Gasolina comercializada no BR, caracteristicas e diferencas

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
fabriciogcbh
:: Champ ::
Mensagens: 529
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 01:17:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Gasolina comercializada no BR, caracteristicas e diferencas

Mensagem por fabriciogcbh »

Quais as gasolinas comercializadas no Brasil, suas características e diferenças?

Existem 3 tipos de gasolina automotiva comercializadas no Brasil: Comum, Comum Aditivada, Premium. Todas recebem, por força de lei federal, a adição de álcool anidro, cujo teor varia de 20 a 25% dependendo da disponibilidade de álcool no mercado. Hoje o percentual é de 20% de álcool anidro.

GASOLINA COMUM - É a gasolina mais simples e barata. No caso da Petrobras, não recebe corante, possuindo a cor natural da gasolina que varia de incolor a amarelada.

Aplicação: pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina que não requeira propriedades superiores como dispersância de depósitos ou alta octanagem. Embora muita gente desconheça, a gasolina comum não é recomendada como primeira opção para os carros a injeção eletrônica, sendo neste caso indicado a gasolina aditivada.

GASOLINA COMUM ADITIVADA (BR Supra) - É obtida pela adição de dispersantes na gasolina comum. Os aditivos dispersantes têm a função de manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor). A gasolina aditivada da BR é denominada BR SUPRA e recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum.

Aplicação: pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina que não requeira propriedades de alta octanagem. É especialmente recomendada para carros à injeção eletrônica, como é a maioria dos carros atualmente no Brasil (onde praticamente não se vendem mais carros a carburador).

GASOLINA PREMIUM (BR Premium ou BR Podium) - Gasolina com maior octanagem que a comum (no mínimo 91 octanas de IAD, Índice Antidetonante, enquanto a comum tem mínimo de 87); no caso da Petrobras, recebe os mesmos aditivos da Gasolina BR Supra, mas não recebe corante, possuindo assim a coloração natural da gasolina (incolor a amarelada).
A Podium é um tipo superior de Premium descrita em separado abaixo.

Aplicação: Pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina, mas é especialmente recomendada para veículos com motores que exijam gasolina de alta octanagem. Geralmente são veículos importados e sofisticados, equipados com alta taxa de compressão (maior que 10:1). No caso especial do Brasil, onde há incentivo governamental para a produção de carros populares de 1000 cm3, alguns destes carros possuem alta taxa de compressão e se beneficiam do uso desta gasolina, obtendo-se com ela maior desempenho.

GASOLINA PETROBRAS PODIUM - É a melhor gasolina do mercado, sendo uma premium de qualidade superior uma vez que a Petrobras adotou requisitos ainda mais exigentes que a premium usual. Possui octanagem mínima de 95 octanas de IAD, baixa formação de depósitos, baixo teor de enxofre (máximo de 30 ppm) e é isenta de benzeno, causando assim uma redução das emissões de poluentes no meio ambiente. Não tem coloração (incolor).

Aplicação: Pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina, mas é especialmente recomendada para veículos com motores que exijam gasolina de alta octanagem. Geralmente são veículos importados e sofisticados, equipados com alta taxa de compressão (maior que 10:1). No caso especial do Brasil, onde há incentivo governamental para a produção de carros populares de 1000 cm3, alguns destes carros possuem alta taxa de compressão e se beneficiam do uso desta gasolina, obtendo-se com ela maior desempenho.


Como são obtidas as gasolinas?

A gasolina é um combustível obtido do refino do petróleo e composto, basicamente, por uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contêm átomos de carbono e hidrogênio). Os processos de refino utilizados na produção da gasolina compreendem vários processos. De um modo geral, o processo começa com uma simples separação física, denominada destilação. Da destilação aproveita-se a nafta para a produção da gasolina. Dessa mesma destilação obtêm-se várias parcelas, uma delas denominada gasóleo. O gasóleo passa por processo complexo, que modifica a estrutura das moléculas, chamado craqueamento catalítico. Deste processo é obtida uma outra nafta chamada nafta de craqueamento que pode ser adicionada à nafta de destilação para a produção de gasolina.

Para a produção da gasolina Premium são utilizados processos ainda mais sofisticados que fornecem correntes de elevada octanagem, como a alquilação e a reforma catalítica. O tempo para produção de uma gasolina varia muito dependendo do tipo de petróleo, do(s) processo(s) utilizado(s), da quantidade que se precisa produzir e do tipo de gasolina (comum ou premium). Este tempo pode levar de algumas horas até mesmo 1 semana. Além da octanagem, outros fatores devem ser considerados para a produção de uma gasolina de qualidade elevada, como, por exemplo, a sua volatilidade, a sua estabilidade e a sua corrosividade, de forma a garantir o funcionamento adequado dos motores.


