Doutor Preparador/ Faça vc mesmo/ Abaixo os preparadores

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
alexfc22
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 19 2006f Novembro 2006 02:29:06 PM
Localização: Montes Claros - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexfc22 »

fera... vou por um kit turbo em meu carro corsa 1.0 .. quero fazer uma preparação leve e que não quebre facil.. o que vc recomnda .. gostaria que a turbina enchesse em rotações mais baixas.. que vc diz..

vlw


carloslouco
:: Super ::
Mensagens: 74
Registrado em: Segunda-feira 14 2006f Agosto 2006 07:28:24 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por carloslouco »

JotaMarcelo escreveu:
carloslouco escreveu:
JotaMarcelo escreveu: Desculpe Carlos, mas não concordo MESMO com algumas coisas colocados por você:

- 292º para GM f1 1.6 com lenta perfeita? Correção automática de TI e ponto? Isso não existe...

- Fôlego trabalhando com comando graduado Crane para GM f1? Só na terra da chapeuzinho-vermelho. JPF, Sams eu já conheço de montes, mas não possuem a durabilidade de comando original não...

Antes de postar sugestões, faça uma breve análise...

JMarcelo
Amigão

Te falo o seguinte:
O que eu falo não é a opinião de um pseudo preparador, passei por várias fazes para chegar no carro ideal, então só reporto as minha experiências, nada de empirismo, agora se vc não concordar é outra estória. Vou gravar a lenta do meu carro e vc verá o que é correção automática. a injeção do corsa é uma coisa muito boa, pelo menos a do meu carro. Aceita tudo na boa e trabalha com valores absurdamente fora do progrmado corrigindo os calculos para funcionar redondo. Ou vc tem embasamento técnico para me falar o por que meu carro está funcionando com um motor 2.2, com todos os sensores originais do 1.0 inclusive a central? Criticar é fácil quero ver sugerir soluções.

Abraço

Carlos L
Caro Carlos

Primeiramente, deixarei claro: não o critiquei em momento algum, principalmente sobre seu acerto.

Vamos aos fatos:

1 - Obrigado por elucidar: se a injecção corrige tais parâmetros de overlap e levante tão absurdamente díspares (de 260º para 292º, correto?) sem ter sofrido uma reprogramação, não está mais aqui quem falou... como meu carro teve que passar por um fino acerto em razão de seu novo comando, pensei ocorrer o mesmo com teu carro ou de outros proprietários.

Quanto a injeção, as Motronic são iguais dos 1.0 aos 2.2 8v, com pouquíssimas diferenças... a não ser as que citei: TI (Tempo de Injeção, nos mapas originais, são BEM diferentes).

2 - Ainda aguardo seu contato que fornece comandos Crane para GM F1...

3 - Não critiquei, só admirei: logo, grave o mapa de TI e PI x RPM de seu carro e poste aqui: via KaptorLink dá para gravar em .JPG.

Quanto as sugestões, "manjo" muito pouco dos GM F2, como seu motor...

...mas de GM F1 eu conheço bem, visto que quem montou, acertou e equalizou meu carro fui eu mesmo.

Grato

JMarcelo

PS.: favor desabilitar em seu perfil os seguintes itens, para melhor visualização de suas respostas com citações:
"Desativar HTML nesta mensagem"
"Desativar BBCode nesta mensagem"


Caro Marcelo.

Longe de mim querer uma inimizade, acredito que este forum é justamente para que possamos criar novos vinculos de amizade. Então não estou ganhando nada com as sugestões que dou. Fica a critério dos leitores aceitarem ou não o que eu escrevo. Minhas sugestões estão embasadas em vários anos de quebrar a cabeça com um monte de gente "PICARETA" que sempre quer nos tirar o couro e todo o nosso dinheiro junto, por este motivo eu tentei ler muito, aprender sobre preparação de motores (que é e sempre foi o meu hobby, nunca foi a minha profissão) faço por que gosto e por que tenho o vírus de querer fazer em tudo que tenho andar mais do que o normal, sempre foi assim. Te falo que aos 13 anos eu tinha uma mobilette e ela já era fuçada. Se te contar cada coisa que tive nem vai acreditar.
Sou bem direto e me desculpe se te ofendi, não foi a intenção.
Faço tudo sozinho. Quando tenho um projeto coloco ele pra rodar e assimilo o máximo de informação sobre o assunto. Algumas coisas acontecem de bom e de ruim. Mas quase sempre tenho sucesso, ou sorte. Hehehehehe.
Continuarei sugerindo a quem me perguntar não é minha intenção aqui no clube do corsa fazer inimizades, o homem é o que ele faz ao próximo.

