Formação de resina em carros Flex / Matéria para 4 Rodas

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alcineu
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Formação de resina em carros Flex / Matéria para 4 Rodas

Mensagem por alcineu »

Transcrito do Forum OficinaBrasil http://www.oficinabrasil.com/

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O Post foi feito em quarta-feira, 11 de maio de 2005 15:53:12
Total de POST: 1
Membro nº 148
Registrado em: quarta-feira, 11 de maio de 2005 Boa tarde,

Sou jornalista e estou fazendo uma matéria para a Revista Quatro Rodas sobre alguns problemas que vêm surgindo nos carros bicombustíveis. Tenho algumas dúvidas e acho que aqui é o lugar certo para tirá-las. Vamos lá:

- Recebi a informação da formação de uma resina decorrente de uma reação química entre o álcool anidro encontrado na gasolina e o álcool hidratado, quando os dois combustíveis são misturados no tanque. Tal resina resulta na queima da bomba de combustível. Alguém já ouviu falar disso?

- Um leitor vinha abastecendo seu Fox 1,0 com álcool e, com tanque quase vazio, resolveu colocar gasolina. Abasteceu e foi para a sua casa, a cerca de 600 metros do posto. Parou o carro na garagem e quando foi sair novamente, o carro não pegou. Na concessionária, disseram que o sistema de injeção não havia “percebido” os novos parâmetros do combustível por conta do carro ter percorrido um espaço muito curto com o novo combustível. Recomendaram que o leitor, após abastecer o carro com um combustível diferente, rode uns 10 km antes de parar. A informação procede?

- A Fiat não aconselha a instalação de kit GNV nos seus carros bicombustíveis. Alguém sabe a razão?

Gostaria muito de contar com a colaboração de todos. Desde já agradeço.

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O Post foi feito em quarta-feira, 11 de maio de 2005 18:36:22
Total de POST: 0
Membro nº 4
Registrado em: quarta-feira, 11 de maio de 2005 Mais um dos milhares de mitos envolvendo os automóveis. Não existe nenhuma nova resina que se forma somente em flexíveis, até mesmo porque em nosso país não temos na verdade carros a gasolina. Pois temos 26% de álcool anidro na gasolina, somos os únicos no mundo. Sendo assim, os resídios que se formam já são os mesmos há décadas, por isso devemos usar somente gasolina aditivada, a única existente na maioria dos países do mundo há mais de 10 anos. Se for usado somente álcool melhor ainda, o sistema nunca se sujará, pois o álcool tem baixo indice de carbono.

A questão da gasolina receber álcool sem água (anidro), para evitar sua separação da gasolina, foi estudada para poder saber se isso poderia acontecer ao misturar álcool hidratado com gasolina. Realmente a separação pode acontecer, mais somente depois de um longo tempo somado a uma temperatura de 10 graus abaixo de zero. Ou seja, risco zero no Brasil. Então porque ainda é adicionado álcool anidro? Por que nos reservatórios ela fica parada e por um longo tempo e em grande quantidade, podendo nesse caso ocorrer separação.

O caso do Fox é um caso isolado, e certamente o fabricante informa à concessionária o que explicar nestes casos. Na verdade isto é um defeito do sistema, pois se isto fosse natural, o próprio manual do proprietário informaria os possíveis inconvenientes do sistema flexível.

Na verdade os motores flexíveis, por terem maior taxa de compressão são até melhores que os movidos a gasolina para se converterem para o GNV, pois assim pode-se conseguir maior potência e melhor consumo. E aliado a isso, pode-se usar o álcool no tanque, tendo em vista que este não envelhece como a gasolina (esta em 3 meses), e ainda tem melhor preço, as vezes.

Quanto à Fiat. Qual fabricante admite modificações profundas ou mesmo leves em seus veículos, que não sejam por responsabilidade exclusiva do proprietário levando a perda da garantia? A Fiat apenas deixou isto explícito em seus manuais, mais que é possível a conversão é.
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Rei_Panda
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Mensagem por Rei_Panda »

alcineu escreveu: E aliado a isso, pode-se usar o álcool no tanque, tendo em vista que este não envelhece como a gasolina (esta em 3 meses), e ainda tem melhor preço, as vezes.
:x Esqueci deste detalhe, próximo fim de semana tenho que esvaziar o tanque e reabastecer...


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