O que é gasolina batizada?

Gasolina batizada é o mesmo que gasolina adulterada, ou seja, quando alguém adiciona solvente ou outros compostos à gasolina de modo a se obter um produto mais barato, porém com qualidade inferior à exigida pela especificação do produto. É bom lembrar que o uso de gasolina adulterada, ou "batizada", pode causar danos aos motores dos veículos.


Qual o teor de álcool usado na gasolina e o porquê de seu uso?

A adição de álcool é obrigatória devido à lei federal e varia de 20 a 25% em volume, dependendo da disponibilidade de álcool no mercado. Atualmente está em vigor a Resolução nº 30 da ANP, de 15/05/03, determinando que o percentual de mistura de álcool anidro nas gasolinas passe a ser, a partir do dia 1º de junho de 2003, de 20%. Esta Resolução se aplica a todas as gasolinas (Gasolina Comum, Gasolina Supra, Gasolina Petrobras Podium e Gasolina Premium).


Qual é a cor original das gasolinas?

As gasolinas – com exceção da gasolina Podium, que é incolor – variam de incolor a amareladas. Isto acontece em função da composição química e dos diversos processos de refino.


A gasolina tem chumbo?

Não. O Brasil, em 1989, foi um dos primeiros países a retirarem o chumbo de suas gasolinas automotivas. O chumbo era utilizado para aumentar a octanagem da gasolina, mas, por questões ambientais, foi eliminado. O chumbo somente é utilizado na gasolina de aviação, sendo seu uso prejudicial aos carros modernos, equipados com catalisadores e sonda-lâmbda.


O metanol é utilizado na gasolina?

Não. Por ser extremamente tóxico, o metanol não é utilizado como combustível no Brasil. Foi utilizado durante uma época em substituição temporária ao álcool, em virtude de uma grande falta deste produto que se fez no mercado.


O que é octanagem?

É a resistência que a gasolina tem a auto-ignição (detonação), o que pode levar à detonação localizada, causando perda de potência e sérios danos ao motor, dependendo de sua intensidade e persistência. A detonação é mais conhecida como batida de pino, que é igual a um barulho metálico. Um combustível com maior octanagem tem melhor poder de combustão e resiste a altas pressões no interior dos cilindros, sem sofrer detonação. Os projetistas de motores levam em conta a octanagem do combustível utilizado para determinar a taxa de compressão, curvas de avanço de ignição e tempo de injeção.


O que são os métodos conhecidos como octanagem RON, MON e IAD?

Esses métodos determinam a octanagem da gasolina. O RON (Research Octane Number) avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total em baixa rotação. O método MON (Motor Octane Number), avalia a resistência da gasolina à detonação com carga total em alta rotação. IAD (Indice Antidetonante)é a média dos anteriores.


Uma gasolina com maior octanagem pode ser mais econômica?

Sim, nos carros que requerem este tipo de gasolina. Não utilizá-la vai aumentar o consumo, reduzir a potência disponível e pode causar danos ao motor do veículo.


É comercializado no Brasil algum produto que elimine a água da gasolina?

A gasolina não possui água na sua composição. Devido ao percentual de álcool na gasolina, se estiver presente em alto teor, a água se separa da gasolina, inclusive extraindo o álcool.


Quais os produtos mais utilizados para adulterar a gasolina? (Esta resposta é para pessoas questionando sobre adulteração dos combustíveis)

Em geral, os produtos com que mais se adultera a gasolina são o álcool e solventes. Como solventes, há diversos tipos de produtos como aguarrás e solvente para borracha (SPB). O SPB, também conhecido como benzina industrial, é citado informalmente como um dos mais empregados para uso fraudulento em gasolina, depois do álcool. Cabe lembrar que oficialmente não há estatística a respeito, uma vez que quem frauda não declara que o faz. Por esta razão é difícil encontrar relatórios detalhados a respeito de adulteração: quem publica é obrigado a citar que são apenas suposições, já que se fosse sabido de fonte fiel os dados da fraude, por lei isto teria que ser encaminhado à polícia para autuação.


Gostaria de saber qual a diferença da Gasolina Tipo A e a gasolina Tipo C?

A gasolina tipo A é a gasolina sem álcool, ou seja, conforme ela é produzida nas refinarias ou petroquímicas. Aqui no Brasil, por lei, é obrigatória a adição de álcool, gerando-se assim a gasolina C, que é vendida nos postos.


