[DÚVIDA] - Qual óleo usar no 1.0 16v? Sintético ou Mineral?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Trancado
Matheusc20xe
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:33:57 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Matheusc20xe »

Dentista escreveu:E dae Matheus! Só mais uma duvida...pra carro que foi turbinado, que oleo vc recomendaria?
Muita gente fala pra usar o oleo mineral...mas com intervalo de trocas menor. No meu caso estou fazendo isso...trocando a cada 3000km no maximo. O oleo que tenho usado é o Valvoline Super Competition 20W50 SL. ..o q vc acha?
FAloww! Abraço!!
Sem dúvida alguma, para motor sobrealimentado(não só para o sobrealimentado, mas para todos os motores, mas quanto mais é exigido, mais se beneficia com um óleo de qualidade superior) o óleo sintético é o mais recomendado. Isso se explica pelo fato do motor turbo trabalhar com pressão de óleo baixa na marcha lenta(pois vc rouba pressão da bomba para levar óleo até o mancal da turbina), unido a alta temperatura que o óleo entra em contato com o mancal da turbina(o óleo além de lubrificante é também o arrefecimento do mancal), provoca uma situação severa para o lubrificante. Um óleo mineral não consegue manter sua faixa de viscosidade inicial nessas condições, e aí que vc nota que a pressão do óleo passa cair cada vez mais conforme faz uso severo do motor. Já o óleo sintético, além da capacidade de reduzir atrito mesmo com pouca renovação(vazão) e pressão, ele é capaz de manter sua viscosidade próxima da inicial em condições adversas, que jamais o mineral seria capaz.

Vc adiantar a troca do óleo mineral, esta apenas garantido que seu motor não rode com um óleo oxidado, mas isso não "aumenta" as qualidades do óleo, continua sendo um óleo mediocre em vários sentidos comparado aos óleos puramente derivado de vegetais.

Em muitos casos, o óleo mineral com menos de 4.000km, já perdeu várias de sua propriedades. e já esta bem oxidado, enquanto um óleo sintético vira o dobro de quilometragem sem oxidação aparente. Por isso existem muitos carros importados que trocam óleo somente a cada 20.000km.

Concordo em partes, porém a formação de borras tem muito "a ver" com contaminação pelo combustível de baixa qualidade utlizado no veículo. E outra, pelo preço de 01 troca de óleo 100% sintético (semi-sintético é "conversa-pra-boi-dormir") você troca 03 vezes pelo óleo mineral... diminua o intervalo das trocas e está tudo certo.
Olá amigo..

Então, a formação de borras não ocorre por contaminação do combustível, mas sim apenas pelo fato do óleo mineral ser originado do petróleo, e todo derivado de petróleo forma borras ao longo do tempo quando fica em contato direto com algo. É igual ocorre com a gasolina, que também é originada do petróleo.

Quanto sua analogia de 03 trocas de mineral ser mais barato que 01 troca de sintético, isso realmente procede. Mas eu prefiro fazer 1 troca de sintético do que mil trocas de mineral. Eu não coloco óleo mineral nem em minha moto 125cc que só uso para ir a faculdade.

Como eu disse acima, por mais que vc antecipe as trocas, e faça as mesmas frequêntes, vc não irá "melhorar" as propriedades do óleo mineral.. Ele continuará sendo um óleo mediocre... vc estará apenas evitando que o mesmo oxide.
Enquanto vc faz 03 trocas de mineral a cada 3000km, o óleo sintético a 9000km ainda nem oxidou, e ainda garantiu a lubrificação ideal do motor, e o importante: sem formação de borras.


Bom, aí também está perfeita sua colocação, mais os problemas relacionados a viscosidade x temperatura são facilmente solucionados com uma medida simples e fundamental (a meu ver): quando acionar o carro pela primeira vez ao dia, deixá-lo em ponto-morto, marcha lenta, por 02 ou 03 minutos, visando estabelecer parâmetros corretos de lubrificação em todas galerias e regiões do motor. Também ando de forma muito tranquila com minha Picape (e essa regra se aplicou a todos os meus carros anteriores...) nos primeiros kilômetros de rodagem... giros reduzidos, trocas de marcha macias, etc e tal...
É legal esse procedimento, mesmo ele não resolve o problema da viscosidade incorreta para o clima, que ocorre durante a primeira partida.

