Alcool x Sensor de Temperatura x Conversão

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Sean
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Sábado 13 2004f Novembro 2004 10:56:09 PM
Localização: Foz do Iguaçu - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Alcool x Sensor de Temperatura x Conversão

Mensagem por Sean »

Olá Pessoal, gostaria de saber de vcs, quem está rodando com esse tipo de modificação , os prós e os contras.
A moficação seria um "modulo" ligado ao sensor de temperatura, e por lá "regularia" o carro para andar no alcool e na gasolina.
O representante que vende esse "modulo" , disse que é só colocar e rodar, a unica alteração seria o filtro de combustivel para alcool.
Será que não precisa trocar velas para alcool e retrabalhar os bicos ??
Meu carro é um corsa super 97/97 1.0 8v mpfi.

[ ] `s
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

seguinte cara, uma conversao perfeita mesmo, demanda muito mais coisas q isso

vc pode rodar dessa forma sim, sua bomba de combustivel vai abrir o bico logo, filtro precisa trocar, velas nem tanto, trabalho nos bicos seria importante, ainda mais se usa o carro em altos giros...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Sean
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Sábado 13 2004f Novembro 2004 10:56:09 PM
Localização: Foz do Iguaçu - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sean »

e se trocar o refil da bomba de combustivel ?
a vazão dos bicos do corsa 1.0 8v mpfi é pequena para alimentar no alcool ?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o meu é 2001/2002 1.0 8V e uso o alcool tenho hallmeter e a conversao foi feita em casa usando resistor junto aos sensores, nao da falta

bomba é complicado ao converter troquei a minha bomba, durou 8 meses deu pau logo sabado de noite como segue na assinatura, pois bem, mandei ver uma bomba externa de Blazer, reza a lenda q bomba externa nao da pau, pelo menos com tanta facilidade, fiz todo trampo de adaptacao em casa no domingo mesmo e esta la até agora, preciso de uma mangueira maior pra mandar a bomba ao lado do filtro de combustivel pra poder dizer q a adaptaco foi 100%
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Sean
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Sábado 13 2004f Novembro 2004 10:56:09 PM
Localização: Foz do Iguaçu - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sean »

se trocar o dosador melhora ?
não sei qual é a pressão do original...
um de 4 bar dá conta ?
Zap
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Segunda-feira 05 2004f Julho 2004 11:08:32 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zap »

Olha camarada, eu acho bom vc não comprar esse módulo não. Realmente é possível fazer isso e eu já tive uma idéia dessas (mexer no sensor de temperatura do ar e regular em tempo real, através de um módulo microprocessado, para acertar o ponto, dependendo da mistura de gasolina e álcool na admissão). Inclusive até troquei um papo com o Corsomóvel aqui no fórum em relação a isso, pois ele foi a primeira pessoa que vi que fez a modificação na leitura desse sensor com sucesso. Acabei convertendo para álcool enganando esse sensor, assim como ele, depois de muito tempo analisando e fazendo muitas contas. Funciounou, não deu falta.
Mas assim como o próprio Corsomóvel falou, uma conversão bem feita para bi-combustível requer mais que isso. Seu filtro e comba de combustível VÃO precisar de troca, pois não vão dar conta por muito tempo. Outra coisa: esse sensor é apenas um dos inúmeros parâmetros que devem ser analisados para uma conversão bem feita, então o módulo não deve levar apenas isso em consideração.
Meu carro hoje mexe no tempo de abertura dos bicos e ignição das bobinas, e mesmo assim com parâmetros fixos, para rodar a álcool. Para chegar no Flex eu ainda tenho um caminho a percorrer, ainda mais pq ando com pouco tempo para mexer nisso... :(
Se esse módulo vai funcionar, pode ter certeza que vai, desde que seja bem feito. Mas não se engane: mesmo bem feito, ele vai quebrar um galho, e duvido muito que funcione tão bem como um carro convertido com muito planejamento por trás e muito teste após a conversão.

Espero ter te ajudado em algum ponto...
Abaços... 8)
Carlos Eduardo (Zap)
Pick-up Corsa Sport 1.6 MPFI (2003)
Sean
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Sábado 13 2004f Novembro 2004 10:56:09 PM
Localização: Foz do Iguaçu - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sean »

Valeu Corsomovel e Zap :)


Zap, no seu caso, a conversão foi no sistema que "liga nos bicos" ?
ou o seu foi chip mesmo ?

desculpe aí tantas perguntas , heheheh
é que eu fiquei curioso, dá vontade de ficar deitado em cima do motor no fim de semana, fuçando só pra ver o que acontece ,rsssss

comprei até um multimetro pra fazer a leitura da mistura dessa "gambiarra" que estou a fim de fazer , hehehehe

mas o que estou querendo, é mais por pura curiosidade do que economia, por isso queria usar material mais acessivel, para que eu voltasse ao original, sem pesar no bolso.
meu corsa faz perto de 12km/l na cidade ou até mais, só com o cheiro da gasolina ele já anda :D

obrigado pela força.
[ ] `s
Sean
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Sábado 13 2004f Novembro 2004 10:56:09 PM
Localização: Foz do Iguaçu - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sean »

Sobre o multimetro, onde eu posso ligar ele no interior do carro, não quero ligar ele no motor...
pelo que lí nos outros post, no motor é só ligar o positivo no fio roxo, que fica perto do corpo da borboleta, e aterrar o outro.
mas eu quero monitorar ele quando estou dirigindo, alguem tem o esqueminha para eu ligar pela central ?
Zap
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Segunda-feira 05 2004f Julho 2004 11:08:32 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zap »

Sean, é isso mesmo, eu to mexendo no tempo de abertura dos bicos injetores. Só tem que tomar cuidado, pq eles trabalham com pulsos (não podem ficar abertos direto, e sim devem ficar dando pulsos, pulverizando combustível. Se ficarem abertos direto eles funcionam mal e a bomba de combustível perde pressão). Mexendo nos bicos eu controlo exatamente a quantidade adicional de combustível que quero colocar (usa-se mais álcool que gasolina para ter a mesma qualidade de explosão a atingir a mistura ideal de ar e combustível).
Quanto ao multímetro, ligue nos conectores B10 e B11 da centralina (Terra e Sinal da Sonda Lambda, respectivamente). Assim vc não precisa ligar nenhum fio no cofre do motor.
Abraços... :)
Carlos Eduardo (Zap)
Pick-up Corsa Sport 1.6 MPFI (2003)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”