[DÚVIDA] - Qual óleo usar no 1.0 16v? Sintético ou Mineral?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Trancado
jbezerra
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 20 2005f Abril 2005 07:24:10 AM
Localização: Taubaté - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Qual óleo usar no 1.0 16v? Sintético ou Mineral?

Mensagem por jbezerra »

Comprei um Corsa Wagon 1.0 16v, mas gostaria de saber qual o melhor óleo para ser utilizado... Normalmente utilizo o SHELL para 10.000Km.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sempre usei mineral e trocas a cada 5K nao vai deixar muito tempo oleo nao pq corsa ja tem problemas cronicos de lubrificacao de fabrica, oleo contaminado e formando bora vai acabar com seu motor
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


150cv
:: Millennium ::
Mensagens: 128
Registrado em: Quarta-feira 05 2005f Janeiro 2005 12:51:46 PM
Localização: São Sebastião - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por 150cv »

mineral acima de SJ
disparador de alarmes ambulante!!


Donato
:: Millennium ::
Mensagens: 195
Registrado em: Sábado 14 2004f Agosto 2004 01:46:23 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Donato »

Nunca mude a viscosidade original......o motor foi projetado p/ ela.......sempre respeite o 20W50....e sempre o SJ ou o SL, q é melhor ainda

Eu tenho um Sedan 1.0 16v e uso o 20W50 SL da Esso, q é mineral.....faço as trocas a cada 5000 Km, junto com o filtro.....o filtro eu sempre uso Mann, pq é um dos únicos q têm uma válvula de retenção, q "segura" o óleo nas partes altas do motor.Meu carro não tem 1 g de borra no motor....tá zeradinho, redondinho, e eu faço as trocas dessa forma desde 0Km.

Abraço
**************************************

CORSA Hatch Maxx 1.0 Flexpower 07/07 Prata.

- Rodas 15" Mangells Motion;
- Toyo Proxes 4 195/50;
- Xenon 8000K no baixo;
- Abafador esportivo inox


Matheusc20xe
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:33:57 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Matheusc20xe »

Sem dúvida alguma, o melhor óleo que vc poderá usar em seu motor é o de origem vegetal, isso é, óleo sintético. O óleo sintético tem maior resistência a oxidação(ou seja, maior longevidade), maior capacidade de manter sua viscosidade original em temperatura elevada, e maior capacidade de redução de atrito, além da grande vantagem de não se formar borras, como ocorre com lubrificantes de origem mineral(petróleo).

Quanto a viscosidade do óleo, essa deve ser escolhida de acordo com as folgas internas do motor e o clima/temperatura que vc faz uso no mesmo. Em regiões frias, onde a primeira partida é feita sob clima ameno, é preciso ter um óleo com baixa viscosidade, pois quanto mais frio for, mais grosso(ou mais viscoso) ficará o óleo, e ele sendo muito grosso, terá um grande delay para acessar todas partes móveis do motor. Já em clima quente, se vc utilizar um óleo muito fino(pouco viscoso), vc terá pressão do óleo baixa, e prejuízo na lubrificação.

A numeração antes do W(winter) significa a viscosidade no inverno(frio), e a sigla após o W significa a viscosidade no verão(calor), por isso é um óleo chamado "multiviscoso", pois é capaz de operar em diferentes faixas de temperatura com viscosidade aceitável para as folgas e demanda de lubrifcação para tal motor.


Só deve ter atenção, em motores que sempre rodou com óleo mineral por longa quilometragem, não pode passar usar óleo sintético, pois os ésters vegetais tem caracaterística detergente que remove os depósitos(borras) gerado pelo óleo mineral, e por fim vai acabar entupindo a peneirinha e galerias de óleo, e por fim, gerando danos sérios ao motor.

O ideal, é fazer o motor do 0, e então começar com óleo sintético desde início de sua "vida".

Quem(eu) já abriu vários motores que só rodaram no óleo mineral e outros que só rodaram no sintético, jamais usaria óleo mineral. As galerias do bloco de motor que só rodou no óleo mineral, fica parecendo artéria entupida de gordura de pessoa que come McDonalds todos os dias.


