é verdade q c colocar a borboleta do 1.6 anda mais o 1.0

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Lucídio Serves
:: Piquet ::
Mensagens: 254
Registrado em: Sexta-feira 10 2004f Setembro 2004 02:21:55 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucídio Serves »

Opininhão minha....NÃO RESOLVE NADA, não adianta mudar o corpo nem aumentar o tamanho da borboleta.
Como brilhantemente explicou o Wevertonvb, o que interessa nessa história é a capacidade de aspirar um certo volume de ar, e isso é feito pelos cilindros.
Em meu carro 1.8 fLEX eu instalei um super filtro esportívo da K&N para atender motores de até 3.0 (alta capacidade).
Tirei do escapamento o abafador, e em seu lugar, fiz um cano de aço inox direto até a ponteira e sabe o que ganhei de potência ????? NADA,.... isso eu já sabia, mas fiz para ganhar um RONCO melhor, e nisso o resultado foi muito bom.
O ganho de rendimento nesse caso, só é percebido um pouquinho para quem andar sempre no giro máximo, mas para mim que troco as marchas sempre no torque certo, não tive alteração alguma.
_____________________
Lucídio-Curitiba-Pr.


itanium
:: Champ ::
Mensagens: 446
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 06:43:03 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por itanium »

o ronco aumenta dai o cara axa q corre mais, o efeito é levemente real e muito mais psicológico!
Corsa Sedan Super 1.0 8v


brunno1.8t
:: Millennium ::
Mensagens: 154
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 09:06:30 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunno1.8t »

Zacchi escreveu:Chipando o carro, e colocando um filtro de ar esportivo, do tipo twister (que dizem q é melhor do q o esportivo simples...), qto eu ganharia de potencia?
cara vc naum ganharia nada mais de potencia se vc quiser potencia pegue um motor maior e turbine
Corsa 1.8T 0.9BAR
HIS + Dosador HP
MasterPower .42.48
Escap 2.5" 1 Abafador
A soma dos fatores a cima são iguais a 228cv de pura adrenalina!!!!
!!SAL_Performance!!


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Zacchi escreveu:Chipando o carro, e colocando um filtro de ar esportivo, do tipo twister (que dizem q é melhor do q o esportivo simples...), qto eu ganharia de potencia?
Cara, seu carro é 1.0 mpfi ne, então remapeando seu carro e mantendo na gasolina + filtro esportivo renderá prox de 6 cv e um pouco mais de torque. Qto ao filtro twister ou o simples esportivo, acredito que não fará diferença no seu carro entre um e outro, como a aspiração é baixa p/ 1.0, o filtro esportivo simples já é suficiente. Falow.


Avatar do usuário
BETOZACCHI
:: Millennium ::
Mensagens: 108
Registrado em: Quarta-feira 27 2006f Setembro 2006 07:18:01 PM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por BETOZACCHI »

wevertonvb escreveu:
Zacchi escreveu:Chipando o carro, e colocando um filtro de ar esportivo, do tipo twister (que dizem q é melhor do q o esportivo simples...), qto eu ganharia de potencia?
Cara, seu carro é 1.0 mpfi ne, então remapeando seu carro e mantendo na gasolina + filtro esportivo renderá prox de 6 cv e um pouco mais de torque. Qto ao filtro twister ou o simples esportivo, acredito que não fará diferença no seu carro entre um e outro, como a aspiração é baixa p/ 1.0, o filtro esportivo simples já é suficiente. Falow.
Valeu a força brow.
Brigadão!


Ariete

Mensagem por Ariete »

Lucídio Serves escreveu:Opininhão minha....NÃO RESOLVE NADA, não adianta mudar o corpo nem aumentar o tamanho da borboleta.
Como brilhantemente explicou o Wevertonvb, o que interessa nessa história é a capacidade de aspirar um certo volume de ar, e isso é feito pelos cilindros.
Em meu carro 1.8 fLEX eu instalei um super filtro esportívo da K&N para atender motores de até 3.0 (alta capacidade).
Tirei do escapamento o abafador, e em seu lugar, fiz um cano de aço inox direto até a ponteira e sabe o que ganhei de potência ????? NADA,.... isso eu já sabia, mas fiz para ganhar um RONCO melhor, e nisso o resultado foi muito bom.
O ganho de rendimento nesse caso, só é percebido um pouquinho para quem andar sempre no giro máximo, mas para mim que troco as marchas sempre no torque certo, não tive alteração alguma.
vc trabalhou o fluxo de ar e nao trabalhou a injecao de combustivel por isso q vc nao ganhou potencia,

no meu corsa eu estou montando ele com tbi 50 mm, chip a alcool, 10.5 taxa, escape 2.5 polegadas com 1 abafador somente, e vou fazer um video deu fazendo de 0 a 100 em em 7 segundos.