Todo motor possui um atraso na bomba de óleo, até que a mesma consiga fornecer pressão e vazão de óleo correta após a partida. Então, durante a partida e até alguns segundos depois, a lubrificação do motor é feita exclusivamente do restante que ficou do último funcionamento do motor, até que a bomba encha e passe então lubrificar.
Se vc colocar um óleo muito grosso(termo técnico correto: muito viscoso) para uma região fria, vc terá um longo período para conseguir a vazão de óleo necessária para todas partes móveis do motor, e terá atrito elevado sempre nas primeiras partidas, pois o óleo fica uma "pasta"(quanto mais frio, mais viscoso)... E se vc coloca um óleo muito fino(termo técnico correto: pouco viscoso) em uma região quente, vc terá uma partida inicial também fora do ideal, pois com óleo muito fino, a bomba terá menor pressão e vazão gerada por deslocamento das engrenagens, e logo, irá demorar novamente para o lubrificante atingir as partes móveis, e depois em funcionamento, vc terá uma pressão baixa na marcha lenta, devido o óleo ser muito fino para aquelas condições(lembre-se que a bomba de óleo é mecânica e tem suas engrenagens acionadas de forma constante na marcha lenta, idependente da pressão gerada). Eu sempre digo em marcha lenta, pois em regime elevado, dificilmente um motor tem problemas de pressão de óleo baixa, já que a multiplicação é tremenda, e logo a relief valve da bomba abre deixando escapar o excedente. Sempre o problema de pressão do óleo nota-se em marcha lenta ou baixo regime, ao contrário que muitos pensam.

Continuo com óleo mineral + trocas em curto espaço de tempo (sempre acompanhada do filtro)+ cuidados ao ligar e rodar inicialmente com o carro...
Cada um com sua concepção e crença. Eu não sou o dono da verdade, e apenas coloco aqui minha vivência e opinião técnica do que já presenciei e testei em meus carros(quando digo meus, não só de minha propriedade, como de clientes e amigos que já montei).

E só fazendo uma comparação para finalizar... pq será que todos carros de competições como os de BTCC, Rally, F1, Indy, American Stockcar, Le-mans, só utilizam óleo sintético?
:wink:


Abraços,


Matheus S. Almeida


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Matheusc20xe escreveu:Cada um com sua concepção e crença. Eu não sou o dono da verdade, e apenas coloco aqui minha vivência e opinião técnica do que já presenciei e testei em meus carros(quando digo meus, não só de minha propriedade, como de clientes e amigos que já montei).
Opa, ainda bem que você explicou isso... estava lendo seu tópico e esperando um: "você não sabe absolutamente nada, ter tido 07 carros preparados (02 montados por eu e meu avô) não significa nada, etc e tal"... ainda bem que você falou que essa é a sua opinião pessoal, fundamentada em vasto conhecimento técnico e prático. Ficou mais "humilde"...
Matheusc20xe escreveu:E só fazendo uma comparação para finalizar... pq será que todos carros de competições como os de BTCC, Rally, F1, Indy, American Stockcar, Le-mans, só utilizam óleo sintético?
Desculpe amigo, mais carros de competição não são parametro de comparação para carros "de rua"... ou será que deveria trocar de motor a cada 01 ano?(temporada média que duram as competições) freios a cada 15 dias? câmbio a cada 03 meses? pneus a cada 01 semana?

Se tivesse feito outra colocação (não "comparação"), como "a tecnologia das pistas que chegou até nós, usuários comuns", ficaria bem mais simples...

Para essa discussão não ficar chata e repetitiva, me mande MP.

Abraços

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


Matheusc20xe
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:33:57 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Matheusc20xe »

Opa, ainda bem que você explicou isso... estava lendo seu tópico e esperando um: "você não sabe absolutamente nada, ter tido 07 carros preparados (02 montados por eu e meu avô) não significa nada, etc e tal"... ainda bem que você falou que essa é a sua opinião pessoal, fundamentada em vasto conhecimento técnico e prático. Ficou mais "humilde"...

Em nenhum momento quis insinuar isso. Jamais eu poderia julgar o conhecimento de alguém. Infelizmente a internet tem essa desvantagem, as pessoas podem interpretar nossa forma de escrever como uma ofensa ou falta humildade, mas eu te juro que não foi essa intenção. Coloquei apenas meus argumentos técnicos e minha vivência como eu disse.

E cada um tem sua receita de sucesso.

Eu sou a primeira pessoa a condenar arrogância. Se eu aparentei ser arrogante ou com pouca humildade nas palavras, já adianto minhas desculpas.



