PQ que os modelos EFI não possuem o sensor MAF "massa de ar admitida" ?
E que ajuda esse sensor nos MPFI e que prejudica a falta dele nos EFI. ?
Ausência do sensor.
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Ausência do sensor.
CORSA 1.0. É "MIL" MAS É "MEU". !! !! !!
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Tanto no Corsa EFI como no Corsa MPFI, não utilizam sensor de massa e nem sensor de fluxo, e sim sensor MAP. O sensor MAP calcula somente a depressão(em caso de carros sobrealimentados, também calculará a pressão positiva) no coletor de admissão, no qual é parâmetro para a ECU saber o quanto de ar esta sendo admitido para o motor. Muita depressão = pouco vazão de ar, pouca ou nula depressão = alta vazão de ar sendo admitida.PQ que os modelos EFI não possuem o sensor MAF "massa de ar admitida" ?
E que ajuda esse sensor nos MPFI e que prejudica a falta dele nos EFI. ?
O sensor de massa seria o de maior precisão, mas costuma dar mais problemas de manutenção, já que o hotwire do sensor é extremamente sensível(tanto a ruptura como sujeira), além do custo, creio que os carros de menor custo sempre vieram equipados com sensor MAP justamente por esse motivo.
O que ajuda ter um sensor mais preciso no cálculo de vazão/massa de ar admitida é no sentido de melhor consumo de combustível, pois quanto mais próximo for o cálculo de vazão de ar em relação ao real, mais próximo a demanda de combustível correta para aquela quantidade de ar também será.
Já em giro de pico, não há diferenças, a potência gerada é igual usando ambos os sensores(e pode haver até certa vantagem para carros equipados com MAP, pois não há restrição na admissão como ocorre com sensores de massa/fluxo), pois a ECU já estará em fim de escala com mapas de ignição e injeção.
Abraços,
Matheus S. Almeida
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Ué,..mas eu sempre pensei que os MPFI possui um tal de sensor que parece que são dois feixes de metal, um quente e um frio na dento da caixa de filtor de ar, e de acordo com o ar esse metal esfria em relação ao outro e envia um sinal para central simulando a quantidade/velocidade de ar admitido. E isso tudo juntamente com o sensor MAP.Matheusc20xe escreveu:Tanto no Corsa EFI como no Corsa MPFI, não utilizam sensor de massa e nem sensor de fluxo, e sim sensor MAP. O sensor MAP calcula somente a depressão(em caso de carros sobrealimentados, também calculará a pressão positiva) no coletor de admissão, no qual é parâmetro para a ECU saber o quanto de ar esta sendo admitido para o motor. Muita depressão = pouco vazão de ar, pouca ou nula depressão = alta vazão de ar sendo admitida.PQ que os modelos EFI não possuem o sensor MAF "massa de ar admitida" ?
E que ajuda esse sensor nos MPFI e que prejudica a falta dele nos EFI. ?
O sensor de massa seria o de maior precisão, mas costuma dar mais problemas de manutenção, já que o hotwire do sensor é extremamente sensível(tanto a ruptura como sujeira), além do custo, creio que os carros de menor custo sempre vieram equipados com sensor MAP justamente por esse motivo.
O que ajuda ter um sensor mais preciso no cálculo de vazão/massa de ar admitida é no sentido de melhor consumo de combustível, pois quanto mais próximo for o cálculo de vazão de ar em relação ao real, mais próximo a demanda de combustível correta para aquela quantidade de ar também será.
Já em giro de pico, não há diferenças, a potência gerada é igual usando ambos os sensores(e pode haver até certa vantagem para carros equipados com MAP, pois não há restrição na admissão como ocorre com sensores de massa/fluxo), pois a ECU já estará em fim de escala com mapas de ignição e injeção.
Abraços,
Matheus S. Almeida
Aonde que eu lí isso ? ? ?...mas é mais ou menos isso.
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Então, Max, como disse o Matheus, não tem MAF nos MPFI não.
Só completando o que ele disse, no ar admitido tem o sensor de temperatura do ar também (ACT). Ele atua em conjunto com o sensor de pressão do ar no coletor (MAP) e sensor de posição de abertura da borboleta do acelerador (ECT) para ajudar numa correta injeção de combustível para a quantidade de ar admitida.
Além da pressão do ar, informada pelo MAP, que procura informar a quantidade de massa de ar admitida, o ACT informa sua temperatura, melhorando a precisão dessa medição, pois um ar mais frio tem mais massa do que um ar mais quente, para um mesmo volume.
Na mangueira de ar admitido só tem o ACT e mais nenhum sensor, até chegar o corpo de borboleta (TBI).
Abraço...
Só completando o que ele disse, no ar admitido tem o sensor de temperatura do ar também (ACT). Ele atua em conjunto com o sensor de pressão do ar no coletor (MAP) e sensor de posição de abertura da borboleta do acelerador (ECT) para ajudar numa correta injeção de combustível para a quantidade de ar admitida.
Além da pressão do ar, informada pelo MAP, que procura informar a quantidade de massa de ar admitida, o ACT informa sua temperatura, melhorando a precisão dessa medição, pois um ar mais frio tem mais massa do que um ar mais quente, para um mesmo volume.
Na mangueira de ar admitido só tem o ACT e mais nenhum sensor, até chegar o corpo de borboleta (TBI).
Abraço...
Carlos Eduardo (Zap)
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Então sou eu mesmo que estou confundindo. Vou abrir um novo tópico corrigindo. !
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ok, to fechando o topico e em alguns dias apagando
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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