Opininhão minha....NÃO RESOLVE NADA, não adianta mudar o corpo nem aumentar o tamanho da borboleta.
Como brilhantemente explicou o Wevertonvb, o que interessa nessa história é a capacidade de aspirar um certo volume de ar, e isso é feito pelos cilindros.
Em meu carro 1.8 fLEX eu instalei um super filtro esportívo da K&N para atender motores de até 3.0 (alta capacidade).
Tirei do escapamento o abafador, e em seu lugar, fiz um cano de aço inox direto até a ponteira e sabe o que ganhei de potência ????? NADA,.... isso eu já sabia, mas fiz para ganhar um RONCO melhor, e nisso o resultado foi muito bom.
O ganho de rendimento nesse caso, só é percebido um pouquinho para quem andar sempre no giro máximo, mas para mim que troco as marchas sempre no torque certo, não tive alteração alguma.
é verdade q c colocar a borboleta do 1.6 anda mais o 1.0
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cara vc naum ganharia nada mais de potencia se vc quiser potencia pegue um motor maior e turbineZacchi escreveu:Chipando o carro, e colocando um filtro de ar esportivo, do tipo twister (que dizem q é melhor do q o esportivo simples...), qto eu ganharia de potencia?
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A soma dos fatores a cima são iguais a 228cv de pura adrenalina!!!!
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Cara, seu carro é 1.0 mpfi ne, então remapeando seu carro e mantendo na gasolina + filtro esportivo renderá prox de 6 cv e um pouco mais de torque. Qto ao filtro twister ou o simples esportivo, acredito que não fará diferença no seu carro entre um e outro, como a aspiração é baixa p/ 1.0, o filtro esportivo simples já é suficiente. Falow.Zacchi escreveu:Chipando o carro, e colocando um filtro de ar esportivo, do tipo twister (que dizem q é melhor do q o esportivo simples...), qto eu ganharia de potencia?
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Valeu a força brow.wevertonvb escreveu:Cara, seu carro é 1.0 mpfi ne, então remapeando seu carro e mantendo na gasolina + filtro esportivo renderá prox de 6 cv e um pouco mais de torque. Qto ao filtro twister ou o simples esportivo, acredito que não fará diferença no seu carro entre um e outro, como a aspiração é baixa p/ 1.0, o filtro esportivo simples já é suficiente. Falow.Zacchi escreveu:Chipando o carro, e colocando um filtro de ar esportivo, do tipo twister (que dizem q é melhor do q o esportivo simples...), qto eu ganharia de potencia?
Brigadão!
vc trabalhou o fluxo de ar e nao trabalhou a injecao de combustivel por isso q vc nao ganhou potencia,Lucídio Serves escreveu:Opininhão minha....NÃO RESOLVE NADA, não adianta mudar o corpo nem aumentar o tamanho da borboleta.
Como brilhantemente explicou o Wevertonvb, o que interessa nessa história é a capacidade de aspirar um certo volume de ar, e isso é feito pelos cilindros.
Em meu carro 1.8 fLEX eu instalei um super filtro esportívo da K&N para atender motores de até 3.0 (alta capacidade).
Tirei do escapamento o abafador, e em seu lugar, fiz um cano de aço inox direto até a ponteira e sabe o que ganhei de potência ????? NADA,.... isso eu já sabia, mas fiz para ganhar um RONCO melhor, e nisso o resultado foi muito bom.
