Matéria divulgada na Imprensa
Devido ao preço dos combustíveis e um controle mais rigoroso do governo sobre os preços, algumas distribuidoras e postos costumam adulterar o seu produto, com a adição de mais álcool do que o permitido (20% de álcool anidro é normal para tornar a gasolina menos detonante) ou até mesmos solventes químicos industriais.
Estas misturas são totalmente prejudiciais ao rendimento do motor, da sua vida útil e ao meio ambiente. A única maneira de se tentar evitar isso é seguir os passos descritos abaixo:
- Identificar se a gasolina está adulterada
* Motor começa a falhar logo após o abastecimento;
* A marcha lenta se torna irregular, com constantes oscilações e falhas;
* As partidas tornam-se mais difíceis tanto em baixa como em alta temperatura;
* O motor irá "bater-pino", que são sintomas da pré-ignição;
* O escapamento expele água em excesso, mesmo depois do motor estar aquecido.
- Consequências a médio prazo
* Motor "engasga" ou chega a parar;
* Desempenho e rendimento diminuem consideravelmente;
* Perda gradativa da potência e torque do motor;
* Falhas nas acelerações e retomadas de velocidade;
* Maior índice de poluentes lançados pelo escapamento.
- Danos provocados por solventes
* Deterioração prematura das borrachas de vedação do sistema de alimentação;
* Aumento do depósito de carvão nas válvulas e nas velas de ignição;
* Formação de goma no motor, nas válvulas injetoras, na haste da válvula de admissão;
* Perda de eficiência do óleo lubrificante por contaminação;
* Desgaste prematuro do motor.
- Como eliminar o problema
* Fazer uma limpeza no carburador ou nas válvulas injetoras - para o sistema multiponto recomenda-se utilizar além da limpeza ultra-sônica a retro-lavagem*.
* Eliminar o combustível adulterado do veículo e limpar todo o circuito, inclusive o tanque;
* Trocar todas as mangueiras de borracha (devido a contaminação pelo solvente);
* Substituir os diafragmas do carburador caso seu veículo não seja injetado;
* Substituir o filtro de combustível;
* Testar a válvula reguladora de pressão do sistema de injeção;
* Testar a vazão da bomba de combustível.
- Escolher um posto de confiança
* Tente abastecer sempre no mesmo posto. Em caso de adulteração, é mais fácil descobrir a origem;
* Desconfie de combustível com preço muito baixo, pois, o mesmo pode estar adulterado;
* Veja se o posto de sua preferência faz controle de qualidade do combustível anunciado pela distribuidora;
* Cheque no posto se há lacres eletrônicos nos bocais dos reservatórios de combustível;
* Caso você desconfie do combustível, peça para o frentista um teste do produto. Isso é um direito do consumidor;
* Exija sempre a nota fiscal. Ela é prova que você abasteceu naquele posto;
* Em caso de irregularidades, denuncie-o para a distribuidora ou aos órgãos de fiscalização.
* A retro-lavagem é fundamental para a limpeza completa da válvula injetora, garantindo assim, a total eliminação de resíduos da mesma.
Veja abaixo onde você poderá reclamar ou fazer uma denúncia:
Agência Nacional do Petróleo (ANP)
- Reclamações e queixas sobre combustíveis
- Tel: 0800 900-267
Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon)
- Denúncias e reclamações contra postos
- Tel: 0800 171-233
Instituto de Pesos e Medidas (IPEM)
- Fiscalização de bombas de combustível
- Tel: 0800 130-522
Controle de Uso de Imóveis (CONTRU)
- Segurança e vazamentos em tanques
- Tel: 11 239-1818 ou 11 239-1109
Abaixo a relação de algumas distribuidoras
Petrobrás (BR)
- Tel: 0800 798-001
- http://www.br-petrobras.com.br/
Ipiranga
- Tel: 0800 253-805
- http://www.ipiranga.com.br/
Shell
- Tel: 0800 781-616
- http://www.shell.com.br/
Esso
- Tel: 0800 117-991
- http://www.exxon.com.br/
Texaco
- Tel: 0800 212-233
- http://www.texaco.com.br/
PS.:Tópico editado pela Moderação para melhor visualização.
JMarcelo
[INFORMAÇÃO] Combustível adulterado!