Atenciosamente

Carlos L.
Wind 1.8 + Pandoo + turbina biaggio .63X.48 + intercooler


carloslouco
:: Super ::
Mensagens: 74
Registrado em: Segunda-feira 14 2006f Agosto 2006 07:28:24 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por carloslouco »

alexfc22 escreveu:fera... vou por um kit turbo em meu carro corsa 1.0 .. quero fazer uma preparação leve e que não quebre facil.. o que vc recomnda .. gostaria que a turbina enchesse em rotações mais baixas.. que vc diz..

vlw


Fala meu amigo

É o seguinte:
Primeiramente como vc quer uma preparação leve que não quebre, vc tem que fazer muito bem o teu motor.
Coloca uma turbina pequena, como vc quer que ele encha rápido na baixa, instala uma T2 SPA ou Garrett. Compra o Kit turbo da Folego (sempre recomendo por que eles tem um preço bom, não tô ganhando comissão com isso rsrsrsrs).
O mais importante é vc fazer uma boa preparação no motor e trabalhar com pressão baixa, até uns 0,7 KG tá bom já terá um ótimo ganho de potência. Não entre na pilha dos caras que te mandam rebaixar os pistons e meter folga no motor para ele aguentar mais pressão. De que adianta vc meter 2,0 KG de pressão num motor que sem o turbo é uma CENSURADO? Acredito que é muito melhor vc ter um motor mais sadio com menos pressão e durando mais.
Quando abrir o motor, manda fazer um banho de cerâmica nos pistons na Funari. Fica um negócio chique, nada de derreter a cabeça de piston por causa da mistura pobre. É interessante também vc dar um banho quimico nas bielas e girabrequim (nitratação) também faz lá na Funari, este procedimento irá dar mais dureza no aço. O processo de nitratação reorganiza as moléculas do aço dando mais dureza e rigidez a estrutura da peça.
Detalhe: Coloca um bom manômetro de pressão de óleo, pressão de turbo e pressão de combustível. Compra um dosador HPI e coloca a pessão de combustível na medida certa, nada de falta, mesmo com o banho cerâmico não pode vacilar.
O que mais posso te recomendar...
Como é para durar, ao montar o motor, a parte de baixo com a embreagem, manda balancear coloca polia e tudo, assim o motor não vibra de forma alguma.
Vc fazendo tudo isso que te sugeri vai ter o motor com quase a mesma durabilidade do original e andando muito mais, além de ficar com o motor gripado espirrando pra todo lado.
Se vc não tiver com R$ pra fazer tudo isso, faz o motor original de novo com peças GM que também dura, mas a probalidade de vc ter que gastar grana fazendo o motor de novo é grande. O valor que vc vai pagar nos banhos quimicos e no balanceamento são pequenos em vista do tanto de dor de cabeça que vai ter se o carro quebrar.
O importante é uma boa base, fazendo ela pode construir um prédio que aguenta.

Abraço

Carlos L.
Wind 1.8 + Pandoo + turbina biaggio .63X.48 + intercooler


eiritsu
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Segunda-feira 29 2007f Janeiro 2007 08:55:11 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eiritsu »

Carlos, blz?
tenho uma pickup corsa 2002 e esta com kit gas e eu queria dar uma melhorada nela.
o que você recomendaria?
Não queria turbinar por enquanto, só queria melhores respostas.

abraços
Eric


renattoms
:: Super ::
Mensagens: 73
Registrado em: Sexta-feira 11 2006f Agosto 2006 03:54:01 PM
Localização: Campo Grande - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por renattoms »

Boa tarde! TENHO UM CORSA 1.0 EFI E LI QUE VC JA ADAPTOU UM MOTOR 2.0! PODERIA ME DIZER SE EXISTE UM MOTOR POTENTE E COMPATIVEL COM O CORSA? ALGUM QUE NÃO PRECISASSE DE MUITA ADAPTAÇÃO! OU ALGUMA MANEIRA DE GANHAR UMA POTENCIA NO EFI
AQUI EM CG E RARO ACHAR ALGUEM QUE MEXE COM TURBO!

GRATO!


PrEsA
:: Super ::
Mensagens: 61
Registrado em: Segunda-feira 29 2004f Novembro 2004 05:34:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por PrEsA »

Fazer balanceamento e alivio de vira com partes móveis originais?!?!

Nitretar biela original??? Para q??
Banho ceramico em pistao original?? Já parte para o forjado q vale MUITO mais a pena!!

Sem contar q p 0,7kg não precisa de absolutamente nada disto!!! Só kit básico e um acerto direto, para não dar muita temp no escape....

Mecher na parte de baixo só se quebrou algo por mau uso ou mau acerto. Senão só quando a pressão passar de 1,2kg com um bom acerto... pq se deixar gordo dá p chegar até a mais q isto (exceto é claro o F1 1,8 q tem um R/L lixo).

Turbina pequena é roubada. Use sempre uma turbina adequada senão vc terá uma temp maior na admissao gerando menos potencia e mais quebras. O que se pode ajustar é a caixa quente, p adequar a pegada a baixa ou a alta. Para um 1,6 a T2 é muito pequena, irá dar muito backpressure no escape. Seu carro não vai andar e se subir pressao vai fritar as valvulas de escape e a junta.