O ganho de rendimento nesse caso, só é percebido um pouquinho para quem andar sempre no giro máximo, mas para mim que troco as marchas sempre no torque certo, não tive alteração alguma.
no meu corsa eu estou montando ele com tbi 50 mm, chip a alcool, 10.5 taxa, escape 2.5 polegadas com 1 abafador somente, e vou fazer um video deu fazendo de 0 a 100 em em 7 segundos.
veja no youtube meus videos do corsa só com chip de potencia original 11 segundos com chip 9 segundos de 0 a 100
já q vcs acha q não adianta pq q nao coloca intão uma tbi de um carro 1.0
quanto mais facil o ar entrar e sair mais potencia vc terá
numa firebird 1000 cilindradas o motor acima de 5 mil rpm abre um orificio de umas 4 polegadas abaixo do farol pro ar entrar mais facilmente, pq em baixa rotacao prejudica o torque ai é fechado em alta quando mais ar melhor ,
num corsa 1.6 8v tem 92 cavalos um 1.6 16v tem 110 cv, o motor continua sendo 1600 cc só q o ar é adimitido em maior quantidade e mais facil.
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Amigo vc está sendo infeliz no seu comentário, uma coisa é vc utilizar TBI maior do que o NECESSÁRIO, outra coisa é vc usar uma menor! Lógico que se utilizar menor vc vai restringir a entrada de ar. Como já disse lá pra cima, quem puxa o ar é a sucção criada pelo deslocamento do pistão nos cilindros, portanto se vc não fizer NENHUMA alteração nos motores, ou seja, somente trocar a TBI, vc pode por uma do tamanho de um pneu de caminhão lá que a qte de ar vai ser a mesma, pois a TBI já foi dimensionada pra tal capacidade do motor.pedropaulo escreveu:
já q vcs acha q não adianta pq q nao coloca intão uma tbi de um carro 1.0
quanto mais facil o ar entrar e sair mais potencia vc terá
numa firebird 1000 cilindradas o motor acima de 5 mil rpm abre um orificio de umas 4 polegadas abaixo do farol pro ar entrar mais facilmente, pq em baixa rotacao prejudica o torque ai é fechado em alta quando mais ar melhor ,
num corsa 1.6 8v tem 92 cavalos um 1.6 16v tem 110 cv, o motor continua sendo 1600 cc só q o ar é adimitido em maior quantidade e mais facil.
Agora no seu caso, é possível que vai melhorar em termos de potencia, pq vc já está fazendo diversas outras alterações, principalmente o giro que deve ser mais alto do que original. Vai acredito que vai ser minimo.
Bem essa eh minha visão.
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A TBI tendo o tamanho necessário, o mais importante para determinação de torque e potencia, em relação a entrada de ar, serão o coletor de admissão e as válvulas. Quanto o maior numero de valvulas maior a área de entrada de ar, mas não é somente por isso que a potência se eleva, outro fator importante é que as válvulas são menores que as do de 8V, portanto pode-se trabalhar em um giro maior, e a potência é diretamente proporcional ao número de rotações. Por isso que o 1.6 8V tem 92 cv a 5600 RPM e o 16 V tem 109 (gsi) a 6200 RPM.pedropaulo escreveu: num corsa 1.6 8v tem 92 cavalos um 1.6 16v tem 110 cv, o motor continua sendo 1600 cc só q o ar é adimitido em maior quantidade e mais facil.
Quanto ao coletor de admissão, quanto mais longo e fino for ele maior é o torque em baixa rotação, pois o ar ganha velocidade e preenche os cilindros com maior rendimento. Quanto mais curto e largo, o beneficiado é a potencia em alta rotação, já que neste giro a sucção criada pelo pistão é tão grande que é necessário ter uma área de admissão maior.
Como vc pode ver a TBI só serve de controle de admissão do ar, depois este passa pelo coletor e então nas válvulas, estes dois ultimos que são mais importante para definição de potencia e torque.
Por isso que acredito que se a TBI já foi dimensionada p/ o motor, de nada adiantará trocar ela por uma maior caso não se faça outras alterações.
Abraço.
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Esqueci de citar na resposta anterior, que as válulas do motor 16 V são menores e PORTANTO MAIS LEVES...
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Concordo plenamente com vc.itanium escreveu:o ronco aumenta dai o cara axa q corre mais, o efeito é levemente real e muito mais psicológico!
O aumento de "potência" é psicológico.
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