Acelera troca de marcha

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
sralves
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sexta-feira 25 2006f Agosto 2006 07:38:40 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Acelera troca de marcha

Mensagem por sralves »

Pessoal,

Primeiro post neste fórum... Meu corsa classic 2002/2003 está com um detalhe: quando piso na embreagem para trocar de marcha ele dá uma leve acelerada (cerca de uns 300 rpm pra cima) antes da aceleração do motor diminuir. É a primeira vez que tenho um corsa e não sei se este comportamento é normal. A marcha lenta me parece correta (cerca de 800 rpm e sem oscilar). Só queria saber se deveria ficar com a pulga atrás da orelha.

Obrigado,

Sr. Alves


Marquinhus
:: Super ::
Mensagens: 84
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:16:18 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marquinhus »

Meu corsinha não costuma fazer isso, tb ele é 1.4EFI, motor diferente tal, porém meu Pai tem um Corsa VHC 2005, e o carro dele sim costuma dar uma pequena acelerada quando pisa na embreagem p/ trocar marcha.
Isso deve ser normal, e na verdade até melhor , pq o carro naum perde muito na troca de marcha ja entra + acelerado.

Creio que seja normal, naum manjo muito mas pelo que vejo , pode relaxa...

Flws, !


sralves
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sexta-feira 25 2006f Agosto 2006 07:38:40 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sralves »

Beleza. Eu também estava com suspeita que este comportamento era normal. É uma acelerada de leve e, como você disse, a troca de marcha acaba ficando mais suave que a do Fiesta (Endura, cruzes!) que eu tinha. Como a marcha lenta está ok, penso que não há galhos...

Valeu.


fabiogiglio
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Quinta-feira 14 2005f Abril 2005 02:27:18 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabiogiglio »

acho q é o jeito que vc dirige tbm, c vc aciona a embreagem ainda tirando o pe do acelerador, o motor fica livre e acelera mesmo... só toma cuidado, pq se as marchas entram com o motor acelerado, vc dá uma queimadinha basica na embreagem, bem pouquinho, mas isso com continuidade, sua embreagem vai durar menos do que as demais, se bem que, carro 1.0, se vc esperar o giro cair e depois engatar e soltar a embreagem, vc vai ter q reduzir a marcha denovo...rs..

falow manow


sralves
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sexta-feira 25 2006f Agosto 2006 07:38:40 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sralves »

[quote]se bem que, carro 1.0, se vc esperar o giro cair e depois engatar e soltar a embreagem, vc vai ter q reduzir a marcha denovo...rs.. [/quote]

Bom, para que tava acostumado com Fiesta Endura, o meu Classic 1.0 está parecendo um foguete :lol: .

Sds.


Weco
:: Rodeio ::
Mensagens: 616
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 04:21:00 PM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Weco »

O meu é mpfi e tb acontece isso, acho q é normal pra tds os carros mil...


Marquinhus
:: Super ::
Mensagens: 84
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:16:18 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marquinhus »

talvez no seu carro a percepção da aceleração quando troque de marcha é maior, pq creio eu q seu motor seja o VHC, isso acontece mesmo entaum cara, !

E como disse é´até bom, !!


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

sralves escreveu:Pessoal,

Primeiro post neste fórum... Meu corsa classic 2002/2003 está com um detalhe: quando piso na embreagem para trocar de marcha ele dá uma leve acelerada (cerca de uns 300 rpm pra cima) antes da aceleração do motor diminuir. É a primeira vez que tenho um corsa e não sei se este comportamento é normal. A marcha lenta me parece correta (cerca de 800 rpm e sem oscilar). Só queria saber se deveria ficar com a pulga atrás da orelha.

Obrigado,

Sr. Alves
Cara,

Isso acontece pois nos carros 1.0 o giro mantem-se durante um tempo após acionar a marcha lenta. Esse "lag" permite troca de marchas mais rápidas e precisas, pois você não tem o perigo de pedir uma marcha maior e até engatar ela já não aguenta o carro e teria que reduzir de novo...

O comportamento pode ser agravado se por acaso você ficar acelerando enquanto solta o pedal, como o amigo fabiogiglio falou, ou se o atuador começar a enroscar.

Mas em geral esse comportamento é benéfico no quesito desempenho, ainda mais no corsa que as marchas são muito curtas.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


Marquinhus
:: Super ::
Mensagens: 84
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:16:18 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marquinhus »

Bom saber disso willedu, eu achava que era somente nos VHC, todos 1.0 entaum fazem isso, legal saber,

Vlw,

FUIZ!


sralves
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sexta-feira 25 2006f Agosto 2006 07:38:40 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sralves »

Valeu galera, obrigado pelas respostas.

Sds,

Sr. Alves


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”