Desculpe amigo, mais carros de competição não são parametro de comparação para carros "de rua"... ou será que deveria trocar de motor a cada 01 ano?(temporada média que duram as competições) freios a cada 15 dias? câmbio a cada 03 meses? pneus a cada 01 semana?

Se tivesse feito outra colocação (não "comparação"), como "a tecnologia das pistas que chegou até nós, usuários comuns", ficaria bem mais simples...

Para essa discussão não ficar chata e repetitiva, me mande MP.
Nisso discordo novamente de vc(quando eu discordo, não significa que estou te ofendendo ou te criticando, apenas tenho uma opinião diferente da sua, nada além disso).
Os carros de competição mostram exatamente o ápice de exigência que um carro pode ter. Se vc tem peças e lubrificantes que resistem nesses carros, obviamente irão resistir com folga em carros de rua que tem exigência bem inferior.
Claro que as especificações gerais serão bem diferentes(alguns casos semelhantes), mas o desenvolvimento e concepção pode ser puramente aplicada aos carros de usuários comuns.
Aliás, competições como F1 possui esse intuito, de desenvolver novas tecnologias para os "carros de rua". Muitos componentes hoje presente em carros de rua, eram luxo apenas dos carros de F1, incluso o material inconel para fabricar válvulas. Hoje já existe carros em linha de produção com válvulas inconel, algo que era exclusivo da Fórmula 1. E esse é um exemplo minúsculo perto das demais tecnologias desenvolvidas nas pistas a repassadas para o usuário comum. O óleo sintético se inclui nisso. Antigamente o óleo sintético era exclusivo para uso em competições, e até pouco tempo atrás seu custo era proibitivo..hoje já temos custo acessível(claro, bem mais elevado que o mineral, mas comparado seu preço inicial, esta bem acessível) para adquirirmos e usarmos o óleo sintético, e eu aprecio muito isso.


Novamente, apenas minha opinião..não estou aqui para ofender ninguém.


Abraços,


Matheus S. Almeida


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Totalmente excelente!!!

Abraços

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

questao de gosto, mas é fato q algum dia estaresmo todos no sintetico pelo petroleo ser um recurso natural esgotavel :P
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

corsomovel escreveu:questao de gosto, mas é fato q algum dia estaresmo todos no sintetico pelo petroleo ser um recurso natural esgotavel :P
eu naum sei se estarei vivo qdo isso acontecer, talvez eu jah tenha virado pretoleo
serah?

:lol:
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8


New Corsa
:: Millennium ::
Mensagens: 104
Registrado em: Segunda-feira 17 2005f Janeiro 2005 07:34:03 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por New Corsa »

Essa vai para o MAtheus C20XE...
para eu saber se um óleo é mais fino eu considero a numeração q tá antes do w?

qto menos o número mais fino o óleo? Exemplo 15W40 mais fino que um 20W50?
Novo Corsa VHC
- A/C
- DH
- VE, TE
- Rodas de Liga do Astra Sunny
- MP3 Kenwood KDC-MP562
- Faroletes
- por enquanto é só pessoal....


Matheusc20xe
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:33:57 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Matheusc20xe »

Essa vai para o MAtheus C20XE...
para eu saber se um óleo é mais fino eu considero a numeração q tá antes do w?

qto menos o número mais fino o óleo? Exemplo 15W40 mais fino que um 20W50?
É preciso considerar ambos.

A numeração antes do W indica a viscosidade desse óleo no inverno, e a numeração após o W indica a viscosidade desse óleo no verão.

Quanto menor for o número antes do W, menos viscoso o óleo será, ou seja, melhor irá se adaptar ao inverno. E após o W também, quanto menor for o valor após o W, mais o fino o óleo será, porém, nesse caso, significa que ele tem menor tolerância a climas quentes.

Então, se vc mora em uma região quente na maior parte do ano, com inverno fraco(que não caí muito a temperatura), vc deve se atentar mais ao valor elevado após o W, sem precisar se preocupar em ter um óleo fino para o inverno.

Nesse caso acima, poderia se enquadrar óleos como 20W40, 20W50, 20W60..

Já em regiões onde se tem maior parte verão porém inverno com temperaturas mais baixas, deve se atentar a ter um óleo de menor viscosidade para o período frio, então o multiviscoso na faixa de 15W40 por exemplo seria uma boa pedida.

E nas regiões onde o clima é mais ameno, porém estável, sem quedas e sem temperaturas elevadas, um óleo com multiviscosidade de 5W40 por exemplo seria interessante.

