Procedimento para substituir correia dentada - Corsa 1.8

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
fabriciogcbh
:: Champ ::
Mensagens: 529
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 01:17:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Procedimento para substituir correia dentada - Corsa 1.8

Mensagem por fabriciogcbh »

Vamos apresentar nesta matéria a seqüência para a substituição da correia dentada do motor Corsa 1.8 litros.

01- Desconecte o cabo negativo da bateria para evitar possíveis acidentes. Verifique se o proprietário não possui algum equipamento de som com código anti-furto e não tenha o código;
02- Remova a válvula do canistar (posição A) puxando-a para cima do suporte do filtro;

03- Remova a mangueira condutora de ar (posição C) que está junto à borboleta de aceleração;

04- Remova o ressoador de ar do suporte (posição D) puxando-o para cima;

05- Remova a mangueira coletora de ar (posição E) logo na entrada do suporte do filtro de ar;

06- Remova o parafuso de fixação (posição B) do suporte do filtro de ar com o auxílio de uma chave torx medida T-30;

07- Remova o filtro de ar deslocando-o para o lado e puxando-o ao mesmo tempo e desencaixando-o do suporte de alojamento do coxim eliminador de ruido, na carroceria.
Imagem

08- Remova os parafusos de fixação (ver setas) da cobertura da carenagem da correia dentada- parte superior e os parafusos de fixação (ver setas) da parte inferior com o auxílio de uma chave torx T-8;

09- Removas as coberturas superior e inferior;

Imagem Imagem

Observação importante: Antes de remover a correia dentada, verifique os alinhamentos das marcas de referência na polia dentada da árvore de comando de válvulas com a marca existente na cobertura posterior da correia dentada (ver indicação) e também as marcas da polia dentada da árvore de manivelas com a marca na aba da carcaça da bomba de óleo no tempo de combustão do 1º cilindro. Caso estes alinhamentos não correspondam, corrija-os girando a polia dentada da
árvore de comando de válvulas, utilizando uma chave 17 mm.

Imagem

O objetivo desta ordem de execução seria a substituição da correia dentada, porém, existem casos onde se faz necessário a sua retirada sem a necessidade de trocá-la. Nesta situação, faça uma seta com tinta indicando o sentido de rotação da correia para que você possa montá-la na mesma posição posteriormente. A seguir, como remover a correia.
10- Afrouxe o parafuso sextavado do tensor com o auxílio de uma chave estrela de 13 mm;

11- Instale uma chave allen de 6 mm no tensor da correia dentada e gire-o no sentido horário (ver seta) para aliviar a tensão da correia. Feito isso, remova a mesma do seu local;

12- Instale a nova correia ou a mesma caso deseje reutilizá-la, lembrando do sentido de rotação da mesma;

Imagem

Ajustes para correia nova:
13- Utilizando uma chave allen 6 mm (4) instale-a no rolete tensor,
girando-o no sentido anti-horário até que o ponteiro (1) do rolete
tensor coincida com o centro da cavidade “U” (seta) na base do rolete tensor (2) e ao mesmo tempo com uma chave de 13 mm aperte o parafuso de fixação do rolete tensor (3) sem o torque final;

14- Gire a polia dentada da árvore de comando de válvulas duas voltas completas no sentido de giro do motor e verifique se as marcas (setas) coincidem novamente, caso não confirmem refaça o sincronismo mecânico do motor;

Observação: Ao ajustar o rolete tensor a parte longa da correia dentada (lado oposto da bomba d’água) deve estar esticada, caso contrário o ajuste correto não será possível.


Imagem

Lembre-se que os procedimentos acima somente é válido para uma correia dentada nova.
No caso da correia ser reutilizada, o ajuste deverá ser feito de maneira similar à correia nova, só que, ao invés do ponteiro 1 coincidir com o centro da cavidade em U, a mesma deverá coincidir com o início da cavidade como mostra a figura ao lado.

15- Após o ajuste e a verificação se a correia não permitiu que os pontos se desalinhem, aplique o torque final no parafuso sextavado que deverá ser de 20 NM (2 mkgf) ou 15 lbf.pé;

16- Para a montagem restante, siga a ordem inversa à remoção.

Imagem

É isso aí pessoal, vejam que a substituição da correia não é nada complexo. Tome apenas muito cuidado para não montar a correia com os pontos de referência fora de posição. Se ficar um dente fora, todo o sistema fica comprometido.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”