogo :o em minha picape e comprarei esse "Xip + Fitru" e andarei a mais de 195km/h com meu próximo 1.6 8v! :)

Ou talvez o meu remapeamento (mesmo tendo sido onboard - real time) anterior tenho ficado um lixão, afinal tive só 9cv de ganho com todas as alterações que fiz...

Vivendo e aprendendo. :D

JMarcelo
Só pra saber, vc mediu a potência do seu carro pelo mesmo dinamometro, antes de fazer as alterações, ou vc tá comparando com a potencia dada de fábrica? Geralmente a potencia fica um pouco mais baixa, daí seu ganho teria sido maior ainda.

Que alterações tinha qdo vc passou pelo dinamometro? Se foi aquele "pacote aspirado-ligth" que vc citou lá em cima e seu carro ganhou mais de 9 cv, nossa discussão (no bom sentido) acabou por aqui!! Eu estava tentando te mostrar que com ela dá 10 cv. Mas 9 e pouco é quase a mesma coisa. :) Vc que dizia só 4 a 6 cv!

Falow.


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

wevertonvb escreveu:Só pra saber, vc mediu a potência do seu carro pelo mesmo dinamometro, antes de fazer as alterações
Meu carro tinha original 92cv, no dinamômetro Dyno'sRace.

Depois passou para 101,3cv, no mesmo dinamômetro...

Já deu para perceber que sou deveras meticuloso, não é?

OK, mudo meu ponto de vista: com meu pacote completo aspro ligth estimo de 7 a 9cv...

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


Zap
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Segunda-feira 05 2004f Julho 2004 11:08:32 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zap »

JotaMarcelo escreveu: Meu carro tinha original 92cv, no dinamômetro Dyno'sRace.

Depois passou para 101,3cv, no mesmo dinamômetro...

JMarcelo
J, o seu carro acusava orinalmente 92cv no dinamometro? É a mesma que veme scrita no manual, não?
Era dinamometro de virabrequim, com o motor na bancada, ou aquele de rolo, que mede a potência na roda?

Abraço, camaradas...
Carlos Eduardo (Zap)
Pick-up Corsa Sport 1.6 MPFI (2003)


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Zap escreveu:J, o seu carro acusava orinalmente 92cv no dinamometro? É a mesma que veme scrita no manual, não?
Era dinamometro de virabrequim, com o motor na bancada, ou aquele de rolo, que mede a potência na roda?
Rolo.

Mede potência por atrito, certivicando potência na roda e motor.

Dyno'sRace, onde o pessoal do Corsa Clube de SP faz seu DynoDays.

Abraço

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”