Pessoal, quanto a Turbina variável na verdade não são as pás da Turbina que são móveis e sim um conjunto de pás (aletas) que ficam no caracol e que se movimentam comandadas por uma valvula do tipo Wastgate. Essas aletas mudam o angulo comandadas por esta valvula mudando a area da garganta do caracol. Quando o turbo está (vazio) as aletas se encontram quase fechadas diminuindo a area de passagem dos gases aumentando com isso a velocidade do mesmo auxiliando a pegada da turbina. Conforme a pressão sobe a valvula vai abrindo essas aletas aumentando a area de passagem dos gases e com isso otimizando o fluxo da turbina pra não haver restrição em altos regimes. Essa valvula de controle externamente parece uma wastgate porem não tem função de controle de pressão. Olhando por fora parece que a turbina tem duas wastgate, pois uma das valvulas na verdade é a wastgate. Isso é usado em motores a diesel europeus a mais ou menos 20 anos que é conhecido como TGV. A Ranger Turbo diesel 2.8 (motor international) usa esse tipo de turbina aqui no Brasil já a alguns anos. Tal sistema era evitado em motores ciclo "OTTO" devido a temperatura dos gases do escape ser mais elevada (900° a 950° C) o que exigia outras tolerâncias de usinagem. No Peugeot 405 existe um sistema similar porem com uma única palheta na garganta o que diminuía a absorção de calor, contudo era menos eficiente. Atualmente esse sistema foi viabilizado provavelmente por estar utilizando revestimento cerâmico nas aletas da carcaça, evitando o travamento devido a alta temperatura. Existe literatura e catálogo disponível para este tipo de turbina desde 1984.
Abraços,
Alguem jah ouviu falar TURBOCHARGER VARIAVEL?
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Bem lembrado GSI T, como no texto anterior eu comparei o sistema com o do avião, isso poderia confundir que os sistemas de Turbo e Blower variáveis também fosse com hélice, mas não são, apenas o sistema de comando dentro da gabine que é parecido.
Na turbina o GSI T explicou muito bem.
No Blower o sistema é parecido com dois grandes parafusos com roscas sem fim.
Essas roscas não se tocam, mas apenas giram em alta velocidade (em torno de 12 a 20.000rpm) e para se controlar a pressão basta o comando distanciar essas roscas, chegando até a não produzir pressão alguma, ficando portanto o motor trabalhando como se não tivesse o Blower.
A revista Quatro rodas ao desmontar o Fiesta SuperCharger, mostrou uma foto do compressor usado no Fiesta, nessa foto da para entender bem como são essas roscas.
Na turbina o GSI T explicou muito bem.
No Blower o sistema é parecido com dois grandes parafusos com roscas sem fim.
Essas roscas não se tocam, mas apenas giram em alta velocidade (em torno de 12 a 20.000rpm) e para se controlar a pressão basta o comando distanciar essas roscas, chegando até a não produzir pressão alguma, ficando portanto o motor trabalhando como se não tivesse o Blower.
A revista Quatro rodas ao desmontar o Fiesta SuperCharger, mostrou uma foto do compressor usado no Fiesta, nessa foto da para entender bem como são essas roscas.
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Lucídio-Curitiba-Pr.
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Se nao me engano, o material dessa turbina é um material espacial la
q guenta umas temperatura monstra e ao mesmo tempo ela "funciona" sem oleo
é um barato assim
extremamente super caro master blaster sem chances
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ReDin 1.0T <<-- ahah
"Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" [Amós 3:3]
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