Qto ao comando 292o vc tem algum contato q possa passar esta info?? Nunca achei um assim p colocar... e o injecao do corsa nao se adapta tao facil assim nao... ela é doida p dar um erro ainda mais se vc mexer com o mapa map x tps dela.... quem tem turbo experimente anda com alta rotacao e pouca abertura de borboleta p ver como a central vai acusar erro em uns 10s....
Já ela ser fácil de se ajustar via remapeamento eu concordo!! Tem ótimos preparadores usando ela como base (mas isto perde um pouco de sentido com o barateamento das stand alone).
PrEsA - Geração Turbo Team


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

PrEsA escreveu:Qto ao comando 292o vc tem algum contato q possa passar esta info?? Nunca achei um assim p colocar... e o injecao do corsa nao se adapta tao facil assim nao... ela é doida p dar um erro ainda mais se vc mexer com o mapa map x tps dela... quem tem turbo experimente anda com alta rotacao e pouca abertura de borboleta p ver como a central vai acusar erro em uns 10s....
Hehehe, tinha falado isso a 6 meses atrás...

Mas a injecção do Corsa do carloslouco é diferente: ela é "plus"... (hihihi)

Abraço

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


PrEsA
:: Super ::
Mensagens: 61
Registrado em: Segunda-feira 29 2004f Novembro 2004 05:34:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por PrEsA »

JotaMarcelo escreveu:
PrEsA escreveu:Qto ao comando 292o vc tem algum contato q possa passar esta info?? Nunca achei um assim p colocar... e o injecao do corsa nao se adapta tao facil assim nao... ela é doida p dar um erro ainda mais se vc mexer com o mapa map x tps dela... quem tem turbo experimente anda com alta rotacao e pouca abertura de borboleta p ver como a central vai acusar erro em uns 10s....
Hehehe, tinha falado isso a 6 meses atrás...

Mas a injecção do Corsa do carloslouco é diferente: ela é "plus"... (hihihi)

Abraço

JMarcelo
Eu remontei meu carro e esqueci uma tomada de ar, para o controlador de bico, que fica atras do plenum... (na admissao depois da borboleta) e ele ficou uma semana variando a lenta e acelerado até eu descobrir q tinha um furo de ,8mm ... logo a injeção do corsa não é tão mágica assim não...
PrEsA - Geração Turbo Team


Douglas Carvalho
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 08 2007f Março 2007 10:26:04 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Douglas Carvalho »

Aí Carlos, blz ?!
Cara, tenho um corsa 97 1.0, depois de embalado até que vai bem, mas arrancada e lombada judiam do carro, me diz aí o que posso fazer para ganhar mais potência sem trocar chip nem instalar turbo.......é que tá faltando grana...... de repente uma receita caseira pode ajudar.
Obrigadaço !!!!!!!!


carloslouco
:: Super ::
Mensagens: 74
Registrado em: Segunda-feira 14 2006f Agosto 2006 07:28:24 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por carloslouco »

Amigos

Desculpa o descaso com o pessoal do corsa clube, mas estava na correria e sem tempo de ligar o pc, mas vamos lá estamos de volta com gás total.

Estou fazendo um Upgrade no corsinha novamente, ele vai ganhar o pião e coroa do vectra antigo (pelo menos o cara que faz cambio me garantiu que cabe na carcaça do corsinha 1.0, vou tentar rsrsrsrs), trocar o platô por um de mais responsa pos que 1.200 lbs não vai segurar o que eu estou fazendo. Vou jogar fora o maldito disco de embreagem de cerâmica que coloquei (primeira vez é CENSURADO, coloquei um disco de embreagem sem aquelas molas que ficam no centro, eu nem sabia pra que servia as danadas, toda vez que uso a embreagem pra sair se não tiver cuidado o carro faz um barulho esquisito tipo gato atropelado vibrando, as benditas molas do disco de embreagem servem para absorver a vibração do danado, quem teve disco de embreagem rigido sabe o que estou falando)
Depois vou desmontar o motorzinho e dar um trato nele pra receber a master power .50 que comprei, rsrsrs. Imagina 2.2 e turbo, caracas o danado vai sair do chão.
Ptz tenho que comprar uma filmadora pra andar com ela no carro, neste tempo que o motor do danado do corsinha é 2.2 já ei coro em uma infinidade de carros, o bom do bagulho é a cara dos caras tentando chegar perto de um chechelento de um corsinha 1.0.
Coloquei um adesivo 1.0 EFI na trazeira dele, igual o original dos EFI. Nego enlouquece.
Abraço

Carlos L.
Wind 1.8 + Pandoo + turbina biaggio .63X.48 + intercooler


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”