Abraços,


Matheus S. Almeida


Dentista
:: Millennium ::
Mensagens: 108
Registrado em: Terça-feira 01 2005f Fevereiro 2005 11:41:18 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dentista »

E dae Matheus! Só mais uma duvida...pra carro que foi turbinado, que oleo vc recomendaria?
Muita gente fala pra usar o oleo mineral...mas com intervalo de trocas menor. No meu caso estou fazendo isso...trocando a cada 3000km no maximo. O oleo que tenho usado é o Valvoline Super Competition 20W50 SL. ..o q vc acha?
FAloww! Abraço!!
Sedan Super 1.6 16V Turbo vendido ... com muita dor no coração!


edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

pelo que eu li oleos sinteticos e mineirais precisam ser trokados na mesma kilometragem

falando em veias preciso para de morder mcdonalds
:o
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

donato escreveu:Nunca mude a viscosidade original......o motor foi projetado p/ ela.......sempre respeite o 20W50....e sempre o SJ ou o SL, q é melhor ainda

Eu tenho um Sedan 1.0 16v e uso o 20W50 SL da Esso, q é mineral.....faço as trocas a cada 5000 Km, junto com o filtro.....o filtro eu sempre uso Mann, pq é um dos únicos q têm uma válvula de retenção, q "segura" o óleo nas partes altas do motor.Meu carro não tem 1 g de borra no motor....tá zeradinho, redondinho, e eu faço as trocas dessa forma desde 0Km.

Abraço
Assino embaixo, óleo e filtro a cada 4.000km (sempre troco antes), mineral, 20W50 SL (é melhor) ou SJ.

Recomendo Mobil ou Havolinne, são excelentes óleos.

Atualmente estou usando o Valvoline Super Competicion, com as características idênticas as descritas acima (20W50 SJ) e troco a cada 3.000km, lembrando que minha picape é turbinada.

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Dentista escreveu:...O oleo que tenho usado é o Valvoline Super Competition 20W50 SL. ..o q vc acha?!
Dentista, esse deve ser o "Super Competicion Plus", já que o "Super Competicion" é "SJ"... sei disso porque troquei de óleo ontem e, na pesquisa de preços, vi esses 02 óleos da Valvoline...

Abraços

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Matheusc20xe escreveu:Sem dúvida alguma, o melhor óleo que vc poderá usar em seu motor é o de origem vegetal, isso é, óleo sintético. O óleo sintético tem maior resistência a oxidação(ou seja, maior longevidade), maior capacidade de manter sua viscosidade original em temperatura elevada, e maior capacidade de redução de atrito, além da grande vantagem de não se formar borras, como ocorre com lubrificantes de origem mineral(petróleo).
Concordo em partes, porém a formação de borras tem muito "a ver" com contaminação pelo combustível de baixa qualidade utlizado no veículo. E outra, pelo preço de 01 troca de óleo 100% sintético (semi-sintético é "conversa-pra-boi-dormir") você troca 03 vezes pelo óleo mineral... diminua o intervalo das trocas e está tudo certo.
Matheusc20xe escreveu:Quanto a viscosidade do óleo, essa deve ser escolhida de acordo com as folgas internas do motor e o clima/temperatura que vc faz uso no mesmo. Em regiões frias, onde a primeira partida é feita sob clima ameno, é preciso ter um óleo com baixa viscosidade, pois quanto mais frio for, mais grosso(ou mais viscoso) ficará o óleo, e ele sendo muito grosso, terá um grande delay para acessar todas partes móveis do motor. Já em clima quente, se vc utilizar um óleo muito fino(pouco viscoso), vc terá pressão do óleo baixa, e prejuízo na lubrificação.
Bom, aí também está perfeita sua colocação, mais os problemas relacionados a viscosidade x temperatura são facilmente solucionados com uma medida simples e fundamental (a meu ver): quando acionar o carro pela primeira vez ao dia, deixá-lo em ponto-morto, marcha lenta, por 02 ou 03 minutos, visando estabelecer parâmetros corretos de lubrificação em todas galerias e regiões do motor. Também ando de forma muito tranquila com minha Picape (e essa regra se aplicou a todos os meus carros anteriores...) nos primeiros kilômetros de rodagem... giros reduzidos, trocas de marcha macias, etc e tal...

Tal recomendação vem de meu avô, engenheiro mecânico do Exército, que tem carros que rodam 300.000, sem retífica de nenhuma espécie, apenas manutenção preventiva e trocas regulares de óleo...
Matheusc20xe escreveu:Só deve ter atenção, em motores que sempre rodou com óleo mineral por longa quilometragem, não pode passar usar óleo sintético, pois os ésters vegetais tem caracaterística detergente que remove os depósitos(borras) gerado pelo óleo mineral, e por fim vai acabar entupindo a peneirinha e galerias de óleo, e por fim, gerando danos sérios ao motor.

O ideal, é fazer o motor do 0, e então começar com óleo sintético desde início de sua "vida".
Ainda bem que você falou "ideal"... (hehehehe...)
Matheusc20xe escreveu:Quem(eu) já abriu vários motores que só rodaram no óleo mineral e outros que só rodaram no sintético, jamais usaria óleo mineral. As galerias do bloco de motor que só rodou no óleo mineral, fica parecendo artéria entupida de gordura de pessoa que come McDonalds todos os dias.
Continuo com óleo mineral + trocas em curto espaço de tempo (sempre acompanhada do filtro)+ cuidados ao ligar e rodar inicialmente com o carro...

Abraços

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”