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"Gasolina batizada não é mais o único problema de quem abastece o carro no Brasil. O álcool "molhado", ou seja, adulterado, também está por aí, nocivo ao motor, claro. Com água a ele misturado a álcool anidro, a adulteração se tornou comum. Para evitar o problema, esse tipo de álcool tem que ser alaranjado, quer dizer, na bomba só vale o transparente. A solução minimizou o problema, mas não acabou com ele. O álcool hidratado tem 7% de água e ficando de olho no decímetro, pequeno aparelho existente ao lado das bombas de combustível dos postos é possível conferir a qualidade do produto. O Auto Esporte simulou a situação, rodando com carro abastecido com álcool adulterado. Na prática carro teve o desempenho drasticamente afetado, caindo em marcha lenta, perdendo, muito, sua potência. Com até 10% de água fica difícil perceber o problema nos primeiros quilômetros rodados. Denúncias devem ser feitas pelo telefone 0800-900-267."
Fonte: Auto Esporte
Tem um posto perto do local onde trabalho que esta vendendo alcool a R$1,06, fui lá ontem com o carro na reserva msm... olhei o densiometro da bomba, olhei os lacres eletronicos e nada fora do comum... perguntei ao frentista e ele me disse que o alcool deles e da usina " TEX ", alguem ja viu esssa marca?
Depois disso coloquei 10 reais do "TEX" e com relação a desempenho e consumo esta normal...
Confiavel ou não?
Fonte: Auto Esporte
Tem um posto perto do local onde trabalho que esta vendendo alcool a R$1,06, fui lá ontem com o carro na reserva msm... olhei o densiometro da bomba, olhei os lacres eletronicos e nada fora do comum... perguntei ao frentista e ele me disse que o alcool deles e da usina " TEX ", alguem ja viu esssa marca?
Depois disso coloquei 10 reais do "TEX" e com relação a desempenho e consumo esta normal...
Confiavel ou não?
Ex-Corsa Hatch 1.8 flexpower > Excelente!
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nao tenho certeza, mas aqui na minha cidade BH, vc pode exigir o teste no combustivel, na hora, se o posto negar, pode ter problemas (pode ser q esta negando por estar adulterando)Caio Bíscaro escreveu:"Gasolina batizada não é mais o único problema de quem abastece o carro no Brasil. O álcool "molhado", ou seja, adulterado, também está por aí, nocivo ao motor, claro. Com água a ele misturado a álcool anidro, a adulteração se tornou comum. Para evitar o problema, esse tipo de álcool tem que ser alaranjado, quer dizer, na bomba só vale o transparente. A solução minimizou o problema, mas não acabou com ele. O álcool hidratado tem 7% de água e ficando de olho no decímetro, pequeno aparelho existente ao lado das bombas de combustível dos postos é possível conferir a qualidade do produto. O Auto Esporte simulou a situação, rodando com carro abastecido com álcool adulterado. Na prática carro teve o desempenho drasticamente afetado, caindo em marcha lenta, perdendo, muito, sua potência. Com até 10% de água fica difícil perceber o problema nos primeiros quilômetros rodados. Denúncias devem ser feitas pelo telefone 0800-900-267."
Fonte: Auto Esporte
Tem um posto perto do local onde trabalho que esta vendendo alcool a R$1,06, fui lá ontem com o carro na reserva msm... olhei o densiometro da bomba, olhei os lacres eletronicos e nada fora do comum... perguntei ao frentista e ele me disse que o alcool deles e da usina " TEX ", alguem ja viu esssa marca?
Depois disso coloquei 10 reais do "TEX" e com relação a desempenho e consumo esta normal...
Confiavel ou não?
mas como o brasileiro é quieto, quase ninguem reclama
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É uma boa alternativa, mas o problema é que tem posto que mistura "algo a mais'" no combustivel, somente quando eles querem... tem tipo de um botão que aciona esse injetor...
Passou na reportagem da globo um posto que tinha esse sistema... e se for assim não tem jeito né kra, na hora de fazer o teste é só eles bloquearem essa "coisa ruim"...
Mas... vou pedir o teste! Nem sei como é esse teste... mas só de fazer a pergunta eu quero ver a reação do frentista! heheh
Passou na reportagem da globo um posto que tinha esse sistema... e se for assim não tem jeito né kra, na hora de fazer o teste é só eles bloquearem essa "coisa ruim"...
Mas... vou pedir o teste! Nem sei como é esse teste... mas só de fazer a pergunta eu quero ver a reação do frentista! heheh
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