Alow!! Os blocos são identicos mesmo...tanto que eu troquei o meu bloco, pelo do 1.6, todos os dutos casam perfeitamente com o cabeçote. E qto a altura dos blocos...ambos tem a mesma altura.
Com relação a taxa de compressão, ainda preciso medir a taxa pra ver como ficou...apesar dos pistões do 1.6 16V serem "cavados". Qto ao cabeçote eu mantive o mesmo (1.0 16V), ta certo q as valvulas tem diametro menor, mas se somar duas valvulas....o diametro é maior q uma valvula de 1.6 8V. Por exemplo duas valvulas de 20mm terão mais vazão q uma de 33mm.
Uma outra coisa q ficou muito boa nessa mudança foi o torque em baixa...melhorou muito...mas muito mesmo! Ainda ñ testei em alta...pois estou amaciando o motor ainda... to indo bem de leve, acelero até os 3500rpm no maximo!
Falow!!!
Muito obrigado pela informação amigo.
Os pistões de 1.0 16V e 1.6 16V possuem cavas para o valve clearance, isso é, a folga que terá para o lift da válvula em relação ao pistão quando se aproxima da PMS. Isso é muito importante para se analisar em um motor 16V. Normalmente, o valve clearance dos motores 16V originais não é muito grande, tanto que se errar um dente na correia dentada é o suficiente para atropelar as válvulas. Então, é muito importante que vc usine as cavas nos pistões desse 1.6 8V(pelo que entendi vc usou a parte debaixo de um 1.6 8V). Eu posso usinar as cavas para vc, só precisa me enviar o pistão de 1.6 16V para eu usar de molde.
Quanto a questão do diâmetro das válvulas, realmente, se vc contar puramente a área de válvula total do 16V para o 8V, mesmo as pequenas válvulas do 1.0 chega a ganhar de um 1.6 8V. Porém o cálculo de vazão não é simples assim. Certamente seu cabeçote de 1.0 16V tem menor vazão que o cabeçote de 1.6 8V devido a restrição no escoamento. Cada válvula no 16V possui sua respectiva guia e haste, que ocupam área nos dutos, que por sua vez restringem o fluxo. E quanto menor for sede(ou seja, a tulipa da válvula), maior restrição será causada.
Então, ter duas válvulas de 20mm, não representa mesmo fluxo de ter uma com 40mm. Uma válvula de 40mm terá grande área de escoamento abaixo da sede, e a haste não representa grande empecilho no fluxo diante o porte do duto.
Infelizmente fluxo de cabeçote não é algo tão simples.
De qualquer forma, sua iniciativa foi bem legal, o desempenho deve estar agradável principalmente em baixo regime(provavelmente o pico de potência deve vir antes dos 5.700rpm).
Abraços,
Matheus S. Almeida[/list]