Qual o peso de 1 litro de gasolina, diesel ou álcool?

A relação entre peso e volume é chamada de densidade. Se o peso for expresso em gramas (g) e o volume em litros (L), a densidade será expressa em g/L. Como a densidade dos líquidos varia com a temperatura, é importante que esta propriedade seja fixada. Geralmente no Brasil assume-se como referência a temperatura de 20°C.
O álcool anidro é uma substância pura e sua densidade é 790 g/L, ou seja, 1 litro pesa 790 gramas.
O álcool hidratado é uma mistura de 2 substâncias puras (álcool anidro e água), sendo a sua densidade especificada pela ANP de 808 a 811 g/L.
A gasolina e o diesel são misturas de várias substâncias, de forma que o peso de 1 litro dependerá de quais são estas substâncias e em que teor está presente.
Em geral, a gasolina sem álcool (gasolina A) apresenta uma densidade variando de 700 a 770 g/L (esta faixa inclui tanto gasolina comum como a premium). No Brasil adiciona-se álcool anidro à gasolina A (gerando a gasolina C), em teores que variam de 20 a 25%. Devido a isto, a densidade da gasolina encontrada nos postos brasileiros irá variar de 718 a 775 g/L.
Os aditivos para gasolina geralmente têm um impacto muito pequeno na densidade e podem ser desprezados. Em outras palavras, a densidade do combustível aditivado pode ser considerada igual ao do comum.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
ta ai o dito feito no problema do VHC, ninguem usa gasolina boa, afinal, se for pra mim usar uma gasolina de R$3,00 o Lt eu prefiro comprar um carro 1.6, alem de usar gasolina mais barata o carro tem muito mais desempenho

escolha o que melhor encaixa no seu perfil
VHC =
Very High Complication
Very High Crash
Vehicle High Crash


Snake
:: Champ ::
Mensagens: 520
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:37:30 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Snake »

Cara.
Parabens pelo Topico.
Muito interessante.
Parabens.


Sonafarra
:: Premium ::
Mensagens: 4355
Registrado em: Sexta-feira 08 2005f Abril 2005 11:08:26 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sonafarra »

SHOW DE BOLA ESSA MATERIA!!! PARABÉNS AE!!
Apos muitas alegrias, o corsinha se foi, esse vai deixar saudades!!!

Fotos do corsinha pag 5 a 7: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 5&start=60


hamilton leao
:: Super ::
Mensagens: 63
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 09:31:21 PM
Localização: Balneário Pinhal - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por hamilton leao »

Olha que aula vocë deu.PARABËNS.É dessas informacöes que a gente precissa.


matheus millenium
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 01:05:35 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por matheus millenium »

poxa muito legal esse tópico cara!!
parabéns!!


jrinfo
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 29 2006f Agosto 2006 09:23:37 AM
Localização: Porto Velho - RO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jrinfo »

Boa materia, não sabia dessas diferenças entre as gasolinas gostei de saber, e é bom tbm, agora falta uma sobre os postos que batizam a gasolina e coloca no nosso carro sem sabermos e o motor pifa.... o que fazer e como agir em uma situação como esse.; FLw abraçlos
Antonio Goulart Jr


itanium
:: Champ ::
Mensagens: 446
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 06:43:03 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por itanium »

ainda bem q a BR se dispõe a colocar dados assim online hehehh

imagina akeles postos q nem nome tem!!
Corsa Sedan Super 1.0 8v


itanium
:: Champ ::
Mensagens: 446
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 06:43:03 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por itanium »

as siglas pra VHC ficaram melhores q a matéria! auuhauhaauhuhauhauh

VERY HIGH COMPLICATION hauhhauhuhh
Corsa Sedan Super 1.0 8v


fabriciogcbh
:: Champ ::
Mensagens: 529
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 01:17:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabriciogcbh »

itanium escreveu:as siglas pra VHC ficaram melhores q a matéria! auuhauhaauhuhauhauh

VERY HIGH COMPLICATION hauhhauhuhh
hahahaha,
fazer um adesivo deste e colocar na trazeira do meu corsinha, :P


fabriciogcbh
:: Champ ::
Mensagens: 529
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 01:17:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabriciogcbh »

itanium escreveu:ainda bem q a BR se dispõe a colocar dados assim online hehehh

imagina akeles postos q nem nome tem!!

mesmo com dados assim, ainda temos q ficar de olho em postos da BR que estao batizando gasolina.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”