E para regiões de inverno rigoroso, onde demanda um óleo pouquíssimo viscoso, uma multiviscosidade de 0W30 seria perfeito.


E veja como esta a tecnologia. Para vc ter um óleo 5W40 por exemplo, ele tem de atender pouca viscosidade para o inverno(pois um óleo muito viscoso no inverno, vira pasta), mas tbm ser capaz de manter uma viscosidade considerável quando estiver em clima quente(para não virar 'água' e dar queda de fluxo no deslocamento na bomba), ou seja, é literalmente multiviscoso..

Antigamente tínhamos aqueles óleos monoviscoso "SAE 40", "SAE 50".. ou seja, eram óleos desenvolvidos apenas para operar em climas quentes(em paises onde o clima era frio, tinha apenas a viscosidade winter, isso é 30W, 20W, 15W..), e obrigava o proprietário fazer trocas de óleo conforme o clima de seu país mudava no decorrer das estações do ano(apesar de muitos ignorarem na época), hoje isso é puro passado. Ainda existe óleos monoviscosos a venda, mas acho que ninguém mais usa em motores(assim espero!), e sim apenas para lubrificar máquinas e sistemas de transmissão elementares.


Abraços,


Matheus S. Almeida


New Corsa
:: Millennium ::
Mensagens: 104
Registrado em: Segunda-feira 17 2005f Janeiro 2005 07:34:03 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por New Corsa »

Matheusc20xe escreveu:
Essa vai para o MAtheus C20XE...
para eu saber se um óleo é mais fino eu considero a numeração q tá antes do w?

qto menos o número mais fino o óleo? Exemplo 15W40 mais fino que um 20W50?
É preciso considerar ambos.

A numeração antes do W indica a viscosidade desse óleo no inverno, e a numeração após o W indica a viscosidade desse óleo no verão.

Quanto menor for o número antes do W, menos viscoso o óleo será, ou seja, melhor irá se adaptar ao inverno. E após o W também, quanto menor for o valor após o W, mais o fino o óleo será, porém, nesse caso, significa que ele tem menor tolerância a climas quentes.

Então, se vc mora em uma região quente na maior parte do ano, com inverno fraco(que não caí muito a temperatura), vc deve se atentar mais ao valor elevado após o W, sem precisar se preocupar em ter um óleo fino para o inverno.

Nesse caso acima, poderia se enquadrar óleos como 20W40, 20W50, 20W60..

Já em regiões onde se tem maior parte verão porém inverno com temperaturas mais baixas, deve se atentar a ter um óleo de menor viscosidade para o período frio, então o multiviscoso na faixa de 15W40 por exemplo seria uma boa pedida.

E nas regiões onde o clima é mais ameno, porém estável, sem quedas e sem temperaturas elevadas, um óleo com multiviscosidade de 5W40 por exemplo seria interessante.

E para regiões de inverno rigoroso, onde demanda um óleo pouquíssimo viscoso, uma multiviscosidade de 0W30 seria perfeito.


E veja como esta a tecnologia. Para vc ter um óleo 5W40 por exemplo, ele tem de atender pouca viscosidade para o inverno(pois um óleo muito viscoso no inverno, vira pasta), mas tbm ser capaz de manter uma viscosidade considerável quando estiver em clima quente(para não virar 'água' e dar queda de fluxo no deslocamento na bomba), ou seja, é literalmente multiviscoso..

Antigamente tínhamos aqueles óleos monoviscoso "SAE 40", "SAE 50".. ou seja, eram óleos desenvolvidos apenas para operar em climas quentes(em paises onde o clima era frio, tinha apenas a viscosidade winter, isso é 30W, 20W, 15W..), e obrigava o proprietário fazer trocas de óleo conforme o clima de seu país mudava no decorrer das estações do ano(apesar de muitos ignorarem na época), hoje isso é puro passado. Ainda existe óleos monoviscosos a venda, mas acho que ninguém mais usa em motores(assim espero!), e sim apenas para lubrificar máquinas e sistemas de transmissão elementares.


Abraços,


Matheus S. Almeida
Valew pelas informações...
Novo Corsa VHC
- A/C
- DH
- VE, TE
- Rodas de Liga do Astra Sunny
- MP3 Kenwood KDC-MP562
- Faroletes
- por enquanto é só pessoal....


Antonildes
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 24 2011f Agosto 2011 03:28:19 PM
Localização: Teresina - PI
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Antonildes »

Que óleo usar no corsa 1.6 16 v 99-00? :(


Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”