8 valvulas X 16 válvulas

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
FRECHA_pick-up
:: Sport ::
Mensagens: 1165
Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 02:20:19 PM
Localização: Passo Fundo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

8 valvulas X 16 válvulas

Mensagem por FRECHA_pick-up »

:?: Qual a diferença entre motores com 8v e 16v?
:?: 1.6 mpfi 16v anda mais que 1.6 mpfi 8v?
TRIO ELÉTRICO COMPACTO...
...DURMA COM ESSE BARULHO!


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

William Garcez escreveu::?: Qual a diferença entre motores com 8v e 16v?
:?: 1.6 mpfi 16v anda mais que 1.6 mpfi 8v?
A diferença está no cabeçote, os de 8v possui uma valv. de admissão (mistura ar+Comb) e uma de escape (gases produto da combustão) para cada cilindro, todas as 8 valvulas são controladas por um único comando de válvula (OHC). Já os de 16 v, possui 2 valv. de adimissão e 2 de escape, neste caso as valv de admissão são controladas por um comando de válvula e as de escape por outro, portanto saõ dois comandos (DOHC). O que este aumento do nº de válvulas representa afinal? Uma melhora na eficiência do enchimento dos cilindros em altas rotações, gerando assim maior potência. A eficiencia do volume de admissão nos 16 v é proximo de 85%, enquanto nos 8 v é de 75%. Tanto o torque quanto a potencia serão maiores nos 16 V porém em rotações maiores. Torque em rotação mais alta prejudica no andamento em cidades.
Agora quanto a pergunta de quem anda mais, como os 16 v tem maiores potencia e torque só pode ser eles.
Valeu.


FRECHA_pick-up
:: Sport ::
Mensagens: 1165
Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 02:20:19 PM
Localização: Passo Fundo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por FRECHA_pick-up »

Tche, muito obrigado, resposta perfeita :razz:
TRIO ELÉTRICO COMPACTO...
...DURMA COM ESSE BARULHO!


Giuliano MO
:: Millennium ::
Mensagens: 193
Registrado em: Sexta-feira 26 2004f Março 2004 09:34:54 AM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Giuliano MO »

Estou no segundo 1.0 16v e quando passei do 2P para a Wagon procurei uma 1.016v pois acho muito bom o motor.
Realmente em giro baixo no arranca e para da cidade ela perde um pouco pro 8v mas isso é costume do motorista em se adaptar, depois de acostumado quando ando num 8v acho pior, sei lá!!
Acima dos 3mil rpm o carro já é outro, muito mais elástico e com maior pique, na estrada pra ultrapassagens eu achei melhor, mas tb é questão de costume.

O único ponto negativo é a manutenção "correia dentada". A cada troca convém trocar também o esticador e os 2 roletes auxiliares (16v) e as peças são bem mais caras que as do 8v e nem pense em usar peças paralelas, esse motor não aceita peças ruins e se estoura a correia dentada prepare-se prum gasto de no mínimo 3mil reais.
Eu acabei de trocar a correia, o esticador e os roletes auxiliares e gastei só de peça quase 500 reais, mas vale a pena pois só daqui a 60000km pra se preocupar novamente.
Eu questionei esses 60mil mas o mecânico garantiu!!!
Como minha wagon está com 48K só daqui a 10 anos pra chegar aos 108k, heheheheh

Estou muito satisfeito com o 16v, mas é aquilo, cada um cada um.

Grande abraço.
Giuliano M.O.
Meriva 1.4 2012, substituiu muito bem a Corsa Wagon, hehehehe!


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

Giuliano MO escreveu:Estou no segundo 1.0 16v e quando passei do 2P para a Wagon procurei uma 1.016v pois acho muito bom o motor.
Realmente em giro baixo no arranca e para da cidade ela perde um pouco pro 8v mas isso é costume do motorista em se adaptar, depois de acostumado quando ando num 8v acho pior, sei lá!!
Acima dos 3mil rpm o carro já é outro, muito mais elástico e com maior pique, na estrada pra ultrapassagens eu achei melhor, mas tb é questão de costume.

O único ponto negativo é a manutenção "correia dentada". A cada troca convém trocar também o esticador e os 2 roletes auxiliares (16v) e as peças são bem mais caras que as do 8v e nem pense em usar peças paralelas, esse motor não aceita peças ruins e se estoura a correia dentada prepare-se prum gasto de no mínimo 3mil reais.
Eu acabei de trocar a correia, o esticador e os roletes auxiliares e gastei só de peça quase 500 reais, mas vale a pena pois só daqui a 60000km pra se preocupar novamente.
Eu questionei esses 60mil mas o mecânico garantiu!!!
Como minha wagon está com 48K só daqui a 10 anos pra chegar aos 108k, heheheheh

Estou muito satisfeito com o 16v, mas é aquilo, cada um cada um.

Grande abraço.
Cara,

O ideal é fazer revisão das correias de 15.000 em 15.000km, pode acontecer dela estar precisando de regulagem de tensão ou algum rolamento ter estourado prematuramente. Caso esteja tudo ok, só fechar o conjunto e esperar chegar os próximos 15.000... por exemplo, a minha correia ficou suja de óleo quando um retentor da bomba de óleo estragou. Como faço sempre a revisão, percebi o óleo e fui atrás, sem perceber ele, a correia poderia estourar e como o vazamento é muito pequeno, demoraria pra eu perceber e corrigir ele, o que poderia se agravar.

O limite de km pra correia é de 45.000km, mesmo em boas condições deverá ser trocada quando essa km for atingida. Outro problema é quando acontece a retirada da correia para alguma manutenção... os fabricantes aconselham a não colocar a correia de volta, e sim substituir por outra.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”