veja no youtube meus videos do corsa só com chip de potencia original 11 segundos com chip 9 segundos de 0 a 100



já q vcs acha q não adianta pq q nao coloca intão uma tbi de um carro 1.0

quanto mais facil o ar entrar e sair mais potencia vc terá

numa firebird 1000 cilindradas o motor acima de 5 mil rpm abre um orificio de umas 4 polegadas abaixo do farol pro ar entrar mais facilmente, pq em baixa rotacao prejudica o torque ai é fechado em alta quando mais ar melhor ,

num corsa 1.6 8v tem 92 cavalos um 1.6 16v tem 110 cv, o motor continua sendo 1600 cc só q o ar é adimitido em maior quantidade e mais facil.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

pedropaulo escreveu:
já q vcs acha q não adianta pq q nao coloca intão uma tbi de um carro 1.0

quanto mais facil o ar entrar e sair mais potencia vc terá

numa firebird 1000 cilindradas o motor acima de 5 mil rpm abre um orificio de umas 4 polegadas abaixo do farol pro ar entrar mais facilmente, pq em baixa rotacao prejudica o torque ai é fechado em alta quando mais ar melhor ,

num corsa 1.6 8v tem 92 cavalos um 1.6 16v tem 110 cv, o motor continua sendo 1600 cc só q o ar é adimitido em maior quantidade e mais facil.
Amigo vc está sendo infeliz no seu comentário, uma coisa é vc utilizar TBI maior do que o NECESSÁRIO, outra coisa é vc usar uma menor! Lógico que se utilizar menor vc vai restringir a entrada de ar. Como já disse lá pra cima, quem puxa o ar é a sucção criada pelo deslocamento do pistão nos cilindros, portanto se vc não fizer NENHUMA alteração nos motores, ou seja, somente trocar a TBI, vc pode por uma do tamanho de um pneu de caminhão lá que a qte de ar vai ser a mesma, pois a TBI já foi dimensionada pra tal capacidade do motor.
Agora no seu caso, é possível que vai melhorar em termos de potencia, pq vc já está fazendo diversas outras alterações, principalmente o giro que deve ser mais alto do que original. Vai acredito que vai ser minimo.
Bem essa eh minha visão.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

pedropaulo escreveu: num corsa 1.6 8v tem 92 cavalos um 1.6 16v tem 110 cv, o motor continua sendo 1600 cc só q o ar é adimitido em maior quantidade e mais facil.
A TBI tendo o tamanho necessário, o mais importante para determinação de torque e potencia, em relação a entrada de ar, serão o coletor de admissão e as válvulas. Quanto o maior numero de valvulas maior a área de entrada de ar, mas não é somente por isso que a potência se eleva, outro fator importante é que as válvulas são menores que as do de 8V, portanto pode-se trabalhar em um giro maior, e a potência é diretamente proporcional ao número de rotações. Por isso que o 1.6 8V tem 92 cv a 5600 RPM e o 16 V tem 109 (gsi) a 6200 RPM.
Quanto ao coletor de admissão, quanto mais longo e fino for ele maior é o torque em baixa rotação, pois o ar ganha velocidade e preenche os cilindros com maior rendimento. Quanto mais curto e largo, o beneficiado é a potencia em alta rotação, já que neste giro a sucção criada pelo pistão é tão grande que é necessário ter uma área de admissão maior.
Como vc pode ver a TBI só serve de controle de admissão do ar, depois este passa pelo coletor e então nas válvulas, estes dois ultimos que são mais importante para definição de potencia e torque.
Por isso que acredito que se a TBI já foi dimensionada p/ o motor, de nada adiantará trocar ela por uma maior caso não se faça outras alterações.
Abraço.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Esqueci de citar na resposta anterior, que as válulas do motor 16 V são menores e PORTANTO MAIS LEVES...


Lucídio Serves
:: Piquet ::
Mensagens: 254
Registrado em: Sexta-feira 10 2004f Setembro 2004 02:21:55 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucídio Serves »

itanium escreveu:o ronco aumenta dai o cara axa q corre mais, o efeito é levemente real e muito mais psicológico!
Concordo plenamente com vc.
O aumento de "potência" é psicológico.
_____________________
Lucídio-Curitiba-Pr.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”