Alguem jah ouviu falar TURBOCHARGER VARIAVEL?

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ShurA
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Alguem jah ouviu falar TURBOCHARGER VARIAVEL?

Mensagem por ShurA »

Fala galera blz ?? ontem tava vendo uma meteria num canal da Discovery que os americanos inventaraum essa turbna ai que eh denominada turbocharger variavel , para picapes de alto desempenho a diesel , agora o que eu fiquei intrigado eh que essa turbina segundo o kra q a projetou naum da LAG , soh q fiquei pensando ela naum dah LAG por causa da turbina mesmo , ou pq utiliza diesel , bom quem jah ouviu falar dah um help pq eu naum manjo nada hehe flw.
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Mensagem por Deadtrash »

turbina variavel tem faz tempo, sai dos porche top dos top
nao tem lag tbm
turbocharger ai parece diferente, tipo um superchergar um blower variavel??
+.+
ReDin 1.0T <<-- ahah

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Mensagem por brunno1.8t »

olha pelo q eu sei é uma turbina q tem sua geometria interna variavel ela se ajusta intrenamente atravez de algum mecanismo para naum ter o famoso turbo lag
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Mensagem por itanium »

de acordo com a pressão q ela tá sofrendo ela vai aumentando.. até chegar ao máximo

é como se tivesse uma turbina pekena pra baixas rotações e uma grande pras altas
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Mensagem por ShurA »

Pelo que eu entendi na materia foi justamente o que vcs explicaraum ai que seria realmente como c tivesse 2 turbinas em uma somente para nadar em baixas rotacoes e outra para altas , mas ai vai a pergunta existe essa turbinas no Brasil?? tem alguma empresa q as faz?
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Mensagem por itanium »

««ShurA»» escreveu:Pelo que eu entendi na materia foi justamente o que vcs explicaraum ai que seria realmente como c tivesse 2 turbinas em uma somente para nadar em baixas rotacoes e outra para altas , mas ai vai a pergunta existe essa turbinas no Brasil?? tem alguma empresa q as faz?
rapaz... axo q tem de importar
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Mensagem por brunno1.8t »

cara naum lembro direito
mas mtu provavel q naum tenha no brasil mas pra montar canhão vc tem q usar logo uma turbina grande....e pra andar mancinho na rua usa uma pro tamanho do carro mesmo cara acho q é besteira gastar uma bica numa turbina dessa q se vc precisar de algum reparo se tah na fod*ido
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Mensagem por Lucídio Serves »

Deadtrash escreveu:turbina variavel tem faz tempo, sai dos porche top dos top
nao tem lag tbm
turbocharger ai parece diferente, tipo um superchergar um blower variavel??
+.+
BLOWER VARIÁVEL, é isso mesmo, se for a mesma tecnologia que estive estudando, ela existe mesmo e foi testada em carros a Diesel de potências médias e grandes.
A idéia foi copiada dos aviões a hélice, que para decolar o piloto usa a "força de ataque" ou o "passe máximo das hélices" para obter o máximo torque para decolar o avião e quando estiver na velocidade cruzeiro o passe das hélices é diminuído.
Esse controle do angulo das pás das hélices é feito pelo piloto por uma pequena manopla que fica no painél do avião.
No Blower de pressão variável é a mesma coisa, o motorísta pode aumentar ou diminuir a pressão como quiser.
Por exemplo: em cidade com o trânsito lento pode-se manter a pressão a zero e usar o motor como se não tivesse blower para economizar combustível e diminuir a poluição.
Quando em ultrapassagem pode-se usar a pressão máxima para aumentar a segurança.
Mas a notícia triste é o seu preço, altíssimo até para os americanos que gastam muitos dólares equipando seus carros.
Portanto provavélmente essa tecnologia não virá para o Brasil.
_____________________
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Mensagem por GSI T »

Pessoal, quanto a Turbina variável na verdade não são as pás da Turbina que são móveis e sim um conjunto de pás (aletas) que ficam no caracol e que se movimentam comandadas por uma valvula do tipo Wastgate. Essas aletas mudam o angulo comandadas por esta valvula mudando a area da garganta do caracol. Quando o turbo está (vazio) as aletas se encontram quase fechadas diminuindo a area de passagem dos gases aumentando com isso a velocidade do mesmo auxiliando a pegada da turbina. Conforme a pressão sobe a valvula vai abrindo essas aletas aumentando a area de passagem dos gases e com isso otimizando o fluxo da turbina pra não haver restrição em altos regimes. Essa valvula de controle externamente parece uma wastgate porem não tem função de controle de pressão. Olhando por fora parece que a turbina tem duas wastgate, pois uma das valvulas na verdade é a wastgate. Isso é usado em motores a diesel europeus a mais ou menos 20 anos que é conhecido como TGV. A Ranger Turbo diesel 2.8 (motor international) usa esse tipo de turbina aqui no Brasil já a alguns anos. Tal sistema era evitado em motores ciclo "OTTO" devido a temperatura dos gases do escape ser mais elevada (900° a 950° C) o que exigia outras tolerâncias de usinagem. No Peugeot 405 existe um sistema similar porem com uma única palheta na garganta o que diminuía a absorção de calor, contudo era menos eficiente. Atualmente esse sistema foi viabilizado provavelmente por estar utilizando revestimento cerâmico nas aletas da carcaça, evitando o travamento devido a alta temperatura. Existe literatura e catálogo disponível para este tipo de turbina desde 1984.
Abraços,
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!
Lucídio Serves
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Mensagem por Lucídio Serves »

Bem lembrado GSI T, como no texto anterior eu comparei o sistema com o do avião, isso poderia confundir que os sistemas de Turbo e Blower variáveis também fosse com hélice, mas não são, apenas o sistema de comando dentro da gabine que é parecido.
Na turbina o GSI T explicou muito bem.
No Blower o sistema é parecido com dois grandes parafusos com roscas sem fim.
Essas roscas não se tocam, mas apenas giram em alta velocidade (em torno de 12 a 20.000rpm) e para se controlar a pressão basta o comando distanciar essas roscas, chegando até a não produzir pressão alguma, ficando portanto o motor trabalhando como se não tivesse o Blower.
A revista Quatro rodas ao desmontar o Fiesta SuperCharger, mostrou uma foto do compressor usado no Fiesta, nessa foto da para entender bem como são essas roscas.
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